sábado, maio 10, 2014

Poseidon - Anna Banks


Poseidon
Autora: Anna Banks

Emma é uma adolescente bastante incomum, sua aparência é bastante chamativa, ela tem longos cabelos loiros platinados, quase brancos, e olhos violetas. Além desta beleza incomum sempre se sentiu de alguma forma diferente, o que ela não sabia é que a diferença está em ser provavelmente uma descendente de Poseidon. Quem lhe conta isso é Galen, um jovem príncipe dos mares, dias depois que Emma vê sua amiga ser morta por um tubarão. O relacionamento de ambos começa complicado e se torna praticamente impossível no decorrer da narrativa. Talvez seja impossível para ambos manter-se longe um dou outro, no entanto este romance está fadado ao fracasso.

Não tinha nenhuma expectativa para a leitura deste livro, na verdade sabia que seria mais do mesmo em relação a romances com fundo místico ou sobrenatural. No entanto eu me senti surpreendida de certa forma, o livro conseguiu me conquistar logo nas primeiras páginas, o que parece bom, mas não é realmente. Com uma narrativa fluída Poseidon conseguiu me prender nos primeiros capítulos para depois me decepcionar e por fim me deixar sem fôlego no fim. Foi uma leitura bem estranha, pois quando já não tinha a menor vontade de continuar a ler os outros livros de O Legado de Syrena, a autora me solta uma última cena arrasadora e que acabou com eu ansiando pela continuação. Digo arrasadora porque ela não foi surpreendente, mas tornou-se um gancho e tanto para o outro livro mesmo sendo bastante previsível.

Quanto a Emma, não sei bem o que pensar dela, achei o jogo de gato e rato entre ela e Galen muito forçado, ou eu poderia dizer clichê? O estranho é que Galen conseguiu me encantar, assim como sua irmã e seu melhor amigo, mas Emma foi simplesmente mais uma personagem como tantas outras. Como disso em determinado momento a narrativa se torna até mesmo tediosa, nada interessante acontece a não ser o chove não molha do casalzinho. Os diálogos soaram muitas vezes inconstantes e sem sentido, mas no geral não é um livro ruim. A decepção teve mais a ver com o fato de o ritmo do livro decair do meio para o fim, mesmo que a autora tenha conseguido seu ápice na última página.

A narrativa da história intercala entre Emma em primeira pessoa e Galen em terceira pessoa, confesso que gostava mais da narrativa dele, já que eram nesses momentos que se passava a conhecer mais sobre os Syrenas. Alias, outro ponto negativo é que a autora focou demais no romance e não trabalhou tão bem a questão mitológica, em uma determinada parte do livro ela quis explicar alguma coisa que acabou inteligível para mim. Não consegui compreender muito bem, mas não acredito que seja erro de tradução e sim uma coisa meio mal contada, vaga e confusa.

Bom, de certa forma e apesar dos defeitos que citei eu gostei do livro, li super rápido e sim, fiquei grudada em cada palavra, mas nem por isso deveria deixar de citar os pontos negativos. Quanto a capa vi que muita gente gostou, mas eu sinceramente não, apesar de ter muito a ver com a história. Enfim, Poseidon é um romance gostoso de se ler, que tem um grande potencial para suas sequência e que me deixou de queixo caído no fim.

Melhores Quotes:
"[...]Alguns seres humanos passam a vida toda fazendo algo que não é o que parece ser."

"[...]Meu reino está ameaçado pela guerra, pela extinção ou pelas duas coisas, e a única maneira de resolver isso é abrindo mão da única coisa que quero."

"- Você confia em mim, Emma?
 Confirmo comum movimento de cabeça, porém algo me diz que eu não deveria confiar."

"Sempre vai se lembrar desse instante. O instante antes de tudo mudar."

3 comentários:

  1. eu gostei desse livro!
    achei bem tranquilo, e adoo sereias, espero que a continuação saia logo!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse livro e a autora é uma fofaaaaaaa.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha e do seu blog tb.

    Participo de um projeto de troca de cartas entre blogueiras.
    Se tiver vontade de conhecer e participar, fale comigo.
    filhadejose@gmail.com

    Ana Vi
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)