sexta-feira, novembro 08, 2013

Resenha: Seis Coisas Impossíveis - Fiona Wood

Seis Coisas Impossíveis
Autora: Fiona Wood

Sinopse: Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 1. Beijar a garota. 2. Arrumar um emprego. 3. Dar uma animada na mãe. 4. Tentar não ser um nerd completo. 5. Falar com o pai quando ele liga. 6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí... Mas impossível mesmo será: 1. Não torcer para que Dan supere seus problemas. 2. Não rir muito com os devaneios dele. 3. Não querer ter um cachorrinho como Howard. 4. Não desejar que a mãe de Dan encontre a felicidade. 5. Parar de ler este livro. 6. Não querer abraçar o livro depois de tê-lo terminado...
Como se já não bastasse ser um Loser completo, agora Dan Cerreil é um loser falido, morando em um "museu", ou seja, uma casa herdada de sua tia-avó que acaba de falecer e apaixonado pela sua vizinha intocável. Depois que seus pais foram a falência a vida de Dan virou totalmente de cabeça para baixo. O pai abandonou-os depois de revelar ser Gay, a mãe tem pretensão de montar uma empresa de bolos de casamento, mas o negócio não vai muito bem já que ela sempre acaba convencendo suas clientes de que o casamento é uma instituição falida e Dan tem uma lista de algumas coisas que parecem impossíveis. A situação não poderia ser pior, não fosse o fato de que Dan tem uma propensão a se meter em coisas que não são da sua conta.

A Listas das 6 Coisas Impossíveis:

1. Beijar a garota.
2. Arrumar um emprego.
3. Dar uma animada na mãe.
4. Tentar não ser um nerd completo.
5. Falar com o pai quando ele liga.
6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí...

Sabe aquele livro que você solicita não esperando grandes coisas, apenas uma leitura leve? Pois bem, esse foi o meu caso com Seis Coisas Impossíveis. No entanto eu, ainda que despretensiosamente, tinha uma pequena esperança de que fosse um livro bem legal. Não me enganei, mas só fui ter essa certeza quando cheguei ao fim da leitura. A narrativa é leve e simples, mas muitas vezes é tão parada que eu imaginava vários ZZzzzZZZzzzZzzz permeando minha mente, tipo desenho animado, sabe? No entanto, me diverti em muitos momentos da leitura. Dan se mete em algumas coisas bem engraçadas.

Com seus 15 anos de idade Dan é um garoto bem responsável que toma para si as rédeas da situação. No intuito de ajudar a mãe ele arranja para si um emprego e além disso se preocupa bastante com o estado emocional dela pós divórcio. Na minha opinião, sem se dar conta ele mesmo está passando por esta situação, se nega a atender aos telefonemas do pai e não consegue aceitar muito bem tudo isso. Dan não tem nada contra o fato de o pai ser Gay, só não entende porque ele teve de abandoná-los em um momento tão difícil. As personagens secundárias também são bem estruturadas e suas histórias se interligam as de Dan de uma forma natural. para ser sincera não gostei muito de Estelle, a vizinha, no começo da narrativa. Mas depois de pensar um pouco cheguei a conclusão de que ela é apenas uma adolescente como qualquer outra.

No decorrer da narrativa Dan vai desenvolvendo novas listas de coisas que acredita ter que resolver, sem nunca deixar de lado as resoluções iniciais. Se teve algo que me desagradou além da sensação de calmaria, é o fato de que a autora deixa algumas pontas soltas. Ela dá a entender que foram resolvidas, mas a falta de detalhes me deu a sensação de estar faltando algo. E talvez eu deveria ressaltar que ela não se aprofunda muito em histórias secundárias, mas isso pode ser explicado por a narrativa ser em primeira pessoa.

A diagramação está incrível, cada início de capítulo é decorado com ilustrações, a letra está impressa em bom tamanho e as páginas são amareladas. A capa traduz bem o ambiente da narrativa, tem até o desenho de Howard o cão que Dan herdou de sua tia-avó juntamente com a casa, outro motivo de preocupação para esse jovem já cheio de tantos problemas. Indico para quem gosta de leituras leves e que procuram algo divertido e despretensioso para ler.
 

Quotes do Livro: 

"Gente, por favor, um choque de virar a vida de ponta-cabeça por vez, tive vontade de dizer."

"Ela começara a fazer bolos de casamento. Acho que ninguém que acabou de sair de um casamento pensaria justamente nisso, porém nesta casa, além de sarcasmo, também tem ironia."

"Parece que fico pensando em Estelle na maior parte do tempo. É como se alguém tivesse mudado as minhas configurações para "Estelle" sem a minha permissão, ou se ela tivesse se tornado a imagem de proteção de tela do meu cérebro."

"Estou começando a pensar que me acostumar com esse lance de o meu pai ser gay é tipo entrar no mar. A água fica insuportavelmente gelada por um tempo, mas, quando a temperatura fica gostosa, você fica pensando qual era o problema. Infelizmente, até agora a água não passou das minhas canelas, e estou dando passinhos de formiga."


8 comentários:

  1. achei interessante como vc escreveu sua resenha, pela sinopse a gente que gosta de um bom livro ja se encanta, é interessante quando um livro que parecia não ser nada produtivo se transforma em algo surpreendente!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A Novo Conceito está arrasando nas publicações ein? diagramação, capas, livros em si. Eu imaginei uma história diferente pro livro ao ler a sinopse... agora lendo a resenha e me situando, parece até uma história legal. Eu gostei do enredo... mas não me animei pra ler. "livro não é você, sou eu". rs Ela parece ser bem cômica também, se tiver oportunidade pra ler quem sabe... mas por agora não tenho muito interesse não.

    ResponderExcluir
  3. "um choque de virar a vida de ponta-cabeça por vez" hahahaha, a resenha ficou legal, mas eu não sei se quero ler o livro, sabe, não é o tipo de leitura que eu curto, então... quem sabe um dia?

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quando eu li o nome do livro eu me lembrei de uma parte do filme Alice no País das Maravilhas kkkkkkk mas deixa.
    Achei o livro legal mas acho que eu vou dormir lendo ele k pretendo ler só não sei quando

    ResponderExcluir
  5. A capa não me chamou tanta atenção, mas a sinopse, sim. Essa sua resenha também me deixou curioso pra ler, apesar de você comentar que a narrativa tem uns momentos bem parados. Mas o que me agrada nesse tipo de livro é justamente essa leveza na narrativa. Algo bem despretensioso que nos leva a pensar, mas o maior intuito é entreter.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Me animei com esse lançamento da Novo Conceito, porque é uma editora que tem me surpreendido bastante ultimamente. Acho que é de uma leitura leve e divertida é o que estou precisando agora. Tenho que sair um pouco de livros densos.
    Adorei a premissa, a história... É bom ler um livro onde o personagem tem mais problemas que eu, haha.

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser interessante, todas as resenhas que li sobre ele falam que Seis Coisas Impossíveis superou suas espectativas, mas não sei por quê, não estou afim de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  8. Ju, eu tinha achado que esse livro ia ser "a salvação", sabe? Eu geralmente gosto de livros com listas, metas, caminhos tortos e com mensagens subliminares que me façam feliz e até mostre meu lado "culto".. Essa é a segunda resenha que eu li do livro e a vontade de ler cada dia mais desanima.... ;x

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)