quarta-feira, janeiro 08, 2014

Resenha: Adeus à Inocência - Drusilla Campbell

Adeus à Inocência
Autora: Drusilla Campbell
Sinopse: Madora tinha 17 anos quando Willis a “;resgatou”;. Distante da família e dos amigos, eles fugiram juntos e, por cinco anos, viveram sozinhos, em quase total isolamento, no meio do deserto da Califórnia. Até que ele sequestrou e aprisionou uma adolescente, não muito diferente do que Madora mesmo era, há alguns anos... Então, quando todas as crenças e esperanças de Madora pareciam sem sentido — e o pavor de estar vivendo ao lado de um maníaco começava a fazê-la acordar —, Django, um garoto solitário, que não tinha mais nada a perder depois da morte trágica de seus pais, entrou em sua vida para trazê-la de volta à realidade. Quem sabe, juntos, Django, Madora e seu cachorro Foo consigam vislumbrar alguma cor por trás do vasto deserto que ajudou a apagar suas vidas?

Quando tinha 17 anos Madora foi "resgatada" por Willis de uma vida cheia de confusões, drogas e regada a muito álcool, em que as más companhias estavam por todos os lados. Agora 5 anos depois, afastada de sua mãe e das pessoas que conhecia ela vive isolada em um deserto. Willis não a deixa trabalhar e nem ao menos fazer amizades, suas únicas companhias é uma intragável garota que Willis mantém no trailer e um pit bull chamado Foo. Mas quando Django, um garoto de 12 anos, aparece a porta de Madora preocupado com o cachorro que havia visto preso em um carro enquanto um sol escaldante castigava a cidade. Ela começa a se questionar se é realmente isso que quer para si. A partir disso Madora e Django desenvolvem uma estranha amizade em que um procura o apio do outro para se salvar de seus tormentos sem que percebam isso.

Este é um dos livros da Novo Conceito que solicitei na dúvida, a capa não me chamou muito atenção e a sinopse não era algo muito agradável. E para falar a verdade não entendi muito bem do que se tratava, mas resolvi arriscar. Não demorei muito para resolver que iria lê-lo, porém ainda não sei muito bem se gostei. A história é boa, mas em alguns momentos ela era entediante e eu passei boa parte da leitura esperando que algo mais acontecesse, que Willis sequestrasse alguém e bom, isso foi um pouco frustrante. Acho que mesmo sem saber o que esperar da narrativa eu esperava algo mais misterioso e porque não forte.

Madora é uma garota perdida que diz amém para tudo que Willis impõe por mais absurdo que isso seja, elaacredita piamente que tudo que ele fez foi salvá-la. Muito inocente na maioria das vezes, o que intriga e chateia ao mesmo tempo é que apesar de tudo ela só começa a se tocar de seus medos e perceber sua insatisfação quando Django aparece na sua vida, apesar do adolescente sentir-se perdido e ser tachado por Madora como mentiroso ambos começam a se ajudar sem perceber que se apoiam um no outro. Já Willis é um cara que para os outros aparenta ser boa praça e um ótimo cidadão, ele tem o sonho de torna-se médico mas devido ao seu histórico nada louvável isso se torna cada vez mais difícil. Teve momentos que eu cheguei a pensar que talvez ele não fosse tão ruim, mas em outras ele me parecia mesmo um grande canastrão. Ele próprio acredita que sua missão e ajudar pobres e inocentes meninas perdidas na vida. Um rapaz cheio de traumas e com um desvio de personalidade que aparenta ser mas não chega aos pés de um sociopata.

Todos esses personagens nos levam à situações em que gostaríamos que o livro terminasse de uma forma épica. No entanto, apesar de não ter sido ruim poderia ter sido melhor. É como se de repente a melhor parte do livro sofresse uma pausa e voltasse ao mesmo ritmo, não algo ruim, mas quando virei a última página ainda estava esperando que algo acontecesse. A autora intercala a narração entre vários pontos de vista e isso ajuda a conhecer um pouco da história de cada um dos personagens, mas também me deixou com a sensação que algumas dessas histórias poderiam ser melhor desenvolvidas.

Para concluir diria que este livro é uma leitura rápida que tem seus altos e baixos e deixa uma pontinha de curiosidade apesar de que no fim acaba deixando um pouco a desejar, isso não há torna uma leitura ruim apenas não excepcional. Este é um romance diferente que não chega a chocar como pretende, mas que no entanto é uma boa leitura para quando se precisa de uma. A diagramação é simples, e a capa não encanta, mas a Novo Conceito fez um bom trabalho.

Quotes do Livro:
"Ele estava preso, importando-se ou não se importando: um desejo cancelado por seu oposto, um sentimento negado por seu antônimo. Como antimatéria. As partes dele que eram cheias de vida estavam desaparecendo, e tudo que restava era a saudade da mãe e do pai. O vazio. Ele costumava gostar dessa palavra, mas agora sabia o que ela significava"

"Tristeza era uma máquina do tempo, e ele era um garotinho novamente."
 
"- Você é uma daquelas meninas que nunca crescem. Só ficam acreditando em toda a bobajada de contos de fada. Príncipe encantado e felizes para sempre."
 

"Django trouxera o mundo, emoldurado em sua personalidade peculiar, para dentro da vida limitada dela."

9 comentários:

  1. Sabe que até gosto de livros assim, sem muita coisas, só para ler e passar o tempo!

    Ótima resenha viu!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  2. Até que eu gosto da capa, acho-a bonitinha. rs A história parece que não tem aquele "BUM", parece que é sempre linear. Não acontece nada demais, um livro pra passar um tempo. Apenas. Quando li a sinopse fiquei interessada, mas agora não tenho mais interesse. Tenho tantos livros que desejo ler, que os que servem pra passar um tempo - ou dão impressão disso - não me chamam a atenção. rs

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro histórias como essas e acho que fui uma das únicas pessoas que gostaram dessa capa. Achei o contraste das cores tão sugestivo em relação a história... Não sei se vai atender as minhas expectativas, mas pretendo ler o mais rápido possível.
    Não sei se é o tipo de enredo que agrada a todos e assim como você, vai ter gente que vai acabar de ler sem chegar a conclusão alguma sobre ter gostado ou não. Mas o que vale é se o objetivo de tocar\comover o leitor foi alcançado.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que não curti a capa também e pela sua resenha acho que não curtiria a história também. Digo, eu não curto esses livros que no meio da leitura começam a deixar a gente entediado... tem uns que até dá pra levar porque o autor escreve muito bem. Enfim, tudo é experiência. É o primeiro livro da autora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Elder, não é o primeiro, segundo a Novo Conceito ela é autora de 16 romances e além disso já ganhou prêmios. Escreve muito bem, mas talvez seja mesmo a história que não tinha espaço para muita ação!

      Excluir
  5. pelo que vi dos lançamentos da NC este foi um dos poucos que havia me chamado a atenção , a sinopse prometia .... mas pera ai... já não sei se quero ler ... fiquei meio desanimada quando vc disse q a leitura é meio monótona e mais ainda em saber que vc teve a sensação do ' precisava algo mais' no fim do livro....

    ResponderExcluir
  6. Não entendi muito bem a história, é meio confuso então provavelmente não vou ler e nem vou atras mas eu gostei da capa até

    ResponderExcluir
  7. Romance é o meu forte, só não gostei do enredo. U.u
    Vou ver outros romances da autora pra ver se acho algo diferente. :P

    ResponderExcluir
  8. Esse foi um dos lançamentos da Novo Conceito que não me chamou a atenção. E continuo com a mesma opinião. Não gosto dessa sensação de terminar de ler a história, mas ficar pensando que está faltando algo. É aquela leitura do "quase lá".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)