segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Resenha Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas - Raphael Draccon





Título: Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas
Autor: Raphael Draccon
Editora: Leya
Primeira publicação: 2007
Skoob

Sinopse: Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Essa influência e esse temor sobre a humanidade só têm fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne o que são hoje os heróis mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas. Primo Branford é hoje o Rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer... Uma menina vê a própria avó ser devorada por um lobo marcado com magia negra. Dois irmãos comem estilhaços de vidro como se fossem passas silvestres e bebem água barrenta como se fosse suco, envolvidos pela magia escura de uma antiga bruxa canibal. O navio do mercenário mais sanguinário do mundo, o mesmo que acreditavam já estar morto e esquecido, retorna dos mares com um obscuro e ainda pior sucessor. E duas sociedades criminosas entram em guerra, dando início a uma intriga que irá mexer em profundos e tristes mistérios da família real. E mudará o mundo.
Em Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas nos confrontamos com diversos contos de fadas adaptados, não, não é bem isso, na verdade é como se Draccon tivesse dado um futuro para os personagens além do viveram felizes para sempre. Nesta narrativa encontramos a Garota do Chapéu Vermelho alguns anos depois de um terrível lobo-mau ter devorado sua avó e também os irmãos que depois de se perderem encontraram uma casa feita de doces no meio da floresta. Tudo isto se passa em Nova Éter, um mundo criado pelo imaginário de semideuses, onde você encontrará bruxas más, mocinhas e princesas indefesas a espera de seu herói. 

A primeira ressalva que tenho a fazer é sobre os personagens criados por Draccon, neste livro o autor dá personalidade a antigos conhecidos nossos, os quais só sabíamos sua história através dos contos de fada, mas que nessa narrativa ganham um nome e uma personalidade. Descobrimos quem é na verdade o caçador heróis que salvou a garota de ser devorada pelo terrível lobo, quem é a bruxa que trancafiou os irmão João e Maria com a intenção de devorá-los, ainda temos um vislumbre de Gancho o pior pirata que já existiu e seu filho bastardo, desconhecido pelo publico até o momento, mas tão sanguinário quanto o pai, entre outros personagens encantadores das histórias de nossa infância. 

Mas dentre todos eles o que mais chama a atenção até o momento parece não ter sua história narrada por famosos bardos. Ele é Axel Terra Branford, segundo filho do rei de Arzallum, que sai em busca do irmão desaparecido em um dos vilarejos das sete montanhas dos sete mestres anões. Conhecemos a bravura do príncipe da plebe, lutador de pugilismo que povoa o imaginário de garotas como Maria e Ariane. A história gira basicamente em torno de sua jornada e do ataque de piratas a Andreanne, que acontece depois que Axel parte em sua busca, esse ataque leva seu pai e seus conterrâneos ao desespero. Mas há outros personagens absurdamente importante e que se mostram tão valorosos quanto os mais bondosos, um belo exemplo é Snail Galford, um larápio do navio de Jamil - Coração de Crocodílo. 

Mas não se enganem! Há ainda nessa narrativa um personagem que na minha humilde opinião chega a ser tão importante quanto todos os outros. Esse é o narrador, que nos conta a história como se estivéssemos ali com ele conversando sobre casualidades em uma taverna do reino de Arzallum, o que faz com que nossa imaginação crie imagens perfeitas de tudo o que se passa em Nova Éter nos seus mínimos detalhes. A narrativa flui de forma tranquila e você terá momentos de tensão, de risos e de muita emoção. Vai com certeza se sentir parte dassa história maravilhosa. 

A verdade é que se ficar aqui falando para vocês sobre tudo que me chamou atenção no livro essa postagem vai ficar mais do que enorme. Para não ficar só na babação, que já devem ter percebido que eu adorei o livro, tenho um ponto negativo apenas a ressaltar. Logo no início a narrativa de Draccon se mostrou um pouco artificial, mas com o decorrer da história houve uma tremenda evolução, o que anula o fato de não ter encaixado tão bem no início. 

Quanto a capa sempre gostei, só tenho a dizer que em um primeiro momento quando você não sabe a sequência da trilogia sente-se falta de livros numerados, mas isso pode ser consertado em uma futura edição. Os capítulos do livro são corridos e não tem a separação de páginas brancas, mas isso é bom levando-se em consideração que são capítulos curtos e seria desnecessário separá-los dessa forma. Draccon fez perfeito uso das palavras. Minha conclusão final é que este é um épico para se ter na estante sem sombra de dúvidas. Confesso que depois de falar tanto sinto ainda que não disse quase nada, enfim leiam e tirem suas próprias conclusões.


Uma história criada no imaginário de um Semideus

Quotes do Livro:

"Existe a magia. Infelizmente, um dia, até as fadas sucumbiram. E então as bruxas desafiaram as fadas. E os homens desafiaram as bruxas. Foi assim que nasceram as caçadas. E foi assim que nasceram os caçadores."
"Se um dia tiver uma real oportunidade, e achar que aquela é a única de sua vida, agarre-a com unhas e dentes."

"Não sabia se agia com o cabeça ou com o coração, o que era bem típico de um ser humano."

"Existe algo de poético e mórbido na vida de homens que se dedicam à violência. Mais ainda na daqueles que se isolam nela. Porque é preciso muita energia para um homem querer ser ruim o tempo inteiro; e dedicar a existência a isso. Porque a raiva corrói e o ódio cansa a mente inquieta; e, se um homem dedica seu tempo para ser um servo do caos de si próprio, é porque procurou respostas de enigmas pessoais dentro de si e se desesperou quando não as encontrou."

"Se você olhar do ponto de vista animal, cada vez que um homem faminto mata um boi para se alimentar, ele é tão assassino quanto um lobo faminto, que mata uma pessoa pelo mesmo proposito…" 




Júh
               Zanotti

13 comentários:

  1. Não gostei muito da capa do livro, a história é incrível, não é atoa que tu amou ela kkkk vamos ver se eu consigo ler né.

    ResponderExcluir
  2. Vou ser bem sincera, pelo título e pela capa não fiquei interessada. E isto só prova que não vale a pena julgar uma obra só por estes quesitos.
    Simplesmente adorei a premissa da história, gosto muito de conto de fadas e suas "continuações" (não é à toa que uma das minhas séries favoritas é Once Upon a Time). Os personagens parecem muito bem escritos e cativantes, além do narrador ser excelente (e isto faz uma diferença enorme).
    Não conhecia o livro, mas agora foi para a lista!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito poder ler esse livro mimi, mas to sem dinheiro :(
    Adorei sua resenha, um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto criticas ótimas sobre os livros do autor, espero poder um dia ler. Como é um livro de fantasia, tem tudo para me agradar. Sua resenha ficou dez, com certeza vou colocar o livro em minha lista de futuras leituras =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  5. Que história interessante! Já tinha visto a trilogia nas livrarias, mas não conhecia a história - pois é, acabei de descobrir sobre o que fala Os dragões de éter. Pelo visto, quando for ler, vou gostar muito pois já me simpatizei pela resenha e sinopse.

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso ler essa série!
    Sério, parece muito boa. O eu fiquei sabendo a pouco tempo que o autor é brasileiro!
    Acho as capas lindas :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. O livro é bem bom mesmo, já vi tanto de tão bem falado que é, que gostaram, que a história é muito boa e bem desenvolvida e blá blá blá. Só que eu não sei se leria, ainda não tive vontade e não sei se vou ler :S

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, mas ele tá bem no skoob heim! 4.2 a nota de avaliação!
    Estou correndo de séries, rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Bem apesar de adorar dragoes (*-*) estou beeem longe de series! Adorei a capa

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa bem bonita, a sinopse deixa bem claro que parece ser um livro ótimo, depois da sua resenha não tive dúvidas. Entrou na minha listinha p ler em 2013 !!
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. O livro realmente não é nada do que eu esperava vendo a capa. Realmente me parece muito interessante.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada do autor, mas o livro me ganhou só pela capa. Confesso.
    Além do mais fiquei intrigada com o narrador, não é algo que sempre tem nos livros. Imagino que a leitura deve ser muito boa e as suas resenhas sempre me deixam curiosa u.u

    ResponderExcluir
  13. Não fiquei curiosa para ler esse livro não.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)