terça-feira, novembro 12, 2013

Opinando!!! Inveja Literária


Dizem que a inveja é um dos sete pecados capitais. Será mesmo? E quando ela vem acompanhada de admiração. Quer dizer, isso é possível? Não sei!!! Só sei que eu tenho inveja. Ela chega de mansinho assim que viro a última página. Começo a sentir aquela sensação de que o mundo é cruel e que eu deveria ter escrito aquele livro, ter tido aquela ideia e desenvolvido aquela história.

A última vez que senti isso foi ao terminar de ler Easy, uma história simples e apaixonante. Obviamente isso não ocorre sempre, apenas quando pego um daqueles livros que me arrebatam e me transportam para outro lugar. Geralmente Júlio Verne é craque em me causar inveja, mas o que podemos dizer de Markus Zusak e sua Menina que Roubava Livros? Isso tudo me faz pensar o quanto a simplicidade nas palavras e na narrativa me chamam atenção.

Um dos sintomas mais correntes da inveja literária é quando você tem a ideia e lhe falta a capacidade de colocar tudo no papel da forma que gostaria, assim como os autores que admira. Imagina você se aquela história que está sendo criada em sua cabeça fosse parar nas páginas de um livro e ainda por cima brilhantemente escrita? 

Não estou falando de inveja de sucesso, e sim de ter boas ideias. Sabe aquela coisa de "Quero ser igual a ele quando crescer?" é disso que eu estou falando. Então que tal chamarmos de admiração, tudo fica mais fácil assim, mais cordial e creio que vocês ficarão menos assustados com esses "sentimentos". E vocês já tiveram inveja literária? Conte-me mais!!!

14 comentários:

  1. Fiquei com inveja (ops) admirado com seu post! rs. Eu já tive esse sentimento mas nunca levei como inveja, mas sim com essa 'admiração' que você citou. É legal saber como outros blogueiros sentem-se ao terminar um livro, começar, etc. Você fez um post bem legal, mesmo!

    Um autor que já tive admiração, foi John Green, ele é muito 10! Green é tudo de bom, gosto da escrita dele, dos livros, das personagens, quem não gostaria de escrever um livros e ficar conhecido mundialmente? (Como 'A culpa...", principalmente). Não é pelo seu jeito nerd, não. Mas, acho que quero ser um pouco como o John Green quando "crescer".

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois eh! jah eu confesso, sinto muita "inveja literária" exatamente pelos motivos citados! Chego a pensar que se conseguisse passar as ideias pro papel assim como me vem na cabeça, seria escritor(a), mas não funciona desse jeito. Gostei da ideia de "admiração" pois explica perfeitamente o sentimento de "quando eu crescer quero ser igual a ele" afinal é isso mesmo! Já imaginou uma ideia minha genialmente escrita por Machado de Assis.... sonho

    ResponderExcluir
  3. Confesso, isso também acontece comigo. Sempre que leio alguma sinopse arrebatadora, fico pensando em como aquilo foi possível. Fico meio paralisado e imaginando se existe alguma fórmula ou receita para chegar às grandes ideias. Já tive várias, no entanto, mas é realmente o que você falou. Por mais que eu cresça essa faísca criativa, nunca vai ser bom o suficiente - é o que sempre acho. Mas prefiro acreditar que esse sentimento seja algo normal do ser humano. Não a inveja destrutiva, mas a inveja admirativa, como você colocou.

    Att
    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho bem separado os conceitos de inveja e admiração.
    Pelo que parece, vc tem admiração dos autores que lê.

    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. As vezes me dá uma invejinha sim, não vou mentir... Você termina AQUELE livro e no final você putz... rs E isso leva a admiração de um autor, livro, enfim... Sobre escrever, eu tenho bloqueio legal na hora de fazê-lo. As vezes deito na cama antes de dormir, me vem ideias, textos prontos. Mas quando vou pro papel, é incrível... some, evapora da mente. :/ Por isso que admiro demais esses autores e por eles nutro essa "inveja literária" por que não é fácil colocar tudo tão perfeito e gostoso de serem lidos em um livro. É um dom! kk ^^

    ResponderExcluir
  6. Ju, a palavra é feia? Sim, mas quer saber? Eu sinto inveja mesmo e não é branca, azul e sim a cor que ela foi feita e pronto! kkkkk Inveja literária? História? Eu tenho pela Ward, o que é isso, mãe? Quero viver e me inserir como companheira de um guerreiro em especial, quero abraçar o Adrian e falar que ele ñ ta sozinho nessa luta. Diana Peterfreund? O que dizer da sociedade? Preciso fazer parte da Rosa&Túmulo!
    Agora falando em leitura atual, eu tô amando a história da Carina Rissi! Perdida... eu queria me perder nesse século XIX. kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahua para mim não existe essa de inveja de outra cor, ou é inveja ou é admiração kkkkk se bem que ao mesmo tempo que sinto inveja por esses autores eu tbm os invejo, acho que foi por isso que minha postagem ficou confusa. HUahuahuahua Desde que vc faça o Adrian convencer o Dimka a ficar comigo não haverá problema nenhum em vc o consolá-lo. Já ouvi falar de Perdida, dizem que é legal, os outros que vc citou tbm conheço, mas não chamam muito minha atenção rsrsrrs. :) Respondido senhora Possessiva!

      Excluir
  7. Ju, já que o nosso livro favorito é A Menina que Roubava Livros, eu posso dizer que, quando terminei de lê-lo, a primeira coisa que me veio foi COMO EU NÃO LI ISSO ANTES? Senti uma vergonha e uma felicidade tão grandes! Eu tinha comprado o livro em 2007 e ele passou 4 anos na minha estante antes de eu ter coragem e pensar: Vamos ver o que ele tem de bom aí. :) E me apaixonei perdidamente, pela história, pelo autor, por tudo. Tanto que não me canso de agradecer ao Markus PRA SEMPRE porque ele escreveu o melhor livro do mundo. O segundo do meu coração é John Green, justamente porque: li o comentário de um certo autor na capa e resolvi me aventurar na odisseia de Hazel e Gus. Realmente, não é inveja, e sim, admiração. Ah, como eu gostaria de escrever um romance como esses dois...

    Beijos!

    litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju! Como vai?
    Bem... confesso que tenho inveja literária, entretanto não é sempre; muito raramente, na verdade. Às vezes eu me pergunto se o nome do autor está errado, porque o meu deveria estar lá. Pior é quando alguém escreve um livro e sua ideia era a mesma. Ah, que ódio! Já aconteceu isso comigo e eu tive vontade de morrer. Também, nessa época, deixei de ter "ideias inovadoras" e abandonei meu mundo da escrita; ainda estou com um pé atrás para voltar totalmente, mas faço o que posso.
    Amei seu texto!
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tenho direto, não vou mentir!!!! Rsrsrs
    Sempre me pego pensando em como seria legal se eu tivesse tido aquela ideia, o talento e a coragem de colocar tudo no papel e dar minha cara à tapa. Mas, no meu caso, é questão de admiração mesmo, ou aquele tipo de inveja que não faz mal.
    Te entendo completamente!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Eu sinto tanto isso. Cada livro que eu termino, quando fecho e olho a capa, sussurro para eu mesma "genial!". E olha que muitas vezes tenho umas crises de muitas ideias, mas quando passo pro papel fica tão ruim que eu acabo desanimando.
    Não chamaria isso de inveja, é apenas uma admiração que lhe faz se sentir mais impotente e fracassada por não conseguir fazer o mesmo :/

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita admiração, todos os livros que eu gosto e que me tocam me fazem refletir sobre como um indivíduo conseguiu levar uma ideia as vezes simples e desenvolvê-la genialmente, tenho muito isso com músicas também.
    E sobre ter uma ideia e depois ver que outro alguém teve a mesma e que a desenvolveu muito bem deve ser frustrante, acredite ou não eu tenho um casal de amigos que começou a escrever uma estória sobre um anjo caído e um tempo depois minha amiga comentou que havia visto que um livro, bem ao estilo daquele que ela estava escrevendo iria ser lançado, estou falando da série hush hush da Becca Fitzpatrick, isso realmente deve ser frustrante, não?

    ResponderExcluir
  12. Sim, já tive isso mas isso faz com que eu adore cada vez mais os autores, eu fico pensando "nossa, como ele conseguiu escrever isso" e depois "como eu não consegui escrever isso" dai eu vejo que o escritor (a) é brilhante. Não tenho muita capacidade de criar histórias então isso não acontece muito frequentemente.

    ResponderExcluir
  13. Parando agora para pensar, creio que nunca tive inveja de uma história. Se tive, no passado, ela se transformou em admiração.
    Mas essa inveja (ou "admiração") fica tão gravado em nós que quando decidimos escrever um livro acabamos recriando uma cena de um livro que gostamos bastante.
    Ideias 100% originais não existem. Aceitem esse fato.
    Gostei bastante do seu post. Bem diferente e gostoso de se ler e isso é um diferencial na blogsfera literária, Ju. Parabéns pela idéia. Acho que estou ficando com inveja. Rsrsrrs... Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)