sábado, junho 28, 2014

Opinando!!! - A difícil arte de dar nota ao livro


De repente você se depara com aquele livro que foi um 4 estrel... não pera! talvez 3, puts mas poderia ser 3.5. M-A-L-D-I-T-A  A-R-T-E  C-R-U-E-L! Como dar nota a um livro que não é tudo aquilo mas também não é de menos? Você chega a conclusão que as 5 estrelas do skoob não são suficientes para expressar milimetricamente o que você achou do livro, principalmente quando você pensa "mas poxa já dei três para aquele outro e ele nem era tão bom quanto esse". Há de se ser humano com os pobres leitores que se chafurdam na dúvida de quanto realmente aquele livro vale, há de se pensar que não gostamos de limitação que precisamos ser perfeccionistas em nossa opinião.

Como a vida seria mais fácil se existisse aquele 0.5, aquele que poderia fazer a diferença na hora de classificar a história. Ahh, como eu seria uma blogueira feliz! É claro que sempre há a opção de se ler a resenha, mas nem sempre o leitor compreende o que você sentiu e que nota daria a tal livro. Veja meu exemplo com Intenso Demais, se você ler a minha resenha provavelmente vai achar que a nota seria bem baixa, porém eu não detestei a história, pelo contrário eu acabei detestando a narrativa, mas não poderia dar uma nota cruel para uma história que gostei tanto.



É nesse momento que você me diria "mas você pode fazer a classificação na própria resenha, monte sua própria imagem de classificação" É aí que você se engana! Classificar um livro direto na resenha faz, muitas vezes, com que o seu leitor se baseie apenas nisso para fazer um comentário. E é nesse momento que se geram os comentários avulsos, que nada tem a ver com o que você escreveu, vamos combinar, não é porque eu dei 5 estrelas para um livro que ele é exatamente perfeito, lembre-se da máxima: NADA É PERFEITO!

Portanto, eu clamo: Skoob, faça alguns leitores felizes e coloque classificações medianas, para que assim possamos nos expressar mais verdadeiramente quanto ao que pensamos sobre o livro. No mais, essa postagem é apenas uma opinião, a vontade de uma blogueira de se fazer ouvir, pode ser cômica ou uma perda de tempo, no entanto acaba tornando-se interessante. 

Não esquece de comentar!!!

9 comentários:

  1. Classifico meus livros nas resenhas e ás vezes o que leio no SKOOB por necessidade, acabo percebendo que as pessoas observam muito esse tipo de coisa. Porém acho essa coisa toda de classificação muito preconceituosa.
    Muita gente (muita de verdade) lê livros apenas que são cinco estrelas, dai ficam limitados quanto a isso. Lembrando sempre que o que tu gostas eu posso não gostar, que adianta no final das contas né? hehehehe.
    Um livro 3 estrelas é muito bom sim! E vejo pessoas discutindo horrores quanto a isso.

    Agora quanto a classificação mediana como você falou seria melhor se fosse com números e não estrelas. Dai acho que seria interessante. E sim o Skoob precisa melhor isso, aliás o SKOOB deveria melhorar muito a plataforma, enquanto outras redes sociais fazem melhorias (ás vezes a gente gosta, ás vezes não). E o Skoob nem aplicativo de celular ainda tem. Tá na hora de renovações. HELLOUUU SKOOB.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  2. As vezes passo pelo mesmo dilema, vejo as estrelinhas e fico na dúvida se arredondo pra mais ou para menos.
    Na dúvida sempre arredondo para mais, mas a ideia de ser notas quebradas é uma boa!

    To seguindo o blog =)

    Bjs!

    http://pingoucafenomeulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. cara pra mim no skoob está bom do jeito que está, mas o lance é o povo aceitar quando vc da uma nota que alguém acha que deveria ser mais alta ¬¬

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, Juh, perfeito! Padeço dessa mesma confusão na hora de classificar! Quero o 0,5 também, Skoob, por favor! Sempre me pergunto como não dar um 4 nem um 5, algo ali no meio... Aliás, essa coisa já foi motivo de perguntas minhas às blogueiras e a Aione, do Minha Vida Literária, fez um post desses pra me ajudar a entender como ela faz...
    Beijo!
    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  5. Caramba Ju, as vezes fico com a mesma sensação. Fico com vontade de dá 4,5 porque não é tão bom quanto os que dei 5. Mas no skoob não tem... eu sou muito viciada no skoob e sempre tô indo lá quando termino e começo um livro. Aí fico nesse dilema. rs E concordo com o primeiro comentário, o skoob tem que ter mais renovações. E principalmente o app para celular.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com você, muitas vezes quero dar um 3,5 mas simplesmente não existe. kkk Mas eu aprendi a me virar. Eu acho que o skoob é uma ótima rede social, mas que tem algumas coisas pra melhorar. Essa é uma delas.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Júh! Como vai?
    Super concordo com você e já pensei nisso um bilhão de vezes - me refiro as notas de 0.5 no Skoob. Classificar um livro com notas, mesmo que quebradas em 0.5, é muito difícil. Às vezes eu dou 3 querendo dar um 2,5, às vezes eu dou um 3 mais puxado pro 3,5 ou 4... É complicado. Prefiro aumentar do que diminuir e dar apenas 2 estrelinhas sendo que merecia mais, e dá raiva. ARGH. Também não gosto de classificar na resenha; algumas pessoas só olham assim, sei lá, o seu 4 e escrevem "Que bom que gostou" ._. Pois é. Achei bem legal essa postagem, porque é tudo o que nós precisamos é que o Skoob melhore a classificação. Poderia ter as estrelinhas, aí você escrevia a nota e colocava automaticamente, né? Adoro classificar com um, sei lá, Y,75.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sabe que depois que comecei a "conviver" com você e as meninas é que passei a ver as classificações no skoob? HSUAHSUAHSA E eu ainda vou mais além, o skoob devia deixar um campo de 0 a 10 com toooodos os valores: 0,1 adiante. u_u' Seria como um teste de escola, faculdade e etc. Cada coisinha valia uma coisinha e ta-dam!
    Tem que se falar que até hoje o skoob não consertou o selecionar vários recados e deletar , então...difícil isso sair. :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahua eu passei a me ligar nisso desde que montei o LiteRata, antes não ligava muito, concordo com você uma nota de livro tem que ser bem especificada. Uma pena que os adms do Skoob não ouvem os leitores

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)