terça-feira, abril 08, 2014

Ler: Da obrigação ao prazer

Não sei se é um consenso geral, ou se é apenas a minha opinião sobre o assunto. Mas o fato é que na maioria das escolas a associação com a leitura é feita de forma totalmente errônea. Quantas vezes peguei um clássico em mãos por conta própria e me senti arrebatada pela leitura? E quantas foram as vezes que um professor me obrigou a ler determinado livro e ele se mostrou um livro sem sentido, monótono e uma leitura arrastada.

Não é possível! Deve existir algum estudo que aponte que a obrigação não gera prazer ao ler um livro. Mas espere!! E os livros de parceria que estão se acumulando na minha estante a cada mês? Bom, neste caso a maioria deles eu escolhi solicitar, então acho que isso não vem ao caso. 

Voltemos a falar da Obrigação X Leitura. Acredito que o ponto principal para não nos interessarmos por um livro que temos a obrigação de ler é o fato de não sentirmos identificação com a obra e também podemos considerar que há um momento certo para a leitura de determinada história, para que ela flua de forma gostosa é necessário ao menos um pouco de intenção. Quando estes fatores não estão, mesmo que minimamente, andando em consonância acabamos por não absorver a leitura de forma agradável.
Quer dizer, como é que posso gostar de um livro quando sei que terei uma obrigação para com ele e que talvez a forma como eu o absorvi não seja exatamente o que esperam desta leitura? A partir do momento que se exige determinada compreensão de um livro já sei que ele não será um grande amigo e sim uma grande tortura.

Enfim, não estou aqui para dar soluções, mas acredito que desde que se use a identidade de um grupo ao solicitar uma leitura tudo será mais prazeroso. Desde que o indivíduo aprenda a conviver de forma correta com determinado tipos de interpretação de texto a leitura passará a ser mais prazerosa. Mas será que um dia isso finalmente vai ser levado em consideração, seja na vida ou seja na escola? Quero viver para ver!

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com você. Sou professor de português e sei que uma leitura obrigatória é a pior coisa. Eu faço da seguinte forma: os alunos tem que ler quatro livros por ano, no mínimo, para fazer os trabalhos. Um tem que ser clássico. Eu os levo na biblioteca e os deixo escolher o que querem ler. Eles precisam se sentir bem com o livro. Obrigar só afasta leitores.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  2. Na minha antiga escola eles nunca me obrigaram a ler algum livro, eles só incentivavam a leitura mas nada pra trabalhos ou coisa do tipo, já esse ano já disseram que vão pedir pra turma ler um clássico mas espero que eles deixem a gente escolher kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu já passei por isso.... li livros por obrigação no colégio.. e um deles li uns anos depois... e dá uma diferença! talvez seja o amadurecimento, a época da leitura.... mas a "obrigatoriedade" para mim pesa um pouco, já que não é um passatempo ou um hobby quando precisamos ler para uma prova ou trabalho. Que coisa né? rsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)