sábado, junho 22, 2013

Entrevista Max Moreno

Olá pessoal como prometido disponibilizo agora a entrevista feita com Max Moreno o autor do livro A Outra Sombra, como vocês sabem foi feito uma promoção em que os leitores fariam perguntas e as 10 melhores selecionadas pelo blog e pelo autor seriam disponibilizadas, a próxima etapa é fazer o sorteio entre os leitores das melhores perguntas em que os prêmios para o sorteado serão os livros A Outra Sombra + A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra. Espero que tenham gostado de mais essa promoção e aguardem que logo mais volto com o resultado, todos os escolhidos cruzem os dedos! Boa Sorte.


PERGUNTAS DOS LEITORES

(Rafael Caitano) 1 - Como foi o processo de criação do livro? Quanto tempo durou? Você mergulhou de cabeça no projeto?
Sempre fui um leitor voraz. Desde cedo descobri o fantástico mundo da literatura. Contudo, nunca havia me imaginado “do outro lado das letras”. Certa noite, enquanto aguardava o sono chegar, eu comecei a criar a trama mentalmente. No dia seguinte eu já tinha um esboço relativamente bem definido na cabeça, só faltava sentar e escrever. E foi o que eu fiz, ou pelo menos tentei fazer, pois escrevi e reescrevi a trama dezenas de vezes até chegar ao resultado atual. O processo de escrita durou quatro meses. Sim, eu mergulhei de cabeça no projeto. 


(Nadja Souza Moreno) 2 - Max, em que ponto você é parecido com Vinicius, de A Outra Sombra?
Creio que temos o mesmo gosto musical (risos). O fato de ele ter algumas dúvidas em relação ao pó-morte também. No fundo, bem lá no fundo, todos nós, embora não admitamos, temos algumas dúvidas em relação a esse assunto.  

(Mariani Figueiredo) 3 - O que foi mais desafiador em todo o processo de escrever A Outra Sombra?
Sem dúvida o risco de me envolver emocionalmente com os personagens. Alguns têm personalidades extremamente fortes e isso às vezes me deixava apreensivo, pois tinha de me manter isento para que a trama trilhasse naturalmente o seu rumo. Alguns personagens estranhamente parecem assumir vontade própria, então, tudo o que você tem a fazer é emprestar a escrita a eles.    

(Fernanda Bender) 4 - Você acredita que possa existir algo sobrenatural ou místico que está além da capacidade de compreensão humana?

Acredito. O fato de estar vivo já é um grande mistério. Como já dizia Shakespeare: "Há mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe nossa vã Filosofia".


(Clara Beatriz) 5 - Você pretende fazer outro livro? Já tem previsão para quando será lançado?
Sim. Já estou trabalhando em outro romance e espero lançá-lo ainda este ano.

(Ketelin Natieli Wochner) 6 - Você se inspirou em alguém para criar o personagem Vinicius?
Não. Todos os personagens do livro são fictícios. Algumas cidades e cenários também são fictícios, sendo meramente fruto da cabeça do autor (que no caso sou eu).

(Cristiane Silva) 7 - Como surgiu o fim do livro? Ele sempre teve em mente um fim ou surgiu com o processo de criação?
Quando comecei a escrever o livro eu já tinha um final em mente. Mas, à medida que a trama foi avançando, percebi que estava sendo conduzido a outro final. Sendo assim, nem eu mesmo sabia o final antes de chegar nele.

(Thaynara Ribeiro) 8 - De onde vem a inspiração para criar a aparência e a personalidade dos seus personagens? Você se inspira em pessoas com as quais convive?
Creio que todo escritor é um observador nato.  Na rua, no shopping, no cinema, enfim, em todos os lugares você encontra pessoas dos mais variados aspectos. De modo que na hora de compor a aparência física de um personagem, é importante em primeiro lugar saber em que contexto ele se encontra e, só a partir daí, atribuí-lhe as características que o torna “humano”.

(Adriana Medeiros) 9 - Como é o processo de escrita do livro? A inspiração vem naturalmente ou você se senta em horário determinado e escreve?
Para ser sincero, eu não conheço um único escritor que escreva só quando está inspirado. A exceção dos poetas (nem todos), raros são os momentos em que a tal inspiração nos dá o ar da graça. Como dizia Carlos Ruiz Zafón no seu romance “O Jogo do Anjo”: A inspiração virá quando fincar os cotovelos na mesa, o traseiro na cadeira e começar a suar. Escolha um tema, uma ideia e esprema o cérebro até doer. É isso que se chama inspiração”. 
 A disciplina ainda é uma das principais aliadas dos escritores. Quando estou escrevendo, eu determino sim um horário para fazê-lo.
   

(Franciely Ferreira)10 - Seus Livros tem uma conexão específica com algum autor?
Eu não diria um autor específico. Gosto de ler de tudo, desde Best Sellers a histórias em quadrinhos (Turma da Mônica). Mas confesso que tenho uma queda pelos clássicos. Creio que, em algum momento, alguns deles me influenciaram sim. Entre os meus autores favoritos estão: Gustave Flaubert (Madame Bovary); José Saramago (O Evangelho Segundo Jesus Cristo); Fiódor Dostoiévski (Crime e castigo); Joseph Conrad (No Coração das Trevas); entre outros. Gosto muito dos contos de Edgar Allan Poe. Dos autores contemporâneos, posso citar: Stephen King, Harlan Coben, Khaled Hosseini, John Green, entre outros tantos... É isso!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PERGUNTAS LITERATA

1 - Como foi dito alguns personagens da trama tem uma personalidade forte e até parecem assumir vontade própria, então eu fiquei curiosa em saber como foi a construção desses personagens? Como é criar alguém com uma personalidade completamente diferente da sua ou até mesmo psicótica?
 A criação de um personagem, especialmente os vilões psicóticos, exige a isenção quase que absoluta do autor, que não pode permitir que seus valores morais e éticos, interfiram na criação do perfil psicológico de tal personagem. Embora o autor (no caso eu) repudie os atos cometidos por tais personagens, não deve impor seus conceitos com algo absoluto e inabalável, pois, na vida real, as pessoas têm comportamentos diferentes e muitas vezes nos surpreendem com atitudes inadmissíveis.  Basta ver o noticiário da TV para perceber que existem muitas pessoas exercendo o seu lado “malvado” com uma naturalidade de arrepiar. Para criar tais personagens, apenas observei atentamente o mundo “onde vivemos”.  


2 - Em relação à escrita e aos personagens qual é na sua opinião a melhor passagem e seu personagem favorito e porque? (Não vale falar que é o Vinicius rs) 
A cena onde o pequeno João Pedro aguarda o retorno dos pais, enquanto perambula pelos corredores do hospital, me parte o coração. Ele é o meu personagem favorito, pois conserva a pureza e a inocência peculiar aos pequeninos. 

3 - Conte para os leitores qual é a ideia central do livro e o que eles podem esperar da narrativa? 
A ideia central do livro é demonstrar que ninguém é suficientemente perfeito, e que nem tudo que sabemos e conhecemos pode ser tido como verdade absoluta. Somos, na maioria das vezes, frutos das nossas próprias escolhas e, portanto, não devemos culpar ou depender de algo “Superior” para o nosso sucesso ou fracasso. Os leitores terão uma narrativa onde o mistério se entrelaça com acontecimentos que podem revelar desde um sonho de criança à estupidez humana. O sobrenatural e a realidade se misturam o tempo todo. 

4 - Poderia nos dar uma prévia desse novo trabalho ou ainda é segredo de estado? 
O livro conta a história de um jornalista brasileiro que, intrigado com o crescente número de pessoas desaparecidas em todo o mundo, resolve investigar alguns casos (aqui no Brasil) de pessoas que desapareceram sem deixar vestígios. Mas logo nas primeiras semanas de investigação, ele vai se deparar com algo estarrecedor... 

13 comentários:

  1. Oi Ju, olha eu de novo hahah ... poxa adorei a entrevista, tem muita coisa bacana ai, é bom conhecer um pouco mais do autor e do seu trabalho.
    Parabéns pelas suas perguntas, particularmente foram as que gostei mais hahaah

    bjns!!
    Ah... passa la no blog depois?
    Fe, nao conhecia nenum dos aplicativos... achei bem bacana todos eles, mas eu particularmente não uso muito o smart pra acessar a net pq em casa eu tenho o pc e no trabalho eu fico conectada tb, entao ele fica restrito à ligaçoes e msgs hhaah
    Gostei do app de pael de parede vou procurar pro meu, ja as notas de que vc falou o Galaxy Y tem um app bem basiquinho q serve.
    no meu smart eu tenho fora twitter e face uns joguinhos, o app da radio evangelizar e o do blogger fora os que ja vem instalados né !
    bjns!

    Último post do blog - Reflexões de aniversário

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e adorei! Amei a entrevista e, uma vez conhecendo o trabalho do autor, já estou ansiosa para ler a próxima obra!

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, li apenas a resenha e fiquei bem curiosa. Lendo a entrevista dele agora, é que fiquei mais ainda! Quando chegou na pergunta da Thaynara Ribeiro, fiquei me perguntando como foi a construção dos personagens e tal! Aí no final, você pergunta! Ufa! kk A prévia que ele deu do segundo livro, parece ser bem legal também!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da entrevista!!!
    Interessante o autor ser disciplinado! Eu não tenho a mínima disciplina!
    Amei saber mais sobre a criação do livro!!! Fiquei muito curiosa com o novo trabalho do autor.....

    ResponderExcluir
  5. Adorei as perguntas&respostas.
    Quero tanto ler A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra :cc

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista (e ver minha pergunta ser respondida).
    Deve ser mesmo bem difícil a criação de personagens, principalmente quando ele ter uma personalidade muito forte e bem diferente da do autor. Achei interessante quando ele disse que alguns personagens criam vida própria e acabam fazendo o que bem querem, sendo que a única coisa que o autor deve fazer é escrever essas ações.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Uau!!! Amei ver minha pergunta respondida! Max é parceiro do meu blog também e acho que ele tem um alto astral muito bacana! Estou doida para ler A Outra Sombra! (:

    Beijos e sucesso para o blog e para Max.

    Nadja Moreno - http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o livro, mas vontade não me falta. Gostei bastante dessa entrevista. Uma coisa que acho interessante é que sempre que leio algumas entrevistas com autores, eles falam que tem um final em mente, mas no desenvolvimento da história o final muda completamente. Isso é ótimo, pois mostra que as personagens tornan-se tão reais, que parecem que tem vida própria.
    Desejo todo o sucesso ao Max!!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Respondeu o meu! Que fofo *-*
    Adorei saber mais, o livro é bem interessante e é legal saber mais do autor.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro do autor, nossa ele levou quatro meses para escrever, eu nem em um ano consigo..
    gostei de saber como ele descreve/cria seus personagens fisicamente, ja pensou você fisicamente em um livro..
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Serio que ele é o autor de Livraria 24? Eita nem sabia! Bem gostei dele, bem simpatico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Jéssica ele não é o autor de Livraria 24 hrs, este livro só foi incluído como prêmio no sorteio tbm!

      Excluir
  12. Adorei a entrevista. Pena que esqueci de participar

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)