terça-feira, janeiro 21, 2014

Resenha: Metamorfose? - Gail Carriger

Metamorfose?
Autora: Gail Carriger
Editora Valentina
Onde Compar: Siciliano|Saraiva|Americanas| Livraria Cultura|Submarino (Links Buscapé)

Sinopse: Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com ALMA?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaperece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo!
Metamorfose? se inicia pouco tempo depois do termino do livro anterior. No decorrer do primeiro volume houve algumas mudanças na vida de Alexia, no entanto ela continua uma personagem impetuosa e cheia de atitude. Tendo que lidar com mais um grande problema que assola o mundo sobrenatural e que por ventura acaba sendo associado a si. Agora Alexia tenta conciliar a nova vida que leva ao fato de que precisa lidar com uma alcateia inteira de lobisomens hospedada em seu jardim frontal, já que tornou-se esposa de um lobisomem. Mas o maior problema é que uma maldição(?) ameaça a paz dos seres sobrenaturais, algo os esta fazendo transformar-se em humanos, mas o que quer que seja isto, esta em movimento e Alexia é obrigada a partir em busca deste mistério e encontrar uma solução para ele.

Acho que não sou a única leitora e blogueira que já estava saturada de romances sobrenaturais envolvendo vampiros e lobisomens. Todos eram sempre a mesma coisa, cheio de clichês e romantismo demais. No entanto, Alma? o primeiro volume desta série veio para mudar minhas perspectivas sobre o gênero. E agora Metamorfose? veio para consolidar esta mudança, no entanto tenho várias ressalvas a fazer. Então não desgruda o olho da tela e leia até o fim!

Para início de conversa achei que Alexia perdeu um pouco da sua personalidade, sim ela continua impetuosa, sarcástica e tudo mais. Mas algo esta faltando. Talvez seja a mudança de sobrenome, não chama-la mais de Srta. Tarabotti me deixou meio sem chão. Sem contar o uso excessivo das palavras "marido" e "esposa". Também achei que a personagem tornou-se muito cheia de si. Quanto aos personagens secundários e até mesmo o esbravejante (essa palavra existe?) Lorde Maccon, achei que acabaram ficando um pouco de lado. Eles tem presença constante na narrativa, no entanto também perderam um pouco do viço e do brilhantismo que aparentavam no primeiro livro. Professor Lyall por exemplo quase nem aparece e é um dos personagens que mais gosto na série.

Quanto ao enredo ele é instigante e o mistério perdura até o fim. Acho que devido ao dom que Carriger tem de criar suas histórias somos levados a vê-las como se estivessem passando em frente ao nossos olhos enquanto lemos. Não há uma riqueza de detalhes na minha opinião, mas o pouco que se tem de informação traz a história a luz. Tonando-se quase palpável, mesmo sendo algo irreal. Por falta de outra palavra o que me deixou "decepcionada" é que o humor pareceu decair um pouco. Talvez eu tenha sentido isso por ter lido os dois livros em épocas bastante diferentes, no entanto é isso me parece injustificável. O livro não está tão divertido quanto o anterior e a relação de humor entre os personagens ficou aquém do primeiro volume. Porém, o que me deixou de queixo caído foi o final. O livro vale mais por seu final surpreendente e sua história bem construída do que pelo personagens que como disse acabaram perdendo um pouco da graça.

Para encerrar gostaria de parabenizar a Editora Valentina pelo excelente trabalho de diagramação e ao cuidado minucioso até, com a revisão. No entanto, a resolução da capa do volume que chegou aqui para mim parece baixa. A imagem que representa Alexia está um pouco desfocada, não sei se é proposital, mas sendo a capa bastante sombria isso não foi um bom efeito. Pois bem, fiz as ressalvas de acordo com o que senti enquanto lia, e apesar de tudo essa continua sendo uma das minhas séries favoritas. Se você ainda não acompanha a série não sabe  que está perdendo!

Quotes do livro:

"- Não fui eu - disse ela na mesma hora, sem nem imaginar a que o marido se referia. Claro que na maioria das vezes era ela, mas não valia a pena reconhecer de uma vez a culpa, independentemente do que o tivesse irritado tanto."

"Depois que os últimos passageiros embarcaram e foram levados às suas respectivas cabines, a tripulação soltou as amarras, e o gigantesco balão foi subindo devagar.
Lady Maccon quase perdeu o fôlego ao ver o mundo encolher sob ela, as pessoas desaparecerem em meio à paisagem, o cenário virar uma colcha de retalhos e, por fim, constatar que a Terra era realmente redonda, sem sombra de dúvidas"

"Francamente, irmã, não está se dedicando a escrever, está? - Felicity fingiu estar chocada. - Como se não bastasse tanta leitura. Pensei que o casamento curaria essas suas tendências insensatas."

5 comentários:

  1. Quero tanto ler o primeiro livro :/ essa resenha me deixou com mais vontade ainda (obrigado :/ kkkkkk) adorei os quotes.

    ResponderExcluir
  2. Não li o primeiro ainda, mas morro de curiosidade. Sobre a capa, nunca a vi pessoalmente em livraria nenhuma, nem essa e nem a do primeiro livro. rs Mas olhando assim eu gosto e não gosto. Não decidi ainda. Enfim, quero conhecer a Alexia. Pena que nesse livro ela perdeu um pouco de personalidade espero que no decorrer da série venham mais surpresas boas. ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que estou perdendo, mas o destino ta de mal comigo.
    Não gosto da capa e por isso não sei o que faço.
    Acho que a mudança e falta de humor é que os personagens viraram marido e mulher. U.u

    ResponderExcluir
  4. Li já várias resenhas de "Alma?", mas não é meu gênero e eu realmente não consegui me interessar. Também estou evitando trilogias e séries porque essa frustração tem sido frequente. :/

    ResponderExcluir
  5. Uma pena que o "Metamorfose?" deu uma leve caída, mas mesmo assim, continuou sendo bom. Acho que um dos encantos dessa série é justamente a personalidade incomum de Alexia. Agora é torcer pra que no próximo volume, a autora resgate tanto o humor, quanto a Alexia de "Alma?".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)