terça-feira, fevereiro 26, 2013

Resenha Garota Tempestade - Nicole Peeler



Título: Garota Tempestade
Autora: Nicole Peeler
Editora: Valentina
Primeira publicação: 2013
Skoob

Sinopse: Vivendo na pequena cidade de Rockabill, Jane True sempre soube que nunca se encaixaria no modelo de normalidade que a sociedade tenta impor aos jovens. Durante o dia ela é uma jovem atendente de livraria, mas durante a noite… gosta de dar suas nadadas noturnas no mar (isso é um segredo!). Numa dessas escapadas clandestinas, num dia congelante de inverno, ela encontra uma vítima de assassinato, e tal acontecimento, dos mais esquisitos de sua vida, a leva a surpreendentes revelações sobre sua linhagem: Jane é apenas uma meio-humana. Agora ela terá que penetrar um mundo sobrenatural, onde criaturas são, ao mesmo tempo, horripilantes, belas e mortíferas – adjetivos que recaem perfeitamente sobre seu novo “amigo”: Ryu, um gatíssimo e poderoso vampiro. Um mundo onde tudo é possível e nada é para sempre: um cão é capaz de curar com uma simples lambida, espíritos carregam suas compras, e, seja lá o que você faz, nunca, nunquinha mesmo, esfregue a lâmpada do gênio.
Para maiores de 18 anos 

Desde a terrível morte do seu melhor amigo e namorado Jane se vê tachada como louca em uma sociedade que nunca a aceitou devido a estranheza do repentino aparecimento de sua mãe nua durante uma tempestade. É por isso que ao em vez de chamar a polícia quando encontra aquele corpo ela simplesmente prefere arrastá-lo pela praia para que outra pessoa tenha esse prazer. Imaginem o rebuliço caso fosse ela que ligasse! Mas no outro dia Jane descobre que não é tão fácil assim se livrar da responsabilidade por ter encontrado aquele corpo, e agora ela precisa saber tudo o que nunca lhe contaram sobre sua mãe, sua descendência e alguns poderes sobrenaturais.

Para começar me simpatizei com o livro de primeira e vou lhes explicar porque. Me agradou bastante o fato de Jane não ser mais uma personagem adolescente, desengonçada e sem graça. Ela é bastante sarcástica e sempre tem uma resposta bem humorada na ponta da língua. Não, Jane apesar dos problemas tenta levar a vida e não fica a todo momento se martirizando por sua má sorte. Seu único lamento é talvez não ter podido evitar o ocorrido com Jason naquela fatídica noite. Mas também ressalto que me incomodou bastante o fato de que sua consciência libidinosa não parava de dar pitacos sobre a vida dela e Jane apesar de não parecer ter tanta experiência assim me parece bem saidinha.

Falando em saidinha, é aí que entra Ryu, o Vampiro, gostosão e poderoso que vai se tornar mais do que um amigo de Jane. Para ser sincera eu achei que faltou química entre os dois personagens. É claro que Ryu é sim tudo de bom, mas eu sinceramente preferi mais o cachorro Anyan do que o vampiro propriamente dito. Não é como se Jane e Ryu fossem feitos um para o outro. Isso por um lado é bom porque exclui a melosidade, mas que faltou algo faltou, sem sombra de dúvidas. 

Outros personagens que chamaram atenção na narrativa são Grizzie e Tracy, um casal de lésbicas. Uma delas é dona da livraria em que Jane trabalha, e são quase as únicas pessoas além do pai de Jane que não a julgam louca. O que chama bastante atenção é o humor de Grizelda que não é nada velado, ela brinca de uma forma natural e até mesmo sensual o que deixou a leitura agradável e não vulgar e forçada, levando-se em considerações as "piadas" que faz. Ela também é dada a dar presentinhos que não seriam apropriados para festas infantis se é que você me entende. Só achei que depois de um certo tempo elas foram quase que praticamente esquecidas na narrativa e deixadas de lado, assim como todos os personagens de Rockabilly que Jane deixa para trás ao viajar com Ryu.

Quanto a parte "mágica" da narrativa eu achei que a autora fez uma grande mistureba, colocando vários seres fantásticos em uma única narrativa, como se não soubesse ao certo qual se encaixaria melhor na história, uma grande comunidade mágica para ser mais exata. Elfos, Goblins, gnomos e Kelpies. Mas em geral a história é legal e flui muito bem, sem partes desconexas ou lacunas enormes. Sem contar que Nicole Peeler escreve muito bem e sabe usar as palavras, exceto em algumas frases que venho percebendo parecem inevitáveis quando o livro pende um pouco para cenas quentes, exatamente como essa:
“Na verdade gosto de você porque toca minha periquita como Jimmy Hendrix tocava guitarra.”
Concluindo acredito que quem gosta do estilo com certeza deve ler esse livro. Até eu que não sou lá uma grande fã realmente gostei. Assim como disse no twitter, fazia um bom tempo que eu não pegava um livro que não fosse épico e me interessasse tanto, mas infelizmente sempre acho algumas ressalvas e não posso deixar de salienta-las. E depois é só aguardar as continuações.

Uma mistura legal de se ler.

Quotes do Livro:

"[...] Veja, minha espécie sabe tudo sobre a convivência com humanos, e posso lhe garantir que são como animais selvagens. Se os deixar sentir que você tem uma fraqueza, eles irão se aproveitar para machucá-la."

"Olhar que dizia: A tal louca que matou o próprio namorado.
Ela estava errada, claro. Eu não tinha matado Jason. Eu era apenas a razão pela qual ele estava morto."

"Mas a família True era feita de aço e agi com a mesma bravura e determinação que havia demonstrado na noite anterior.
Desmaiei e caí dura no chão."

"- Sexo incrível, roupas maravilhosas e X-tudo sempre que eu pedir... acho que consigo me acostumar com essa vida - brinquei, virando-me para o espelho, tentando equilibrar o vestido e ao mesmo tempo arrumar os cabelos num coque alto. De repente, Ryu estava bem atrás de mim, passando os braços por minha cintura, por baixo do vestido. Fungou em meu pescoço, respirando fundo - Esse é o plano, Jane."



Júh
               Zanotti

13 comentários:

  1. Não sei explicar bem, mas esse livro não me agradou sabe!
    Já li vários comentários, tantos positivos como negativos, mas a curiosidade não foi despertada... tem leituras que é melhor não forçar, :(

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?
    A primeira vez que vi a capa desse livro, jurei que era uma história mais infantil sabe? Pelo menos é o que a capa demonstra...
    E depois de ler algumas resenhas e saber que nãos e tratava nem um pouco disso, até me deu uma vontadezinha de ler, só não gostei de algumas palavras dos quotes... hehe

    Beeijos,
    http://isteh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Segundo resenha que vejo falando bem desse livro, mas a sua me esclareceu algumas dúvidas que ainda restavam e agora vou ler com toda certeza, mas acho que pecaram nessa capa, porque apesar de muito bonita remete a algo infantil demais!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me deixou com vontade de ler e.e kkkkk vi ele numa livraria e me encantei com a capa, sério, eu sabia já como ela era mas ter ele nas minhas mãos é outra coisa kk só que infelizmente eu não comprei ele.

    ResponderExcluir
  5. [ risos eternos ] A parte da periquita pode ser considerada épica hahahahaha, li no estágio e quase me afoguei de tanto rir. Eu realmente gostei do livro, acho que a Jane não ser uma songa que se apaixonou pelo vampiro tudo de bom logo de primeira deu alguns pontos para a personagem. Confesso que realmente as misturas de seres ficou meio complicada, mas nada que tenha atrapalhado o bom andamento da leitura.
    Adorei sua resenha Juh \o/

    ResponderExcluir
  6. Pensei que eu fosse a única tivesse achado que se tratava de um livro infantil! rsrs
    Não fiquei com nenhum interesse em particular pela obra, mesmo depois de ler a resenha. Há pontos positivos e negativos, mas no final das contas parece um livro mediano. E com tanta coisa boa na minha lista de leitura, fica até complicado de querer abrir espaço para Garota Tempestade.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Achei muito bom esse livro e estou doida pra ler. Ah, eu gostei da história. Até agora não vi nada que fosse ruim pra me fazer mudar de ideia.

    ResponderExcluir
  8. Não tenho interesse em ler esse livro. Mesmo gostando de livros de fantasia, não gosto quando fazem essa mistureba de criaturas...
    Acho que a editora errou um pouco ao fazer essa capa, pois parece ser mais um livro infantojuvenil e... que frase é essa? o.O hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Realmente, parece um livro infantil. Mas não fiquei com vontade de ler, esse não é o tipo de livro que gosto/costumo ler e você ainda escreveu ali em cima "Para Maiores de 18 anos", bem... não é o meu caso, haha.
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olhando a capa você não imagina o conteúdo do livro. Gostei da sua resenha, como sempre você muito verdade nas suas opiniões. Adorei o quote que você colocou. Achei hilário.

    Beijinhos

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Vou ser sincera quando vi a capa do livro achava que seria um livro destinado ao grupo infantil, mas depois que comecei a ler a sinopse parei pra analisar o livro. O bom do livro que ele é u misura bem intensa: misterio, erotismo, humor e seres mitologicos! Quero muito lelo!

    ResponderExcluir
  12. Eu também pela capa achei que esse era um livro voltado para o publico infanto juvenil, mais eu fiquei bastante curiosa em relação a esse livro, espero ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  13. Olhando a capa pensa-se logo tratar-se de um livro infantil mas lego engano. Li o livro e amei. Recomendo a quem quer uma leitura rápida e muito boa.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)