terça-feira, abril 29, 2014

Ah, O Verão! - Fernanda Belém


Ah, O Verão!

As férias de Camila tinha tudo e mais um pouco para serem horríveis. Longe das amigas, tendo que conviver com pessoas que mal conhecia e com a imensa falta de vontade de estar em Búzios. Somando se a isso a o fato de que Rafael, seu amor platônico, não estaria por perto, tudo tendia a ser chato e entendiante. Mas as coisas não ocorrem bem assim, de repente Camila se vê querendo aproveitar, fazendo novos amigos e até mesmo se apaixonando perdidamente por um gatinho de verão. Tudo o que parecia péssimo ganha cor e vida e ser feliz é a pedida do momento.

Sabe aquele livro que apesar de não fazer muito seu estilo literário você quer muito ler? E não só, todos andam falando bem, e é a partir daí que você resolve se jogar na leitura. Bom, este é o meu caso com "Ah, O Verão!", na verdade não esperava muito dele além de uma leitura rápida, leve e claro cheia de suspiros, e não fui decepcionada. Esta narrativa trás a tona os anos de adolescência em que tudo corria sem grandes responsabilidades. Me senti saudosa da união que tinha com minhas amigas na época e das muitas conversa enquanto falávamos de nossos medos e inseguranças e principalmente dos amores platônicos que sempre pareciam ser tão intensos.

No decorrer da leitura Fernanda Belém conseguiu fazer com que eu me visse sentada ali do lado dos amigos de Camila durante o papo na piscina, ou que eu me sentisse confidente da personagem enquanto ela escrevia em sua agenda. Tudo em Camila remete a uma época mais feliz e simples em que a maior preocupação era ser uma pessoa agradável e simpática, coisas simples que se tornam essencial quando estamos nos descobrindo. Talvez o ponto negativo seja o fato de os encontros soarem um pouco repetitivos, sempre nos mesmos lugares, no entanto cada uma das cenas tem algo especial capaz de abafar este pequeno defeito.

Quanto aos personagens eles representam exatamente o que são, em alguns momentos achei Camila meu bobinha, mas claro que tudo se deve ao fato de ela ser uma adolescente de 15 anos. Algo que senti falta quanto aos personagens é que a Nanda não trabalhou o lado de Leandro tanto quanto eu gostaria. Vemos ele apenas pelos olhos apaixonados de Camila, adoraria poder conhecer um pouco mais de seus pensamentos e as verdades por trás de suas atitudes, não só dele mas como de todos os outros. Inclusive de Cris que foi o personagem mais apagado da narrativa. Apesar desta ressalva o livro é extremamente fofo e encantador, uma leitura rápida e prazerosa.

Enfim, terminei a leitura ansiando por mais, preciso de altas doses de Camila e Leandro e espero que ele volte a aparecer no próximo livro, caso contrário serei uma leitora triste para todo o sempre (Exagerada!!!). Bom, não sei se vocês sabem mas esta história é uma quadrilogia e cada livro se passará em uma estação do ano, não necessariamente do mesmo ano, então depois de "Ah, O verão!" tem muita coisa para rolar na história de Camila. Conversei com a Nanda, a autora, e ainda não há previsão para o lançamento do segundo livro "Folhas de Outono", mas ela me garantiu que sai logo logo, portanto deixo aqui meu apelo para que seja o mais rápido possível, preciso de mais Leandro na minha vida! Ah, não posso esquecer de dizer que mais uma vez a Editora Valentina caprichou na edição, a capa tem tudo a ver com esse verão mágico que camila está vivendo, e a diagramação e revisão como sempre muito bem feitas! Se você procura por suspiros, romance e boas gargalha "Ah, o verão!" é um livro que você precisa ter em mãos, uma narrativa extrovertida e bem narrada que encanta e faz rir.

Melhores Quotes:
"Minha mãe parecia ter um radar ligado que avisava: Perigo! Sua filha achou um menino bonito! Perigo! Afaste-se do local o mais rápido possível."

"Desde que te vi, senti algo diferente. Você parece que é capaz de me dar choque. O beijo é mágico, quando a gente se toca rola uma coisa forte. O que é que você tem de diferente, hein, carioca?!" 

"Sempre perdemos coisas e pessoas pelo caminho, mas não devemos parar de ter experiências por puro medo de sofrer. Hoje entendo que a jornada é mais importante que a partida e a chegada."

"Não importa a idade nem a aparência que tenhamos adquirido e a experiência que teremos conquistado. Nada vai importar quando as estrelas brilharem no céu"

Um comentário:

  1. Geralmente, as pessoas são precipitadas. Só veem o lado negativo, como a Camila. Mas depois conhece o lugar, acham lindo e maravilhoso, como a Camila. Se eu tiver chance, vou ler e certamente vou gostar. Obrigada pela sugestão

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)