segunda-feira, junho 17, 2013

Resenha A outra Sombra - Max Moreno


Título: A Outra Sombra
Autor: Max Moreno
Editora: Bookess
Lançamento: 2010
Skoob
Sinopse: E se você descobrisse que a morte é só um detalhe?!... Vinicius é um rapaz ingênuo, incapaz de perceber que o mal pode estar onde menos se espera. Mas um grave acidente de automóvel vai deixá-lo diante de um terrível mistério, algo capaz de arrastá-lo para um mundo sombrio, onde a maldição e a bênção vão travar uma luta que ultrapassa os limites entre o bem e o mal. Agora o rapaz se vê diante de uma assustadora sequência de eventos, onde nada é o que parece ser. Repleto de intrigas e emoções, A outra sombra é um romance inquietante, que nos conduz a um caminho sem volta. Segredos, ressentimentos e desejo de vingança se confrontam numa surpreendente busca por respostas, onde qualquer um pode ser o próximo. Descubra o lado oculto de cada verdade.
Vinicius é um jovem rapaz cheio de vida que, como muitos da sua idade, adora se divertir e ouvir boa música. Durante uma viagem com seus dois melhores amigos a um sítio no interior do Paraná ele vê a sua vida e a dos amigos serem perdidas de forma trágica numa estrada a poucos quilômetros de seu destino final, durante uma terrível tempestade. Agora ele tem uma missão e através dele passaremos a conhecer outros personagens que farão com que Vinicius compreenda algumas coisas essenciais para ter uma vida feliz e plena, mesmo quando você já não faz fisicamente parte deste mundo.

Confesso que quando aceitei a parceria com o Max Moreno tinha uma ideia completamente diferente do que seria esta narrativa. Como muitos dos leitores do blog esperava por uma literatura fantástica com fantasmas e demônios, não me perguntem porque, mas essa foi a minha primeira impressão. E estou muito feliz em lhes dizer que fui completamente surpreendida e que apesar de não ser o meu estilo preferido de leitura a escrita e a história do Max conseguiram me conquistar e convencer. Passei o meu fim de semana com os olhos grudados nas páginas e não deixei o livro de lado até que o terminasse.

Algo que eu gostaria de ressaltar é que em todos os núcleos narrados por Max, desde o da pobre senhora abandonada pelos filhos em seu leito de morte até o do pai em busca de vingança por sua filha, o sentimento de angústia me assolou e tudo o que eu queria era que houvesse uma solução feliz para o final de cada uma das histórias, mas o autor nos mostra que nem sempre é possível e que nossa vida e futuro depende única e exclusivamente da nossas escolhas. Em certos momentos, não sei se estou enganada, percebi um certo estilo Zafón nas páginas do livro, algo poético e misterioso que sempre ganha pontos comigo.

Apesar de Vinicius ser o personagem central da trama outras várias personalidades caminham pelas páginas dessa história. Mas os que mais me chamaram atenção foram os chamados vilões. Max conseguiu construir personalidades tão fortes e de certa forma assustadoras que em determinados momentos cheguei a sentir medo por todos os outros que os rodeavam, sabendo que não sairia nada de bom de pessoas tão vis como tais personagens. E o mais cruel de todos os vilões são certamente as nossas escolhas, que nos leva a vingança, ou a atos extremos dos quais em sã consciência poderíamos nos arrepender.

Quanto a diagramação tenho que lhes dizer que a única coisa que não me agradou foi a colocação dos números de páginas que ficaram muito próximos à borda e escondido em determinadas páginas. Mas acredito que tirando isso tudo está bem feito, a não ser talvez as páginas brancas que eu e muitos leitores não aprovam mais. As letras estão em bom tamanho e a revisão também me pareceu boa, mas não sou exatamente perita em ortografia para falar com propriedade sobre o assunto. Eu gostei bastante da capa, ela passa uma sensação de mistério que tem tudo a ver com a obra. Enfim, é mais um autor brasileiro arrasando no cenário literário.

Misterioso e Instigante!
Quotes do Livro:


"Havia algo de funesto em seu olhar. Ele pousou suavemente a mão sobre meu ombro e, por fim, sus surrou: “Você deve ser forte, meu amigo”, sua voz era mansa, mas seu olhar ainda me aniquilava."  


"O delegado reclinou-se sobre aquele corpo sem vida e lentamente puxou a parte do lençol que cobria o rosto do defunto."

"Era uma criatura de rosto delicado e pequeno, com contornos levemente arredondados, e lábios carnudos que, ao menor traço de um sorriso, arrebatavam a atenção dos que a cercavam."

"O sol majestoso ardia sobre um suntuoso céu azul, trazendo a sensação de que cada minuto nesta vida vale à pena e de que não há infortúnio capaz de sobreviver à ação corrosiva do tempo."






13 comentários:

  1. Oi, como vc eu tb achava que o livro teria fantasmas demônios e afins e o autor ganhou pontos comigo justamente por não ser uma leitura fantástica Fui surpreendida ao ver O Paraná sendo citado no livro, afinal é o meu estado haahah e fiquei imaginando qual seria a cidade de destinho (haahah denovo) Gostei da trama em geral apesar de não ser meu estilo preferido tb.

    ResponderExcluir
  2. Olhando pela capa, ou melhor, julgando o livro pela capa confesso que me pareceu ser algo do gênero, com fantasmas e demônios. E já tinha ficado com o pé atrás. Mas lendo a resenha, fico feliz que não tenha nada disso. E melhor ainda, nos faz refletir. Gostei muito disso! Os escritores brasileiros estão sambando na cara da galera que só diz que livro bom só tem fora do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Essa obra realmente nos surpreende ( e muito!). A outra sombra é sem dúvida um convite à reflexão, nos faz pensar na vida como uma história e a cada um de nós como seus protagonistas e autores cabendo, em certos momentos de nossa trajetória, as escolhas que determinarão o nosso futuro. Mais uma vez eu recomendo! O autor está de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Pela capa misteriosa realmente somos levados a pensar que terá algo fantástico. Não sei ainda se leria o livro, mesmo sendo uma ótima obra nacional. Só acho que gostaria mais se houvesse fantasmas ou demônios.. haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não entendi muito bem do que se trata a história, portanto quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Eu achei a capa bonita!!! Gostei muito da sinopse e da resenha!
    Parece ser um livro bem instigante mesmo!! Gosto de mistério então, curti muito esse livro!

    ResponderExcluir
  7. A capa é linda , a história intrigante , mas o que eu gostei mais foi da citação do meu estado querido : Paraná . Simplesmente amei , quero ler o livro? sim . Mas me falta CA$H :( só mês que vem ...

    ResponderExcluir
  8. Muito legal essa temática do livro, chama muito atenção.
    Gostei de ver. Nem conhecia e parece ser bem legal, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  9. Não sei porquê, mas também tive essa sensação de ser um sobrenatural. Pelo que deu pra perceber, ele é bem denso e angustiante. Não faz muito o meu estilo, mas me parece ser bem interessante. Se tiver oportunidade, lerei, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Não tinha ouvido falar do livro, mas olhando a capa também achei que parece se tratar de um livro sobrenatural rs, mas fico feliz que tenha gostado da leitura, parece ser um livro bem triste..para mim tudo que tenha morte e superação é triste rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Acho que nao conseguiria finalizar a leitura desse livro, serio acho que eu ficaria com um 'caroço' na garganta e nao conseguiria terminar o livro.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o autor e nem o livro. Pela capa parece que é literatura fantástica com demônios, fantasmas e etc. Só de ler a resenha já fiquei triste (por causa da história) =/

    ResponderExcluir
  13. Olha ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre o livro, mais parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)