sexta-feira, dezembro 06, 2013

Resenha: Bruxos e Bruxas - James Patterson e Gabrielle Charbonnet

Bruxos e Bruxas
Autora: James Patterson e Gabrielle Charbonnet

Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.
Imagine-se de repente sendo levado de sua casa durante a noite sem saber qual o motivo, sendo tratado como um criminoso e além disso acusado de bruxaria. É isso que acontece com os irmãos Allgood, Whit e Wisty, depois de capturados pela Nova Ordem eles são trancafiados em uma prisão e a partir daí passam a descobrir que não são como os outros, que ambos possuem poderes especiais. Seu objetivo agora é fugir, descobrir o que aconteceu com seus pais e revelar a crueldade da nova ordem ao mundo. Mas isso não será fácil, a Nova Ordem é um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração e estão dispostos a tudo para saírem vitorioso dessa história.

Depois de todo o marketing da editora acredito que muitos estavam ansiosos por esse livro, eu fui uma das pessoas que não via a hora de ler. No entanto, com tantos livros para ler eu acabei postergando a leitura do mesmo e só consegui realmente lê-lo a poucos dias atrás. Já não havia mais tanta expectativa, o que por um lado foi bom, pois o livro teria me decepcionado largamente se esse fosse o caso. Primeiro porque antes mesmo de ler o livro eu acabei descobrindo que ele não foi escrito por Patterson, apesar de a ideia ter surgido dele esta história foi terceirizada e aprovada pelo mesmo, leva seu nome, no entanto quem escreveu foi Gabrielle Charbonnet com uma ativa participação do renomado autor. Desanimante né?
"Então agora era oficial: O mundo tinha ficado completamente maluco."
Mas não paramos por aí! Bruxos e Bruxas se mostrou uma narrativa apressada, tudo acontece muito rápido, não há uma contextualização sobre o porque dos poderes dos jovens e como a Nova Ordem passou a governar tudo. Somos simplesmente jogados nesse novo mundo e temos que engoli-lo. Wisty que não sabia sobre seus poderes de repente se torna uma bruxa poderosa, o que não parece se aplicar ao seu irmão. Já de cara os personagens não me encantaram, os diálogos soaram forçados do início ao fim e eles não adquirem uma personalidade própria, a narrativa também não contou muitos pontos. E muitos dos personagens secundários que foram aparecendo não acrescentaram nada de novo para colaborar com a narrativa. Sem contar que os vilões me pareceram mais aqueles personagens malvados de comédias americanas Fail.

O triste de tudo isso é que o enredo é bom e se fosse melhor desenvolvido seria uma grande narrativa, mas não chegou a atingir o propósito e seu sucesso morre logo nas primeiras páginas. Nada de deslumbramento ou encantamento com a leitura. O livro apenas me deixou uma incrível sensação de que poderia ter adiado essa leitura muito mais. Algo ficou faltando e eu ouso dizer que foi a escrita original de Patterson, apesar de não ter lido nada do autor até o momento vejo ótimas críticas a livros escritos realmente por ele. Então aceito indicações de obras vindas de sua própria genialidade, se puderem me indicar estou disponível a leitura destas.

A narrativa é feita em primeira pessoa e se divide em Wisteria e Wist, os dois adolescentes levados para a prisão pela Nova Ordem. Quanto ao trabalho da Editora Novo Conceito não há o que falar, eles arrasaram no Marketing, na capa e na diagramação. A editora está cada vez mais dedicada a seus lançamentos e isso anima o leitor mesmo que um pouco. Logo mais irei ler o próximo volume desta série e espero sinceramente que melhore um pouco, no entanto já li algumas críticas negativas e não estou muito animada com isso. Agora é esperar para ver. Quanto a indicação peço que leiam e tirem suas conclusões, eu realmente não gostei muito mas pode ser que você tenha uma outra visão sobre a história.

Já li melhores!

Quotes do Livro:

"- Eles são a lei e eles são a Ordem, amigos. Eles são Os Únicos que nos colocaram aqui e são Os Únicos que decidem o que fazer conosco."

"Pensei em todas as pessoas sobre as quais aprendi na escola que tinham sido executadas ou assassinadas. Consegui me lembrar de pelo menos 12. Mas eram todos líderes políticos ou religiosos. E eu era apenas Wisteria Allgood."

"Eu sei que a vida é uma droga quando você não vê a hora de ser institucionalizado, drogado ou até passar por uma sessão de choque para voltar a realidade. A essas alturas, eu aceitaria uma lobotomia numa boa. Acho que isso que temos que encarar quando a liberdade de ser um sonho.
Lobotomia ou morte!" 

13 comentários:

  1. Que pena, Juh. Estava animada pela leitura e quando vi em promoção no Submarino logo comprei, tá certo que as compras chegam depois do Natal, mas mesmo assim estava animada em conferir. Entendo tudo o que você diz sobre esperar bem mais, acredito que isso se enquadra para mim, mas foi bom saber que não posso esperar muita coisa de Bruxos e Bruxas.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super curiosa também por causa dessa jogada toda de marketing que a Novo Conceito fez. Mas aí acabou saindo as resenhas, e fui deixando a curiosidade pra lá. rs E como assim, não foi o Patterson que escreveu? mas gente... gostei disso não, ou gostei já que gosto da escrita do Patterson! ahuah E apesar de não ter lido, já estou super desanimada. E vilões que parecem de comédias americanas? ahuahuah :x E sobre as capas, realmente a Novo Conceito arrasou!
    Ah, sobre livros do Patterson eu li poucos dele. E gostei bastante dos que li, te indico O Diário de Suzana Para Nicolas. Ele é bem fininho e é uma leitura rápida, mas é muito bom. Pelo menos foi uma ótima leitura pra mim! ^^

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do James Patterson e isso é uma vergonha. Depois de
    ler algumas resenhas sobre Bruxos e Bruxas, não tenho tanta certeza se
    devo começar por ele. Ainda que algumas críticas sejam bastante
    negativas (como a sua), outros ressaltam os pontos negativos e eu serei bem cautelosa quanto a isso. Logo, não está entre as minhas prioridades de leituras desse ano.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju :)
    Poxa, que mena que a obra não é lá essas "cocas". Eu estava morrendo de vontade para ler esse livro, mas agora me desanimei. Vai demorar um tempo para eu arranjar uma forma de lê-lo. ;(
    Não sabia sobre isso do James Patterson. Acreditava que ele tinha escrito toda a história e que só a tal de Gabriela colocou uns contextos no livro. Fiquei boquiaberto agora.
    Pior que não dá para evitar falar sobre o trabalho pesado de marketing que a autora NC teve com o livro. Eles fizeram um tamanho fuzue que muito compraram o livro na força e na coragem.
    Graças que eu não comprei o livro na época porque se não irria me decepcionar bastante.
    Espero que os autores tenham melhorado no segundo livro e que tenham percebido que estavam correndo dentro da história e sem ter muitas explicações para os casos.
    Parabéns pela sua fantástica resenha, Ju. Sinceridade numa resenha é raro e são poucos os que dizem sem ter papas na língua. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ju, eu vi tanto marketing desse livro, que quando sai, tava louco pra ler. Foi aí que chegaram as resenhas, algumas com pontos negativos, outros gostaram. Eu ficava meio divido, e ansiava por o livro, apesar disso. Mas, depois, vi que a massa de blogueiros que não gostaram era muito grande, e desisti do livro. Eu odeio quando a narrativa soa apressada, me gera tantas dúvidas, que de certa forma, não gosto disso. A história em si, parece ser legal, nova ordem, bruxaria, governo opressor, mas acho que ela/ele não souberam desenvolver uma coisa que agradasse a todos. Quem sabe num futuro distante, de promoções, eu compre ele. Mas, ainda tenho receios.

    Italo,
    http://leitorespossessivos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ju eu sempre falo a mesma coisa: eu não cheguei nem a pegar o livro na mão, mas sabe quando vc antipatiza tanto com ele? e nem foi pelas críticas lidas, é eu que não curti o lançamento mesmo e me fechei pro livro!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já vi muitos muitas resenhas sobre esses livros, muitas mesmo. Mas a sua me desanimou, mas só um pouquinho assim sabe? Vi você praticamente "revoltada" com o livro, e eu ri muito durante a sua resenha. Ainda não sei o porque, mas achei legal a sua coragem de criticar o livro assim na cara dura. kkkk

    Parabéns ju.
    Bjs
    Tam

    ResponderExcluir
  8. Quando eu vi que iriam lançar esse livro eu também fiquei empolgada pra ler mas depois que já tinha visto algumas resenhas negativas eu nem tive mais vontade, acho que queria ler mais por causa da capa (que eu gostei) do que pela história kkk mas enfim, mais uma resenha negativa então acho que nem vou dar chance ao livro kkk

    ResponderExcluir
  9. =( Cada vez que eu leio uma resenha a respeito fico chateada... kkk eu quando vi esse livro pensei na hora, eu QUERO que capa linda, a histoiria desse ser ótima. mas todo mundo está dizendo que ele é só uma boa capa com uma ótima campanha de marketing... =( triste isso, o autor faz livros ótimos pensei que seria um grande livro.. além da sinopse né.. me parece uma coisa nova, e instigante, é realmente uma pena ele não ter conseguido fazer uma história épica.

    Tu parece meio revoltada com o livro kkkkkkk, ler com expectativas lá encima é não serem correspondidas é no minimo frustrante =/ mas mesmo assim verei por mm mesma se é tão ruim assim.

    ResponderExcluir
  10. É um pouco ou muito chato quando o livro tem tanta audiência/venda por causa de marketing e não pelo conteúdo. Tem história que eu realmente gosto de mergulhar e nem lembro de perguntar como aconteceu, mas sempre tem aquela que você precisa saber pra ter uma ideia ou não, tipo Jogos Vorazes, e pelo que você diz é tenso demais e eu fico muito feliz por não ter ganhado ou comprado.. kkkkkk
    Quem sabe daqui a uns anos? :P
    Obs: por que as pessoas fazem isso? Usar o nome de outro autor?

    ResponderExcluir
  11. É frustrante quando um trabalho de marketing tão grandioso, acaba sendo ofuscado pela falta de brilhantismo da obra. Gosto de narrativas mais aceleradas, mas que nos deixe minimamente por dentro dos acontecimentos. Me parece que tudo foi jogado, e o leitor que se virasse pra acompanhar a história. Talvez a galera mais jovem vá gostar dessa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Agora eu desanimei ! Eu estava quase que surtando pra ler esse livro eu até comprei mais não chegou ainda e eu já estava ficando maluca a espera deste livro pois eu pensei que fosse uma história mais mitica, mais na verdade me parece uma grande confusão então vamos ver quando o meu livro chegar vamos ver o que eu vou achar. A sua resenha ta ótima, aliás você tem resenhas maravilhosas eu gosto delas de verdade.

    ResponderExcluir
  13. \o/
    Aleleuia!!! Uma resenha em que estamos de acordo! Ou quase...já que você deu um nota regular, enquanto eu queria tacar FOGOOOOOO nesse livro!

    Todo mundo falava pra mim: "Natália...você precisa ler James Patterson. O cara é foda! Você vai adorar!"
    Eis que essa desgraça chegou nas minhas mãos e eu fui ler...pra que?

    Primeiro o livro é como você disse: super corrido, não tem explicação de nada, de como surgiu os poderes dos muleques, de como a Nova Ordem chegou no topo da hierarquia...ou seja...é uma zona generalizada!!!

    Segundo os personagens não são exatamente cativantes...o mundo deles tá desabando, os pais foram levados, eles descobrem que são bruxos, tem uma porcaria de uma profecia...e eles tão de boa com isso.

    Depois que eu li essa...COISA. Por que isso não merece ser chamado de livro...eu fiquei com os dois pés atrás com qualquer coisa que venha do James Patterson. Mas pra não dizerem que eu sou preconceituosa, eu fui ler outro livro dele...Feliz Natal, Alex Cross

    Na minha mais sincera opiniâo, James Patterson é um autor fraco. Um fanfarrão mesmo. Harlan Coben dá de 1000 no James! O cara faz tudo corrido (foi a mesma coisa no livro do tal Alex Cross)! Parece que ele escreve um roteiro de filme ou série de tv e não um livro!
    Fala sério?!
    E como se não bastasse isso ele ainda decide pastar no gramado do vizinho alheio?! Vai ficar com os policiais que lá pelo menos dá pra entender alguma coisa...fantasia, distopia ou sei lá o que ele quis fazer com esse Bruxos e Bruxas nunca mais!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)