terça-feira, agosto 06, 2013

Resenha Após a Tempestade - Karen White


Após a Tempestade
Autora: Karen White
Editora Novo Conceito
Skoob 
Submarino | Saraiva


Sinopse: Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Monica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie. No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Monica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado...
Depois da morte de sua melhor amiga Julie se vê em uma situação desesperadora. Sem emprego e tendo a tutela do filho de Mônica ela parte em uma jornada que poderá modificar toda uma vida, trazer antigos segredos à tona e também lhe mostrar que as vezes é melhor simplesmente deixar partir. Ao chegar em Nova Orleans seguindo um último pedido de Mônica Julie vai se deparar com uma cidade em reconstrução 5 anos depois do terrível furacão Katrina que devastou boa parte da região Sul dos EUA. Sem entender o motivo das pessoas insistirem em reconstruir tudo quando outra tempestade pode vir e transformar os novos sonhos em escombros Julie pretende ir embora o mais rápido possível, mas durante esse percurso ela descobrirá que também tem coisas a reconstruir, tanto materialmente quanto emocionalmente.

Se você me perguntasse desse livro até a semana anterior, eu te diria que não tinha vontade de ler, que ele
estava na minha estante aguardando um momento longínquo para enfim ser retirado do seu lugar. Por isso, esclareço a vocês que comecei a leitura sem expectativa alguma, simplesmente porque achei que havia chegado o tal momento. E lá fui eu ver do que se tratava a história. E agora confesso que o livro me surpreendeu, apesar de ter achado que o desfecho puderia ter sido diferente, mas não vamos nos adiantar. White me surpreendeu por sua narrativa cadenciada e instigante, durante toda a leitura eu simplesmente desejava mais (Sabe aquela coisa de: só mais um capítulo? Pois é!) e quando achava que finalmente iria poder fechar o livro e dormir algo me fazia aguentar ali mais algumas páginas.

A Narrativa é feita em primeira pessoa e é intercalada entre Julie e Aimee, enquanto a primeira narra os acontecimentos do momento a segunda nos conta sua história de vida, sendo que os capítulos narrados por Aimee eram os melhores e me fizeram em algumas parte ter vontade de pular as páginas só para descobrir o final. Não posso dizer que os personagens da parte narrada por Julie são cativantes, mas foram bem construídos e desenvolvidos. Já Wes e Gary que foram dois irmão que se apaixonaram por Aimee em um determinado momento de sua vida são extremamente apaixonáveis, e não só eles, essa história dentro da história tornou-se viciante por seus personagens fortes e um tanto quanto enigmáticos.

Uma parte que me cativou bastante na narrativa foi a força de vontade dos moradores da cidade em não se deixar abalar pelos perigos e pelo passado, demonstrando em seus gestos o verdadeiro significado de um lar. O que eu poderia dizer que não me agradou foi justamente o fim, depois de passar dois dias lendo sem parar e cheia de curiosidade pelo desfecho achei que a autora fez algo meia boca. Se em alguns momentos da narrativa ela se prolongava demais no fim ela simplesmente joga tudo em cima do leitor e diz: Engula essa bomba! Pelo menos foi assim que me senti. Acho que o final e as amarrações do livro poderiam ter sido mais bem trabalhadas e além disso certas coisas ficam no ar, sem solução.

Outro ponto negativo é a tradução, achei que alguns versos ficaram sem sentido e a revisão poderia ter sido mais atenta com relação a esses erros e a ortografia, do mais a diagramação é bem feita. Achei interessante que os inícios dos capítulos começam ou com uma citação ou com a definição de fenômenos ligados as tempestades que assolam a área que é pano de fundo da narrativa. Enfim, é um livro leve e gostoso de ler, com uma história que irá te prender e fazer ir com muita sede ao pote, mas não espere demais do final. Eu fiquei com uma certa revolta por achar que poderia ter tomado um outro rumo.


Quotes do Livro:

"Certa vez, um velho detetive de polícia me disse que não é a montanha à frente que desgasta o caminhante, mas o grão de areia do sapato. Na época, achei que tinha compreendido o significado, mas logo vi que na realidade, não tinha. Porque o grão de areia é diferente para cada um e algumas pessoas podem jamais podem vir a entender o que seja."

"- As pessoas que buscamos nem sempre são aquela que desejamos,certo? Mas saber a verdade é o que nos ajuda a dormir à noite."

"- Pessoas desaparecem o todo o tempo. Algumas são encontradas, outras, não. E algumas...é apenas melhor que continuem desaparecidas."

"Porque alguma coisas nunca devem ser esquecidas. Não importa se é uma lembrança que nos ensine alguma coisa ou uma lembrança de algo precioso, como um botão para rebobinar a vida. Às vezes, é só o que temos."


23 comentários:

  1. Gostei bastante dos quotes!!
    Nunca me interessei muito por esse livro... Gostei bastante da resenha, me convenceu a ler... Espero gostar...

    ResponderExcluir
  2. OI Ju, não sei porque, mas esse livro não me pegou de jeito. Eu to com ele igual você: enrolando pra ler um dia quem sabe. hahahhahahaha Eu gostei da sua resenha e quem sabe após todo esse incentivo eu consiga desempacar?

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto a capa desse livro algumas, na verdade muitas vezes. Mas nunca tive vontade de ir lá e ler. Apesar que o título me cativa, mas a capa... não curti muito. É a primeira resenha que leio, e que me deixou bastante curiosa. Pena que o final é "meia-boca", é horrível você cativar com o livro e no final pá... não fazer jus! Mas como já li várias vezes, na vida também é assim. Apesar de o final não ser dos melhores, o começo e o meio valeram a pena. Olha pra mim, como estou filosofa. hahaha

    Fiquei com vontade de lê-lo, mas são tantos livros. Talvez se eu tiver uma oportunidade pra fazê-lo, quem sabe.

    ResponderExcluir
  4. Apesar da ótima resenha, não tenho muita vontade de ler esse livro. Simplesmente não é o meu tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que ñ gostei muito da história desse livro (ainda ñ o li). Mas apesar de tudo amei sua resenha, ela nos incentiva e faz querer ler o livro apesar dos pequenos pontos negativos que você tanto nos apresentou. Quando você diz que a parte que te chamou mais atenção foi a força de vontade dos moradores da cidade em não se deixar abalar pelos perigos e pelo passado, fiquei com um pouco de curiosidade e um pouco tocada pela simplicidade da história e como ela pode nos trazer uma lição de vida. Eu garanto a você que esse livro a partir de hoje passou a fazer parte da minha lista de livros que pretendo ler! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. A propósito amei a capa, ela junto ao livro nos faz refletir que o passado deve ser deixado para traz, apesar de que ele nunca deve ser esquecido, porque ele nos mostra o quanto tivemos que passar para nos tornar o que somos hoje!

    ResponderExcluir
  7. Olá querida!
    Não sei o que dizer sobre o livro... A história me pareceu ser bem clichê e ultimamente tenho lido muitos livros assim, não sei se é por causa disso que no momento não iria ler o livro. Numa outra oportunidade talvez dê uma chance. Mas me desamimei quando vi que vocÊ relatou que a tradução em partes não ficou legal, nossa isso é terrível!

    Beijinhos
    www.estilogeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Achei a história interessante mas livros com narração intercaladas me deixa muito confuso fora isso a história parece ser bonita e passar uma lição legal.

    ResponderExcluir
  9. Não tenho expectativa em lê-lo por contar sobre o furacão Katrina. Sei que não podemos fugir da realidade, mas eu prefiro uma história fantasiosa, sabe? HSUASHAUSHA Citações sobre desaparecimentos? Fazem lembrar uma fase ruim na minha vida que não gosto lembrar por não estar pronta ainda.

    ResponderExcluir
  10. É uma pena quando a editora peca na tradução, mas enfim, eu não tenho interesse na história, por mais que você diga que prende e tudo o mais eu realmente não consigo me identificar com essa premissa, de jeito nenhum! É muito ruim quando não tem explicação pra alguma coisa, eu li uma série de 13 livros inteirinha ansiosa pra descobrir o grande segredo e quando eu termino descubro que o autor deixou em aberto, é de matar, mas enfim, realmente não me interessei pela leitura.

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler essa história, que possui um conteúdo que aprecio demais: duas personagens narrando e em tempos distintos - adoro esse vai-e-vem cronológico, me levando para frente e para trás, rs. Tb tem boa dose de drama, sou fã do gênero, além do mistério, que mais e mais atiça minha curiosidade.
    Adorei sua resenha pela sinceridade e não posso deixar de reclamar da ortografia, já que vc citou que a revisão deixou a desejar nesse quesito. Que falha imperdoável!

    ResponderExcluir
  12. Adorei os quotes e quem sabe agora com sua resenha eu me empolgue e leia o livro, tenho e esta aqui ja a algum tempo, e vai sempre ficando para depois.
    Uma pena a editora não ter tido tanto cuidado com a tradução e revisão, o final ser corrido é sempre chato, mas ainda vou ler ja que tenho aqui rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Achei a história meio repetitiva, já li vários e vários livros assim.

    ResponderExcluir

  14. Eu gostei bastante da capa e da sinopse, o enredo é bem bacana tb acho que vou gostar da leitura se um dia conseguir ler ... sabe né estou em abstinência de compras haahah...

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não dava nada pelo livro mas sua resenha me fiz ficar com vontade de ler, apesar de não ser meu gênero favorito. Quem sabe quando tiver uma promoção do livro eu compre! :)

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha, e curto livros originais, o que parece ser o caso, devido a esse começo de cada capítulo com uma citação como vc comentou.
    Mas...a estória me parece previsível e pouco interessante :(

    ResponderExcluir
  17. Se te contar que, como você, estou com esse livro na estante para uma leitura longínqua? (rs) Gente, que coisa! Esse livro nunca me interessou tanto quanto nesse momento. É a primeira resenha sobre ele que leio e, como não poderia ser diferente, agora entendo melhor a proposta do livro e os sentimentos que a autora provoca no leitor. Com certeza deixarei a preguiça (e os demais livros que acabam assumindo sempre a frente) de lado para dar a chance que Após a Tempestade merece. (rs)

    ResponderExcluir
  18. Parece ser muito bom mesmo, apesar de ter um tema tão triste que é a perda de pessoas queridas.

    ResponderExcluir
  19. É tão bom quando um livros nos escolhe no momento certo, não é mesmo? Nunca tive interesse nesse livro, mas sua resenha despertou alguma coisa em mim, só não sei, de fato, o que. Recomeçar e juntar os cacos fazem parte das nossas rotinas até quando não percebemos. Mas é bom a gente se achar de vez em quando :)

    ResponderExcluir
  20. Conheço bem a sensação de jogarem bombas e tudo acontecer de uma hora para outra. Esse era um livro que eu não leria, não me chamou atenção em nada... mas sua resenha me fez mudar de ideia. E outra coisa que sempre comento, também, é a revisão que algumas editoras fazem... esses dias quase larguei um livro por causa disso, acho falta de consideração fazer um trabalho meia boca.

    ResponderExcluir
  21. Achei a ideia da autora muito boa, porem acho que eu nao leria ele nesse momento, sei lá abandonaria sem duvida, quem sabe futuramente eu nao venha lelo!

    xx

    ResponderExcluir
  22. Confesso que não achei esse livro interessante. O bom disso, é que pode acontecer o que aconteceu com você: se surpreender positivamente. Mas uma pena são esses errinhos bobos de revisão, e esse término às pressas e sem amarrações que a autora deu. Poderia ter dado uma trabalhadinha melhor.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Eu já li o livro e também dou a classificação de muito bom a historia é incrível, mas eu achei que ficou faltando algo na minha opinião, mas creio que não posso dizer aqui, pois pra quem ainda vai ler não vai ser legal saber né, mas eu adorei o livro e to louca para ler o novo livro da autora.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)