quarta-feira, janeiro 29, 2014

Encontrei por aí... Comparando Capas

É comum vermos por aí a diferença de uma capa original de um livro estrangeiro para uma capa nacional do mesmo, mas hoje foi algo diferente me chamou atenção. E quando livros lançados aqui no Brasil, seja nacional ou não, possuem a mesma capa? Pensando nisso sai a caça de capas parecidas para mostrar para vocês que nem tudo se cria.

É claro não dá para generalizar e a prática não é um crime. Apesar de muitas Editoras e autores terem seus próprios capistas que buscam ser originais, nem todos seguem o mesmo preceito. E os bancos de imagem estão aí prontos para disponibilizar trabalhos quase prontos aos geradores de conteúdo e até mesmo as editoras e capistas. Abaixo seguem algumas capas idênticas ou bastante parecidas.

Os Livros de Esteros X Easy


Qualquer leitor desavisado poderia passar por essas duas capas sem perceber a semelhança, mas ao analisarmos mais de perto é possível perceber que o modelo utilizado em ambas as capas é o mesmo. No entanto são dois livros tão distintos que geralmente não se associam as capas.

O Coração dos Heróis X Guerra dos Tronos


Este eu confesso que quando vi a semelhança fiquei espantada, já que ambos os livros são da Editora Leya. mas também demorei um pouco para identificar os elementos iguais nas duas capas, foi um choque para mim!

A vidente X Corações Sagrados


Aqui já vemos uma semelhança impossível de se contestar. As duas modelos são na verdade uma só, as capas tem toques diferentes, mas não passa exatamente despercebida a semelhança entre ambas. A Editora Asa é de Portugal, portanto não sei se encaixa bem na nossa postagem, apesar da semelhança.

O Senhor da Luz X As Crianças Tocadas


Para ser sincera com vocês estes dois livros foram uma grande surpresa. Descobri a semelhança garças a um comentário da Mônica, leitora do blog e foi justamente por causa dela que resolvi organizar esta postagem. Como a capa é a mesma e só muda um efeito aqui ou ali fui procurar saber que Editora havia lançado o livro primeiro e pelo pouco que encontrei foi a Geração Editorial, mas foi questão de dias entre um lançamento e outro. Não acho que tenho muito o que dizer já que claramente se vê que as imagens são as mesmas.

Bom, estas foram as capas que me lembrei e das quais tenho conhecimento. Pedi ajuda no twitter e no facebook porém infelizmente não tive retorno. Mas me contem, o que vocês acharam? Estão espantados ou já tinham visto estas capas?

13 comentários:

  1. É tenso isso!
    Gente, que falta de criatividade né?
    kkkkkkk
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei muito bacana o post e fiquei feliz por ter sido uma das inspirações para o mesmo, as duas últimas comparações são as mais "chocantes" pois realmente são duas capaz praticamente idênticas. Não sei como funciona a produção de capas nem nada disso, mas sei que a Editora Novo Século e aparentemente a Geração são duas editoras conhecidas e respeitáveis, o que gera mais espanto ainda =/ , mas acontece, estou lendo O Senhor da Luz e gostando bastante, não vou mudar a opinião por essa coincidência! Quando tiver mais semelhanças como estas, compartilhe ;*

    ResponderExcluir
  3. A que tem o mesmo modelo de Easy eu já tinha percebido (que inclusive o cabra é feioso demais ahuah), agora os demais não havia percebido. Esse último principalmente, mas gente... só os efeitos que mudam mesmo. E a Leya economizando! hahahaha Adorei a postagem! =))

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tinha parado para resparar isso. kkkkk
    Que triste que editoras tão bem conceituadas participem disso. Agora o mais incrível é que A guerra dos tronos e o coração dos heróis são da mesma editora e tem a mesma imagem, que bad para os capistas dessas editoras que nem criatividade e originalidade para as capas têm.

    Enfim, interessante sua matéria.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Desses só tinha percebido Easy, mas não cheguei a me tocar que eles não eram só parecidos :P a última é a que chama mais atenção, é a mesma imagem, faltou um pouquinho de criatividade para os capistas...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Geeente, nunca tinha me dado conta da semelhança esses livros. É uma coisa gritante e que na minha opinião, deveria ser evitado pelas editoras. Acaba perdendo um tanto de pontos com essas coisas, principalmente as duas últimas que estão bem na cara.

    ResponderExcluir
  7. Nunca fiquei reparando capas iguais, só percebo se for gritante mesmo kkk tem algumas dessas que eu fiquei espantada.

    ResponderExcluir
  8. Nossa nunca tinha notado a semelhança entre nenhuma delas '--'
    Como você ressaltou às vezes a culpa é do banco de imagens mesmo mas no caso dos livros da Leya por exemplo ... bem que podiam ter comprado lá no banco de imagens outra foto né, custa nada rs

    E tem uns bancos que vendem imagens exclusivas, se você comprar ninguém mais vai ter. Se a editora se atentar a isso não vai ter problema com capas extremamente semelhantes como no caso de "A sensitiva" e "Corações sagrados".

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  9. As duas últimas que você mostrou podemos dizer iguais, principalmente a última. Acho que as editoras deveriam ficar mais atentos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Tô chocada com Easy e A vidente. Não gosto dessas coisas.
    Eu tenho A vidente.
    Se você tivesse perguntado no whats eu teria ajudado com uma capa.
    Depois você procura no skoob o nome da autora americana de se eu ñ me engano uma trilogia que começa com Try me. A capa nacional é Guardiões da Monique Lavra. U.u

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha parado pra observar essas capas "quase gêmeas". Sou muito desligado pra isso. Às vezes acho uma capa parecida com a outra, mas jamais iria supor que tem os mesmos elementos. Adorei o post.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. To cada vez mais gostando dessa coluna. Nao sou nada detalhista. Se passar uma Mulher vestida de vermelho berrante por mim e em seguida alguém perguntar pra mim se eu a vi, provavelmente não saberei responder. Então, posso me considerar uma leitoa desatenta porque não havia percebido nada até então.

    Deu vontade de olhar minha estante. Será que tem livros parecidos nela? o.O

    http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Acho e te complicado,isso de capa.Para não correr esse risco só se for compra em bancos de imagem exclusivo,fora disso,se alguém comprar a mesma imagem já usada em outro livr,ficaram com essa semelhança

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)