quarta-feira, janeiro 23, 2013

Resenha O Silmarillion - J.R.R. Tolkien


Título: O Silmarillion
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Editora Martins Fonte
Primeira publicação: 1997 (Brasil)
Skoob


Sinopse: O Silmarillion relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os eventos narrados em 'O Senhor dos Anéis'. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos.
Esta é a história dos primeiros anos da Terra-Média, de como ela surgiu e dos acontecimentos que antecederam  a Terceira Era. O livro é dividido em cinco partes, das quais as mais importantes são Quenta Silmarillion que narra além do despertar dos elfos, a revolta de Fëanor (que tem suas jóias roubadas pelo primeiro senhor do escuro) e também o exílio dos noldor que deixam Valinor para guerrear contra Morgoth. É também importante mencionar Akallabêth que conta sobre a queda dos Reis de Númenor e a ascensão de Sauron o segundo senhor do escuro. Nesta narrativa você vai descobrir como tudo começou. É absurdamente aconselhável que fãs de Tolkien o leiam.

Tudo o que tem para se saber sobre a Terra Média você encontra nesta narrativa. Ela contém várias histórias riquíssimas sobre personagens que foram essenciais para a construção do mundo de Tolkien. Nela conhecemos os Ainur que influenciados por Eru Ilúvatar (O Deus Supremo) construíram Arda (a Terra) através de sua melodia e depois receberam o consentimento de habitá-la para que a tornassem prospera e pronta para os primogênitos de Eru (os elfos). Também conhecemos a história dos primeiros elfos, entre eles Fëanor, criador das joias Silmarills, que foi cobiçada por Melkor, o mais poderoso dos Ainur, que tornou-se o primeiro senhor do escuro Morgoth. Depois de plantar mentiras e colocar Fëanor contra os Valar, Melkor rouba as Silmarills e foge de Valinor. Cheio de ódio o Fëanor faz um juramento e entra em guerra contra o Senhor do escuro em busca de recuperar seu maior tesouro, assim acaba condenando boa parte de sua raça aos infortúnios do exílio.

A narrativa é bem complexa e extensa, a variedade de nomes de personagens e lugares deixa o leitor um tanto quanto confuso, mas com calma e atenção é possível ir em frente. Talvez em um primeiro momento cause estranheza, mas eu não aconselho abandoná-lo. Confesso!!! Quando peguei para ler pela primeira vez achei que nunca chegaria até o fim. Eu estava enganada. Consegui ler o livro todo agora nas minhas férias e me senti obrigada a parar de apregoar contra as pessoas que diziam que esse livro é uma grande obra fantástica. O livro é sim maravilhoso. 

Se isso não é suficiente para fazer com que você o leia, lembre-se da canção mencionada em o senhor dos anéis sobre a tragédia de Beren e Lúthien, nesse livro você saberá mais sobre o que lhes aconteceu. Também é narrado como Gandlaf e os Istaris chegaram a Terra Média, se você gosta da personagem Galadriel (eu não gosto) fique sabendo que ela também marca presença nesta história e também Elrond Meio-Elfo, Isuldur e muitos outros mencionados em O Senhor do anéis. Vale muito a pena dar uma chance a esse livro.

Apesar de tudo isso que lhes falei o livro só foi lançado postumamente  pois não é exatamente um livro comercial. Acredito que apenas quem realmente gosta de Tolkien irá em frente com essa narrativa. Depois de o sucesso de O Hobbit, o primeiro livro lançado por Tolkien, ele ofereceu ao seu editor O Silmarrilion, que não o aceitou alegando que o livro era “muito obscuro e demasiadamente celta". Essa negativa levou o autor a criar uma continuação para o primeiro. O Silmarillion era a menina dos olhos desse grande autor, mas infelizmente ele nunca o acabou e só foi lançado depois de seu filho Christopher Tolkien organizar as anotações do pai sobre a Terra Média que datavam desde 1925.

Bom eu como fã adorei realmente a narrativa, e a Edfitora Martins Fontes só tenho a agradecer por vir lançando os livros do autor para o prazer dos leitores aficionados por ele. Obrigada por esse lindo presente de aniversário, agora posso dizer que você não errou em nada na escolha, o livro é maravilhoso, pena que as páginas são brancas. 

Para encerrar diria que preciso reler, como disse é um livro complexo e com uma enorme variedade de personagens e lugares e acredito que a cada leitura dele descobrimos coisas que deixamos passar despercebidas, mas infelizmente terei que dar um tempo, pois tenho livros de parceria me esperando. Obrigada pela visita e Boa leitura!!!

Dou quatro pela complexidade


Quotes do Livro:


"Muitos são os estranhos acasos do mundo e, quando os sábios tropeçam, a ajuda custuma vir das mãos dos fracos."


"É que da bem-aventurança e da alegria da vida há pouco a ser dito enquanto duram; assim como obras belas e maravilhosas, enquanto perduram para que os olhos as contemplem, são registros de si mesmas; e somente quando correm perigo ou são destruídas é que se transformam em poesia."


"E em seu destino, Lúthien fora enredada. E, sendo imortal, compartilhou sua mortalidade; e, sendo livre, aceitou sua corrente. E sua angústia foi maior do que a conhecida por qualquer outro eldalië."

"No entanto, a alvorada é breve, e o dia muitas vezes não corresponde a sua promessa."

"Quem semeia mentiras, no final não deixará de ter sua colheita."


Júh 
            Zanotti


28 comentários:

  1. Ótima resenha, Juh. E sei q é difícil. Mas eu amo esse livro. Aliás, preciso ler de novo e acho q precisarei de outro pq o meu ganhei de uma amiga há muito tempo e ele já era velho. Hj ele já está grifado, trabalhado na cola e no durex. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Regi, já te disse né. terminei de ler com vontade de reler, mas estou adiantando minha estante antes que comecem a chegar muitos livros de parceria, to lendo Cem anos de solidão agora, parece bom. Ah vc me disse uma vez que ele tá meio judiadinho, heheh eu sou bem assim, danificou um pouco quero comprar outro rsrrs. Obrigada pela visita!!! :)

      Excluir
  2. Nossa, percebi que é meio confuso kk (no primeiro paragrafo da resenha eu não entendi nada), é preciso ler O Senhor dos Anéis antes?

    ResponderExcluir
  3. Não creio que seja preciso ler o Senhor do Anéis antes Baca, mas a verdade é que até para mim que sou fã do autor foi complexo imagina para quem não conhece rsrsrs. Leia O Hobbit e o Senhor dos Anéis antes, mas é só um conselho. Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Se para vc que é fão foi um pouco complexa a leitura, imagina para mim que não curto essa temática, rsrs.

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Gladys já tentou dar uma chance a histórias desse tipo? Valem muito a pena bom pelo menos eu acho, gosto muito!!

      Excluir
  5. Sendo totalmente sincera, esse é um dos poucos livros que comecei a ler e deixei de lado, não digo que desisti dele completamente pois pretendo retomar a leitura algum dia (só não me pergunte quando), mas achei a narrativa chatíssima e depois de umas cem páginas de muita informação e pouca ação eu simplesmente não consegui prosseguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo Cris, também abandonei a primeira vez que peguei para ler, mas se você ler com mais atenção aos detalhes nomes e lugares no decorrer da leitura as coisas passam a fazer ,mais sentido. Eu sofri bastante por causa dos muitos personagens e lugares mas adorei o livro no final. Volte a ler sim e boa sorte em terminá-lo!

      Excluir
  6. Tá, me localiza aí! Esse é antes ou depois de Senhor dos Anéis? o.O
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele foi lançado depois Giu, mas conta a história do início dos tempos na Terra-Média é como se fosse uma bíblia, tem algumas histórias maravilhosas e vale muito a pena ler!

      Excluir
  7. Confesso que eu tenho preconceito c/ a autora justamente por contade Senhor dos Anéis, que é um tipo de leitura que eu não curto. Mas tô curiosa pra ler "Morte súbita" - vc já leu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavinha vamos lá querida, preciso te situar rsrsrrs. Bom primeiramente Tolkien é um senhor que já faleceu, ele escreveu O Senhor dos Anéis, O Hobbit, O Silmarillion entre outros. Quem escreveu Morte Súbita foi J. K. Rowling que é a mesma autora da série Harry Potter. Não li Morte Súbita ainda por falta de dinheiro, mas já ouvi várias críticas, espero que seja bem melhor do que o pessoal anda dizendo. Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  8. Esse livro me parece bom.
    Gostei da resenha.
    Acho que tenho que ler mais livros desse gênero pra ver se vou gostar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Sú tenho certeza que se você der uma chance vai gostar muito. Eu recomendo claro, sou apaixonada por livros assim :)

      Excluir
  9. Dá para perceber com a sua resenha que você gostou muito mesmo do livro. Eu não li nada do autor e não vi os filmes dos livros tb...sou uma perdida..kkk
    Não gosto da temática do livro, mas pra quem é fã deve ser muito bom!

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito bom Gisele, eu adoro essa temática e sou da opinião de que todos deveriam ao menos uma vez na vida tentar ler um dos livros de Tolkien, ele é fantástico.

      Excluir
  10. Oi, desta vez vim avisar vc (vc e mais 9 blogs queridos) q te indiquei no selinho de incentivo à leitura: http://ovelhasincandescentes.blogspot.com.br/2013/01/ganhei-mais-um-selinho.html
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi, o livro parece que tem um enredo bem legal...ainda não li hehehe
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/


    P.S: Aproveito a oportunidade para anunciar que tem sorteio de livro nacional. Venha apoiar. http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/2013/01/sorteio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli não parece é legal rsrsrsrs, quando tiver oportunidade leia tenho certeza que vai gostar!

      Excluir
  12. Bem, eu quero ler esse livro. Acho que vou gostar, não tenho certeza, mas até agora nunca me enganei com um livro (:

    Beijos!

    Karol,
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi leia sim e depois me conte o que achou, eu particularmente adorei e aconselho muito a leitura :)

      Excluir
  13. O enredo me chamou atenção, mas estou tao sem tempo de ler, vou colocar na lista quem sabe eu nao leia!

    ResponderExcluir
  14. Ola, vc ja leu "Contos Inacabadoa"? Se ja, recomenda?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não li Renan, mas já está aqui em casa só esperando a vez dele :)

      Excluir
  15. Nunca li nada de Tolkien, mas morro de vontade! Vejo esse livro o tempo todo na livraria. Só vi os filmes do Senhor dos Anéis, assim como vi os de Nárnia e tenho a coleção da BBC. Acho a saga de Tolkien maravilhosa, e especialmente esse, de todos, me deixa muito curiosa , por ser nele que tudo é explicado. Gosto do fato de ele ter criado uma língua própria para os personagens. Amaria ter O Silmarillion na minha estante! <3 Beijos

    Letícia Valle

    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma coleção de Escritor J.R.R TOLKIEN:

    Hobbit,
    O Senhor Dos Aneis, - A Sociedade do Anel,
    O Senhor dos Aneis- As Duas Torres

    Próximas Leituras:
    O Senhor Dos Aneis - O Retorno do Rei
    O Silmarillion

    ResponderExcluir
  17. Ganhei de presente a coleção de Tolkien. Li, porque precisava lapidar o meu talento. Mas, sinceramente não é meu estilo de leitura, mesmo ter sido transformado em filme, gosto mesmo romance de um homem e de uma mulher. Desculpe-me pela sinceridade. Não estou desprezando os gostos de meus amigos leitores. Se vocês gostem de Escritor Tolkien, continuem lendo, cada um com seus gostos. Não vou dizer se presta ou não a história. Escutem os seus corações.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)