sexta-feira, maio 30, 2014

[RESENHA] Esta é uma História de Amor - Jessica Thompson


Esta é uma História de Amor
Autora: Jessica Thompson

Siena e Nick se encontram por acaso no metrô e a atração entre eles é imediata, no entanto cada um segue seu caminho, não imaginando que poderiam se encontrar de novo. Além, disso ambos querem coisas diferentes, Sienna apesar de sonhar em ter alguém que a abrace e que a ame, sabe que isso só seria mais uma preocupação e Nick, bem, ele acaba de sair de um relacionamento sério, acaba de ser deixado por sua companheira, que o traiu com um colega de trabalho, relacionamento sério é exatamente o que ele quer evitar. Mas o destino inacreditavelmente os coloca cara cara. Voltando de férias Nick descobre que a linda jovem do metrô agora trabalha na mesma editora jornalística que ele, mas apesar de não conseguir tirá-la da começa ele está convicto de que não quer um amor, e muito menos alguém que trabalhe no mesmo setor, já foi difícil uma vez, não precisa passar por tudo de novo. Duas almas, que foram feitas para ficar juntas e um destino nada propício a isso.

Em um primeiro momento quando você olha para a cara de "Esta é uma história de amor", tem-se a impressão que será aquele estilo de chick lit engraçado e espirituoso que vai gerar várias gargalhadas e pode evitar a ressaca literária. Bom, ao menos foi exatamente isso que eu pensei. Depois de algumas leituras densas e um ritmo de leitura alucinante eu precisava de algo leve, para desacelerar e rir um pouco. De certa forma essa história atingiu o seu objetivo. A situação tragicômica do pai de Siena, as palhaçadas infantis de Nick e a tendência ao romantismo são elementos que trazem toda essa leveza a trama. No entanto tenho algumas ressalvas a fazer, coisas que realmente não me agradaram no início do livro e que me fizeram quase abandoná-lo.

Esta é uma história de amor começa de uma forma um pouco misteriosa, ocultando algumas partes da vida de Sienna, o que faz o leitor querer continuar para saber o que realmente está acontecendo. A narrativa acerta no propósito de instigar o leitor, no entanto, conforme transcorre a história ela começa a mostrar um lado menos "sombrio" e finalmente nos deparamos com o que há de engraçado no livro. No entanto, as situações soam infantis, forçadas e acabam por romper com o ritmo da leitura. Os personagens demoram para sentir-se bem em sua casca e personalidade, Nick principalmente. Não sei se vocês acompanharam no twitter, mas eu comentei um pouco sobre isso por lá. Acontece que depois do primeiro capitulo e antes de chegarmos a centésima página o livro só parece um amontoado de história com montes de personagens mentalmente perturbados. Algumas situações chegam a soar bem ridículas.

Porém, depois de alguns capítulos e várias páginas os personagens começam a tomar forma, a história ganha novo ritmo e as situações interessantes começam a ser expostas, finalmente nos vemos envolvidos na vida de Sienna e Nick. Enquanto o tempo decorre somos levados pela preocupação dela com o pai que tem uma doença no mínimo curiosa, e que apesar de a situação ser trágica a autora tratou de forma leve. Certas cenas me levaram ao riso, portanto foi por isso que a taxei de tragicômica, não quero falar muito sobre isso pois creio que seria spoiler, acredito que quem tiver a oportunidade de ler vai saber do que estou falando. Quanto aos outros personagens eles se atêm ao seu propósito, ou seja, não roubam a cena mas foram muito bem construídos.

A narrativa se alterna entre Siena e Nick o que nos mostra os dois lados da moeda e ajuda a compreender toda a situação e o porque de tantas coisas darem "errado" no relacionamento dos dois, fazendo com que sejam amigos, e quero dizer melhores amigos, durante tanto tempo sem que percebam ou declarem o amor que sentem um pelo outro. Acredito que o fim deva emocionar os mais desavisados, no entanto apesar de me sentir tocada com o que aconteceu não necessariamente me debulhei em lágrimas. Por fim, devo dizer que "Esta é uma história de amor" é um livro leve, divertido e diferente que trás situações reais e tragicômicas que com certeza vai ser um chá de boldo para sua ressaca literária.

Melhores Quotes:
"Há uma pequena Julieta dentro de mim, esperançosa por encontrar o olhar do meu Romeu do outro lado de um tanque de peixes ou por entre o vão de uma estante de biblioteca."

"Mulheres poderiam ir e vir, mas amigos de verdade, não. Percebi que sorte incrível eu tinha simplesmente por tê-lo conhecido, e o mínimo que deveria fazer era recompor-me e reconhecer aquilo."

"– Você sabe que eu nunca vou te deixar, não sabe? Fez-se silêncio. – Como assim, Nick?– Eu só… eu vou sempre participar da sua vida, da maneira que for. Eu nunca vou abandoná-la – disse, num sussurro."

"Mas se for amor, amor verdadeiro, então desejo que eles se encontrem. Porque acredito que o amor é uma força arrebatadora e que tudo vence, e, quando é genuíno, não podemos ignorá-lo. Não importa quanto tempo leve. Ele acaba arrombando a sua porta. Ele o mantém acordado à noite. Ele invade seus pensamentos e queima sua alma."

4 comentários:

  1. Poxa, eu tinha a mesma ideia que você sobre o livro, e que pena que não era tuuudo isso que você estava esperando =/ Eu tinha certa vontade de lê-lo, mas fiquei um pouco com o pé atrás depois da sua resenha. Tô de boa de livros mais confusos kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ah, parece ser legal.
    Sabe que eu tenho uma teoria com esses livros que a gente quase abandona no começo e depois se apaixona? Só pode ser proposital. O autor judia da gente trazendo uma história lenta/confusa/chata no começo e, em um determinado capítulo ou parágrafo resolve virar nossa leitura -e cabeça- do avesso e nos prende ao livro, fazendo-nos devorá-lo.
    Eu acho que isso é muita maldade desses autores, apenas. hahahahah
    Adorei os quotes e a resenha (admito que pulei boa parte da sinopse e já parti pra sua opinião)

    Cafeína Aguda

    ResponderExcluir
  3. Jú é demasiadamente insensível u.u
    Tu diz que a leitura vai emocionar os mais desavisados, e se for eu? Eu choro sem motivo em leituras. lkkkkk
    Vamos amolecer esse coração.

    Beijos *-*
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi Ju, eu me apaixonei a primeira vista por esse livro! adorei a capa e o enredo então estou bem esperançosa que a leitura venha a ser proveitosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)