quarta-feira, maio 28, 2014

[RESENHA] Amigas para Sempre - Kristin Hannah


Amigas para Sempre
Autora: Kristin Hannah

Uma amizade que durou anos, entre duas pessoas completamente diferentes, é isso que encontramos em Amigas para Sempre. Uma amizade praticamente improvável que se desenvolve no decorrer de anos, passando por dificuldades, escolhas e mudanças temporais e culturais. Kate é uma pessoa centrada e que leva a vida a sombra da melhor amiga. Já Tully brilha, tem sonhos e objetivos e devido a ausência da mãe e os motivos que levam a isso torna-se uma mulher insensível, que se vê no topo do mundo. O que os une é o sentimento de solidão, enquanto Kate enfrenta o distanciamento das antigas amigas Tully é constantemente abandonada pela mãe, esta amizade irá durar o tempo necessário para que ambas aprendam uma com a outra.


Todos sabem que adoro Kristin Hannah, pelo menos Jardim de Inverno foi um dos melhores livros que li o ano passado, no entanto, apesar de ser emocionante Amigas para sempre não chega aos pés do anterior. Cheguei a terminar a leitura sentindo uma grande sensação de injustiça. É claro que a forma de construção da história de Hannah provavelmente foi feita com o intuito de nos causar diversas sensações, mas nem por isso digo que concordo com a forma como foi encerrada, no entanto, esta não é uma história escrita por mim, se fosse no mínimo teria um final diferente.
"- Às vezes, ser uma boa amiga é não dizer nada.
- Então eu devo apenas ficar assistindo a ela cometer um erro.
- Às vezes, sim. E depois você fica por perto para juntar os cacos."
Além disso, achei a história muito arrastada, ela se passa durante 30 anos e enquanto lia vi várias passagens desnecessárias. O foco no desenvolvimento desta amizade deixou a história muito melodramática. Sem contar que Kate era apenas uma sombra de Tully, senti como se a vida da outra fosse governada pelas opiniões da estrela cadente da relação. Alias, devo ressaltar que ser brilhante não é uma coisa boa no caso de Tully, a personagem é arrogante e cheia de si demais, cheguei a sentir nojo da forma como ela leva a vida e vê a si mesma. Suas atitudes são egocêntricas até mesmo quando procura ajudar, enquanto ela quer ser compreendida não se esforça para compreender os outros, nem ao menos se coloca no lugar da melhor amiga tornando muitas vezes a vida de Kate mais complicada do que já é.

Bom, apesar de todas essas ressalvas eu não odiei o livro, ele é bom, me fez inundar a casa, mas também me causou muita indignação. Um ponto positivo na narrativa, além da escrita fluída de Hannah, é com certeza a playlist que acompanha a história. Alias, este é um dos pontos fortes da obra, o fato de se passar em anos faz o leitor transcorrer por uma viagem cultural que leva dos idos dos anos 70 até a loucura dos anos 2000. Uma bagagem muito bem inclusa na obra que embala a narrativa, enquanto lia senti tremenda vontade de escutar as músicas que eram citadas nas páginas, infelizmente estou sem internet em casa, o que dificultou isto.

Enfim, Amigas para Sempre é uma história envolvente, mas que se arrasta por boa parte da narrativa, no entanto Kristin Hannah não abre mão da emoção e da reflexão. Durante a narrativa somos levados pelos anos por essas duas mulheres tão diferente e aos mesmo tempo tão completas em sua união. Não sei se vocês sabem mas este é o primeiro livro de uma dualogia, o segundo livro foi lançado pela Editora Novo Conceito e se chama Por toda a Eternidade. O bom disso é que vocês não precisam esperar séculos para ler a continuação. Antes de encerrar deixo uma pequena observação, prepare os lencinhos de papel, você provavelmente vai inundar a casa!

Melhores Quotes:
"Vocês podem ser o que quiserem. Mas você precisa se arriscar às vezes. Se abrir para o mundo. Uma coisa que eu posso lhe dizer com toda certeza é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz."

"Pensamentos - até mesmo medos - são coisas feitas de ar e sem forma, até que os tornamos sólidos com a nossa voz. E depois que lhes damos esse peso, eles podem nos esmagar."

"Este era o segredo de grandes amigas. Como irmãs e mães, elas podiam nos deixar furiosas, nos fazer chorar e nos magoar, mas, no fim, quando era preciso, elas estavam lá, nos fazendo rir mesmo nos piores momentos."

" Se o sucesso era ouro, no fundo dos rios, o amor era um diamante, enterrado centenas de metros abaixo da superfície da terra e irreconhecível em sua forma natural."
 

2 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Compreendo muito bem suas observações sobre o livro. Não é pra todo mundo a alta carga dramática dessa história. Senti um pouco disso tb, mas eu sou completamente apaixonada por dramas... então, no final, acabei dando cinco estrelas.
    Concordo com vc que as atitudes da arrogante Tully e da passiva Kate muitas vezes irritam... e o final, para quem aprecia lágrimas e dor, além de muita realidade numa trama, me agradou.
    Acabei de ler os dois livros, porque vou resenhar o livro 2 - Por toda a eternidade. Não dava mesmo pra ler o 2 sem ler Amigas e entender exatamente essa amizade e a forte ligação.
    Se vc não curtiu tanto este, então, lamento informar, vai sentir a mesma leitura arrastada no segundo, que é muuuuuito deprimente, porque foca no sofrimento de Tully e de Marah. Elas vão ao fundo do poço! Mas há algo que me encantou no segundo: a história de Dorothy (a 'Nuvem' de Amigas, que o tradutor manteve como 'Cloud' no Por Toda). Vamos entender exatamente o drama dessa mulher que ficou como vilã na primeira história...
    Mas sabe que eu adorei esta duologia? Fiquei com saudades de Firefly Lane, da descrição cuidadosa de Kristin Hannah, dos lugares tão envolventes... O lugar existe e matei as saudades procurando imagens de Snohomish na internet.
    Beijooooo!

    Fiz esta resenha aqui e adorarei saber sua opinião: Ler para divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu, eu tbm sou muito fã de dramas e acabei gostando bastante do livro no final, mas não podia deixar de levar em consideração todos os pontos que não me agradaram tanto. Vou dar uma passadinha lá no seu blog e obrigada pela visita e pelo comentário tão coerente ♥

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)