sexta-feira, julho 05, 2013

Resenha O jogo do Anjo - Carlos Ruiz Záfon


Título: O Jogo do Anjo
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Lançamento: 2008

Sinopse:Aos 28 anos, desiludido no amor e na vida profissional e gravemente doente, o escritor David vive sozinho num casarão em ruínas. É quando surge em sua vida Andreas Corelli, um estrangeiro que se diz editor de livros. Sua origem exata é um mistério, mas sua fala é suave e sedutora. Ele promete a David muito dinheiro e sua simples aparição parece devolver a saúde ao escritor. Contudo, o que ele pede em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda é o que David precisará descobrir. (Esta é a sinopse do Skoob não a qual eu me referi durante a resenha)
"Um escritor nunca esquece a primeira vez em que aceita algumas moedas ou um elogio em troca de uma história. Nunca esquece a primeira vez em que sente o doce veneno da vaidade no sangue e começa a acreditar que, se conseguir disfarçar sua falta de talento, o sonho da literatura será capaz de garantir um teto sobre sua cabeça, um prato quente no final do dia e aquilo que mais deseja: seu nome impresso num miserável pedaço de papel que certamente vai viver mais do que ele. Um escritor está condenado a recordar esse momento porque, a partir daí, ele está perdido e sua alma já tem um preço."
David Martin é um jovem escritor que teve uma infância bastante sofrida e viverá uma vida de intrigas, mistérios e uma boa dose de suspense. De um jovem jornalista ele passa à escritor de folhetins e assim por diante cresce em sua carreira, apesar disso e de muitos lerem seus livros ninguém ao menos sabe quem é David Martin, literariamente conhecido como Ignatius B. Samson. Ao chegar as portas do desespero e descobrir que tem pouco tempo de vida o Jovem escritor aceita uma proposta um tanto quando inusitada feita por um editor francês completamente desconhecido chamado Andreas Corelli. Sua missão? Criar uma história que possa mexer com as estruturas da fé.

Há muito tempo estava para iniciar a leitura de O Jogo do Anjo, mas protelei bem mais do que pretendia, e me arrependo amargamente disso. Quem me acompanha sabe que sou grande fã de Zafón e não poderia ter terminado de ler esse livro com uma sensação diferente. Apesar disso pretendo ser imparcial aqui e ressaltar alguns fatores que me incomodaram bem como os que me deixaram extasiada. Para iniciar devo confessar que comecei a ler o livro sem se quer ter olhado a sinopse ou a aba, portanto durante a leitura fiz uma pequena confusão de personagens, mas não pensem que isso me deixou irritada, muito pelo contrário. Foi muito mais doce descobrir que estava enganada, deu um novo toque a história e eu fiquei absurdamente sem fala quando descobri o que para mim parecia um grande mistério.

E quem leu Zafón sabe que mistério é algo com que ele sabe trabalhar muito bem. Seus personagens principais tem sempre um tom poético e humano, diferente dos que se tornam grandes lendas de sua literatura, digo lenda porque até hoje não consegui esquecer do idílico Julian Carax. O autor sabe misturar maravilhosamente mistério e poesia, sua narrativa flui exatamente como um sonata. Apesar disso, confesso que em algumas passagens da narrativa de O Jogo do Anjo me senti meio cansada. Principalmente as que se referem ao editor Andreas Corelli. O excesso de filosofia e reflexão me deixou com dor de cabeça e nem sempre eu conseguia acompanhar o raciocínio do personagem, chegando ao ponto de ser um dos que menos gostei na narrativa.

Outra personagem que me incomodou por boa parte da leitura é a jovem Isabella Gispert, não sei explicar

muito bem, mas ela não me agradou muito. O surpreendente é que no final da narrativa e depois de descobrir o que eu disse a vocês que havia deixado passar eu estava ajoelhada aos pés dela e de certa forma de coração partido em solidariedade à personagem. Também nos deparamos nesta narrativa com personagens já conhecidos, como os donos da livraria Sempere e Filhos, Dom Barceló e, o que para mim é como um personagem, O Cemitério dos livros esquecidos. está é outra história que se desenrola com o pano de fundo barcelonês e também é uma trama de tirar o fôlego.


O Jogo do Anjo não é um livro de terror, mas como disse a vocês Zafón é mestre em utilizar o mistério e o suspense. Também não é o melhor livro que li do autor, mas simplesmente não pude deixar de terminar a leitura e sentir que ali ficava um pedacinho de mim, como se eu estivesse deixando para trás um grande amigo. Se tenho algum conselho a deixar para vocês sobre este livro é que apesar de não ser sequência indico que leiam A Sombra do Vento antes desse e depois sem ler as abas ou obter qualquer informação sobre o enredo leiam O Jogo do Anjo. Sua leitura com certeza será muito mais gratificante.

Quotes do Livro:


“Entrei na livraria e aspirei aquele perfume de papel e magia que, inexplicavelmente, ninguém ainda tinha tido a ideia de engarrafar.”

“Com o tempo, a solidão entra na gente e não vai mais embora.”

“Uma coisa que poderia me proporcionar alguma satisfação seria tocar fogo no mundo inteiro e arder com ele.”

Toda manobra de persuasão que se preze apela primeiro para a curiosidade, depois para a vaidade e, por último, para a bondade ou o remorso."

33 comentários:

  1. Esse é o meu próximo, comprei numa das promos do Submarino. =]

    ResponderExcluir
  2. Eu PRECISO MUITO DESTE LIVRO!!!!!!!!!!!!!!!
    Ainda nao consegui ler apesar de ele estar na minha meta.
    Eu não conheço muito do autor mas baixei em e-book e nao fui pra frente nao é novidade isso pq eu nao sou fã de livros digitais, mas o pouco que li da historia ja me apaixonei. então repito Eu preciso deste livro!
    Mas eu prometi que nao vou mais comprar livros este ano!! Tenho uns 12 na fila.
    Mas, to aceitando presentes se quiserem me dar.
    heheeh

    Jinhos e bom FDS!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li algum livro do Zafón, que vergonha de mim mesma! (rs) Gostei da sua resenha. Despertou meu interesse em conhecer esse personagem tão desiludido e que, diante de uma oportunidade, coloca todos os seus dons a serviço do que um desconhecido lhe oferecia. Acredito que esse livro aborde um pouco sobre aquilo que geralmente nos prende: nós mesmos. ^^
    Flor, considerando que você é uma fã do Zafón, seus comentários me geraram duas dúvidas curiosas... A narrativa dele é sempre reflexiva desse jeito, quase filosóficas? E qual livro sugere do Zafón para alguém que nunca leu nada dele? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro que eu li Francine foi A Sombra do vento, e eu o recomendo sem sombra de dúvidas. Um dos melhores que já li!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Ah esqueci de te dizer, não na verdade não mas pelo pano de fundo desse livro acho que isso foi necessário, mas infelizmente ele pecou demais, ou seja utilizou esse recurso absurdamente rs. Mas como disse é uma Excelente leitura!

      Excluir
    3. Obrigada, flor, por responder!!!! :D Já marquei em minha lista para leitura. Lerei A Sombra do Vento primeiro.

      Excluir
  4. Esse foi o primeiro livro do Zafón que eu li, ganhei logo quando lançou e amei a leitura!
    Como era relativamente nova na época, tinha 13 anos, confesso que fiquei tensa em algumas partes mas mesmo assim não conseguia parar de ler!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu comprei os meus últimos livros (o que faz um pouquinho de tempo :cccc) eu pensei em comprar esse livro, mas não sei o que me deu na cabeça e não comprei kkkk Adorei a resenha, tu soube falar muito bem do livro e fazer as pessoas ficarem muito curiosas u.u kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Nunca li um livro do autor e tenho muita vontade de ler este.
    Eu achava que o enredo era diferente e foi uma grata surpresa.
    Gostei de saber que o livro foi melhorando e chamando mais atenção no decorrer da historia, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro! Amei sua resenha e fiquei curiosa para saber mais.
    Jú, comecei um blog pra 'tapar' o tempo livre, se interessar e puder me seguir agradeço: http://sobrevivendomundomoderno.blogspot.com.br/

    Jú o que vc me diz da Trilogia Senhor dos Anéis? Faz 5 anos que comprei - 2 volumes ainda estão no plástico e o vol 1 não consegui terminar o 1ª capítulo! :/

    bom fim de semana,
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Nunca consigo classificar as histórias do autor, parecem terror, mas não sei se chegam a este ponto. rs
    Gosto muito da forma como ele mistura o mistério (até sobrenatural) com suspense, personagens muito bem elaborados, humanos. No final das contas parece uma poesia mesmo.
    Ainda não li este livro, mas está nos meus planos.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum livro do Zafón, mas pretendo em breve. Quero muito conhecer a escrita poética dele, todos fazem comentários bem positivos sobre. Sinto-me meio deslocada por ainda não conhecer. Esse livro parece ser bem interessante, mas acho que ele não seria um bom começo pra mim. Ou seria? sei lá. kkkk Vou pesquisar aqui, olhar as sinopses dos outros livros. Acho linda a capa do livro Marina, tinha que falar. rs

    ResponderExcluir
  10. Achei um pouco interessante. Conheci o livro agora e preciso ler mais e mais sobre ele, pra assim ver se nao me arrependerei rs. Mas pelo que li, acho que é pouca a chance de me arrepender pq adorei por ter o clima de suspense e misterio nessa historia. Preciso ler por isso, isso que me faz vivo por dentro para continuar lendo. Achei os quotes maravilhoooosos! Já até me imaginei postando o que mais gostaria no facebook haha. Pra assim todos conhecerem. Acho que vou ler.

    ResponderExcluir
  11. Desde de o ultimo lançamento do Zafon (O principe da nevoa) eu quero muito ler algo dele.
    E agora depois do que vc falou dele (Zafon) com certeza lerei.
    Vou esperar uma promoção da Submarino e vou compra-los!
    Amei saber q vc gostou desse livro dele espero gostar também!

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada do Zafón, mas já vi algumas pessoas falando super bem dele e tenho curiosidade. Na maioria das vezes gosto de começar a leitura dos livros sem ter lido nada a respeito, nem a sinopse. Acho que a história te surpreende ainda mais, mesmo que seja mais confuso no começo. Fiquei curiosa para ler esse livro, principalmente porque adoro suspense/mistério e você disse que Zafón sabe fazer isso muito bem.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  13. Eu vi ele em promoção na submarino a um tempo atrás, mas não senti vontade de ler :/
    Nunca li nenhuma obra do Zafon,, quem sabe um dia!

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nada do autor, mas tenho muita vontade. Fiquei com muita vontade de ler o livro lendo sua resenha, se esse não é o melhor dele e já conseguiu arrancar tantos elogios de você imagina o melhor!

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca li nada do Zafón, não vou mentir dizendo que tenho muita vontade pq eu não tenho. Infelizmente não, infelizmente eu não estou curiosa pra conhecer o trabalho dele apesar de ser tão bem elogiado. Mas quem sabe um dia essa situação não muda e eu fico com vontade de ler?!

    ResponderExcluir
  16. Esse excesso de filosofia e reflexão me preocupou um pouquinho, mas gostei da resenha!
    Não sei o q esperar do livro, já q ainda não li nada do autor,mas me interessei bastante pelo mistério q o livro tem!!

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li nenhum livro do Záfon e confesso que não tenho curiosidade em ler, sabe? .-.
    Esse lance de ler sem saber sinopse e ler a aba? SHUASHAS Eu sou integrante dessa arte na maioria das leituras, exceto com romances de banca. XD É incrível quando você começa a leitura, não suporta um personagem e depois descobre a história e cai de amores por ela. Já aconteceu isso comigo e eu não gosto de ser enganada assim, sr. autor. ç.ç
    Obs: Amei os quotes do livro.<3
    www.yasmim-namen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nadas do Záfon, mas preciso ler, pois ouço bastante falarem que ele realmente é ótimo no suspense e mistério!
    É uma pena que neste livro tenha esses personagens que não te agradou muito, mas não parecem tirar toda a beleza do livro, então mesmo assim vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não li nenhum livro do Carlos Ruiz Zafón, mas a tempos eu quero ler o livro A Sombra do vento, vou ver se minha prima me empresta o livro..ai depois irei ler O Jogo do Anjo. Acho que vou gostar desses livros pq eu amo um livro de mistério e suspense. Acho que tb ficarei com dor de cabeça com o excesso de filosofia e reflexão...odeio esse tipo de coisa.

    Amei os Quotes

    “Entrei na livraria e aspirei aquele perfume de papel e magia que, inexplicavelmente, ninguém ainda tinha tido a ideia de engarrafar.” <3

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nenhum livro do Záfon, mas quem saiba eu posso ler alguma obra dele algum dia, porém, por enquanto, não tenho muito interesse não.
    Confesso que ao ler a sinopse de "O jogo do Anjo", não me agradou muito, mas gostei da sua resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Acredita que ainda não li nada do autor?
    São tantos elogios e comentários positivos, mas ainda não sinto vontade. Quem sabe um dia né?

    ResponderExcluir
  22. Não li nenhum livro do Záfon e confesso que não sinto vontade de ler. Ouço muitos elogios, mas acho que não combina muito comigo. Talvez algum dia leia e mude de opinião!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Primeiro livro do Zafón que li foi esse. Uma amiga comprou e não conseguiu ler, pq, pasme, era muito grande. Pode isso??
    Li ele num fôlego só e no momento, ando querendo ele numa troquinha do skoob..rs
    Pq Zafón é o tipo de leitura que tem que estar ali, na estante. Tenho todos os livros dele e não dá pra dizer qual é o melhor, pq todos são infinitamente maravilhosos.
    O Jogo do Anjo é primoroso, cheio de detalhes, mistério, emoção.
    Leitura mais que recomendada.

    ResponderExcluir
  24. Até hoje não li nenhum livro do autor, mas já vi várias esenhas e recomendações falando super bem dele. Mas não sei se leria um livro dele, apesar de todos os elogios

    ResponderExcluir
  25. Sempre leio resenhas extremamente positivas em relação aos livros do Zafón. Infelizmente ainda não tiver oportunidade de ler nenhum deles, mas vontade não me falta. Eu também tenho certos probleminhas com as partes filosóficas das tramas. Mesmo assim, acho que o restante da história vale muito a pena.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. Já ouvi e li muitos comentários sobre os livros do Záfon, e todos sempre foram positivos. E, apesar de gostar muito de mistério e suspense, não sei bem o porque ainda não peguei um livro dele para ler. Tenho muita vontade de ler o livro A sombra do vento, e agora com a sua indicação, fiquei um pouco mais tentada a fazer a leitura, porém, ainda falta "aquele" empurrãozinho sabe? Meu maior medo é de estar perdendo uma grande história... hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  27. Eu acho que sou uma das poucas pessoas que ainda não nada do Zafón, já ouvi falar de vários livros dele, mas ainda não comprei nenhum. Gostei muito da sua resenha, acho até que vou começar por esse livro pra conhecer o autor.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  28. Acho bem legal quando um autor decide escrever sobre a vida de um autor !
    Parece que ele está se referindo a ele mesmo , o que eu acho super interessante ;)

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nunca li nada do autor, mas estou bastante curiosa com os livros dele, que são sempre bastante elogiados. Está na minha lista de leitura com certeza!

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li nenhum livro do autor mais tenho muita vontade de ler eles. Esse livro parece ser muito bom, gosto desse estilo de livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)