terça-feira, setembro 10, 2013

Resenha: Stravaganza #2 - A Cidade das Estrelas

Stravaganza - A Cidade das Estrelas
Autora: Mary Hoffman
Editora ID: 
Twitter | Site | Facebook

Sinopse: Neste, que é segundo volume da série Stravaganza, acompanhamos a história de Geórgia, uma garota tímida do século XXI e apaixonada por cavalos que, com a ajuda de uma estatueta de cavalo alado, é transportada para outro plano, em Rêmora, no século XVI. Lá ela rencontrará Lucien, a quem já conhecia de Londres e por quem tinha uma "queda", e se verá em um impasse para salvar um di Chimici, membro da família mais poderosa e temida de Tália. Além disso, Geórgia chega em meio aos preparativos para a corrida de cavalos mais tradicional daquele país, a Stellata, na qual ela nem imagina, mas terá um papel fundamental...
Geórgia é uma jovem tímida que cresceu no século XXI, atormentada pelo enteado da mãe, Russel, ela se cala e tenta o máximo possível manter-se à distância, não se liga em moda e o único garoto que um dia lhe interessou está literalmente fora de seu alcance. Sua grande paixão são os cavalos, a jovem paga suas próprias aulas de equitação e para isso precisa economizar bastante, mas ao se deparar com um pequeno bibelô ela tem certeza que precisa comprá-lo. Com o dinheiro em mãos Geógia adquire o pequeno cavalo alado e descobre que através dele ela pode stravagar para Rêmora, uma cidade em Tália, no século XVI. Grandes aventuras estão por vir, velhos amigos para reencontrar, mas qual será a missão que fez com que ela fosse escolhida para ser a mais nova Stravagante desse mundo?

As viagens à Tália são para Geórgia uma forma de escapar das tristezas e incertezas do século XXI. Em
Rêmora a adolescente conhece um novo mundo. Lá ela precisa se disfarçar de garoto e é conhecida como Georgio, isso porque ser uma Stravagante no república dos Di Chimici é extremamente perigoso. No entanto, ela e seus amigos acabam conhecendo dois jovens oriundos desta poderosa família. Gaetano, um rapaz não muito belo mas que tem um coração enorme, o que contrasta com a personalidade de sua família e também Falco, uma pobre criança de 13 anos que teve toda sua vida modificada após um acidente que o deixou com sérios problemas de locomoção. A amizade da jovem stravagante com tais garotos me deixou bastante apreensiva durante a leitura. Quem leu Cidade das Máscaras (Resenha aqui), sabe que os Di Chimici não são em sua maioria pessoas confiáveis, estão sempre envolvidos nos planos sórdidos e almejam o poder acima de tudo.

Em meio a tudo isso nasce em Rêmora uma égua especial. Graúna possui asas e segundo as superstições dos moradores de Rêmora ela traz consigo a boa sorte para o duodécimo em que nasceu. Não vou entrar em detalhes sobre a competição de corrida de cavalos, conhecida como Stellata, porque eu mesma fiquei um pouco confusa com relação a tantas descrições e regras, mas isto é uma parte importante de toda narrativa, o que posso adiantar é que com o decorrer da leitura tudo vai se encaixando e é possível acompanhar de forma a não se perder. Quanto ao resto da narrativa achei um pouco lenta, a autora demora vários capítulos para descrever os fatos e boa parte da leitura é gasta enquanto vamos nos acostumando com esse novo mundo e suas complicadas regras.

Só para constar devo ressaltar que o livro é narrado em terceira pessoa. Uma coisa que me incomodou bastante na leitura foi a revisão, encontrei vários erros, felizmente nada que atrapalhe absurdamente no decorrer da narrativa. Também achei chato a transcrição do sotaque de William Deathridge, este é um ponto ao qual Luciano sempre nos deixou ciente no livro anterior, mas é meio chato você ler à transcrição literal no livro. Mais uma vez posso dizer que Mary Hoffman não deixou a desejar, chegando ao final do livro você tem uma leve noção de que a história é boa e o fechamento de todos os pontos muito bem feito.

Isso pode parecer contraditório levando-se em consideração os pontos negativos que destaquei, mas gosto bastante da narrativa da autora e Stravaganza A Cidade das Estrelas foi mais um livro encantador escrito por ela. O que pode ter atrapalhado um pouco a minha leitura é que eu acabara de começar a me recuperar de uma depressão literária, mas do mais eu indico a todos que gostam de uma boa fantasia. Stravaganza vai te transportar para outro mundo sem dúvida nenhuma.



Quotes do Livro:


"O cavalo alado estava coberto por uma camada fina de poeira."

"Geórgia adormeceu com a miniatura do cavalo alado, desejando poder encontrar um lugar onde cavalos tivessem asas, onde ela pudesse voar e escapar dos seus problemas para sempre."

"A viagem pode ser feita em ambas as direções, mas o talismã, o instrumento que ajuda o Stravagante a fazer sua jornada, tem que provir do mundo que não é do próprio Stravagante."

16 comentários:

  1. Gostei dos quotes!
    pena não poder dar muito a minha opinião pois não li o anterior :/
    Mas tenho vontade! :)
    Beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi são histórias independentes, então não precisa necessariamente ler o 1 para se ler o 2! Apesar da proposta diferente e interessante de cada livro eu não cheguei a me interessar o suficiente para pagar o que a ID cobra pelos seus livros, infelizmente é muito :/

    ResponderExcluir
  3. Pelo que entendi são histórias diferentes então apesar de ser uma série não precisa ler todos nem em ordem né?! Bom, apesar de ter gostado da premissa e da proposta eu não fiquei com vontade o suficiente para gastar o dinheiro que a ID cobra pelos seus livros nele. Afinal todos da ID são muito caros e NUNCA tem promoção :/

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro é linda, adorei. Em comparação com a capa do primeiro livro da série, dá um banho! rs Li algumas partes da resenha, que me deixaram bastante curiosa. Gostei da égua, Graúna, que tem asas. Que creio eu, é a da capa. Fiquei mais curiosa pra conhecer a série pelos pontos dessa resenha, do que o do primeiro livro. Pena que a narrativa é um pouco lenta. :s Se tiver oportunidade - r$r$ - , lerei. kkk

    ResponderExcluir
  5. Li a sinopse e um pouco da resenha, já tinha gostado do primeiro livro e agora então *oo* a capa é linda, as duas são c;

    ResponderExcluir
  6. Apesar da capa bonita, a história não me interessou. E confesso que os muitos erros de revisão são intoleráveis para uma editora de respeito, e isso me deixa com ainda menos vontade de ler os livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olha serei bem franca, mesmo tendo gostado da sua resenha, ese livro não me interessou. Não somente pela história, mas tambpem em sabe dos erros de revisão que as vezes nos deixam perdidas e se torna cansativo ler algumas partes por causa disso.

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  8. Oi... eu li o primeiro livro... e gostei, mas não muitoooo e não tinha vontade de ler esse não.
    Mesmo depois da sua resenha, acho que não vou arriscar, achei meio cansativa a narrativa do cidade das mascaras, e assim, mesmo sendo fantasia e tal, não consegui tipo "acreditar" na historia! Faltou alguma coisa p mim. E acho que cidade das estrelas vai ser mais ou menos igual com cavalinhos, e adolescentes indo para lá e p cá stravagando rsrrsr

    bjosss

    bjoo

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive oportunidade de ler o anterior mas é uma série que me chama muito a atenção, acho diferente, além de se tratar de fantasia, que eu gosto muito! Esses problemas de revisão têm estado cada vez mais presentes e pelo menos, já é uma vantagem quando eles não atrapalham o andamento da leitura.

    ResponderExcluir
  10. Ju, acho que você devia colocar o link da resenha do primeiro livro mesmo que a história seja independente!
    Você pode me dizer se durante a competição tem cenas de maus tratos?(Ok, sua amiga é estranha demais.. u.u)
    Porque eu sou uma pessoa chorona e quando vejo cenas assim fico totalmente perdida. ;/

    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi oi Yaya, já coloquei o link na resenha depois da sua sugestão, não é completamente independente pq aparecem alguns personagens do livro anterior, mas dá para ler tranquilamente sem ter lido o outro, Exceto pq vc vai pegar algum spoiler. Não tem cena d maus tratos não, muito pelo contrário, pode ler sossegada :)

      Excluir
  11. Pela resenha eu gostei da história, me interessou... já ver erros de revisão em um livro é muito frustrante. Às vezes estou empolgada em uma leitura e daí encontro um (ou vários)... affff, parece que o livro perde grande parte da credibilidade.
    Não conhecia essa série, valeu a dica, Ju! Beijos!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li o primeiro livro, mas gostaria muito de ler, gostei muito da resenha, ela fez com que eu me sentisse bem empolgada em relação a mais esta série. Eu particularmente amo cavalos, porém morro de medo deles ( meio estranho né???)! Fiquei muito triste em saber que a revisão do livro não é lá essa coisas, espero que a história supere este problema... Não gostei muito do quotes, mas o que mais me chamou atenção foi o 2°!!!

    ResponderExcluir
  13. Odeio quando pego um livro pra ler e encontro erros de revisão. Se acho ruim quando encontro um ou dois, imagine vários.
    Enfim, a capa desse livro é encantadora!
    Mas a história não chamou muito a minha atenção, então dificilmente seria um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  14. Não tinha lido nada a respeito desse livro ainda, a capa esta linda, a sua resenha é muito boa,mas me deixou preocupaada com os erros, isso me incomoda.Ele foi classificado como muito bom, então quem sabe vou ler sim.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li o primeiro volume, mas pretendo. Gosto bastante de fantasia, e gostei desse, pois tem cavalos alados e tudo o mais. Já os pontos negativos, realmente é chato demais você pegar um livro e ver alguns erros de revisão. No mais, quero lê-lo, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)