terça-feira, junho 17, 2014

[RESENHA] Belo Desastre - Jamie McGuire


Belo Desastre
Autora: Jamie McGuire

Sinopse: Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura.
Sabe aquele tipo de livro que desperta a bipolaridade do leitor? Pois, bem! Belo Desastre é exatamente assim, ao mesmo que tempo que se ama os personagens (leia-se Travis) você se pergunta como eles podem ser tão idiotas, possessivos e malucos. Talvez essa não seja a melhor forma de começar essa resenha, no entanto é a única que pude pensar. Agora vocês me perguntam porque frisei o Travis. Simples, porque Abby despertou a minha antipatia a tal ponto que acho que só amei Travis porque ele era justamente o que ela merecia. Ok, exageros a parte estou com uma opinião ambígua aqui, não posso dizer que amei e nem mesmo que odiei o livro, entre dois extremos eu estou justamente em cima do muro.
''[...] - Já estou impressionado. Normalmente não tenho que implorar para que as garotas venham até o meu apartamento.''
Como eu poderia explicar isso para vocês? Pense o seguinte, Belo desastre é um livro em que você encontra diversas situações conflitantes. Os personagens principais são muito inconstantes, mas ao mesmo tempo que é absurdamente incoerente eles mudarem da água para o vinho e, tudo, é completamente justificável dada a situação. Mas esse não é ponto negativo do livro. Na verdade o que acaba com o encanto é Abby, ok, ela não é uma mocinha cheia de não me toques, mas ao mesmo tempo ela consegue ser chata de uma forma completamente nova. Ainda estou me perguntando como alguém na situação em que ela se encontra pode julgar aquele tipo de promessa inquebrável. É óbvio que ela estava gostando de toda a situação e, ao mesmo tempo em que se aproximava e dava esperanças ao Travis ela se afastava alegando que eles eram completamente errados um para o outro. Enfim, ela realmente me irritou.

Por outro lado, nem só da chatice de Abby é feito este livro. Queria dar destaque aqui para América e Shepley, esses dois conseguiram brilhar mais do que a própria Abby, ah e não posso esquecer de Finch. Todos os personagens secundários pareceram bem mais coesos do que a mocinha da narrativa. Travis, apesar de ser um pouco como Abby não nega ou foge do que quer, ele é determinado, apesar de meio psicopata. Não cheguei a me assustar com suas atitudes, para mim ele soou como um bad boy meio imaturo na arte do relacionamento. Depois de se mostrar meio descontrolado durante alguns momentos ele apresenta um outro lado, mais romântico e até sensível. Não diria que o relacionamento é doentio, só um pouco fora dos padrões e a violência que tanto comentam em Travis, não é direcionada a Abby, como vi algumas resenhas deixar transparecer. Estou dando um tempo para confirmar esta minha ideia com Desastre Iminente que é a narrativa da mesma história pelo ponto de vista de Travis.

Enfim, me desculpa se soei meio inconstante, ambígua e incoerente assim como os personagens do livro, mas a verdade é que eu não poderia fazer essa resenha falando apenas maravilhas do livro e nem tão pouco massacrando a história. Para finalizar queria ressaltar que a escrita de Jamie é fluída, além do fato de escrever super bem. Por fim, Belo Desastre irá te levar do êxtase ao ódio em segundos, prepare seu lado bipolar!

Melhores Quotes:
"Não é que eu não me sinta atraído por você, só acho que você é melhor do que isso... Não consigo pensar em um único cara que seja bom o bastante para você."

"É o efeito Travis. Acho que é esse lance bad boy, ou elas querem salvar o cara ou acham que são imunes ao charme dele. Não sei ao certo qual dos dois."

"- Sabe por que eu te quero? Eu não sabia que estava perdido até que você me encontrou. Não sabia que estava sozinho até a primeira noite em que passei na minha cama sem você. Você é a única coisa certa na minha vida. Você é o que eu sempre esperei, beija-flor."
 

2 comentários:

  1. O livro todo quem rouba a cena é a Mare. Eu me apaixonei pela personagem que tenta colocar um pouco de juízo na cabeça da Abby e também odiei a protagonista. Sério, ficava falando o quanto era difícil conviver com o Travis e coisa e tal, mas poderia muito bem ter evitado. Vou ler novamente a minha resenha para ver se fui uma das que deixou transparecer que a raiva do Travis era direcionada para a Abby hahaha

    Particularmente, não gostei do Travis no primeiro livro. Mas no segundo eu me apaixonei, é muito bom ver tudo do ponto de vista dele.

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo bem? Quando li Belo Desastre tive um misto de amor e ódio. Ódio apenas pelo rumo que o Travis tomou, de menino lindo fortão e autossuficiente virou um cachorrinho, e isso me incomodou, ainda não li Desastre Iminente mas espero mudar minha opniao sobre ele. Mas a historia é fofa!

    Estou te seguindo amei seu blog, se quiser conhecer meu cantinho tambem sera super bem vinda.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)