quinta-feira, março 06, 2014

Resenha + Sorteio: Névoa - Kathryn James

Névoa
Autora: Kathryn James
Assunto: Jovens Adultos
Páginas: 336
Skoob

Sinopse: Nell e Gwen são irmãs, mas não poderiam ser mais diferentes uma da outra. Enquanto Gwen tem a escola a seus pés Nell é a garota esquisita a quem ninguém quer se associar. Ambas cresceram ouvindo histórias folclóricas sobre seres da floresta que vem ao mundo dos humanos a cada 100 anos para capturar garotas que se aventuram na névoa. Quando conhece Evan, Nell sabe que ele é diferente de todos, e o garoto misterioso chama cada vez mais sua atenção. Enquanto sua irmã planeja comemorar o aniversário no bosque Nell é alertada por Evan sobre o perigo de estar entre a névoa naquela noite. É a partir daí as histórias folclóricas contadas por sua avó parecem pular das páginas para aterrorizar e mexer com o mundo de Nell e sua irmã. (Por Jú Zanotti)
Em um primeiro momento essa obra me chamou atenção por parecer tratar os elfos diferente da forma romanceada a que estou acostumada. Me lembrou da canção Erlkönig (O rei dos Elfos) composta por Goethe. Ela narra justamente a aflição de uma criança que diz ver e ouvir o Elfo Rei chamar-lhe para a névoa e que caso não vá por vontade própria será levada a força. Portanto, acredito piamente que esta foi a inspiração da autora e apenas esse fato foi suficiente para me convencer de ler a narrativa. Acostumada como estou com livros de fantasia esperava pela forma contemplativa, minuciosa e detalhista da escrita, mas neste quesito a autora me surpreendeu. A narrativa flui rapidamente sem chegar a ser entediante ou prolixa demais, não que a Kathryn James tenha deixado de lado essa característica tão marcante da narrativa fantástica, mas ela soube dosar maravilhosamente bem este recurso.
"A cada cem anos, os Elfos vêm buscar uma criança humana por vingança. E elas não podem escapar, porque, se o fizerem, envelhecem e morrem".
A introdução de alguns capítulos é feita por um pequeno trecho das pesquisas de Drusilla Curch (avó de Nell), achei este fator importante pois de alguma forma ele nos coloca a par da mitologia utilizada na construção da narrativa.

Talvez, a autora tenha pecado em não nos apresentar mais sobre Fen, o "vilão" da história, escrevo entre aspas porque para mim ele não me pareceu se encaixar na vilania. Tive a impressão que ele era mais um jovem rapaz perdido e magoado pela dor do que necessariamente alguém que pudesse causar medo. Mas também digo a vocês que com relação aos outros personagens a autora os escreveu com primazia. Nell me ganhou por ser o tipo de personagem forte que corre atrás do seus objetivos e não fica simplesmente se fazendo. Além disso, ela é perceptiva e inteligente e deixa de lado a temeridade da situação para salvar a irmã, no entanto essa falta de destemor ficou muito implícita em alguns momentos e as vezes Nell parecia insensível. Evan também se mostrou um personagem muito bem construído, mas a sua presença não chega a ofuscar a de Nell.

A narrativa é feita em primeira pessoa e a forma como a autora descreve através de Nell os cenários e sensações faz com que o leitor seja praticamente abduzido para o entorno da história, sentindo todas a sensações de Nell e vivenciando a narrativa. A edição feita pela Farol Literário está perfeita, e para surpresa geral de quem lê as resenhas do blog eu amei a capa, fazia muito tempo que não me deparava com algo tão bem feito. Ao leitor desavisado prepare-se para mergulhar em uma fantasia prazerosa, que vai te transportar para outro lugar durante algumas horas.

Melhores quotes:

"Escutem crianças já ouviram falar de crianças perdidas? Elas entram no bosque e nunca mais saem."

"- Então, por que você me seguiu?- Se eu vejo algo que me intriga, preciso entender o que é.- Sou atraída especialmente por coisas estranhas ou assustadoras."

“Há muito tempo vocês nos tiraram de sua história e nos transformaram em contos de fadas. É bom para nós a maior parte do tempo.

" - Os irmãos Rivers são perigosos, amor. Mortalmente perigosos. Eles poderiam pegar este mundo e quebrá-lo em pedacinhos se quisessem. Eles poderiam tomá-lo completamente de nós." 

Quer levar o livro para casa? A Farol Literário liberou o sorteio do mesmo, para participar basta seguir as regras estipuladas abaixo e preencher o formulário do Rafflecopter. Boa Sorte!!!


Regras:
- NÃO ACEITAREI COMENTÁRIOS SEM CONTEÚDO E QUE NÃO TENHAM A VER COM A RESENHA. NADA DE MENOS DE 140 CARACTERES (E 140 É SÓ MODO DE DIZER), PODEM DEIXAR ESSE TIPO DE COMENTÁRIO PARA O TWITER. SIM, EU VOU SABER SE VOCÊS LERAM OU NÃO A RESENHA.
-A promoção é válida do dia 06/03 à 07/04;
- O resultado será divulgado no blog na mesma postagem da promoção;
- Residir em território nacional;
- O ganhador será avisado da promoção por e-mail e tem 72hrs para responder o mesmo, com seus dados e endereço;
- O envio do prêmio será feito pela Farol Literário;
- Caso o ganhador não tenha seguido as regras ele será desclassificado sem aviso prévio.



30 comentários:

  1. Acho essa capa Linda! *-*
    ja faz um bom tempo que tenho vontade de ler esse livro, eu adoro mitologia, acho fantastica as historias que envolvem qualquer tipo de mitologia, e eu conheço pouco sobre os Elfos então minha vontade de conhecer essa historia só cresceu... :)

    ResponderExcluir
  2. Os livros de fantasia são bastantes difíceis de serem escritos, por fazerem parte de um mundo que não vivenciamos, mas apesar disso, alguns autores conseguem prender, até o final, a atenção de um leitor, e esse é o caso Kathryn James. Névoa é um livro bastante apaixonante - pelo ponto de vista da resenha-, um livro que todo verdadeiro Bookaholic deveria ter em casa.

    Estação Problema [www]

    ResponderExcluir
  3. Me parece bem interessante e envolvente. Embora esse tipo de escrita não seja fácil, admiro os escritores que encaram o desafio e conseguem surpreender e "prender" o leitor em suas páginas.

    ResponderExcluir
  4. é incrível como a farol consegue lançar TANTOS livros com o estilo que eu mais gosto de ler. Essa capa me chamou super a atenção desde o lançamento.
    Eu adoro Elfos, e provavelmente vou achar estranho essa "outra versão" deles.
    Espero gostar!
    beijos

    http://livrodecapadura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Eu amo livros com uma pegada sobrenatural e me encantei por Névoa logo de cara. Pela sinopse a gente já percebe que a história tem um enredo bem diferente (ando meio cansada de mesmice e histórias que saem do lugar comum têm me cativado cada vez mais).
    Gostei muito de saber que é narrado em primeira pessoa, geralmente me envolvo mais com esse tipo de narrativa. Espero poder fazer a leitura em breve.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro realmente me chamou atenção, eu ainda não li nenhum livro parecido a esse. A forma como você descreveu os personagens me fez querer ainda mais ler o livro, me identifiquei um pouco com Nell, só não gostei muito por as vezes ela parecer ser insensível. Gostei da parte onde contém trechos das pesquisas da avó de Nell, isso faz o que o livro fique bem interessante. Tem livros muito bons mas não conseguem agradar em alguns pontos e fica faltando algo. Apesar de ter alguns pontos que eu não gostei eu com certeza leria esse livro e espero poder fazer isso logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A sinopse do livro já tinha me deixado curiosa, mas só a sua resenha realmente me deixou com vontade de ler! Gosto muito de histórias com algum tipo de mitologia e ultimamente tenho sentido falta de uma boa fantasia. E o seu comentário sobre a autora não detalhar demais as descrições me agradou muito pois, apesar de ter gostado bastante, larguei O Senhor dos Anéis por achar que a leitura se arrastou por conta das descrições minuciosas. Enfim, me interessei bastante por Névoa e vai pra minha lista de desejados! :)

    ResponderExcluir
  8. Mas que resenha bem escrita, parabéns! Bom, Névoa foi um livro que me chamou bastante atenção por causa da capa. Confesso que não sou muito fã do gênero, mas depois que se lê uma resenha dessas, não há como não se interessar. No últimos tempos estou procurando leituras mais distintas do que estou acostumada, esse gênero mais fantasioso talvez seja uma boa pedida pra sair um pouco do que geralmente leio. Parece ser uma história fascinante e, principalmente, bem estruturada. Fico muito feliz ao ler elogios a respeito de diagramação, acho que por mais que seja um aspecto físico, contribui bastante para a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Eu li muito pouco sobre este tema apesar de adorar livros sobrenaturais. Gosto quando tem pequenas introduções nos capitulos, são poucas as autoras que fazem uso deste recurso.
    Um vilão que não parece tão vilão..pena, gosto quando eles saõ realmente ruins rs e passo o livro todo torcendo pra ele sumir rs, mas pela sua resenha isso em nada atrapalhou na historia, achei os quotes muito legais, definitivamente vou le lo, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Juuu! Vou fazer um comentário bem pequeno só pra te irritar =p mentira!
    Gosto bastante desse mundo fantasioso, mas achei muuuito interessante esse lance dos elfos. Senti um frio na barriga enquanto lia sua resenha, tudo é muito misterioso e sobrenatural, o livro parece ser único. Só tenho medo de, em algum momento, ele se tornar um livro meio clichê, não sei =/
    Faz o favor de aceitar meu comentário pq você sabe que eu leio suas resenhas u_u

    Beijinhos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!
    Eu não conhecia o livro ainda, mas gostei bastante da proposta (me lembrou um pouco de As crianças trocadas. Muito bom, já leu?). Fiquei meio assim por você dizer que o vilão é do tipo incompreendido, pois isso me irrita muito (vilões são as melhores pessoas então que façam o favor de agir como tal). PORÉM, me ganhou novamente quando falou que Nell consegue ser insensível. Adoro protagonistas insensíveis, deveriam aparecer mais vezes!!!!! hahahah
    Anyway, a próxima vez que estiver na livraria vou dar uma olhada.
    Beijins <3
    Joana - www.poderosasegirlies.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiieee Jo, olia a situação lendo seu comentário pensei que talvez tenha deixado passar algo na resenha, então segue ai: Fen "o vilão" quase não aparece no livro, ele só é citado e e tem umas cenas no fim, mas ele não chega a agir como um verdadeiro vilão. E quanto a Nell ser insensível é algo bom, pq ela não é como as mocinhas que estamos acostumadas, cheias de dúvida e que exitam antes de agir. Não li este livro que vc citou, fiquei interessada, vou procurar por mais! Valeu pelo comentário

      Excluir
  12. Adoro seres místicos, mas nunca li nada sobre elfos ou coisa parecida. Adoro quando a protagonista foge do "normal", no caso aquela moça "perdida" que tem em todos os livros... Então acho que a Névoa me conquistaria facilmente. Vou fazer uma pergunta que não está explícito na resenha, só para ver se a minha vontade vai aumentar... : Tem romance desse Evan com a Nell? :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adoro fantasia e achei bem interessante essa questão nos elfos serem 'maus' e roubarem crianças. Fiquei muito curiosa para ler. De verdade! Parabens pela resenha muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  14. A capa é mesmo muito linda!
    Sério que o livro é sobre elfos? Não fazia nem ideia disso!
    Amo livros de fantasia e ultimamente não tenho lido muitos desse gênero. Névoa, no entanto, me deixou com muita vontade de lê-lo, principalmente por saber agora que a escrita da autora é muito boa e que a personagem principal é forte e destemida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Fiquei realmente interessada! Li umas resenhas de livros em que a protagonista é sempre uma enjoada que fica de mimimi o tempo todo. É bom saber que estão lançando coisas diferentes. E de elfos, só conheço os de Harry Potter, O Senhor dos Anéis e o anime Those Who Hunt Elves (Caçadores de Elfas, como ficou conhecido aqui.). Tenho curiosidade de ler mais livros em que eles aparecem, ainda mais quando sequestram crianças. Nunca tinha ouvido falar de elfos assim, antes.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  16. Oi Júh!!!
    Amei esse livro, o devorei em uma tarde, na verdade ele chegou pra minha colunista resenhar e eu fui seduzida pela capa, pelo primeiro capítulo e acabei lendo antes dela rsrsrs... Você comentou sobre a fraca "vilania" do Fen e concordo, mas acho que ele tinha um caráter duvidoso, uma "loucura" meio latente e acabou sendo um produto das circunstâncias, considero que os verdadeiros vilões são aqueles que colocaram os elfinhos naquela situação precária.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  17. Adorei essa capa!!! E sua resenha demonstra que a história tem tudo para me conquistar tb!!
    Amo histórias de fantasia e essa parece ser das boas.Estou acostumada a ler histórias em que os elfos são criaturas lindas e cheias de bondade, agora estou super curiosa em ler sobre esses elfos que roubam crianças.

    ResponderExcluir
  18. Ô tia, será possível a sra. passar o link da música ou será que a música é de outro livro? :3
    Espero que você acredite que eu li a sua resenha toda e que o meu comentário passe de 140 caracteres, porque eu realmente li e estou escrevendo com base no que li! :p
    kkkkkkkkkkk < pra aumentar os caracteres <3
    Eu fiquei mais curiosa depois que li o comentário da Elis.. kkkkkk O que eles fazem com os elfos? o.O

    ResponderExcluir
  19. Depois que li a resenha decidi. Vou pedir Névoa para Farol!
    Eu sabia do que se tratava, mas tinha receio em não curtir a história. Pelo jeito parece ser legal e gostei muito da sua opinião sobre a música, acho que no fim das contas, vai me esclarecer melhor o livro quando ler!

    Beijinhos
    In The Sky. Blog

    ResponderExcluir
  20. Ai meu Deus, comentei aqui e apagou tudo, vou tentar de novo
    Oi Ju, tudo bom?
    Ah, eu ainda não conhecia esse livro, e pela capa, eu não fiquei muito interessada.
    Sou meio estranha com capas, geralmente gosto daquelas que ninguém gosta!
    Quando eu li a resenha, acho que a primeira desse livro, eu fui me interessando, pela questão de ser uma literatura fantástica, de falar de elfos e pelo fato da autora saber levar a história com leveza. Isso é muito importante para uma leitura fluida!
    Fiquei encantada e agora quero muito ler esse livro! E a culpa é sua hahaha
    Amei!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  21. Estou querendo ler esse livro faz um bom tempinho já, sou um pouco suspeita pois eu adoro livros de fantasia então quando vi a sinopse e a capa já fiquei com muita vontade de ler!
    Gostei de saber que não é prolixo é que tem livro que o(a) autor(a) descreve tanto o cenário que parece mais livro de agência de turismo que sobre a estória em si.
    Gostei dos quotes :)

    ResponderExcluir
  22. Eu já li esse livro e estou super ansiosa para a continuação, que por sinal sai esse ano, eu li pro recomendação de uma colega minha que disse que a história era muito legal, eu no começo achei que o livro ia ser uma chatice mas me enganei e agora afirmo que eu estou loca pra esse a continuação ^^ Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  23. Pela resenha dá pra perceber que esse é um ótimo livro de fantasia, e que saí da mesmice que vemos por aí. Achei a capa muuuuuito boa <3 Ela lançou um ar misterioso ao livro, eu não imaginava que essa história se tratasse de elfos ao ver a capa. Sem ler o livro já estou amando a Nell. :)

    ResponderExcluir
  24. Esse livro está na minha lista de leituras há muito tempo, só falta o dinheiro pra comprar mesmo ou conseguir ganhar essa promoção mesmo HAHAHA É ótimo quando um personagem consegue me conquistar de cara como você disse que a Nell conseguiu te conquistar. E narrativa em primeira pessoa é outro nível. Ótima resenha Ju.

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li nada sobre elfos, então só por isso o livro jã chamou a minha intenção.
    Gosto bastante da narrativa em primeira pessoa, acho que assim o leitor fica mais envolvido com a história. Fiquei feliz em saber que não há descrições mega elaboradas, acho isso um pouco cansativo.
    AMEI a capa! Ela já dá o tom misterioso da trama.

    ResponderExcluir
  26. Ainda não conhecia o livro,é um gênero que curto ler e pela resenha deve ter um bom enredo.
    Com uma introdução e pesquisa sobre Mitologia,outra coisa q gosto muito seres mitológicos.
    Gostaria muito de ter a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  27. Realmente, Ju, a capa ficou bem legal. O tema me chama a atenção, de qualquer forma. Fantasia e tensão nunca é demais para mim e eu arriscaria a leitura ainda que não se falasse muito bem do livro, rs. Mas já vi que não vou querer largar a história depois que começar a ler, né? Adoro quando alguém fala bem de um livro que já me encantou pela capa e ideia geral! Personagens marcantes também iluminam, né? Névoa, para a Lista de desejados já! :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Também me chamou atenção que um livro se foque nos elfos, eles normalmente são mais uma raça no meio de tantas outras, eu sou suspeita em falar deles, sou louca por td povo féerico!
    Tenho uma regra até o livro é sobre féericos ou vampiros eu quero lê-lo. bom ou ruim eu quero ler !!! hahaha

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  29. Na verdade eu só vi este livro a algum tempo em algum blog que eu já nem me lembro mais qual foi, mais eu realmente me interessei por este livro por que eu gosto de livros de fantasia mais depois de ler a sua resenha eu fiquei muito curiosa para poder ler este livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)