quinta-feira, agosto 22, 2013

Opinando!!! Não só uma simples Ressaca Literária!


Hoje eu não estou me sentindo bem, sinto que tem algo angustiante e opressor dentro de mim. Tentei de alguma forma descobrir a razão dessa digamos depressão, e cheguei a uma conclusão, mas eu nunca poderia imaginar que o motivo seria um livro ou uma série. Algo que sempre me fez tão bem está me destruindo no momento. Não é como se não pudesse ler qualquer outro livro no momento, não diria que é uma ressaca literária, na verdade é algo bem mais profundo chamaria de Depressão Literária.

"Uauu!?!?!?" você deve estar se perguntando "o livro deve ter sido péssimo para deixá-la neste estado". Não, você está enganado. Na verdade é um dos melhores livros que li na vida, eu mergulhei em um novo universo, conheci personagens maravilhosos e me sinto triste agora, e acredite, eu nem ao menos terminei de ler a série toda. Qual a minha decisão agora? Bom, eu vou me afastar da leitura desta série, vou simplesmente pegar outro livro e dar sequência em outras leituras, é como se eu precisasse de um tempo para respirar e é exatamente o que eu farei.

Agora que você deve ter entendido o que estou passando deve querer saber de que série estou falando, não é mesmo? Bom, estou me referindo a The Mortal Instruments. Confesso que peguei o primeiro livro para ler apenas porque o filme estava próximo de estrear, eu já tinha uma vaga noção dos três primeiros livros e na verdade nunca tive muita vontade de ler, até saber do filme. Explico! Quando eu trabalhava em uma livraria tinha uma colega de trabalho que adorava soltar spoiler, mesmo que eu não soubesse se um dia ia ler o livro lá vinha ela toda cheia de empolgação me contar cada detalhe relevante da história. Acontece que quanto mais eu sei, mais eu quero saber e muitas vezes não consigo me segurar até terminar de ler o livro e saio pedindo spoiler a torto e a direito, a @JoanaArgenta do blog Poderosas e Girlies que o diga, fiz ela me contar vários spoilers essa semana, então eu sabia praticamente tudo sobre TMI. 

Isso que disse a cima não me impediu de surtar, ficar meio doida, falar sozinha e gargalhar enquanto lia (redondismo, eu sei, afinal tudo isso é sinônimo de loucura). Mas eu sinceramente não esperava ter que tirar um tempo para respirar antes de continuar a série. Mas só percebi o que realmente estou sentindo enquanto desabafava lá no twitter e a @suhdrigues veio me dar uma forcinha. Gente eu descobri que existe Depressão Literária e eu estou inexorável e irremediavelmente sofrendo disso no momento.

É como se precisasse encontrar algo que me ajude a superar, mas nada me vem a cabeça. Para ser sincera nem mesmo estar desabafando aqui está ajudando de alguma forma. Apesar disso achei legal vir compartilhar com vocês um pouco do que eu estou sofrendo. Espero que me entendam e talvez possamos trocar algumas palavras sobre isso. Você já se sentiu assim? Ok, agora estou me sentindo uma psicologa rs. Bom, é isso pessoal, me desculpem atormentá-los com os meus tormentos!

31 comentários:

  1. Jú como te comentei lá no twitter, quanto mais vc amar uma serie de livros mais falta ela vai te fazer!!
    Passei por isso em grandes series conhecidas como HP,TWI,JV e tbm TMI! A cada final de livro é uma dor estranha, algo que nos falta como um se um grande amigo tivesse ido embora.....Só quem lê entende essas loucuras que sentimos, somos loucas Jú disso não tenho dúvidas kkkkk
    Minha mais recente depressão foi causada pela Serie Mortal da Nora Roberts, uma serie policial que se passa no futuro. Fiquei tão apega aos personagens que quando não consegui o próximo livro nem em PDF me deu vontade de chorar de raiva (kkkkk loucura eu sei) passei o dia todo me sentindo abandona (mais louco ainda), então comecei a reler os livros da serie só pra me ajudar a matar a saudade!
    Olha depois disso sempre é mais difícil começar novos livros porque vc já está tão ligada as outros q tudo parece que não vai lhe agradar da mesma forma!
    Ufaaa acho que é isso estamos parecendo um grupo de viciados falando de como é difícil começar de novo kkkkkk
    Bjuuuuuus Jú espero ter te ajudado em algo =)

    ResponderExcluir
  2. Ah querida, admito que nunca tive Depressão Literária. Mas todo mundo tem problemas né, eu infelizmente tenho os meus e me sinto constantemente nervoso, irritado, triste. É a vida né...

    ResponderExcluir
  3. Poxa Ju, essa sensação é realmente horrível. Acompanhei sua trajetória ao ler esses livros pelo twitter e imagino como você se sente =/

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  4. oi Ju, é bem assim que acontece a gente só fica maus pelos livros que amamos é que nos fazem falta, são eles que deixam um vazio, pois não temos mais que ficar alucinados paras páginas passarem e descobrirmos mais dos personagens e da trama.
    ler vicia também, mas é bom demais. Logo você lerá a outro livro que te cativara e ai você se envolverá com a história
    acho que não temos ressacas, só momentos em que a história ainda ta muito gravada na mente e porque não tambem no coração?

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, eu estou passando por isso também, e é exatamente com a mesma série. Os instrumentos mortais me cativaram tanto, que eu estou completamente imersa naquele mundo, e não consigo acompanhar outras coisas, foi a mesma coisa com jogos vorazes, não sei mais o que fazer.
    E olha que estou apenas no segundo volume. A coisa tá feia pro meu lado! hahaha, mas a gente vai conseguir :)
    Ahh, e fico feliz em sber que eu não sou a única que gosta de um spoiler vez ou outra, hahaha.
    Soube do seu blog através do Páginas na Estante, e estou seguindo.
    Beijos!
    Carol,
    www.caixa-a-a.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, seja bem vinda, pois é TMI me pegou de jeito, não tenho mais vida kkkkk, mas consegui parar no 3º para poder dar andamento nos livros de parceria, se não a coisa ia ficar feia rs. Simm, eu gosto de spoiler, quer dizer de vez em quando e só se eu pedir, as vezes fica mais emocionante!

      Excluir
  6. Boa tarde Ju,

    Isso já ocorreu comigo e nos deixa chateado, pois não conseguimos fazer uma coisa que adoramos, mas logo passa, você não esta sozinha nessa....nada que um novo livro não resolva...kk..melhoras...abraços.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju. Tbm AMO Os instrumentos mortais, é uma das minhas séries favoritas. Comprei a pouco o 5o volume, Cidade das almas perdidas, e estou sofrendo para não lê-lo (tenho vários livros para ler antes dele =/).
    Mas, diferente de você, não gosto de spoilers! Acho que saber o que vai acontecer só iria me deixar com mais vontade ainda de ler o livro. Por isso, não li nenhuma resenha do 5o. volume.
    Tenho certeza que essa depressão vai passar. Tente ler outro livro, talvez de um gênero diferente para se distrair.

    ResponderExcluir
  8. JUUUUUUUUUUU! *abraça*
    Conheço o sentimento de trás pra frente, vivo sempre que termino um livro da Cassie (e nem chocolate resolve). De certa forma, me arrependo da vez que comprei Cidade dos Ossos, porque coração não lida bem com essa série. FEELINGS FEELINGS FEELINGS
    O que posso dizer pra você? Segura o coração e parte pra próxima. Uma hora você supera... Eu acho. Espero que sim. Com sorte. HAHAHA, parei.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  9. Já fiquei deprimida depois de ler um livro, tipo Um dia. Fiquei pensando por muito tempo.
    Sei como é.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  10. Eu não li os livros ainda, eu disse ainda. heheh Uma amiga minha me indicou e falou super bem (todas as indicações dela, valem a pena) então já fiquei morta de curiosidade. E convenhamos, pra te deixar numa depressão arretada dessas deve ser sensacional. Eu nunca sofri de uma depressão dessas, só aquelas ressacas mesmo. Algumas que mesmo lendo outros livros, tudo me fazia pensar nele. Mas acho que ainda não se caracteriza a ser uma depressão. haha Você falou de uma tal forma sobre ´depressão literária´ que não, eu não sofri isso. Agora minha vontade de ler esse livro só cresce, como faz? cadê dinheiro? =( safadeza, fazer isso comigo Ju! kkk

    ResponderExcluir
  11. Nossa Ju, que coisa complicada. Acho que nunca senti isso tão profundamente assim, a não ser quando terminei A&M, que fiquei duas semanas sem conseguir ler nada. Foi meio desesperador. Mas tenho certeza que vai passar!

    Beijo, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu estou meio que em depressão, acabei de terminar de ler uma saga, e estou morrendo de saudade! Bom na minha opinião você deveria terminar de ler, porque ai você se livra logo ao invés de começar ler outro livro, pois quando você voltar a lê-lo vai sentir amesma coisa! Te desejo sorte e que essa sensação passe logo, se precisar de alguma coisa conte comigo sempre!!!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Depressão Literaria, nunca tinha visto isso. Ja senti umas Ressaquinhas Literarias quando terminei de ler Amanhecer, fiquei mais ou menos 1 semana sem conseguir ler nada huahuahua

    ResponderExcluir
  14. Já me senti assim e foi lendo a série House of Night, quando eu li o 9° livro eu fiquei acho que uns 3 meses só pensando nele e não conseguia mais ler nenhum outro, eu queria tanto que a continuação fosse lançada logo, mas depois de desses longos e tortuosos 3 meses eu "esqueci" um pouco, e quando foi lançado o ultimo livro eu fiquei histérica pra comprar, mas até agora eu não li :cccccc eu preciso dele. Então, eu te entendo e eu quero ler essa série mas agora com o que tu falou, fiquei com um medinho de ficar igual kkkkk

    ResponderExcluir
  15. Eeita, agora fiquei com medo de começar a ler o livro >.<, mas senti a mesma coisa com Jogos Vorazes. E quanto eu terminei o primeiro volume (com aquele final dramático) e não tinha Em Chamas em mãos? Surtei que nem um bebê, não conseguia pensar em nada, só em como eu queria o livro e em como eu precisava saber mais. Eu começei a ler todas as resenhas da série que eu aguentava, peguei spoilers tbm (spoiler esse que estregou a minha leitura do segundo volume, e olha que eu nem tinha pedido). Sofri com o Peeta em A Esperança e fiquei triste por ser apenas uma trilogia quando eu queria que fossem 1252581265 livros, eu teria o maior prazer de comprar todos. Mas a vida continua e já vi que essa minha doença tbm, afinal espero começar a ler Cidade dos Ossos em breve!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!
    Bem vinda ao grupo, as vezes também tenho a DPL é terrível, pois vocÊs não consegue ir para outra história, chega até colocar para baixo!

    Em breve você sai disso!

    Beijinhos
    www.estilogeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro ganhar spoilers quando são pedidos! xD
    Ju, fica calma, vai comer um chocolate e ir ler IAN pra relaxar! >_<
    Eu tenho uma depre literária com series que é absurda! Eu fico chateada, irritada e sem graça.Eu tive isso com as series: Cárpatos, Sentinelas, Ian e mais algumas que não lembro o nome e acho que a minha mãe é a pessoa quem mais sofreu com essa depre, porque ela não sabia o que era e eu não queria explicar. X_x' Meu problema é querer o próximo e o próximo e o próximo.. entende ?Agora eu aderi essa onda de ou eu compro todos ou eu deixo passar porque é uma coisa absurda.
    Espero que os próximos livros você não tenha essa base de Instrumentos mortais "isso não é tão bom ou não tem nada a ver com isso.. blablabla".. HSUAHSUHASA consegue me entender? ç.ç

    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju, olha eu aqui de novo, sei que estou em falta com vc e com o blog haahh passando por umas turbulencias estes dias, mas enfim...
    Não sei se ja passei exatamente por isso, mas o fato é que cada vez que eu leio um livro eu acabo ficando meio perdida ao termino dele. Esta semana eu iniciei ou pelo menos acho que iniciei "Um dia - David Nicholls" mas eu não consigo passar das primeiras paginas e eu estou sinceramente achando que é culpa do Taylor protagonista do ultimo livro que li - Seguindo em frente - (resenha la no blog) aquele que te falei q não conseguia iniciar. Pois é! agora to sentindo falta contraditório isso O.o

    O fato que esta não é a primeira vez, foi assim com a serie Crepúsculo, 50 tons então nem se fala.... e alguns outros livros que nao sao de serie tb como Extraordinario e A casa das Orquideas
    Mas é uma coisa que dá e passa como diz minha mae haahah até vir o proximo ( se é que vc me entende)

    bjns

    http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li a série, shame on me. E agora fiquei com medo porque não quero mais motivos para me sentir deprimida. Sei bem como é não conseguir terminar uma série logo porque ela acabou abalando suas estruturas, Jogos Vorazes que o diga. Espero que passe, de qualquer forma acho que essa semana eu começo a ler... se quiser spoilers é só pedir =P

    ResponderExcluir
  20. Bem eu nao li The Mortal Instruments, mas agora to ate com receio de ler :o Eu já entrei em ressaca somente duas vezes e foi horrivel dude, nada que eu lia tinha nexo. Mas passa (GRAÇAS!) e logo logo voce vai voltar a ler como antes.

    xx

    ResponderExcluir
  21. A Depressão eu não tive ainda, mas a ressaca infelizmente é frequente.... Quero TMI e espero gostar... Só o tempo e força de vontade para começar a ler alguma coisa vai fazer diminuiu essa opressão...

    ResponderExcluir
  22. Nunca tinha ouvido, nem sentido uma depressão literária. Mas entendo completamente o que você quer dizer. O máximo que cheguei a ter foi uma ressaca literária, e mesmo assim, apenas com livros que tivesse vampiros fofoletes como personagens. Espero nunca chegar a ter essa sensação que você está agora.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Ainda não fiquei assim quando li algum livro, mais ja fiquei uns dias sem conseguir ler outra coisa e me envolver em outro universo sem ser aquele que tinha acabado.

    ResponderExcluir
  24. Dona Juliana, a senhorita tem sérios problemas. Vamos procurar um psicólogo, quiçá um psiquiatra, pra cuidar da sua mente perturbada. Tenho pena das crianças que serão obrigadas a conviver contigo, ainda que só no estágio. rsrsrsrsrs!
    Eu não tenho essas frescuras, normalmente emendo um livro no outro, sem essa coisa de ressaca. =P Acho que sou anormal. rs!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post (curto a coluna, em geral :D)!
    Aiinn...estou me segurando para não entrar em outra série (seja de livros ou filmes), mas o Literata não está ajudando haushauhsua

    ResponderExcluir
  26. É difícil eu entendo, as vezes isso acontece, eu principalmente tive que fazer a maior força para ler outro livro, pois eu estou lendo a série A Mediadora da Meg Cabot, só que eu só tenho até o quarto livro, e quando eu terminei de ler esse eu não queria ler mais nada a não ser a continuação eu me sentia triste, mas deu uma melhorada, só que agora que eu me lembrei disso a tristeza voltou eu ainda não tenho o quinto e o sexto livro que triste :( e eu espero poder ler logo a série instrumentos mortais, parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  27. Odeio escrever isso, mas não tem cura. Ok, algumas coisas ajudam, principalmente se você tentar continuar a ler o livro, entretanto, se não der mesmo, tenho uma lista de coisas para se fazer. Caso queira...
    1- Dormir.
    2- Assistir seus filmes preferidos pela quinquagésima vez ou procurar novos que pareçam legais,
    3- Arrumar seu quarto, caso esteja bagunçado. Se não estiver, troque algumas coisas de lugar (: Mudar o ambiente é sempre bom.
    4- Se estiver com preguiça de fazer os listados acima, apenas converse com as pessoas sobre este assunto ou não toque nele.
    Uma destas coisas precisa funcionar. Caso não funcione, desista e peça uma pizza. É o melhor que tem a se fazer ):
    Melhoras, se é que já não melhorou... Apenas o tempo.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol sua linda agora vc conseguiu me deixar apavorada kkkkkkkk. Meu quarto sempre precisa ser arrumado, principalmente minha estante vou providenciar isso já que ajuda, mas a opção da pizza é bem mais tentadora kkkkk. Obrigada pela visita, logo mais passo lá no seu :)

      Excluir
  28. Ai, vai entender, né? Eu costumo ter ressacas literárias, algumas logo resolvidas, mas uma ou outra tão grande que passo dias sem ler um livro. Mas depressão literária nunca tive. Pelo menos o lado bom da história é q encontramos um livro delicioso, uma história que nos fala ao coração ao ponto de deixá-lo partido quando se acaba...

    ResponderExcluir
  29. A minha sorte (ou azar) é que as duas depressões literárias que eu tive até hoje foram com o primeiro livro de duas sagas (que a propósito são da mesma escritora) e bom... As minhas só passam quando eu consigo a continuação. Ou seja, enquanto eu não consigo ler mais daquela história, saber mais sobre aquele personagem, eu simplesmente começo a comparar a minha vida com aquele livro que me deixou assim (completamente problemático eu sei). Geralmente a pior fase dura uns 2 meses até mesmo lendo outros livros, depois eu começo a ficar ansiosa com a publicação do próximo, o que dura mais ou menos 1 ano e meio, e então quando enfim eu ponho as mãos nele... Eu não tenho mais depressão e sim crises de ansiedade esperando as continuações. Kkkkkkkkk como disse antes não sei se é sorte ou azar mas isso só me aconteceu com sagas.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)