terça-feira, julho 02, 2013

Resenha: Infinda - A Bela Imperatriz e o Rei dos Contos de Fadas - Domi Milani



Título: Infinda - A Bela Imperatriz e o Rei dos Contos de Fadas

Autora: Domi Milani
Editora: Desfecho Romances

Sinopse: Da diminuta janela de sua carroça, Lorelei observava as cidades e, em seu peito, brota uma curiosidade ardente: como será o mundo além do Incrível Espetáculo de Mistérios? Que segredos as pessoas comuns guardam? A atração mais sem graça do circo de horrores estava acostumada a viajar e a conviver com os tipos mais raros – mas ela queria ir além. Seus sonhos se tornam realidade quando ela conhece a peculiar família van der Heyden e, num golpe que não teve nada de acaso, ganha a oportunidade de ter uma vida totalmente nova. O que ela não imaginava, é que os barões eram um pouco mais do que aparentavam: um pouco mais mortos... A eternidade, a juventude e um passe livre para todos os palácios da Europa são paga suficiente pela luz do sol? E, ora, porque se importar em tirar um pouco de sangue de seus semelhantes... Claro que intrigas e conspirações também não estavam nos planos de Lorelei, mas, quem pode fugir delas?
Lorelei é uma jovem que foi criada em meio a um circo itinerante. Durante boa parte de sua vida conviveu com seres que causavam estranheza a outros. Pessoas que há época eram vistas como aberrações e faziam a alegria do público que pagava para vê-los. Dentre eles Leona - A mulher Leão, que além de atração era mãe da jovem em questão. Durante uma apresentação Lori conhece a jovem Charlotte van der Heyden, filha caçula de uma família um tanto quanto peculiar. A partir daí ela passa a ser dama de companhia da jovem e não faz nem ideia do quanto sua vida irá mudar em tão pouco tempo. Talvez a morte esteja mais a espreita do que ela poderia imaginar.

Vampiros, o que eu poderia falar deles? Bom, eu gosto, depende o livro e a abordagem que o autor dá aos personagens. Por exemplo: sou grande fã de Academia de Vampiros, mas não gosto de Crepúsculo. Adoro Anne Rice, ela sim é minha musa vampiresca, e foi exatamente por isso que aceitei parceria com a autora Domi Milani e me propus a ler e resenhar o livro. Não esperava que a autora chegasse aos pé da primeira, mas não custava dar uma chance e lá fui eu. O que eu achei é no mínimo um pouco complicado, ao mesmo tempo que vi potencial na história achei que faltou algo. Eu simplesmente não me identifiquei com quase nada.

Lorelei é a personagem principal dessa narrativa e por consequência narradora também. No decorrer da história vamos sendo apresentados ao circulo de amizade da personagem sem que possamos nos apegar a qualquer um deles. Apesar de serem todos bons amigos e imortais nenhum chegou realmente a chamar a atenção ou arrebatar o meu gosto. Devo ressaltar que são bons personagens, mas ainda assim faltou aquele arrebatamento. Em alguns momentos achei que talvez Lori pudesse me surpreender, mas ela narra a primeira parte de sua história do começo ao fim como se não fosse grande coisa. Muitas vezes, enquanto lia me vinha a cabeça a palavra monólogo, era uma interminável conversa com si mesma.

Além disso, apesar de ter cenas em que a narrativa puderia ganhar alguma vida, achei que faltou um conflito, algo a ser esclarecido no decorrer da história, ou ao menos um ápice que deixasse alguma dúvida a ser resolvida. Infelizmente não há. A narrativa é permeada por personagens que poderiam dar muito mais de si. Em determinados momentos o foco muda totalmente e eu cheguei a ficar perdida em algumas partes tendo que voltar e reler para ver o que eu havia perdido. Lori é uma das únicas personagens que demonstra ter alguma personalidade e ainda assim um tanto quanto apagada. Mas para provar que nem tudo está perdido temos Augustine e Ludwig, os dois foram os que mais me cativaram, ela por sua ambição e ele por seu amor a vida e aos sonhos.

Bom, ao terminar de ler cheguei a conclusão de que talvez a narrativa siga esse ritmo porque tem muito mais a ser contado, já que ao que tudo indica vem mais por aí. Quanto a diagramação as páginas são brancas e não há muito espaço nas laterais do texto o que dá impressão de um livro curto, mas demorei mais do que o esperado para ler. A Capa como eu já disse para vocês é linda e me lembro um pouco House Of Night, acho que por causa dos desenhos. No mais eu indico o livro sim,  só não espere ser arrebatado e passar por grandes emoções.

Bom mas não arrebatador!

Quotes do Livro:

"Ma Belle, roubar a identidade de um morto é cotidiano para alguém que vive tanto."

"Apesar de tudo o que vivi, eu nunca deixarei de ser a filha da Mulher Leão! Acredite, olhando hoje, isso é uma grande ironia."

"Aprenda, meu tolinho, que é assim que a natureza funciona e não é porque você se encanta facilmente com uma grossa pelagem branca que um coelho se torna mais digno da vida que os porcos e peixes que você consome. E nem cogite em considerar minhas palavras como favoráveis ao vegetarianismo."

"Um cavalo delicioso!"


28 comentários:

  1. Nunca consigo ler o nome desse livro certo, meu Deus kkkk Também achei a capa parecida com House Of Night.
    Apesar da resenha ter sido na maior parte negativa eu fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  2. Olha, ultimamente tenho me esquivado muito de livros vampirescos... Comecei a ler a série House of night mas não terminei e acho que sobre vampiros o que li foi só isso e ainda assim não tenho muita vontade de ler outros livros do gênero... É realmente uma pena que você tenha apostado no livro e se decepcionado. Quando os personagens não nos cativam, é muito difícil se apegar a história e principalmente entender os fatos e sentimentos. Não sei se leria o livro...

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho me esquivado muuuito de livros que tenha continuações, as vezes os próprios autores inventam continuações desnecessárias pra lucrar mais, as vezes pelas editoras demorarem a lançar. Esse é o ponto principal que já me deixou receosa pra ler esse livro. A capa é realmente linda, adorei desde a primeira vez que vi. Mas a história não me cativou não :( Acho que não lerei esse livro =x

    ResponderExcluir
  4. Não costumo curtir livros neste estilo e com este também não fiquei animada. Na verdade, a premissa da história é bem interessante, um contexto diferente, com pessoas diferentes. Mas o fato de ter o sobrenatural e pouca (ou nenhuma) ação, realmente me desanima muito.
    Quanto aos vampiros, não gosto, mas confesso que alguns autores são tão bons que conseguem construir excelentes narrativas. Ou seja, acho que o estilo importa menos do que a capacidade do autor. rs
    Não pretendo ler Infinda.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas achei a premissa interessante. Uma pena que você não conseguiu se envolver tanto com os personagens, acho que a leitura fica tão difícil quando isso acontece.
    Não gostei dessa possibilidade de continuação, nesse momento estou evitando começar novas séries, já tenho muitas a terminar.

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha! Fiquei bastante curiosa para ler o livro e descobrir o que contém nele. A capa é extremamente linda, e que título é esse? Infinda! É um tanto complicado de falar.
    Xxxx

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tinha escutado falar desse livro mas tanto o nome quanto a capa me chamaram bastante atenção! Acho que se eu o encontrasse na livraria e lesse sua sinopse o compraria com certeza! Gosto bastante de livros sobre vampiros também e espero encontrar algum autor nacional que me arrebate como Anne fez!

    ResponderExcluir
  8. Li o livro e me senti exatamente igual a você. Tiveram algumas coisas que me irritaram no livro além da edição, sendo uma delas a narrativa. Eu não sei se entendi direito a proposta mas a impressão que eu tive é: Ela estava contando seu passado para nós leitores. Mas se ela vive na época atual, para que falar como se ainda estivesse em 1800? O livro tinha tudo para ser incrível, mas não conseguiu me prender, faltou acontecimentos, envolvimentos.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Como sou apaixonada por sobrenatural eu me interessei pelo livro, mas não muito..... Me animei com o título e a capa q eu gostei muito, mas na resenha deu pra perceber q faltou algo, igual vc disse....

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa linda, eu quero ler esse livro... mas sua resenha me deixou em duvida ...parece ser aquele tipo de livro que vc lê com vontade de que acabe logo ..livro entediante. Mas vou dar uma olhada assim mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Não sabia do que se tratava o livro, a capa é realmente mto bonita mas a historia nao me chamou a atenção eu gosto de vampiros e afins mas acho que nao estou preparada pra este ainda mais se tem haver com circo.

    bjns
    http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não li e não havia ouvido falar deste livro, mas gostei da sua crítica. Eu geralmente gosto (rs). É sincera e consistente, destacando o que é potencial e frágil nas obras. Particularmente, quando você começou a falar sobre a proposta de Infinda, não senti "aquela" curiosidade. :/ Talvez o cenário circense, o contexto da época e a imortalidade em meio a tudo isso sejam o que caracterize a obra como boa. É complicado quando o autor não consegue transmitir ao leitor personagens à altura do que sua criatividade desenvolveu. Não creio que lerei o livro para ter minha próprio opinião, no entanto. A capa é linda mesmo! Acho que quando se refere ao sobrenatural, está se tornando moda usar uma arte mais abstrata. :)

    ResponderExcluir
  13. Na verdade eu não consigo ler mais nada sobre vampiros, acho que já deu, rsrs'. O único que eu vou ler agora é VA que eu não tinha lido ainda, mais depois basta, cansei pq de agora em diante são poucos com esse tema que são diferentes e o fato é que não sou só eu que penso assim.
    Ser autor(a) no Brasil não é fácil, tem preconceito, dificuldade pra encontrar editora, mas acho que escrever sobre temas que nós já estamos saturados depois daquele 'fenômeno' Crepúsculo não ajuda muito. Sem contar que nem em um milhão de anos eu olharia essa capa e diria que fala sobre vampiros, apesar dela ser linda, confesso. No final das contas eu não me interessei pelo livro, e o fato de ter uma sequência tbm não me anima muito.

    ResponderExcluir
  14. Amo ler livros sobre vampiros, pelo o que vc disse sobre o livro vou gostar.
    Quero muito ler VA, gostei ainda mais sendo de autor Brasileiro, e sei também q muitas pessoas não leem livros nacionais por serem de "autores nacionais".
    Gosto de crepúsculo, apesar de muita gente não gostar eu amo!
    Não gosto dos filmes, os livros são maravilhosos na minha opinião!

    ResponderExcluir
  15. Eu ao histórias de Vampiros, são no geral as minhas histórias preferidas, como vc disse VA #amoreterno #amorverdadeiro e Anne Rice são maravis..
    É complicado quando vc lê um livro e meio que se decepciona, quando a história é muito interessante, mas o desenrolar dela não corresponde as expectativas, a história acaba se tornando rasa e vc se pergunta onde foi que o autor se perdeu (não sei se esse foi o caso desse livro hahaha)mas enfim...toda a leitura é valida e os gostos são relativos, portanto vale dar uma olhada no livro pra formar sua propria opinião e por ser nacional vale em dobro pra prestigiar..
    Bjks

    ResponderExcluir
  16. Como várias pessoas já citaram nos comentários, a capa é realmente bonita. Gosto de capas simples, mas com um aspecto elegante, como desse livro. Porém, a história em si não me agradou e nem chamou a atenção. Vejo que há bastante gente que gosta de livros que abordam algo relacionado à vampiros, mas eu não gosto muito. Quem sabe um dia eu mude de opinião... rs
    Ótima resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Eu amo um livro vampiresco, dificilmente não gosto de um. O tema é interessante, mas uma pena que o livro não tenha um desfecho tão interessante. Mas quem sabe venha um segundo livro e nele melhore e apareça um grande motivador,
    beijos.

    ResponderExcluir
  18. A capa é liiiinda e como a Bianca eu não consegui falar o nome do livro(eu sei que não tem nada a ver, mas só consigo ler 'infinita'. .-.) Esse livro seria uma leitura pra passar o tempo e durante uma pós leitura apaixonante que assim quem fizer a resenha pode dizer que não se apegou muito não por ser um pouco parado(monólogo?#eunãocurto) e sim porque a outra história ainda não saiu do coração literário. <3 Confesso que quando você disse que tem uma mulher leão eu tipo fiquei mega animada pra ler e conforme a leitura foi chegando os motivos dos três ratinhos(?)... chateada quando o livro tem tudo pra ganhar 5 ratinhos e o autor não sabe explorar. :~
    www.yasmim-namen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Essa capa é linda e também me lembra House Of Night, só não pode virar uma série tão grande quanto HoN porque aí já é demais ahshau
    Bem, pela sua resenha não fiquei muito animado para o livro, embora tenha uma boa premissa a autora parece não ter conseguido aproveitá-la e esses aspectos apontados por você também não me satisfariam, porque gosto quando sabem aproveitar os personagens e também não gosto quanto falta um climax na história, pois essa é a parte mais importante para deixar o leitor envolvido!

    ResponderExcluir
  20. Ah tô fugindo de séries!
    Quero livros que resolvam tudo de uma vez, rsrs.
    Mais uma temática vampiresca mal explorada...

    ResponderExcluir
  21. Gosta de Academia de Vampiros e não gosta de Crepúsculo? Quer ser minha amiga? *-* hahaha
    Agora falando sobre Infinda: Achei a capa linda, pena que as folhas são brancas... Olha, ele parece bom, mas é tão ruim quando não conseguimos nos conectar com os personagens, não?
    Não chega a se tornar um livro desejado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas acho que nem vou ler esse livro, não me interessei muito :/ Nossa, eu também gosto muito de Academia de Vampiros, e não gosto de Crepúsculo kkkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Eu não conhecia o livro, nem a autora. Seu eu não tivesse lido a resenha talvez eu lesse o livro, mas pelo que você escreveu, acho que não iria gostar muito do livro.
    Eu sou outra que também adoro Academia de Vampiros e não gosto de Crepúsculo.

    ResponderExcluir
  24. Quando vou ler algo com vampiros, escolho os livros em que a personalidade deles sejam as mais próximas possíveis da verdadeira Mitologia. Ou seja, seres notívagos e sanguinários.
    O que me parece que aconteceu com esse livro, é que a autora não atingiu a maturidade das personagens. Enfim, não sei se o leria.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não conhecia o livro, também achei que essa capa lembra um pouco House of Night... Eu também adoro Academia de Vampiros, mas eu também gosto muito de Crepúsculo, mas já li tanto livro de vampiro que estou meio cansada já, agora só leio se o livro for muito bom mesmo, então eu não sei se leria esse.

    ResponderExcluir
  26. Quando vi a capa não pensei em vampiros , mas gostei de saber que eles estão presentes no livro .
    E que sortuda você hein , ser procurada por um autor não é pouca coisa não , eu me mato para encontrar algum por aí , e na maioria das vezes eles não enviam o livro físico .

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. A capa é liinda, adorei!
    Não fazia a mínima ideia sobre o que era o livro e me surpreendi por saber que se tratava de vampiros, não esperava. Enfim, fiquei bem curiosa com ele

    ResponderExcluir
  28. A capa é muito bonita, mas depois de ler a resenha não fiquei com nenhuma vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)