sexta-feira, agosto 02, 2013

Resenha: Adeus, Facebook - O Mundo Pós-Digital


Adeus, Facebook - O Mundo Pós-Digital
Textos essenciais para compreender o futuro das mudanças e as mudanças do futuro. - Jack London


Autor: Jack London
Skoob

Sinopse: Textos essenciais para compreender o futuro das mudanças e as mudanças do futuro. Descubra o que está acontecendo no mundo digital, qual o futuro das redes sociais e sua influência em nossas vidas e como usar isso em seu favor. O que nos espera quando todo esse sistema entrar em crise? É possível imaginar o futuro?


Não é segredo para ninguém o quão importante é a tecnologia no nosso dia a dia. É quase concreto dizer que as pessoas tornam-se solitárias caso não tenham acesso à internet. E além disso a tecnologia cresce e se modifica a cada momento, quase em um piscar de olhos. De repente aquilo que ontem era top e estava no topo da lista de sites mais visitados da internet hoje torna-se brega e de pouca visibilidade. Temos um famoso exemplo entre nós, o famigerado Orkut que hoje é motivo de piada nas redes sociais.

Inicialmente é sobre isso que se trata o livro Adeus, Facebook. Através de pequenos texto Jack London nos mostra o que a tecnologia e o acesso à internet tornaram-se imprescindíveis na vida de cada indivíduo na era da tecnologia. Os textos inicias nos contextualizam sobre a evolução da tecnologia desde os primórdios da humanidade e  com o decorrer da leitura vamos recebendo dicas sobre como nos portar diante da tecnologia e até mesmo pequenas previsões sobre o futuro tecnológico que nos aguarda.

O autor usa como artificio exemplos de sites que um dia fizeram sucesso e dados de pesquisa publicadas oficialmente para nos mostrar que a web está em constante mudança. Nos mostra através desses dados a derrocada do Facebook de uns anos para cá e também exemplifica a quantidade de acessos desse site em cada país, o que nos faz perceber que o Brasil é um dos países com maior número de acessos as redes sociais.

Jack London, o autor, é também economista e dizem por aí o pioneiro em tecnologia no país. Foi ele o idealizador do Booknet, hoje nosso conhecido Submarino. Em Adeus, Facebook nos deparamos com textos publicados pelo autor ao longo dos últimos anos em sua coluna na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. De uma forma descontraída e até engraçada (Porque não?) o autor une uma escrita técnica à uma leitura de fácil entendimento.

Confesso que sofri um pouco para ler o livro já que não estou acostumada com esse tipo de leitura. Mas nem por isso deixo de recomendar a todos que por ventura tenham algum contato com a internet, seja trabalhando com ela ou navegando pelas redes sociais. Mas creio que você deve ler o mais rápido possível por que com a evolução tecnológica que vivemos pode ser que amanhã esse livro já não seja tão atual.

Instrutivo apesar de não fazer meu estilo!


26 comentários:

  1. O livro parece bom, apenas isso. Não me cativou ao ponto de correr e ir lá ler. Eu iria dizer "talvez um dia", mas como você mesma citou talvez esse "um dia" esse livro já não seja mais tão atual. Não gosto muito desse tipo de leitura, então é provável que eu não venha a ler.

    Eu gostei bastante da capa! Não sei porque, mas curti. rs

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, é melhor ler rápido, as coisas mudam da noite para o dia, e amanhã isto podem nem fazer sentido mais! rs
    Também não estou acostumada com este tipo de leitura, mas acho que este livro deve fornecer alguns questionamentos bacanas de se fazer.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olha, serei bem sincera, esse livro não me agradou. Já não tinha me agradado no lançamento e sua resenha me fez ficar em dúvida se gostaria ou não, vamos ver se com o tempo eu crio coragem para ler!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Na primeira vez que botei o olho neste livro ja falei, quero ele, bem, admito que minha vontade de te-lo em minha estante passou :(, mas mesmo assim acho que vou ler Adeus, Facebook.

    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Também não é meu tipo de leitura, mas me interessei bastante!
    Apesar de não usar muito minhas redes sociais, achei bem interessante o livro falar da evolução rápida da tecnologia, algo me chama bastante a atenção!!!

    ResponderExcluir
  6. Tbm não gosto desse tipo de livro, procuro nem ler porque geralmente é meio sofrido pra finalizar e ler por obrigação de finalizar a obra é um saco e na maioria das vezes eu não gosto de abandonar. Eu mesma nem me interessei, mas parece ser uma boa pedida pra quem gosta do gênero e até mesmo por curiosidade.

    ResponderExcluir
  7. Todas as vezes que vi algo sobre ele por aí, simplesmente pulei. Nunca parei pra ler, de fato. Aproveitando meu tempo livre decidi que devia ler ao menos uma resenha, pois já descobri livros ótimos assim. O que acontece é que o que foi dito sobre ele não me cativou. Bom, ao menos isso não me deixa desesperada pra ler mais algum livro, né? ehehhee

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não gostei nem desgostei só não me chamou atenção mas o tema abordado é bem interessante é legal ler e pensar se o que ele escreveu se encaixa realmente no nosso dia a dia

    ResponderExcluir
  9. Não é o tipo de leitura que eu normalmente faço, mas achei a ideia interessante. Acho que serviria mais como curiosidades sobre a tecnologia e a sua influência no nosso dia a dia. Não é um livro que eu compraria, mas se eu tiver a oportunidade de ler, com certeza o faria.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro deve ficar obsoleto daqui uns 3 anos no máximo. HSUAHSUAHSA
    A tecnologia ta avançando mais que a camada de ozônio, grazaDeuspaitodopoderoso. xD
    Esse livro seria mais para dar de presente que pra leitura minha, mas a pessoa não ta merecendo receber presente não. u.u'
    Acho sacanagem a gente zoar uma rede social que era a nossa casa, sabe? É a mesma coisa que o povo zoando as calças cagadas que tanto usaram no semestre passado. u__u'

    ResponderExcluir
  11. Estava muito curiosa com esse livro. O título deixa bastante claro do que se trata e a capa é bastante sugestiva. Gosto de livros técnicos sobre tecnologia e relacionamentos interpessoais. Um dos livros que mais aprecio sobre o tema é do futurista Kursweil: A era das máquinas espirituais. É assustador quão dependentes estamos nos tornando da internet e dos demais aparatos tecnológicos. Veja, a agenda eletrônica do telefone, tablet... já "substituem" a função da nossa memória. É complicado lidar com isso.
    Ao que parece... Adeus, Facebook é o tipo de livro que gostarei, por ser mais direto e simples do que os que leio sobre o assunto (rs). Gostei!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não é meu estilo de leitura geralmente também, acho que não leria. Mas acho interessante o tema para estudantes de tecnologia em computação..ou de areas envolvidas.
    Nesta area realmente você tem sempre que estar se atualizando e sempre surgindo novos sites, olha o orkut..era bem famoso hoje as pessoas nem lembram mais, a tecnologia não anda ela corre e nos temos que correr para alcançar ;D
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Não costumo ler livros assim mas vai que algum dia eu leia. Achei o assunto do livro bem legal até.

    ResponderExcluir
  14. Igual a Tita, eu quando vi o livro a primeira vez o desejei muito mas a vontade tb passou haha ainda leria com certeza, porem não é um daqueles que eu Realmente preciso. Acho que o etilo de leitura não ser o qual estamos acostumadas ajudou bastante a 'perder o interesse por ele...

    http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. O livro parece ser bem legal, por se tratar do futuro do Facebook e também da tecnologia, mas não me entusiasmou a ponto de adicioná-lo a minha lista de livros que pretendo ler, bom quem sabe um dia né, ninguém sabe o que o futuro nos reserva, certo?!

    ResponderExcluir
  16. O livro tem um conteúdo interessante, especialmente na época em que vivemos, de consumo rápido e fácil, onde as mídias são bem vindas com a mesma rapidez com que são descartadas. Hoje o Facebook domina, mas já está ficando cansativo com tantas bandeiras levantadas e merchandising rolando. daqui a pouco fica como o pobre do Orkut - que foi uma revolução, lembram?, mas hoje é motivo de deboche...
    A vida moderna é assim e vale a leitura, pra que não enchamos nossos olhos com as novidades que vêm e passam, aprendemos isso...

    ResponderExcluir
  17. Não me cativei pelo livro... não sei, não é o meu tipo de leitura que eu sairia correndo para comprar, apenas não fiquei com vontade de lê-lo, acho que iria sofrer um pouco igual você na leitura! haha

    ResponderExcluir
  18. O livro parece ser muito interssante e diferente, mas ele não me chamou muita a atenção, eu não o compraria, mas quem sabe se eu ganhasse ai eu o leria. Ele não faz meu estilo, mas tenho certeza de que muita gente vai gostar dele.

    ResponderExcluir
  19. Eu já li algumas resenhas desse livro , e quero muito lê-lo pra tirar minhas próprias conclusões , pois nenhuma das resenhas que eu li eram exatamente a favor , mas tinham mais pontos positivos do que negativos , então acho que vai valer a pena ;)

    http://theloverbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Vou te confessar uma coisa: esse livro não desperta meu interesse. Sei lá, parece que alguma coisa me afasta dele, apesar do mesmo tratar de assuntos interessantes e do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  21. Adorei o livro, acho que por ter que lidar com tecnologias e redes sociais diariamente foi bem interessante e divertido conferir os artigos de Jack London, mas entendo quando você diz que sofreu. Geralmente livros mais técnicos fazem isso, alguns me deixam louca rsrs

    ResponderExcluir
  22. Achei a ideia do autor muito boa, quem utiliza redes sociais diariamente e sabe os ricos que sobre ou não. Essa nova geração que estar por vir é o que me preocupa, muitos falam e fazem coisas que nem dao atenção, mas isso podera prejudicar futuramente, acho que irei comprar para minha prima (guriazinha viciada em um celular que só por Deus).

    xx

    ResponderExcluir
  23. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li. Sei que o tema é super atual e interessante, mas esse livro tem uma cara de ser técnico demais. Vou demorar um bocado pra lê-lo, mas pretendo ler qualquer dia desses.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Huum...passo!
    Gosto de ler para sair da realidade,
    não pensar sobre ela (ou melhor, não SÓ pensar sobre ela).
    Achei a proposta do livro interessante (especialmente para pais, psicólogos e afins).
    Mas, eu não largo minha ficção ;)
    hehe

    ResponderExcluir
  25. Me chamou a atenção o nome... parece ser um bom livro para ler nesses tempos de internet (e como tu mesma disse, melhor se apressar já que tudo desatualiza muito rápido). As vezes penso que perco muito tempo online... a gente até deixa de fazer certas coisas para ficar na internet.. tem que se policiar.

    ResponderExcluir
  26. Rafael Peres dos Santos26 de fevereiro de 2018 às 00:39

    Não é necessário ler o livro é certo que todas redes sociais estão fadadas a serem extintas. Terão chances apenas de existir redes sociais sem anuncios ou seja sem banners (ou seja possivelmente redes sociais pagas). os banners (muitas vezes são exibidos de maneira subversiva; mesmo quando configura para não exibir anuncios são exibidos, os filhos da puta não estão nem ai com os usuarios das redes sociais) utilizam conceitos sem lógica da psiquiatria e psicologia (ou seja conteudo de bandidos, loucos e gays) além de permitir qualquer um fazer anúncio. Quanto a Psiquiatria e psicologia foi extinta quando provei que são bandidos no artigo que redigi e publiquei https://www.scribd.com/document/369604398/A-Verdade-Sobre-o-Mundo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)