quarta-feira, junho 12, 2013

Historiando: O Cerco a Leningrado

Leningrado ou São Petersburgo como é conhecida hoje em dia foi palco de uma das maiores atrocidades ocorridas durante a Segunda Guerra Mundial. Seu sofrimento começou em 8 de novembro com o primeiro bombardeio dos oficiais alemães contra a cidade e durou pouco menos que 900 dias, mas a cidade já se encontrava cercada poucos meses antes. Durante todo esse tempo Leningrado foi vítima de um cerco por parte do governo alemão e resistiu graças a força e dureza do povo Russo que se negou a se entregar, lutando junto com o Exército Vermelho para defender a cidade.

O Cerco à cidade de Leningrado.


A estratégia dos alemães estava definida: "total extinção por meio da fome e do frio e destruição por meio do fogo" e ainda "O problema da sobrevivência da população e de seu abastecimento não cabe a nós e não deve ser resolvido por nós”, declara Hitler em setembro de 1941. Que por não conseguir invadir a cidade opta pelo estado de sítio. A cidade não estava preparada para a guerra e seus efeitos.

As estimativas apontam que cerca de 1 milhão e meio de pessoas morreram durante esse período, a maioria de frio e de fome. Doenças como tifo, escarlatina e icterícia eram comuns levando-se em consideração as condições que o povo Russo foi obrigado a enfrentar. Poucos meses depois que o cerco foi fechado a comida tornou-se escassa e as pessoas passaram a se alimentar de sopas de papéis de parede ou cola de tapeçaria. A cidade estava a pouco de ser subjugada e todos os seus habitantes estavam morrendo de fome, doenças ou devido aos bombardeios constantes.

Os russos apressam-se para garantir a defesa de Leningrado.

As linhas de comunicação foram cortadas, a energia elétrica proibida, e três milhões de pessoas estavam aprisionadas em uma das maiores cidades da Rússia. Os funcionários das fábricas continuavam seu trabalho e muitas vezes acabavam mortos de inanição. Era possível andar pelas ruas da cidade e ver corpos por todos os lados. Cansadas e famintas as pessoas se sentavam para não mais acordar e o inverno que na época chegava a temperaturas de até -40°C não era favorável a subsistência. A única forma de escape era pela "Linha da Vida": caminho de gelo sobre o lago Ladoga utilizado pelo exercito russo para transporte de alimentos e evacuação de civis.

Operários desfilam pelas ruas de Leningrado.

O sofrimento só acabou em Janeiro de 1944, quando o exercito vermelho organizou uma ofensiva contra os nazistas, que já se encontravam esgotados pela guerra, e mais ainda pelo frio e pela resistência do povo de Leningrado. Hoje em dia todo ano esse terrível período é lembrado pelos Russos durante todo o mês de Janeiro, as "comemorações ocorrem a margem de Rio Neva e especialmente neste período aumenta o número de visitantes ao Museu-Parque Nacional “Cerco de Leningrado”.
     
Coluna de combatentes alemães capturados desfila por Leningrado.

Durante o memorial de 60 anos ao Cerco de Leningrado em 2004 o então presidente Vladimir Putin deu grandes exemplos de heroísmo e força dos soldados russos durante os ataques, mas ressaltou que "a defesa de Leningrado é um caso especial, pois não só deu demonstrações de heroísmo entre os militares, mas significou uma façanha sem precedentes da população civil".

O período é lembrado pelos Russos como A Grande Guerra Patriótica, o que eu considero bastante satisfatório já que foi a força do povo que manteve a cidade em pé. Para complementar deixo uma dica de filme que aborda o assunto e é bastante interessante, para quem quiser saber mais é só procurar o vídeo ele está disponível na internet.


Fontes:
Opera Mundi
Falando Russo
A Semana
Terra
Oocities

15 comentários:

  1. Que história hein? Não gostava muito da história da segunda guerra mundial, comecei a curtir depois que li alguns livros que foram passados nessa época. Fiquei mais curiosa pra saber detalhes e esse post, foi fenomenal! Procurei pra baixar o filme, mas não o encontrei. :( Fiquei bem curiosa pra assisti-lo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana, eu não conhecia essa história e achei bem interessante, melhor ainda saber que tem um filme que retrata a história!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  3. Por mais que pense na Segunda Guerra e tente entender temo que nunca consiga, acho que nunca vou conseguir entender pq uma pessoa teria tanto ódio de uma cultura, mas o post é bem bacana, que bom que no final os russos venceram ♥♥ pelo menos foi isso que entendi e.e
    Ótima pesquisa é muito legal ver o seu esforço com o blog, bjos sálinda.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, vou procurar esse filme em algum lugar, achei a história muito legal.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, belo post... foi uma das piores épocas da historia! Um marco, como vc sabe eu li recentemente "O Colecionador de Lágrimas - Augusto Cury" Que relata mto bem isso e muito mais... ainda estou chocada com fatos como estes relatados aqui... bjs

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a história e achei bem interessante.
    Nem imaginava q a cidade teria esse história!

    ResponderExcluir
  7. Sempre me interessei pela história da primeira e da segunda guerra mundial. Eram os conteúdos que mais gostava na escola... haha
    Mesmo já tendo lido tanto a respeito delas, nunca deixo de me chocar pelos acontecimentos. Não foi diferente ao ler o post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. As vezes fico boba com esse tipo de coisa. Cara, tanta porcaria...sério, perdoe a palavra mas é a verdade. Tanta porcaria e por nada. Pra que brigar, pra que guerra.... Nossa, me deixa triste ver esse tipo de coisa, porque é muita injustiça, muita gente inocente que morre por ambição dos grandes ou ganancia dos outros. Todo o sofrimento...meu Deus, deixa triste. O post foi muito bom, adoro ver essas coisas de história mas é uma porcaria ver como a humanidade é uma merda com o próximo. Me deixa sem esperanças ver coisas assim =/

    ResponderExcluir
  9. Acho as histórias da 2ª guerra bem tensas.
    As pessoas que sobreviveram a tal periodo, realmente podem ser consideradas mais que vitoriosas.
    Adorei a dica do filme tbm, não conhecia.

    Bjok

    ResponderExcluir
  10. Eu li jardim de inverno , que conta a história de Veronyka ou Anya como preferir , ela viveu em leningrado nessa época , e relatou todos os acontecimentos de sua vida . Não sei até onde o livro é realidade e onde entra ficção , mas é super emocionante.

    ResponderExcluir
  11. Quanto sofrimento essas pessoas devem ter passado!!!! A parte boa (se é que existe nesse caso), é que a população civil também defendeu seu território. Isso mostra que só é preciso se unir para conseguir atingir seus objetivos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Nossa eu não entendo como pessoas podem fazer certas coisas com outras, acho que as guerras são coisas de pessoas ruins..pois quem começa não vai la lutar fica em casa sentadinho e manda os outros..
    mas gostei de saber alguns fatos sobre esta guerra,
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Essa parte da 2 guerra nao sabia, bem apesar ed eu gostar de historia nao sou fan de guerra pra mim é algo que nao se ha necessidade de se ter.

    ResponderExcluir
  14. A 2 guerra me deixa meio depressiva. Cada vez mais fico chocada com tudo que o Hitler causou ao mundo. Vou ver esse filme. Bem que poderiam divulgar mais sobre o que o povo russo passou.

    ResponderExcluir
  15. Poxa eu não desse pedaço da história da Segunda Guerra Mundial. Me interesso bastante pelo tema, fico triste por ver como nós seres humanos somos capazes de causar tanto sofrimento a um semelhante.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)