sexta-feira, junho 20, 2014

[RESENHA] Belle Époque - Elizabeth Ross


Belle Époque 
Autora: Elizabeth Ross

Sinopse: Na Paris da Belle Époque, tudo está à venda — inclusive a beleza. Quando Maude Pichon foge de casa, na provinciana Bretanha, e vai para Paris, seus sonhos românticos evaporam tão rápido quanto suas economias. Desesperada para arrumar um emprego, ela responde a um estranho anúncio de jornal — a Agência Durandeau está em busca de jovens pouco atraentes a fim de fornecer a suas clientes um serviço singular: uma moça sem graça contratada para acompanhar as damas da sociedade e fazê-las parecer mais belas. A condessa Dubern precisa de uma acompanhante para Isabelle, sua voluntariosa filha, e Maude é considerada o adorno perfeito para tornar a moça mais bonita. Isabelle nem desconfia de que sua nova “amiga” foi contratada pela mãe, e a mera presença de Maude entre a aristocracia depende de que consiga guardar esse segredo. No entanto, quanto mais ela conhece e se afeiçoa a Isabelle — uma jovem determinada a desafiar as expectativas da sociedade e a estudar ciências na universidade —, mais sua lealdade é posta à prova. E, enquanto a farsa persistir, Maude terá muito a perder. Belle Époque se passa no auge da boemia parisiense, quando a cidade efervescia, homens e mulheres estavam no ápice da elegância e a moral estava em franca decadência. Esta é uma história de coragem, paixão e desafio que se desenrola sobre o pano de fundo de um dos períodos mais importantes da história da Europa.
Se assim como eu você esperava um daqueles romances de época estilo Patrícia Cabot quando olhou essa capa, prepare-se para descobrir-se completamente errado. Em sua ficha técnica Belle Époque está descrito como Romance Infanto Juvenil e não deixa de ser. No entanto o foco não é exatamente o romance e sim a aventura de Maude em Paris e sua busca por um lugar melhor. O diferençal de Belle Époque é utilizar o infanto em um cenário cultural unido as belas artes dos anos pós revolução francesa. Mas não espere aventuras de tirar o fôlego, não é exatamente isso, mas poderiamos classificar como uma jornada de conhecimento e aceitação. Maude está descobrindo o que quer da vida e como realizar seus sonhos.

Confesso que quando descobri que o livro era um infanto fiquei meio com receio já que não tenho tido boas experiências com o gênero, porém Elizabeth Ross me pegou de jeito. No entanto nem só de beleza vive essa narrativa. Em um determinado momento eu queria meio que estrangular a personagem, mesmo diante de tantos avisos ela deixou-se levar pelo luxo e riqueza que a rodeava esquecendo-se de quem era e também das pessoas que a apoiaram e acreditavam realmente em seu potencia. Quase sonsa, é essa a impressão que Maude me passou. Contudo, não estou dizendo que não gostei do ponto em que o desenvolvimento da trama nos leva, mas sim que a autora alcançou seu propósito com a personagem. 

O ponto negativo de todo o desenvolvimento talvez tenha sido que a autora não trabalhou todos os personagens em pé de igualdade. O fato de tudo ocorrer ao entorno de Maude deixava os outros à margem e apagados, o que acaba por não causar empatia no leitor. Porém, a forma descritiva e suave de Elizabeth Ross contar sua história traz um ritmo excelentemente construído, levando o leitor pelas belas ruas de Paris e seus encantos. Apesar disso, o verdadeiro ápice da obra está no desenvolvimento de Maude, a forma como ela deixa de lado a menina sonhadora que chegou a Paris para assumir as rédeas de sua própria vida e finalmente seguir em frente.

Enfim, Belle Époque é uma narrativa única, audaciosa e que traz uma leveza características das obras juvenis sem deixar de lado assuntos profundos que prenderão a atenção do leitor do início ao fim. O fato de não ser parte de uma série ou trilogia transforma a obra, pois em poucas páginas e um único livro a autora conseguiu um narrativa bem mais completa do que se fosse algo mais estendido. Quanto a capa li e ouvi vários elogios, mas como vocês sabem não sou lá grande fã de pessoas na capa, então já viu né, mas não fosse isso talvez eu tivesse gostado. Por fim, lhes digo: Belle Époque é com certeza um romance para se ter na estante.

Melhores Quotes:
"Quero o sentimento de sossego que paira no ar antes de uma tempestade, quando parece que a Terra parou de girar. Se eu pudesse apenas recuperar meu fôlego, firmar meus pés. Mas não há descanso."

"[...] Eu adoro a lógica e a razão, o preto no branco de tudo isso. Não há espaço para humores humanos ou extremos da imaginação. Há uma pureza em relação à ciência. Ela é racional."

"A cultura é o caminho para o conhecimento e a chave para uma vida equilibrada."

2 comentários:

  1. Juh, querida, gostei da sinopse e, realmente, estava começando a ler achando que seria mais um romance de época que entraria na minha lista. Como vc citou o público infantojuvenil, meu interesse caiu um pouco. Nada contra a faixa a que se destina, leio alguns muito bons, mas acho que ficam sem a densidade que gostaria... Vc citou muito bem o foco na protagonista em detrimento dos outros personagens e acho que a visão do leitor fica muito direcionada. Gosto de ter um olhar amplo e comparar personagens, por isso acho os secundários importantes para contrapor as atitudes da protagonista.
    Excelente análise, o leitor fica sabendo exatamente o que esperar da leitura!
    Beijo.

    Minhas novas resenhas, adorarei saber a sua opinião:
    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Ju, acabei lendo a resenha porque me encantei pela capa e suas palavras me conquistaram. Apesar de não gostar de livros que apresentam muitos detalhes sobre lugares que eu não conheço, parece que o leitor não se perde durante a leitura. Já aconteceu de o livro ser narrado na Europa e o autor ficar falando sobre cidades próximas como se o leitor soubesse o que acontecia lá, sem dar maiores explicações, fiquei totalmente perdida.

    Mas como você apontou, alguns autores estendem as obras para levar o leitor a comprar mais livros e a continuação acaba sendo fraca. E também o ponto de explorar tanto a protagonista e esquecer dos outros personagens, isso me deixa um tanto revoltada já que eu tenho a tendência de gostar mais dos secundários rs.

    Concluindo, tenho muita vontade de conferir Belle Époque por causa de sua resenha, parece ser uma ótima leitura :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)