quinta-feira, agosto 29, 2013

#SemanaEspecialTMI #7 - Ratcine: Resenha do Filme Cidade dos Ossos


Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos


Baseado nos livros da série The Mortal Instruments da autora best-seller Cassandra Clare o filme Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos nos conta a história de Clary Fray (Lilly Collins) uma garota que presencia um misterioso assassinato, cometido por 3 jovens de aparência gótica que apenas ela é capaz de ver. Eles são os Caçadores de Sombras, uma raça criada para combater demônios e seres do submundo que venham a perder o controle. A partir deste momento Clary se dá conta que há maneiras diferentes de enxergar o mundo e quase sem querer se vê envolvida em um mundo sobrenatural, o que ela está para descobrir é que sempre fez parte deste mundo.

Para começar devo dizer que é bastante complicado fazer uma resenha deste filme, como recente fã da obra de Cassandra Clare eu me senti apaixonada e ao mesmo tempo um pouco decepcionada pelo filme. Todos nós sabemos claramente o que significa uma adaptação, estamos cansados de reclamar e dizer que muita coisa foi mudada, mas sabemos que essas mudanças são necessárias para que quem não leu os livros compreenda a história toda de alguma forma. Porém, não foram as mudanças, e sim o roteiro que me decepcionou. A caracterização dos personagens, e não digo pelos atores, me deixou com uma sensação de que algo estava faltando. O humor apesar de presente não parece estar contextualizado na história, é claro, eu ri em algumas partes, mas senti que deixaram muito de lado. A personalidade do Jace por exemplo, suas tiradas estão lá, inclusive com muitas frases do filme, e até um pouco da sua arrogância, mas infelizmente elas pareciam como que soltas na história. Só para agradar os fãs e não conseguiu cumprir o seu papel. 

As cenas de ação foram muito bem protagonizadas por todos e foram elas que deram ritmo e folego para o filme. O que eu gostei bastante foi da maquiagem e o figurino. O filme impressiona e mostra cenas fortes sem o apelo do ridículo. Não é preciso sangue, um exemplo é o momento em que vemos uma criança demoníaca prestes a atacar Clary. E apesar de ter o clichê do romance e o mundo sobrenatural como pano de fundo Cidade dos Ossos não deixa de ser um pouco mais soturno do que seus similares.

Quanto aos personagens nem todas as interpretações foram excelentes, gostei bastante do Aidan como Luke, ele realmente soube passar a ideia que eu tinha do personagem, de alguma forma ele demonstrou a calma controlada que sempre vi no Luke. Alec ficou bastante apagado assim como Magnus Bane, o que mais eu senti falta foi da excentricidade dele, achei que ficou muito escrachado o figurino da festa por exemplo, ao em vês das cores e glamour de Bane ele apareceu sem calças (What?). Simon me surpreendeu e confesso que até gostei dele no filme o que não acontece no livro. Porém, Isabelle ficou bastante apagada, eu esperava uma personagem mais maluquinha e a Izzy do filme está bem mais soturna. O casal principal conseguiu me conquistar de alguma forma. Sou suspeita da falar do Jamie pois sempre adorei o trabalho dele, mas Lilly me surpreendeu, ela soube colocar a força e a chatice da Clary no filme. 

Mas sério, o que é aquele Valentim (leia-se Valentine, descobri isso no filme), nem mesmo o ator salvou o que a roteirista fez com o pobre vilão, sua maldade ficou sem propósito, e aqueles Dread's meu deus, o que era aquilo? Transformaram o vilão em um bárbaro. Posso dizer que mantiveram a insanidade dele, mas quero lembrar que o Valentim do primeiro livro não é representado por um cara insano e sim por um cara mal, que faria o possível para conseguir o que quer, ambicioso sabe. Além disso, a cena final foi a que mais modificações sofreu, inclusive os dois principais fatos da narrativa.


Em resumo eu gostei do filme, mas não foi algo emocionante. Espero sinceramente que trabalhem melhor os personagens na adaptação de Cidade das Cinzas. Acredito que as modificações que foram feitas não vão interferir tão drasticamente na história, uma delas era essencial para manter o público e não causar um tremendo choque nas pessoas. E a outra bem, parece que vem coisa maior por aí, afinal de contas Clary tem "uma carta na manga". Acho que para quem não leu os livros pode até se interessar, mas antes de assistir eu aconselho você a ler os livros e prepare-se porque o filme adianta alguns spoilers então vá ao cinema consciente disso. e prepara por que agora em Setembro começa a ser filmado Cidade das Cinzas.

22 comentários:

  1. Eu estava pensando só em ver o filme mesmo,
    mas, vc não é a primeira pessoa a aconselhar ler antes...Como o foco do filme parece ser mais ação,
    talvez eu não assista logo...só se resolver ler a série...Dúvida cruel hehe

    ResponderExcluir
  2. Essa parte de spoiler no filme eu não ligo muito até porque já li e quero relembrar o que acontece na trilogia!
    Visualmente eu não gostei dos atores, mas isso é algo que sempre acontece, não importa se o ator seja o Robert ou o Brad Pitty! u.u'
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hum eu não vejo a hora de ver o filme, apesar de ainda não ter lido o livro né, mas espero gostar do filme até porque eu não li os livros então acho que não vou ser muito critica, mas mesmo assim espero que me agrade.

    ResponderExcluir
  4. Tbem sou uma novata nessa serie e já assisti o filme... e gostei! (daquele jeito, pensando: é uma adaptação, não é fiel.... ) Sobre o spoiler....que eu ja imaginava quando li, ou torcia muito....
    mas o final do 1. livro e do filme são diferentes né??? não a cena em si... mas tipo "a carta na manga" ?????


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! talvez colocaram para rolar mais ação no próximo filme, vai saber né!

      Excluir
  5. Não pretendo ver o filme, pois AMO a série Instrumentos Mortais e não quero passar raiva. Não gostei muito do elenco escolhido e, depois de ler seu post, parece que o filme deixou a desejar...

    ResponderExcluir
  6. Não vou assistir ao filme, pois não li o livro ainda
    =(
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Preciso ler o livro o mais rápido possível porque quero ver logo o filme também. Preciso mesmo, estou super curiosa, com relação a história também, não sei quando vou poder ler, mas espero que seja logo para poder ver o filme.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, simplesmente AMEI, so q ñ posso assitir o filme :( qro ler o livro primeiro u.u

    ResponderExcluir
  9. Eu até queria ler os livros primeiro, mas a curiosidade de saber mais - ainda mais - sobre a história é ainda maior. Pena que teve algumas mudanças, como o final, isso é super chato. As vezes isso irrita, né?! Um livro tão bom, vai para as telonas e fazem cagada! Ninguém merece. Eu vou assistir o filme, se ele me cativar ainda mais, leio os livros.

    ResponderExcluir
  10. Acho q vou assistir ao filme, pq gosto muito de ação e imagens caprichadas, figurinos surpreendentes e ritmo alucinante. Que pena que não conseguiu atingir as expectativas geradas com a leitura. Mas, geralmente, não é isso que acontece com ótimos livros? Nunca uma adaptação para o cinema é fiel e muito menos supera o livro.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, eu realmente já pensava em fazer isso, ler os livros antes de ver o filme.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. oi Ju, vi algumas imagens do filme e achei bem legal investiram um bocado no filme.
    Se acaso eu for ver o filme sera apenas depois de ler a serie mesmo!!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Vou fazer como você disse, primeiro irei ler o livro, para depois ver o filme, pois tenho a certeza absoluta que o livro é infinitamente melhor, como sempre nessas adaptações!

    Beijinhos
    www.asleiturasdami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu quero muito assistir ao filme, mais ainda não li o livro então estou no impasse!
    Mas ja me acostumei a assistir as adaptações e me frustrar então não será a primeira vez.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas gostaria muito. Com certeza vou ler o livro primeiro, o problema é que quando faço isso, faz com que o filme pareça sem graça! A cada dia que passa fico mais ansiosa, e é claro bem informada!

    ResponderExcluir
  16. Quero ler os livros antes de ver o filme, então vai demorar um pouquinho pra mim ver. Não vi nem o trailer do filme, vou procurar agora

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, to com os ingressos aqui para tentar ir vê-lo, mas minha semana tá super tensa. Acho que vou esses dias. Pelo que vi você não se empolgou muito com o filme. Espero não me empolgar tanto a ponto de querer ler >.<

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu não gosto desse Jace então não estou animada com o filme...
    Quero ver, mas não amei a estreia desse filme...

    ResponderExcluir
  19. Assisti o filme e gostei bastante do que vi. As atuações estavam legais, as cenas de ação muito bem dirigidas, caracterizações bem feitas, etc. E passei a gostar de Jace e Clary, pois quando li, não tinha gostado deles. Já o que me incomodou foram alguns efeitos especiais que achei bem fraquinhos, e o já comentado "esquecimento" de algumas personagens, entres elas a Isabelle, Alec e Magnus. Fora isso, gostei muito mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Foi descepcionante, apenas. Pra um fã o que fizeram foi muito sem noção, gente, estragaram a série

    ResponderExcluir
  21. Como assim apagaram Magnus???? :o
    Ele é um dos mais divos da série!
    Ainda não vi o filme (dã), mas pelo menos não mudaram toda a história. (cofcofLadrãodeRaioscofcof)
    O Jamie é tão engraçado (e doido) nas entrevistas, como no filme ele pôde ser tão... sem sal? Ou quase sem sal?? '-'

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)