quarta-feira, outubro 02, 2013

Resenha: Os Livros de Esteros - Ademir Alves

Os Livros de Esteros
Autora: 
Ademir Alves
Editora Selo Jovem
Páginas: 200

Sinopse: Nasce um universo, e também um mal. A humanidade surge em paz e o criador cuida muito bem das suas "criaturas". Fatalmente o mundo precisou ser destruído, uma nova nação renasce dando origem aos seres mortais. Os mortais são um legado dado aos deuses, para que seja cultivado e viva em paz. A história começa após a discórdia que deu origem ao Big-Bang. Vamcast, um elfo de origens brancas, se mostra um rapaz tentado ao poder, e atrai o mal para a sua vida se tornando um garoto assassino. Seu irmão caçula se torna a única esperança do mundo. Ele terá que matar o seu próprio irmão em combate, e só assim libertar o seu mundo fadado à destruição.
Em um primeiro momento somos apresentados à mitologia da narrativa, o autor nos conta sobre a origem da vida no universo que criou para depois nos apresentar seu narrador personagem. Salazar nos conta a história da família Destrus e de como o filho mais velho veio a tornar-se uma criatura maléfica e sem piedade. Para sermos introduzidos na história de Vamcast acompanhamos sua vida desde o seu treinamento de luta e magia até sua ascensão como Príncipe Negro. Vamcast antes mesmo de tornar-se uma pessoa cruel já demonstrava ter algum desvio de caráter. Invejoso e ciumento ele acaba sendo conduzido à um caminho sem volta, no decorre da narrativa o elfo branco tornar-se-á irreconhecível, e junto de seus soldados orcs e outras criaturas irá dominar as civilizações de Esteros.

Confesso que foi muito difícil terminar este livro. Em um primeiro momento quando o vi na programação de lançamentos da Editora Selo Jovem fiquei até animada, pois não é nenhum segredo que sou fã de literatura fantástica, e quando ganhei o livro em um sorteio entre blogueiros parceiros a animação foi a level 1000. Caindo por terra assim que comecei a ler. Antes de mais nada acho válido ressaltar que para escrever um livro não adianta apenas ter uma boa história se você não trabalhar sua técnica de escrita e não souber o básico sobre ortografia e gramática é melhor nem se arriscar.

Nesta narrativa me deparei com uma diagramação muito mal feita, o texto sem qualquer revisão e com uma técnica de escrita que não faria inveja à muita gente. Como já disse várias vezes não sou nenhuma grande conhecedora e entusiasta em questões de ortografia e gramática, mas acredito que ao menos o básico eu sei e posso dizer a vocês que esse livro contém tantos erros que chega a ser muito fácil desistir dele logo nas primeiras páginas. Depois de um tempo você simplesmente não se liga na narrativa porque os erros conseguem chamar mais a atenção. Mas para não ser tão cruel com o autor acredito que o trabalho da editora teve grande influência nesse quesito. Que tipo de Editora não revisa os livros antes de lançar? Não tem um mínimo de cuidado com a diagramação? faz um trabalho totalmente descuidado desse? Não acho possível, na verdade acho uma grande falta de profissionalismo.

Os personagens não chegam a cativar, tanto os diálogos quanto as descrições foram muito mal escritos e em nenhum momento o livro chega a te prender. A história depois de algumas páginas torna-se previsível e o enredo gira em torno de apenas um conflito o que não trás grandes surpresas. Talvez Vamcast tenha de alguma forma me conquistado um pouco como personagem, mas é apenas por causa de sua determinação e não pelo que o ator fez do personagem.

Por ser um livro de fantasia eu acreditava poder encontrar muita ação e nesse quesito o autor não deixou a desejar, mas o problema é que tudo é descrito tão rápido e com uma falta absurda de detalhes que nada realmente me chamou a atenção. Para ser bem sincera eu estou até com vergonha de fazer esta resenha, nunca pensei que pudesse falar tão mal de um livro aqui no blog, mas tenho o compromisso de ser sincera com vocês e este realmente não me agradou em nada. Ah para não dizer que tudo é ruim posso falar que gostei da capa, tirando o fato de que na contra capa há alguns erros de digitação também.

Uma bela capa não faz um bom livro!


Quotes do Livro:
OBS: Peguei os quotes de outros blogs porque sinceramente não consegui destacar nada.

''A sua espada estava escura e quente, uma aura negra estava sobre suas mãos e braços. Não aguentando o peso da arma, soltou-a no chão. Pois não aguentou tamanha energia maligna que se formara ali na palma de sua mão."

"Nesse meio tempo um vulto cruza a mata com uma velocidade imaginável, rapidamente vem sobre Vamcast, o garoto sente a sua cabeça girar, os olhos ficam negros e um pequeno feixe amarelado se forma sobre o centro do seu olhar."


16 comentários:

  1. Chega a dar dó de ver uma história com potencial se tornando só mais uma obra mal escrita e revisada. Você tem toda razão ao dizer que não adianta ter a ideia, mas não a técnica. Parece que tem gente que acha que é só sentar e escrever (não sei se é o caso), que não precisa correr atrás de conhecimento e prática. Mas a culpa não é toda do autor, penso eu, como a editora publica alguma coisa sem revisar (erro de ortografia é muito TENSO!).
    Não pretendo ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito triste quando isso acontece!
    Espero que outras leituras melhores compensem essa!

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Nossa, primeiro muito legal sua sinceridade.... e segundo, que pena mesmo, mas assim eles são vão perder mais leitores não é mesmo??
    Eu gosto de elfos e orcs, achei que iria gostar de ler... mas sem nem ao menos tomarem o cuidado com ortografias dá um nó no peito! Principalmente porque temos algumas opções bem melhores para ler... então vamos acabar deixando este de lado mesmo!

    bjos e como ja foi dito acima... que melhores leituras venham e compensem....
    =)

    ResponderExcluir
  4. De cara eu já não gostei da sinopse. Aí lendo a resenha fui achando pior do que pensei inicialmente, até ser surpreendida pelo único ratinho dado ao livro hauhauhauahuahua acho q nunca vi um só ratinho por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Eu tô com a Fran, acho que nesses 2~3 meses de resenhas eu não vi um ratinho solitário, porque até Infinda que você ñ gostou teve 2 ou , né? kkkk
    Como comentei no tt mais cedo é raro você ñ colocar quotes tocantes e tal, dai nesse você teve que coletar de outros lugares, por**, que coisa ruim. o.O

    ResponderExcluir
  6. Nossa uma pena que o livro seja assim tão ruim :S
    Mas valeu pela sinceridade *-*

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá! Como vai?
    "Os Livros de Esteros" me chamou muita atenção, mas, depois que você disse dos erros de ortografia, não tenho vontade alguma de ler. Às vezes a culpa nem é do autor, e sim da editora. Aconteceu o mesmo com minha amiga, seu livro saiu com vários erros de digitação; era como se ela não tivesse escrito o livro. A editora mudara tudo e, os que leram, acharam um péssimo livro. Depois ela teve que falar com eles e tal, então estão relançando. Enfim, sua resenha foi muito boa pela sinceridade; normalmente eu evito fazer resenha de livros que não gosto, pois acho que criticaria muito, hahah.
    Apesar de tudo, sua resenha ficou engraçada na frase "Ah para não dizer que tudo é ruim posso falar que gostei da capa, tirando o fato de que na contra capa há alguns erros de digitação também", até porque prefiro rir a chorar.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É horrível quando um livro nos decepciona assim.
    Para ser sincera eu me entusiasmei com esse livro por causa da capa que é muito linda!! depois de ler a resenha até perdi a vontade de ler...

    ResponderExcluir
  9. Nossa, não dá nem vontade de ler, devia ter mesmo mais profissionalismo.
    Bem, mas devo concordar com a Thaynara, a capa é linda mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Essa foi a resenha mais negativa que eu li até o dia de hoje. É impressionante a sucessão de erros grotescos que você listou em relação a esse livro. Errinhos de digitação, e pouquíssimos de ortografia e gramática são até perdoáveis, mas chegar ao ponto de, logo nas primeiras páginas, deixar o leitor incomodado ao ponto de pensar em desistir da leitura, é imperdoável. E o que falar de erros na contracapa?!?! É o fim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros de fantasia, no entanto esse não me interessou nem um pouco. Parece ser uma história bem cansativa.
    Realmente, como é possível uma editora deixar passar tantos erros? É imperdoável, e uma falta de respeito com os leitores, pois mostra a falta de profissionalismo e dedicação, pois na minha opinião uma boa editora tem que estar atenta em todas as etapas do livro, nos mínimos detalhes.

    Obs: Adoro suas resenhas, sempre valorizando a sinceridade sem se preocupar com o que as editoras acham.

    ResponderExcluir
  12. Ei, li esse livro e gostei muito. achei a resenha muito estranha, parece que foi copiada de outro blog que achei, tem os mesmos cotes e até a mesma opinião. ler para ver erros não é legal, então nem leia porque sua resenha fica boiando quando sair novas edições. tb vc não falou nada sobre a história ou acontecimentos assim fica difícil entender os pontos que não agradou, se foi erros ou o livro num todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Maria eu aceitei seu comentário pq todos tem direito a opinião, mas uma coisa que não posso aceitar é que diga que eu copiei a resenha de alguém. Procuro ser sincera em todas as resenhas que faço e sinceramente para mim o livro realmente não acrescentou nada, os erros foram tão gritantes que nem ao menos deu para prestar maior atenção ao que eu estava lendo. Quanto as suas críticas elas são muito bem vindas, e para que vc não se enfureça mais deixo claro que já conversei com o autor e ele disse que uma nova versão do livro está para ser impressa e o mesmo irá me mandar para que eu faça uma nova avaliação. Antes de terminar gostaria que você, por favor, me passasse o link do tal blog que você alega que plagiei, eu tenho certeza que não fiz isso. Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Só mais uma coisa, se você reparar bem eu mesma fiz uma observação nos "Quotes" dizendo que eu não consegui destacar nada, por isso acabei retirando os de outros blogs!

      Excluir
  13. jura que o livro é ruim assim? esse é simplesmente o melhor nacional de fantasia que eu li ate hj, e não conseguir destacar nd nesse livro é impossível!

    acho que falar mal de livros bons virou moda para atrais leitores, só pode!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Marcos acredito que cada um tem direito a uma opinião, não é recorrente eu ter este tipo de opinião sobre um livro, então antes de me julgar talvez deva conhecer o meu trabalho. E para sua informação eu mesma já conversei com o autor sobre o caso. Respeito o fato de vocês ter no gostado, no entanto isto não muda o fato de que o livro não foi legal para mim!

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)