sábado, setembro 28, 2013

Resenha: Os Adoráveis - Sarra Manning

Os adoráveis
Autora: 
Sarra Manning
Editora Novo Conceito
Páginas: 384
Skoob

Sinopse: Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “;Melhor Blog sobre Estilo de Vida”; pelo ¬ e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos...
Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável...
Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane.
Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossu¬ ciente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso.)
Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “;ex”; — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ¬ ficaram pela primeira vez.
Jeane é uma adolescente de 17 anos que conquistou a blogosfera e é tendência entre os Dorks (alguém que pode ser ele mesmo e não se importa com o que os outros pensam). Seu blog Adorkable está se tornando uma marca e lhe rendendo conferências e algum dinheiro. Totalmente independente e com uma família cheia de problemas Jeane vive sozinha em um pequeno apartamento desde que sua irmã se mudou para os E.U.A para fazer residência. Poderia dizer que ela é a aberração da escola, sempre vestida com roupas de segunda mão compradas em brechós e que não combinam nem um pouco, apesar disso ela não se importa com nada e vive sua vida da melhor maneira que pode, isso inclui estar bem longe da realeza escolar. Mas quando Michael Lee a procura para lhe revelar suas suspeitas de que sua namorada e Barney, o namorado de Jeane, estão tendo algo mais do que aulas de tutoria as coisas parecem tomar um rumo inesperado. E bom, Michael Lee beija muito bem, qual o problema nisso, desde que ninguém saiba?
"Jeane vive em Londres e é blogueira, tuiteira, sonhadora, instigadora de sonhos, provocadora, tricoteira e iconoclasta em treinamento" (Pag. 35)
Sabe aquele livro que te amarra na primeira página? Pois é, Os Adoráveis começou exatamente assim. Logo no início já percebemos o tom engraçado que irá acompanhar todo o decorrer da narrativa. Mas depois de algumas poucas páginas eu simplesmente passei a odiar Jeane. Até gostei de toda a filosofia dela de não se importar com os outros e não julgar a forma como as pessoas querem viver sua vida, mas o problema é que ela é a maior julgadora de todo o livro. Achei-a muito irritável e cheia de si. Sem contar sua arrogância. Eu não sei como dizer isso, mas não é como se você não se cativasse pela personagem. Jeane é muito bem construída, ela é chata em sua personalidade seu modo de agir e de não se importar. É algo dela, como aquela vizinha ou colega de sala insuportável, não como se fosse sonsa e não se encaixasse no enredo (Estão me entendendo?). Poderia dizer que eu gostei bastante dela por ter mantido exatamente o seu propósito do inicio ao fim, mas não gostaria de tê-la como amiga nem ferrando.

Alias não só Jeane, mas todas as personagens, desde Michael até os mais secundários foram muito bem construídos. Mas não, eu não me apaixonei por Michael como geralmente acontece quando gosto muito do mocinho, ele só me pareceu um cara legal e cheio de convenções. Totalmente controlado pela mãe e focado em se qualificar brilhantemente para Cambridge. Ah e ele tem duas irmãs mega fofas que quase não aparecem, mas quando deram o ar da graça me fizeram rir um pouco. Duas baixinhas cheias de questões pessoais e constrangedoras. Amei!

Enquanto eu lia cheguei a pensar que o ambiente escolar não tenha sido uma escolha feliz da autora. Pois, os personagens são muito mais maduros do que adolescentes. No entanto, muita coisa que ocorre na história depende exatamente desse clima escolar. No todo o livro não foi dos melhores, gostei da forma como a autora criou os personagens, mas eu realmente não suspirei pelo casal principal. Tudo ali acontece de repente, um beijo que não deveria acontecer seguido de uma série de outros beijos secretos. Jeane e Michael são completamente diferentes tanto em suas personalidades quanto em suas vidas sociais. Sabe aquela blogueira chata? Aquela que se acha a melhor no que faz? Essa é Jeane e tenho certeza que você, assim como eu, conhece várias como ela. Vale ressaltar que é uma narrativa nada previsível.

Achei a capa legalzinha, mas sério não entendi qual foi a da tradução do título. Em inglês o livro chama-se Adorkable que é o nome do blog de Jeane e Os Adoráveis definitivamente não tem nada a ver com a história, desde que Jeane não é nem um pouco adorável. A narrativa é feita em primeira pessoa, alternando entre Jeane e Michael e suas visões diferentes de tudo o que vem acontecendo. Não encontrei erros de revisão, mas talvez eu pudesse não estar tão atenta, a diagramação está perfeita como sempre, nessa parte não há como dizer que o trabalho da Novo Conceito não é bom. Se você procura uma leitura leve e engraçada para passar algumas horas este é um livro que deve cair em suas mãos. Depois me conte o que achou, ok?


Quotes do Livro:

"É óbvio que eram pessoas completamente estúpidas, que não tinham amigos, então iam ao twitter e falavam besteiras com um monte de outros rejeitados sociais que também não tinha nenhum amigo."

"Talvez eu tenha beijado Jeane porque isso a faria calar a boca. Ou aquela poderia ter sido a forma mais fácil de lhe mostrar que eu não era quem ela pensava que eu era, que realmente podia haver algumas profundezas ocultas em mim, no fínal das contas. Mas tenho a terrível sensação de que beijei porque queria."

"Sem ser arrogante nem nada, mas sou praticamente um namorado perfeito de livro. Melhor amigo de livros. Filho perfeito de livros. Eu sou o que as pessoas esperam que eu seja."

"Adorkable era um blog para todas as coisas estranhas, maravilhosas e realmente aleatórias com as quais eu estava envolvida, mas muito rapidamente o Adorkable se tornou uma declaração de missão, minha convocação à luta."

16 comentários:

  1. É a primeira resenha que leio sobre o livro e pelo título e pela capa, nem fazia ideia do que se tratava. Acho que é um daqueles livros para se ler sem compromisso, não é? Se os personagens são bem construídos, já é bom, mas quando o casal principal ou a protagonista não nos gradam ou não têm sintonia com a gente, fica complicado de "adorar" o livro. Mas gostei de saber que o enredo não é previsível porque assim a história não fica tão monótona. Se tiver oportunidade, vou querer ler.

    ResponderExcluir
  2. Eu esperava bem mais desta história, para ser bem sincera. Apesar da construção dos personagens ser boa, não gostei da personalidade deles (pela resenha, porque ainda nem li o livro! rs).
    Realmente personagens que não se importam com os outros são insuportáveis. Uma coisa é você não deixar a opinião alheia influenciar negativamente a sua vida, outra é você ser indiferente ao bem estar do ser humano, não ligar para a pessoa (e não para sua opinião).
    Sei lá, não acho que vou conseguir enxergar o lado da personagem (se é que ela tem um! rs).
    De qualquer forma, não descarto a leitura de forma alguma. Vai que eu tenha uma opinião diferente, nunca se sabe!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não achei o enredo desse livro legal, achei chatinho inclusive. Não gosto da capa também. rs Livros pra passar tempo, eu deixo pra lá. Você falou que é engraçadinho, mas sinceramente achei chatinho demais (ok, já falei isso). Não me ganhou. rs
    Não entrou pra minha listas de que quero ler... só entrou pra lista de que não, não lerei. rs

    ResponderExcluir
  4. Tava gostando da resenha até ver que a protagonista é uma insuportável de marca maior. Sei muito bem como é esse tipo de gente. Já tive "amigas" insuportáveis na sala, e também o que vemos muito na blogosfera literária são "os todos poderosos donos da verdade". Rsrsrs
    Pra mim, fica um pouco difícil torcer pra uma personagem assim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. ah, eu até tava com umas expectativas legais sobre a protagonista, mas elo que vc falou... =/
    mas ainda assim, quero ler o livro.
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. No começo eu fiquei até com vontade de ler mas depois que terminei a resenha...
    Não gostei muito do livro, é meio chato na minha opinião :c e eu não gostei da capa também.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem? Desde que vi o lançamento de Os Adoráveis fiquei curiosa, me passou a imagem de um livro gostosinho e divertido e acho que é mais ou menos isso pelo que você disse na sua resenha. Fiquei um pouco desanimada com alguns pontos negativos do livro que você citou, mas, sinceramente, não esperava nada incrível então ainda pretendo dar uma chance para a leitora. Eu só não gostei nada dessa capa, achei tããão estranha haha Beijos, http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, para ser bem sincera eu também não gostei desse título, achei terrível. Como assim Os Adoráveis?! A capa também não é ruim, mas olhando para ela e lendo o título eu não fiquei com uma boa impressão. A história me pareceu morna pelo que vc narrou, não vi muitos conflitos e algum diferencial. No geral prefiro não ler o livro, não é o tipo de livro em que eu gastaria meu dinheiro em uma livraria, por exemplo.

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhh desanimei. Eu estava louca pra ler este livro e o estava superestimando. Isso prova que não devemos criar muitas expectativas, mas após esta resenha saberei que não deveria ir com sede ao pote. Ainda quero ler o livro, mas deixou de ser uma prioridade na minha lista de compras. principalmente pela descrição da protagonista. Mas achei legal a autora não alterar a personalidade dela ao longo da história.

    ResponderExcluir
  10. Eu comentei que não tinha interesse nesse livro e agora que a Jeane, blogueira do nosso meio(foi o que a menina da NC disse na Bienal kkkkkk e mesmo assim ñ me simpatizei pelo livro), é uma chata e de "adorável" não tem nada, essa vira uma leitura pra passar o tempo se eu ganhar o livro. kkkkkk falo mesmo u.u'
    Eu não gosto tanto assim dessa ideia de "vamos trair nossos namorados porque eles começaram", fica uma coisa tão filmezinho besta. Ah sei lá, Ju, fiquei irritada com a resenha HSUAHSUASHAUSHA E apaixonada pelos quotes.
    Campanha: pela retirada de quotes nas resenhas da Ju!! HSUAHSUASHA É maldade demais com a vontade de comprar e ver a situação do livro com a falta de dinheiro. T____T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaya as vezes eu acho que distoço tudo na minha resenha não é possível kkkkk. A Jeane e o Michael não começam ficar para pagar os exs na mesma moeda, é algo que simplesmente acontece. E realmente esse é um livro para passar o tempo sem grandes expectativas! E não vou dar apoio a essa campanha aí não, os quotes são a coisa mais coerente das minhas resenhas kkkk

      Excluir
    2. O problema não é contigo e sim com a minha má comunicação textual e até verbal. HSUAHSUASHA OI, SOU UM ALIEN! :D
      E pelo que li entendi que eles se pegavam depois que o M chegou e disse "olhae, somos cornos, vamos ficar tbm?" então né.. achei que é uma coisa parecida... u.u

      Excluir
  11. Realmente o título e a capa na minha opinião, não sugerem nada sobre o livro. Acho que esse seria um dos que eu não leria.

    Beijos.
    "Las Vegas", sorteio.

    ResponderExcluir
  12. Não se bem o que pensar, não gostei muito da capa e da sinopse, mas depois de ler a resenha, ate deu uma vontadinha de conhecer um pouco mais a protagonista, mesmo sendo chata, parece ser bem real, gosto de personagens assim, que dá até raiva da personalidade dela....... mas mesmo assim acho o livro em si não me convenceu sabe.....
    mas vlw pela dica

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Bem , acho que não seria mesmo legal ter alguém com uma personalidade tão forte como amiga , mas por outro lado não sei se não acabaria por gostar do jeito único da personagem quando lesse o livro , acho que isso é bem relativo , e eu já meio que me identifiquei com ela meio de cara assim .

    ResponderExcluir
  14. Olá! Como vai?
    Estou querendo muito ler "Os Adoráveis"; pelo que percebi, o título até parece irônico. Não gosto de blogueira metida, acho que não tem nada a ver, e se a Jeane é assim, acho que irei me irritar bastante :S Enfim, sua resenha foi ótima!
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)