terça-feira, abril 22, 2014

Adeus Gabo

Meu feriado não começou bem, recebi uma das notícias mais tristes do ano pelo Whatsapp. Gabriel García Marquez havia morrido. Minha primeira reação foi negação, Gabo é imortal, isso não poderia ser verdade. Mas ai o fim de semana transcorreu com diversas notícias e homenagens pela televisão, Gabo estampado nos jornais e todos se mostrando adoradores convictos deste grande merecedor. Chorei, pois a verdade estava ali, não era tudo uma grande brincadeira do destino. Mas no fim das contas, quer saber? Gabo é sim imortal, ele se imortalizou em sua literatura e naquele sorriso de senhor simpático, para mim ele continuará vivo.

É certo dizer que não conhecia realmente a obra deste autor a pelo menos 4 anos atrás, sim já tinha ouvido maravilhas sobre ele, mas sempre me perguntava qual era a mágica que todos falavam que ele fazia com as palavras, não conseguia entender. Até que um belo dia me debrucei em Cem anos de Solidão, e voltei daquele labirinto de vida e sentimentalismo completamente transformada. Seus personagens tão peculiares e característicos, sua narrativa enriquecida pela impulsividade, tudo o que tenho a dizer é que sim: Gabo era um mago das palavras.

Aposentado desde 2009, ele deixou a literatura órfã muito antes mesmo de sua morte, apesar de há alguns anos vir lutando contra o câncer e uma diagnosticada demência, que o afastou de suas obras, Gabo deixou-nos cheios de saudades. Não falo por mim mas por todos os órfãs que por aqui ficaram. Descanse em paz meu querido!

Um comentário:

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)