terça-feira, janeiro 15, 2013

Opinando!!!! A moda pega!!!



Não eu não estou falando do modelito das personagens, ou das milhares de propagandas que encontramos nos livros. A questão aqui é: Será que os blogs literários estão, hoje em dia, mais preocupados com o que está na mídia do que com o que há de bom por aí?

De uns 5 anos para cá vimos aumentar o número de blogs literários (inclusive eu entrei nessa onda faz dois anos), e eu me pergunto o que acarretou isso? Será que foi a oportunidade de parceria com editoras? Afinal de contas receber livros em casa sem gastar nada por isso é uma boa pedida, e não venha ser hipócrita e me dizer que montou um blog sem pensar nessa possibilidade. Todos querem e não há como negar que ajuda e muito a manter o blog na ativa, é um estimulo para o blogueiro. Mas aí está a minha dúvida!


Você faz milhões de parcerias, recebe vários livros em casa por mês, seja de editora ou de autor parceiro, mas você simplesmente não resenha todos. Há cada mês você escolhe o mais top que veio naquela grande caixa e deixe outros para trás. Eu mesmo já fiz isso e não estou dizendo que isso é errado, mas vamos parar para pensar. Entre aqueles outros que você não escolheu, e que relegou a estante ou a um futuro não tão próximo pode ter um livro de ouro. Não é só porque ele não foi bem comentado, ou por que não tenha sido tão divulgado que ele não seja bom.

E na hora de ir até aquela mega promoção e comprar um livro novo. Você vai escolher o TOP e divulgado ou vai avaliar qual realmente merece a sua atenção? Acho que todos esses fatores que dispus mostram o quanto os blogueiros literários estão esquecendo de divulgar bons livros e autores para falar sobre o livro do momento. Aquele que todo mundo está comentando e que vai trazer mais visibilidade para o seu blog. E isso passou a me incomodar como blogueira e leitora.

Quer dizer, você segue vários blogs e resolve ir comentar em alguns para fazer sua parte e de repente você se dá conta que todos estão falando da mesma coisa. Eu pelo menos não costumo comentar em qualquer blog, então sintam-se lisonjeados se por um acaso tiver um comentário meu em uma postagem sua, isso ocorreu porque gostei de verdade do conteúdo e não só por causa de uma promoção ou divulgação do meu próprio espaço.

Pode não ser grande coisa, mas vou tentar fazer a minha parte por aqui, não que eu não vá falar sobre os livros do momento também, já que tenho que cumprir com minhas obrigações como parceira, mas me manterei atenta para estar divulgando bons livros, ou seja, aquele clássico que está guardado na estante só esperando para ser devorado. Não espero influenciar ninguém, mas se você é blogueiro pense nisso eu como leitora irei agradecer!!!


Júh
               Zanotti

10 comentários:

  1. Oie, desde que criei meu blog, tenho visitado e conhecido diversos blogs literários. No meu caso, meu blog é um passatempo onde sempre que possível escrevo também sobre livros que leio. Às vezes, quando visito algum blog que especificamente fala sobre livros, também sinto falta de ler sobre livros que não estão na "moda", mas que são bons igual. Ano passado comprei um numa sebo da minha cidade, se chama "Uma Rosa do Inverno", romance que achei excelente e fico feliz quando encontro algo sobre ele em algum blog literário. Enfim... mas com certeza levo muitas dicas super bacanas dos lançamentos, vou lendo sobre obras e autores que nunca tinha ouvido falar e por aí vai, hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Nanda, não desmereço que tenha livros novos e bons que estão na mídia, mas me parece que os blogueiros dão tanta importância a eles que eu acabo sentindo falta de livros que foram lançados a algum tempo e que ficam esquecidos para dar lugar a modinha :/

      Excluir
  2. Oi, Ju! Acredito que a escolha do livro desde à compra até a ordem de leitura é influenciada pelo o que já dizem dele e por sua popularidade. Quando entrei para o blog a dona dele nunca teve uma parceria com editoras e escolhia seus títulos. Quando passei a ajudar continuei a ler os mesmos livros que já lia e nunca fui muito de procurar na internet sobre o livro, eu comprava e via o que eu achava dele e ponto. Lógico que com a facilidade de parcerias com editoras faz com que valorizemos mais aquela editora ou tal livro para poder manter essa parceria ativa. Porém existem ótimos escritores por aí e até quem publique os livros por conta própria e acabam sendo desvalorizados. Eu ainda escolho os livros a partir de títulos e capas e o que leio apenas nele. Dificilmente vou atrás de notícias na internet. Espero que com esse seu post algumas pessoas por aí reflitam e analisem o que estão fazendo. Desculpa por me prolongar tanto! Beijos e parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  3. adorei o post , muito legal, estou amando o blog

    ResponderExcluir
  4. Tava demorando mesmo para ele trazer outro livro pra prateleira de varios leitores! Esse fim de semana mesmo meu pai comentou que Dan Brown nunca mais deu noticias de outro livro... Ele vai pirar quando souber! Corri para ligar para ele!

    AH! Deixei um selinho para você la no meu blog, acesse o link: http://umsofaalareira.blogspot.com.br/2013/01/mais-um-selinho-versatile-blogger.html
    Obrigada,

    J.S.Freitas
    @Miaka_kamura
    http://umsofaalareira.blogspot.com.br/
    http://blogdamiaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Realmente são poucos blogs que vejo dar ênfase aos clássicos.

    Boa reflexão...

    ResponderExcluir
  6. Você tem toda razão Ju, a maioria dos blogs só divulga livros que estão na mídia digo por mim mesma que muitas das vezes fui influenciada. Mas devemos dar mais chance aos clássicos e nos policiar com relação ao conteúdo do livro.

    Beijinhos

    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei o que você escreveu...eu mesma como leitora de vários blogs, algumas vezes sinto falta de um conteúdo mais diversificado e espero não encontrar o que infelizmente mai se vê nos dias de hoje: blogueiros que fazem de tudo por uma parceria e receber os livros mais badalados em casa...e alguns ainda se irritam, xingando e fazendo caso no twitter quando não conseguem..é uma lástima tudo isso!
    O que foi criado para compartilhar esse amor tão lindo pelos livros e pela leitura esta virando é uma forma de pessoas tirarem proveito e muitas vezes um comércio em si...
    Bom, desabafei um pouquinho aqui..kkk

    bjus

    ResponderExcluir
  8. Concordo conitgo guria, acho que os classicos tamebem devem ter merecimento (nao sei se é a palavra correta) nos blogs!

    ResponderExcluir
  9. Entendo bem o que vc quer dizer. Aliás, apesar de alguns amigos já terem me dado a ideia de criar um blog literário, eu optei por não fazê-lo, e ao invés disso posto no Skoob e no meu facebook as resenhas de TODAS as obras que leio (exceto as que nem leio até o final, simplesmente pq um livro que eu detestei pode ser adorado por outra pessoa). E procuro sempre (pra isso o Skoob é uma excelente ferramenta) buscar obras pouco conhecidas pra ler, muitas das quais me surpreendem positivamente. Qto a essa coisa dos livros da moda, eu até sigo um número razoável de blogs, mas confesso que se abro a página e dou de cara c/ uma resenha de "Cinquenta tons de cinza", por exemplo, já vou tratando de fechá-la e passar pra próxima. Nada contra os livros da moda, ao contrário, muitos deles eu corro pra ler na 1a oportunidade e realmente gosto, mas acho que a opinião alheia e essa coisa de "a febre do momento" acabam às vzs nos "obrigando" a gostar de um livro que tvz nem seja tão incrível assim...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)