quarta-feira, maio 15, 2013

Resenha: O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern




Título: O livro do Amanha
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2013
Skoob


Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.
Tamara é uma garota que sempre teve tudo o que quis, sua vida se resumia a curtir com os amigos e ser uma garota problema, até que seu pai se endivida e resolve que o suicídio é o melhor escape. Sem apoio, e sem todo o conforto e luxo aos quais estavam acostumadas, Tamara e a mãe se mudam para a casa dos tios dela, onde procuram ficar apenas tempo suficiente para ajeitarem a vida. Enquanto sua mãe passa a viver em um estado catatônico, Tamara tenta deixar que o luto não faça o mesmo com si, ao mesmo tempo em que faz o que pode para tirar a mãe de tal estado. Revoltada com o que a vida lhe reservou ela não suporta a subserviência dos tios e se isola no antigo castelo que existe na propriedade, um lugar misterioso que se deteriora cada vez mais e onde há 17 anos atrás houve um trágico incêndio.

Tudo parece ganhar uma nova forma quando aparece a porta de sua casa uma biblioteca itinerante guiada por um jovem, é no meio de livros cheios de pó e que carregam os anos em suas capas que Tamara encontra algo que lhe chama atenção, um livro antigo, trancado a chave, sem autor ou se quer título que mais futuramente se revela ser um diário. O mistério parece ainda mais envolvente quando Tamara percebe que o livro lhe conta o amanhã e que ela tem o poder de mudá-lo. Segredos há muito tempo guardados estão para ser revelados e a vida dessa jovem pode mudar mais completamente do que já fora.

Bom, não posso dizer que fui surpreendida, mas não por que o livro é ruim e sim porque sei que um livro de Ahern não seria capaz de me decepcionar. Assim como os livros anteriores da autora tudo começa meio monotonamente, mas com o decorrer da história a narrativa vai ganhando força até o momento em que não se é capaz de largar o livro até que se vire a última página. O desfecho, para mim ao menos, foi inesperado, e no momento em que começamos a encaixar as peças a coisa fica bem empolgante. Só esperava mais com relação a alguém, que apesar de me surpreender me pareceu um pouco mal aproveitado.

Apesar de Tamara ser uma personagem, frívola e mimada no início, ela não é tão chata quanto podemos imaginar. A drástica mudança em sua vida é até justificável ao meu ver, e não é como se ela fosse apenas isso. Sua personalidade vai muito além, e também conhecemos um outro lado da personagem, aquele que se importa com os outros e principalmente com mãe. Não posso dizer que fui conquistada por ela ou qualquer um dos outros personagens, na verdade achei que a autora poderia ter transparecido um pouco mais da personalidade de cada um. Arthur, o tio da garota, me pareceu tão sem sal que para mim ele era quase dispensável, mas ao fim percebi que ele também tinha seu papel em todo o desenrolar. De todos o que mais me chamou atenção é o único do qual eu não posso falar, já que acredito conter um spoiler gigantesco com relação ao personagem. Mas ao ler vocês saberão de quem eu falo, apesar disso como disse logo a cima esperava um pouco mais do personagem.

Temos no decorrer da narrativa o embate entre Tamara e sua tia Rosaleen. Hora pensamos que a personagem apenas quer o bem da garota, em outra não temos tanta certeza, porque parece que obviamente ela se faz de sonsa. Mas claro, no final acabamos por descobrir tudo e os motivos de alguns personagens serem tão misteriosos. Ainda falando dos personagens a primeira amiga que Tamara faz na história é uma freira muito auto-astral, uma senhora de idade que tem o espirito de uma adolescente e que me fez dar boas gargalhadas. Bom, tudo se desenvolve em torno desses e de outros personagens secundários que mesmo não sendo devidamente desenvolvidos pela autora deram seu brilho à narrativa.

O trabalho de edição ficou bacana, páginas amareladas, letras em bom tamanho para a leitura e não identifiquei muitos erros de grafia, mas posso ter deixado passar despercebido. A capa segue o mesmo padrão do livro anterior da autora, bom, eu confesso que não gostei muito, mesmo porque não gosto de capas com pessoas e já disse isso um zilhão de vezes aqui, sem contar que tive a impressão que a imagem do livro e da chave foi retirada do Google (rsrsrs). Graças a deus a capa não interfere na leitura.

Como sempre leitura recomendadíssima. Fico até assustada quando alguém me diz que não conseguiu terminar um livro da autora, todos os que li até o momento me conquistaram e valem muito a pena. Se não fosse parceira da Editora com certeza compraria todos para ler, claro, e para exibir na minha estante.

Misterioso e Intrigante!

Quotes do Livro:

"Ninguém que fala tão pouco é tão simples quanto pensamos. Não dizer quase nada exige muito, porque quando você não está falando, está pensando."

"Como sou pequena diante desse enorme castelo! Parecia mais uma dominadora e autoritária ruína que um castelo, pois ali se erguia, na minha frente, com as cicatrizes expostas, todo ferido e coberto do sangue das batalhas. E também ali, parada, me senti uma sombra de quem eu era antes, com minhas cicatrizes expostas. Nos unimos no mesmo instante."

"Quando a gente fecha os olhos, pode ficar em quase todos os lugares que deseja estar."
"Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo."


Júh

              Zanotti

28 comentários:

  1. EU QUERO, QUERO, QUERO. Jú que maldade fazer isso com sua amiguinha, eu já estava com vontade de ler e agora mais ainda. Essa coisa toda com o diário me lembrou um filme de terror que assisti, que ao encontrar o diário tudo o que as pessoas escreviam virava realidade. Acredito que a leitura deve ser muito interessante porque a meu ver todos devem ao menos querer saber um pouco sobre o futuro. Sem dúvidas irei participar de promoções ou comprar o livro *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu malvada Rafa? huahauhua que dó da minha pessoa rs. Queria falar tanta coisa nessa resenha que fiquei com medo de soltar spoiler, é como se algumas coisas precisassem ser ditas sem poder. Mas acho que até que ficou bacana. Ah eu já sorteei ele aqui no TC, bom mais quem sabe mais para frente surja outra oportunidade de sorteio :)

    ResponderExcluir
  3. Muita gente não gostou do livro, mas ainda estou muito animada. Cecelia me conquistou com sua escrita envolvente, cheia de bons personagens e reflexões. Não acho que seja diferente em O Livro do Amanhã.
    Mas pelo que vi na resenha, talvez não valha a pena esperar um livro tão bom quanto A vez da Minha Vida. Vamos ver, tenho o livro e pretendo começar a leitura logo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aí que vc se engana Ana, o livro é sim tão bom quanto A vez da minha vida, mas a questão é que nesse 2º eu me identifiquei muito mais com a personagem, ambos são muito bons :) Leia que com certeza não haverá arrependimentos rs

      Excluir
  4. Ju!
    Preciso ler esse livro!
    Todos falam tão diferente dele!
    Gostei da sua resenha!
    5 estrelas bom!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owww é muito bom, eu adorei. Só levei um susto hr que li 5 estrelas kkkkkk foram 4, até abri a resenha para verificar se não errei. Mas apesar disso é muito bom. Acho que só dou 5 para livros de fantasia e aventura que são os que eu mais gosto kkkk

      Excluir
  5. Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, como tenho interesse em lê-lo, estive me mantendo longe das resenhas que pipocara nas últimas semanas para não ''descobrir'' nada que me faça perder a vontade de lê-lo, com sua postagem, a vontade de conhecer essa história só aumentou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, complicado isso né, apesar de ser blogueira quando quero muito ler um livro evito de ler resenhas, por medo de pegar spoiler ou encontrar algo que me desagrade. E bom, não tem como evitar rs, é só as caixas da NC começarem a chegar que as resenhas começam a pipocar, mas é que é tanto livro bom que não dá para deixar para depois. Que bom que gostou da resenha, e quando ler me conte o que achou :)

      Excluir
  6. Li muitas resenhas e comentários sobre ele. Até agora não li nada de negativo e isso me deixou super curiosa a respeito dele. Pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Maristela, Cecelia é uma deusa da literatura só pode, até hj só encontrei uma pessoa que disse não gostar de um livro dela. Eu amei todos até agora :)

      Excluir
  7. Tava muito afim de ler esse livro, por isso evitei as resenhas, Olhando por alto vi algo que me chamou a atenção e acabei lendo uma resenha negativa sobre ele e já fiquei com o pé atrás, aí minutos depois me deparo com sua resenha e resolvi lê-la para saber a sua opinião, e você gostou e recomenda o livro.
    Agora o jeito é lê-lo e tirar minhas próprias conclusões...rsrs

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUhuahuah complica isso né Ronevia, eu geralmente evito resenhas quando quero ler pq sei que talvez possa ser influênciada pela opinião do outro leitor, mas quando não dá mesmo para evitar faço como vc e procuro uma outra opinião, para ver se concorda com a anterior. Bom faça isso, leia e tire suas próprias conclusões :)

      Excluir
  8. Ai, q bom q depois fica legal, eu passei das 100 páginas e estou achando um saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh já terminou? O que achou Regi? Os livros da Cecelia são naturalmente lentos no começo, uma pena :/

      Excluir
  9. Eu quero ler c: achei a história muito legal, e o que me surpreendeu foi que ela não é toda chata kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuah bom, na minha opinião ela não é aquela personagem chata que vc tem vontade de entrar nos livros e bater na cara dizendo "acorda para vida sua mula" kkkkkk sim é muito bom! Leia rs

      Excluir
  10. Oi Juh,

    Eu adoro a escrita da Cecelia, acho que são tão convidativas. Eu ainda não li o livro de amanhã e tbm não curto capas com pessoas na frente, mas aparentemente a NC pegou gosto por isso né? rs

    Beijos!!

    Ana
    @blogeuleitora
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É saquinho isso né, bom, mas fazer o que só precisamos esperar que eles se toquem e mudem o capista kkk, será que dá para fazer um movimento. ♥ Cecelia

      Excluir
  11. Ô Juh, lembrei agora... o nome da tia é Rosale (só não lembro se são dois A ou E).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk o pior é que é mesmo, confundi com uma personagem do livro Violetas de Março, que eu tinha lido depois, vou arrumar. Obrigada pelo toque Regi!

      Excluir
  12. Dos livros da Cecelia esse é um dos que mais tenho vontade de ler.
    Até que eu gostei da capa, só acho que a fonte do título poderia ser outra...
    Eu queria ter um livro desses :S hahah

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Ketelin, depois de ler dei uma pesquisada na net por capas internacionais e tem uma mais bonita que a outra, isso me desanima na NC, as capas deveriam ter mais estilo, mas algumas eu até que gosto :)

      Excluir
  13. Diferente esse livro dela, mas segue o mesmo ritmo dos outros pelo que entendi, com aquela coisa de lição no final, fazer pensar..Pelo menos senti isso. Gostei do livro e quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim segue a mesma linha sim, mas neste o foco não é tanto a superação é mais revelações bombásticas rsrsrs. Eu amei!

      Excluir
  14. Desde o lançamento de "P.S. Eu te Amo", que tenho vontade de ler tudo o que for lançado da Cecelia aqui no Brasil. O bom é que mesmo com esses "probleminhas de aproveitamento" de personagens, a história continuou muito boa. Pelo menos, por enquanto, essa linha da autora de desenvolver suas tramas com cartas, bilhetinhos e diários está dando certo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo essa característica dela, e esse livro está perfeito a coisa toda de misturar presente, passado e futuro me encanta Dom, e a Cecelia é uma Diva né? Amodoro os livros dela :)

      Excluir
  15. Uma coisa é certa a Cecelia gosta de cartinhas, rsrs.
    Ainda não conheço a escrita da autora, por falta de tempo, pois tenho livros dela, mas tempo que é bom para lê-los tá complicado achar...
    Esse livro tem dividido opiniões, li resenhas negativas e positivas.
    Pretendo lê-lo e tirar minhas conclusões, ;)

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é muito bom!!!
    Surpreendente do inicio ao fim, gostei bastante.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)