quinta-feira, setembro 12, 2013

Resenha + Promoção: Fale! - Laurie Halse Anderson

Fale!
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora Valentina | Facebook | Twitter


Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
O livro nos conta a história de Melinda Sordino, a adolescente acaba de iniciar sua vida no Ensino Médio e entre grupos escolares pré determinados e pessoas cruéis ela vai nos contando seus medos e segredos mais assustadores. Melinda é uma jovem atormentada por algo que, inicialmente, não nos conta, mas que fez com que ela se retraísse e se afastasse até mesmo de seus pais. Depois de ligar para a polícia durante uma festa ilegal ela é ignorada por todos e classificada como estranha, mas será que alguém está disposto a escutar o que ela tem a dizer? E se ela contar, será que irão acreditar? Seu maior tormento agora é que outra pessoa passe pelo mesmo que passou, mas a única que pode impedir algo do tipo é a própria Melinda, ela só precisa falar.
Melinda: "Tem um monstro nas minhas entranhas, posso até ouvi-lo arranhando minhas costelas. Mesmo quando descarto a lembrança,  ela continua comigo, me ferindo."
Fale! é uma história que me tocou de uma forma um tanto quanto perturbadora. Acompanhar o desenvolvimento e desabrochar de Melinda para uma vida adulta me fez pensar em várias coisas que nunca haviam passado pela minha cabeça. Me fez ver que talvez existam milhares de pessoas por aí que passaram pelo mesmo tormento que ela, ou até mesmo por outros e se calam com medo das consequências, por culpa ou até mesmo por medo. Para uma jovem de 13 anos a personagem principal suportou tudo de forma que eu poderia classificar como corajosa, não deve ser fácil ocultar de todos seus maiores medos e tormentos, tentar levar a vida como se nada tivesse acontecido e além disso ser ignorada por quem antes sempre esteve ao seu lado.

Mas com o passar do tempo e desse ano cruel que parece não chegar ao fim vamos vendo a jovem florescer e talvez o maior responsável por isso seja o exigente e introspectivo professor de Artes Plásticas. Esta alias é a única disciplina na qual Melinda está indo bem, seu rendimento escolar decaiu consideravelmente e nada do que os conselho escolar tenha a dizer pode ajudar. Laurie Halse Anderson é uma autora que consegue tratar de assuntos polêmicos de uma forma quase natural, sua narrativa nos coloca diretamente de frente com o problema de Melinda, confesso que chegou a ser perturbador acompanhar o sofrimento da jovem, me senti acuada e abandonada tanto quanto ela.

O livro é narrado em primeira pessoa e é quase impossível não se desligar de tudo o que rodeia Melinda, chegamos a sentir como se ela tivesse contando tudo exatamente para nós. Fale! é uma leitura rápida e envolvente, poderia classifica-la até mesmo como doce se não fosse tão perturbadora. O livro é tão crível e mostra o universo escolar de uma forma tão natural que foi até mesmo adotado como leitura em algumas escolas dos EUA. Ele retrata o Bullyng e suas consequências com um vocabulário jovem. Alias, isso me chamou bastante atenção. A autora faz de Melinda exatamente o que um jovem é, com seus vícios de linguagem e gírias que todos nós já usamos um dia ou iremos usar, sabe "tipo assim" rs.

A diagramação como sempre está perfeita e o trabalho de revisão da Editora não deixa a desejar. A capa que eu já havia achado linda e que muitos dos leitores do blog alegaram não gostar tem tudo a ver com a história, o que torna ela perfeita na minha opinião. Para quem ainda não sabe este livro já foi adaptado para o cinema com o nome O silêncio de Melinda, eu ainda não assisti, mas já li algumas recomendações para que antes leiam o livro, mas esta é uma dica que talvez eu não precisa dar, já que nós leitores estamos cansados de saber disso. Bom, seja você um leitor, um estudante ou um professor, este livro não pode faltar na sua lista de leitura, ele com certeza vai te abrir os olhos para muitas coisas ao seu redor.

Envolvente e perturbador!

Quotes do Livro:

"É uma pena que a gente não possa admitir que nossa vida familiar foi um verdadeiro fracasso, para então vender a casa, dividir a grana e tocar a vida adiante"

" Você ficaria chocada se soubesse quantos adultos estão realmente mortos por dentro, vivendo sem ter ideia de quem são, só esperando que um câncer, um infarto ou um caminhão surja e acabe com eles. É a coisa mais triste que conheço."

"Olho pela janela. Nada de limusines. Nem carruagens, nem coches. Agora que quero mesmo me mandar, ninguém me dá carona."

" Esta parece uma árvore, mas uma árvore normal, comum, cotidiana, monótona. Dê vida a ela. Faça com que se curve: as árvores, ao nascerem, são flexíveis  para não partirem. Coloque marcas, acrescente um galho retorcido, pois não existem árvores perfeitas. Nada é perfeito. As falhas são interessantes. Seja a árvore."

"As plantas são assim. Quando se poda a parte estragada, novos galhos saudáveis voltam a crescer."

E para felicidade geral a Editora Valentina disponibilizou um exemplar do livro para sorteio.Bacanérrimo né?
Boa Sorte à todos!


40 comentários:

  1. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas talvez, TALVEZ eu tenha ficado com um pouco de vontade de lê-lo.
    Você me fez ter uma visão 'diferente' sobre o livro e foi mais a fundo na sua resenha. E fiquei interessada pelas coisas que Melinda gostaria de falar, não sei.

    Ps: eu também sou parte da galera que não gosta dessa capa.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem? Tenho visto comentários super positivos sobre Fale! e a sua resenha conseguiu me deixar ainda mais ansiosa pela leitura. Parece ser uma estória bonita e intensa, louca para ter ele nas minhas mãos. Beijos,
    http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ju quando eu vi esse livro confesso não me interessei, não foi algo que me abalou, que me deixou doente pra ler, lendo a resenha eu percebi traços na Melinda que atraem, esse ar de viver demais mesmo sendo jovem, sem falar nesse temor da aceitação e da vida madura. creio que pode ser um livro muito interessante e ao mesmo tempo muito reflexivo!

    ResponderExcluir
  4. Oie....

    Nossa, estou bem animada para ler logo esse livro! Eu gostei da capa tbem!
    Essa protagonista deve ser muito boa mesmo, gosto muito quando a personagem cresce, amadurece, e encara seus medos (ela consegue né?)
    Pelo que consegui entender tbem, a historia é forte mas contada de uma maneira gostosa de se ler, concordo muito que são livros assim que as escolas devem adotar, nessa fase da adolescência, toda a ajuda é bem vinda, e assim deve ser mais fácil perceber que em muitos acontecimentos da vida, não podemos ficar caladas, devemos ser ouvidas!!
    Fiquei com medo de me sentir acuada e abandonada como vc se sentiu... principalmente quando é narrado em primeira pessoa, e o autor é bom, eu tbem me transporto para a historia. Fiquei assim qdo li garotas de vidro. Eu sofri pacas, mas adorei (não adorei sofrer, adorei a historia, rsrsr )!!!!

    bjo Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, é bem intenso mesmo, sobre Garotas de Vidro eu não consegui evoluir na leitura, acabei desistindo e depois não tinha mais o livro. Espero poder ler um dia, quem sabe :?

      Excluir
    2. tenta mesmo, eu gostei! Acho que vale a pena!!!! bjos

      Excluir
  5. Oi Juh, não conhecia esse livro ainda mas a tua resenha me deixou bastante curiosa para saber o que a Melinda quer falar. Já coloquei ele na minha lista de leitura.

    Beijos
    Books and Movies
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o filme anos atrás e adorei a história. É realmente marcante e envolvente, além de bem tensa. Não queria ler o livro, por conhecer a história, mas pelas resenhas acho que vale muito a pena. Deve ser ainda mais completo e introspectivo.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nem sabia da existência do filme! rs O livro parece ser envolvente e bem intenso né? Já estava com uma vontade de lê-lo, agora então... E estou contigo, Ju! Sempre achei essa capa bonita! E que ótimo que tem haver com o livro, fico mais entusiasmada ainda pra ter esse livro. Gostei dos quotes! ^^ Eu li em algum lugar, algum comentário, do que se trata esse tormento que ela guarda. =x Mas no fim das contas, fiquei mais curiosa ainda. rs

    ResponderExcluir
  8. Ultimamente tenho visto bastante resenhas do livro e nem sabia que tinha filme. Estou bem curiosa pela leitura, sua resenha me despertou mais curiosidade ainda, espero ter oportunidade de ler haha
    Beijo.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu li a sinopse de Fale! acho que no blog Brincando com livros e achei interessante de uma forma que ou eu ia gostar ou eu ia ficar traumatizada. ;x
    A sua resenha só aumentou a vontade de ler a obra e eu sou do time que não ligou taaaaaaanto assim pra capa. xD
    Da Valentina eu leria Fale! numa boa, agora Passarinha não me conquistou. =/ Você já leu?
    Quer parar de colocar quotes?u.u
    Obrigada. <3

    ResponderExcluir
  10. ADOREI esse livro também! Já tinha gostado de Garotas de Vidro, mas esse supera. Gosto muito de livros que tem uma mensagem, que tu sai da leitura com mais informações, com mais entendimento sobre o problema dos outros...
    Ainda não vi o filme, mas fiquei curiosa para conhecer. Só que no trailer eles já largar o belo spoiler sobre o que é o "fato" ocorrido. Bem coisa de filme mesmo :p
    E eu sou uma das que amou a capa. Acho que é a mais bonita entre as lançadas, as outras tem uma cara muito deprê. Apesar do assunto ser bem triste, a forma como a Melinda narra faz ele ficar tão simples. Acho que a capa ficou excelente!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Puxa, este livro parece muito bom! *-* Não vejo a hora de poder lê-lo também...
    Acho interessante essa abordagem do bullying, já que isto é tão "comum" nos dias de hoje... fiquei curiosa também com o filme, vou procurar para assistir!
    Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!

    Esse livro parece ser muito forte! Adoro quando o autor, nos transporta para o mundo que ele criou!

    Quero saber nos mínimos detalhes pelo que Melinda passou e como foi o desenrolar até o final do livro!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  13. Eu assisti o filme durante a febre de Crepúsculo, pois queria ver os outros filmes dos atores. Não lembro ao certo como descobri sobre O silêncio de Melinda, mas tenho até hoje as cenas em minha cabeça. Não gosto da Stewart como atriz, isso é fato, mas ela estava espetacular como Melinda Sordino. Chorei no filme e chorei no livro, acredito que por causa da frequência com que acontece o que a personagem passou. Achei linda a capa e acredito que quem não gostou não deve conhecer o motivo pelo qual ela ficou perfeita na obra. Comecei a chorar já com o poema de abertura do livro, incrível como esse livro ajudou tantas pessoas. Adorei a resenha Ju, você conseguiu colocar em palavras tudo o que eu senti com a leitura e não consegui escrever em minha resenha rs.

    ResponderExcluir
  14. Eu não sabia que o livro já havia sido adaptado para o cinema. Quando li sua resenha tive a impressão de que a história é perturbadora, acho que você usou a palavra correta para definir. Não sei se nesse momento eu encararia essa história, até porque estou numa fase mais "light" e sem querer encarar textos com dramas mais profundos. Mas não posso negar que deve ser uma grande história.

    ResponderExcluir
  15. Sei como é, acabei de ler Os 13 porquês e entendo perfeitamente como um livro pode ser perturbador, perturbador ao extremo e envolvente. Eu vou ser sincera, sou um desses leitores que não gostou da capa, não acho que seja uma capa adequada para um livro com uma protagonista adolescente, inclusive se visse em uma livraria ia achar que era auto ajuda. Cheguei a comentar aqui mesmo que não queria ler, acho que foi aqui, mas depois de ler mais a respeito fiquei com vontade de conferir a trama. Continuo sem gostar da capa, mas reparei que a edição de quase todos os países tem uma árvore na capa, então deve ser bem por aí mesmo né, mas vamos ver.

    ResponderExcluir
  16. Essa resenha me deixou muito curiosa, por incrível que pareça eu gosto de livros desse jeito, vou procurar o filme mas com certeza vou ler esse livro e eu achei a capa linda.

    ResponderExcluir
  17. Oi Juh, eu gostei bastante do filme, apesar de ser com a Kristen, e ouso dizer que foi a única atuação dela que realmente me comprou. O livro me intrigou pelo que você falou, então fiquei com vontade de ler. Apesar de achar que vou me martirizar MUITO enquanto o estiver lendo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Ju vi o filme com a Kristen (eu amo essa menina <3 ) faz um bom tempo e amei, achei ele lindo e perturbador como essa menina sofre sem que ninguém note...
    Como sabemos livros sempre são mehores então quero muito ler o livro agora!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, ela mandou todo mundo pra cadeira na festinha da escola ? o.o Eu acho que ja comecei a me interessar só por ter lido essa parte, e depois a resenha me fascinou! é um pouco triste, já que não parece nada facil a vida dessa menina, mas eu fico pensando na luta dela, então me interesso pra caramba! Curti bastante o livro e quero lê-lo!

    ResponderExcluir
  20. A autora não tem medo de assuntos espinhosos e seus livros deveriam ser lidos não só prlos jovens mas também por seus pais. É importante gerar um debate sobre esses assuntos, sobre as dificuldades pelas quais um adolescente pode vir a enfrentar, ninguém deveria passar por certas situações sózinho.

    ResponderExcluir
  21. Que resenha surpreendente, confesso que julguei o livro pela capa, eu sinceramente não daria nada por este livro, porém depois de ter lido a resenha fiquei encantada e bem curiosa em relação a história que parece ser bem intensa! O interessante é que o livro trata de um tema que está de certa forma ligado a nós jovens! E é claro que estou participando da promoção, super empolgada!!!

    ResponderExcluir
  22. Ju,
    Gostei de na sua resenha não ter spoiler que já li em outras resenhas desse livro. A sua resenha é perfeita, pois deixa o público querendo ler para saber o que passa com a Melinda. Não sabia que já tem o filme sobre o livro. Sei que o livro não é tão novo assim, e não conhecia essa autora. E a polêmica da capa li muito sobre isso no twitter e sinceramente eu amei a capa! Oh povo para gostar de reclamar, isso sim!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  23. Eu li a resenha o tempo todo achando ela familiar, mas acreditava que talvez por ter lido a resenha deste livro em outro blog e quando você falou do filme o Silencio de Melinda, a ficha caiu. Já vi o filme e adorei, então o livro deve ser bastante interessante.
    Gosto de histórias que abordem assuntos polêmicos como o bullying e suas consequências. Então a história já tem algo para me conquistar.
    E você tem mesmo o dom de atiçar a minha curiosidade com suas resenhas, fiquei o tempo todo me perguntando que segredo seria esse que a nossa protagonista guarda.
    Torcendo muito pra ganhar o livro, pois se tornou um dos meus livros mais desejados desse ano.

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju
    Fale! aborda um tema indigesto, emocionante e atual. Laurie Halse Anderson é conhecida por escrever histórias sobre adolescentes, mas chamando a atenção para YA.
    Com certeza os jovens podem ser cruéis quando eles se deparam com as diversidades das pessoas. Fico pensando o quanto Melinda mudou e os pais não perceberam? A negligência deles me incomodou um tanto!
    Parece que a autora conseguiu transmitir com maestria tudo que a protagonista sentia, seus medos, dúvidas, desânimos, frustrações, pensamentos sarcásticos e ácidos.
    Acredito que é um livro que irá perturbar muito de nós!
    Ótima resenha flor.
    Bju

    ResponderExcluir
  25. Simplesmente perfeito.
    Esse livro esta em 1° lugar na minha lista de próximas compras, se eu não ganhar a promoção, tudo mundo tem falado muito bem, certamente uma leitura indispensável.

    jehhtdb@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Achei o tema extremamente delicado e, por isso mesmo, válido. Mas desde que seja abordado com sensibilidade e tb força, para que não seja banalizado.
    Esse drama é tão comum entre meninas e tantas se calam, sem forças. Sei que vou chorar e sofrer com Melinda, desprotegida e com marcas que não se apagarão. Mas o crescimento e o amadurecimento virão e com eles a força que Melinda descobrirá ter. Quero demais ler!

    ResponderExcluir
  27. Gosto muito de histórias que se passam na época escolar e pela resenha esse livro parece ser ótimo mesmo, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  28. Um livro forte e verdadeiro e achei super legal estar sendo aproveitado nas escolas, gosto muito da escrita dessa autora sempre com temas fortes.Não sabia do filme e vou procurar depois de ler o livro, com certeza uma das minhas próximas leituras a capa é linda eu gostei.

    ResponderExcluir
  29. Não imaginava que esse livro fosse tão perturbador assim. Acho ótimo quando os autores pegam temas mais densos e conseguem desenvolvê-los muito bem e com o devido respeito. Só em ler essa resenha, fiquei com um pouco de aflição, pois ser ignorado deve ser péssimo. Quero muito ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Esse livro chamou minha atenção logo de cara por ser da mesma autora de Garotas de Vidro, livro que adorei e que mexeu muito comigo, por se tratar de um tema forte.
    Em Fale, acredito que terei a mesma sensação. Achei super importante a autora adotar o bulling como tema da história. Por aí devem existir muitas garotas como Melinda, que passam por esse tipo de constrangimento e ninguém percebe que elas precisam de atenção!
    Espero ler o livro em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. OLá, querida *-*
    Esse livro tem uma temática bem intensa, já ouvi vários comentários e algumas resenhas sobre ele. E engraçado é que não dá pra perceber que ele é assim. Hum-hum.

    ResponderExcluir
  32. Bom, na verdade, nunca tinha escutado falar do livro, ainda mais que tem muito tempo que não ando visitando os blogs. Mas voltando a falar do livro, acho que com essa sinopse já da bastante vontade de iniciar a leitura imediatamente, com a sua resenha então ! hahah, adorei saber que tem filme, costumo me decepcionar muito nos filmes mas não importa, adoro livro q tem adaptação. Assim que eu ganhar e depois ler fale! vou correndo ver o filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Eu simplesmente surtei quando soube que saiu o livro de Fale, o filme é simplesmente perfeito agora imagina o livro, estou loouca pra lê-lo.

    ResponderExcluir
  34. Adorei a temática do livro, a tema do bullying apesar de ser muito tratado hoje em dia nunca assim em forma de romance, fiquei curiosa pra entender os sentimentos da Melinda, quero ler!

    ResponderExcluir
  35. Oie Ju!
    Eu conheci esse livro faz pouco tempo em outro blog é fiquei muito ansiosa para ler.
    A história me parece ser triste e comovente. Os quotes que você disponibilizou são bem tristes e mostra como o livro deve ser muito bom.
    Primeiro pretendo ler o livro depois assisti ao filme. Vi vários comentários positivos do filme
    também.
    Então, eu pretendo ler Fale em breve. Parabéns pela resenha Ju!

    Jéssica - Leitora Sempre
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  36. Dizer que quero muito ler este livro, acho que já é desnecessário dizer isso, né?
    Mas a cadas resenha que leio deste livro, minha vontade dobra, não sei explicar. kkkkk....
    Ele me parece tão bom quanto A Lista Negra que AMEI.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  37. Ultimamente ando vendo muitos livros, em diversos blogs e a priori, nenhum me chamou muito a atenção. Esse livro foi um deles. Obviamente não devemos julgar um livro sem nem ao menos ler a resenha ou ver a opinião de quem o leu. Sendo assim, resolvi me informar e confesso que despertou meu interesse, me deixou curiosa. Adoro livros que me prendem, que emocionam, que são intensos e aparentemente esse livro transmite essas sensações ao leitor. Muitas pessoas estão elogiando e recomendando. Não tinha conhecimento sobre a adaptação do livro. Futuramente irei lê-lo.

    ResponderExcluir
  38. Bem diferente do que costumo ler, mas estou curiosa, principalmente pela forma como a autora toca a gente, fazendo nos abrir parta perceber os problemas dos outros, afinal pode acontecer com qualquer um… Eu sou diferente, prefiro primeiro ver o filme, pq se leio primeiro passo o tempo buscando o que faltou e acabo nao aproveitando direito, mesmo assim verei em breve. Participando da promo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)