sexta-feira, dezembro 14, 2012

Resenha O Hobbit - Lá e de volta outra vez

Título: O Hobbit
Autora: J.R.R Tolkien
Editora: Martins Fontes
Lançamento: 4º Edição 2011

Sinopse: Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.


Esta é a história de como o Um Anel foi encontrado pelo jovem e pacato Hobbit Bilbo Bolseiro.


Bilbo é um Hobbit, e suas atitudes não negam isso. Pacato, vive sua vida tranquilamente no conforto de sua toca de Hobbit. Mas tudo isso tende a mudar quando numa tarde tranquila Gandalf  aparece à sua porta à procura de alguém para participar de uma aventura. O pobre Hobbit que quer apenas aproveitar a comodidade dos seus 50 anos tenta desconversar, mas no dia seguinte estranhos visitantes batem à sua porta, eles são os anões da tal aventura que Gandalf havia mencionado, e depois de muita comilança, cantoria e bebedeira Bilbo se vê quase obrigado a aceitar o convite e embarcar nessa expedição com todos aqueles anões. E assim Bilbo, Balin, Dwalin, Fili, Kili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin escudo de carvalho partem rumo a montanha solitária em busca de recuperar o lar perdido dos anões e o tesouro que está sobre o domínio de Smaug, um terrível dragão vermelho que desolou o antigo lar dos anões.

O que falar de O Hobbit, esse é meu grande dilema ao fazer essa resenha, li o livro há algum tempo e já havia resenhado em outro blog, mas a verdade é que acho que o que quer que eu escreva aqui não fará jus à obra, pois Tolkien foi genial. O Hobbit é considerado o primeiro livro de Tolkien e foi lançado pela 1ª vez em setembro de 1937. Vemos na obra um pouco das características europeias da época, mas o que mais chama a atenção é o cuidado do autor com os detalhes, tudo indica que o intuito dele era que pudéssemos enxergar a Terra-Média exatamente como ela foi imaginada. 

Se é que há um ponto negativo no livro eu diria que esse ponto é a falta de aprofundar alguns personagens. Não chegamos a conhecer mais a fundo os anões e suas personalidades, o que percebi lendo a narrativa é que na verdade eles parecem ser muito covardes isso sim, sempre que surgia um perigo era Bilbo que acabava por resolvê-lo com sua esperteza e destreza. E não são poucos os infortúnios da Companhia, durante a aventura eles se deparam com Trolls, Orcs e Wargs, tem um curto encontro com elfos e muitas outras desventuras antes de alcançar os seus objetivos.

É nesta história que somos apresentados pela primeira vez à estranha criatura Sméagol, durante um jogo de adivinhas, também citado em O Senhor do Anéis, em que Bilbo sai da caverna com o Um Anel no bolso. Enfim Tolkien é fantástico e essa "introdução" ao mundo de O Senhor dos Anéis não poderia ser diferente, o livro tem uma linguagem bem fácil e apesar de alguns dizerem que é extremamente detalhista eu acredito que este é um ponto positivo para a obra. Foi inicialmente escrito para crianças, mas não é nenhuma novidade que Tolkien encanta jovens e adultos, não importando a sua idade. Os elementos fantásticos, as criaturas, as armas foram todas muito bem trabalhadas e a narrativa é de tirar o fôlego.

Como vocês já devem estar cientes, hoje estreia a versão cinematográfica dessa incrível aventura, e para quem, como eu, esperou anos para finalmente poder ver esses incríveis personagens criando vida, sabe que é extremamente gratificante chegar até aqui. Pelo pouco que li e ouvi falar sobre o assunto o que mais me chamou atenção é o fato do filme se utilizar de alguns apêndices de Tolkien o que torna a criação mais consistente, por exemplo o fato de os anões terem ganhado características e uma personalidade mais concreta e substancial.  Tenho certeza que Peter Jackson deve ter feito um excelente trabalho, além do mais, vamos ser agraciados não só com um mas com três maravilhosos filmes para narrar essa aventura, O Hobbit - Uma Jornada inesperada (14/12/2012), O Hobbit - A Desolação de Smaug (13/12/2013) e O Hobbit - Lá e de volta outra vez (18/07/2014).

Eu estou completamente ansiosa para ver o resultado nas telonas, e olha que eu não costumo me sentir assim, rs. Tentarei assim que assistir falar para vocês sobre o que achei e quem sabe essa não  acaba por tornar-se a próxima Batalha do Blog. Bom espero que tenham gostado e mais tarde volto com o resultado da promoção que foi feita na nossa Page e que encerrou hoje. 

Trailer - O Hobbit uma jornada inesperada:



Tolkien é Tolkien sem mais!!!

Quotes do Livro:


"Numa toca no chão vivia um hobbit.

Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que se sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso queria dizer conforto." 


"Para além das montanhas nebulosas, frias,
Adentrando cavernas, calabouços perdidos
Devemos partir antes de o sol surgir,
Buscando tesouros há muito esquecidos."

"Gandalf pensava em quase tudo, e embora não pudesse fazer tudo, podia fazer muita coisa por amigos numa enrascada." 

Júh
                Zanotti

22 comentários:

  1. Enfim, o grande dia da estréia desse que será com certeza, um grande filme.
    Ainda não consegui ler o livro, mas já estou providenciando isso. E que interessante saber, já é a 4 edição né?
    Sinal que a coisa é boa de fato..rs
    Fiquei assim ,um pouquinho decepcionada em ler que não é revelada muito da personalidade dos anões, pq acompanhei a semana aqui, e encantei com eles..rs Achei que explorariam bem esse fato.
    Mas tenho quase certeza d que isso não irá tirar o brilho da história.
    É..aguardar os comentários sobre o filme, já que na minha cidade, nem sinal de estréia ainda..rs

    Beijos e parabens tanto pela semana super bacana, quanto pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oi, bom no filme sim exploraram a personalidade de cada um, mas no livro deixou mesmo a desejar. O livro ficou muito focado em Bilbo esquecendo um pouco dos outros personagens, mas isso não tira em nada o brilhantismo da obra. Leia e depois me conte o que achou do livros.

      Excluir
  2. Tipo assim, um século e meio que eu não venho aqui. =P
    Mas tudo bem, vamos que vamos que ainda há tempo (inclusive de participar do top comentarista. rsrsrsrs).
    Eu já te disse que nunca li O Hobbit, né? Fiquei meio sem paciência depois que tentei ver o filme 2 vezes e acabei dormindo. Quero ler o livro, mas money que é good nós não have, e esse bendito nunca entra em promoção. =P
    Um dia, quem sabe, eu crio coragem ou tomo vergonha na cara. Hehehe!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giu do céu rsrsrs vc precisa urgentemente se informar mais sobre Tolkien kkkkkkkkkkk. O filme de O Hobbit ainda não estreou no cinema rs, vc deve estar se referindo a O senhor dos anéis, que foi lançado a dez anos atrás. E O Hobbit não é uma continuação do mesmo, e sim o primeiro livro lançado por Tolkien em que ele aborda a Terra-Média, conta a história de Bilbo Bolseiro, o Hobbit que encontra o Um anel, então eu diria que é um antecedente de SdA. Assim que possível compre sim, é muito bom!!!!!!!

      Excluir
    2. Vc me deixa confusa. É caro do mesmo jeito, e o filme é chato. rsrsrsrs!
      Bjs!

      Excluir
  3. Preciso muito ler esse livro, ele parece ser tão maravilhoso.
    Amei a semana especial, eu descobri várias coisas e meu interesse por esse livro aumentou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Virgínia, o livro é mesmo maravilhoso e o intuito da semana era justamente, esse, aumentar o interesse dos leitores com relação tanto ao filme quanto ao livro. Muito feliz mesmo que vc tenha gostado ^^

      Excluir
  4. Amei a semana O Hobbit e claro que ela tinha que fechar com chave de ouro, uma resenha do livro.
    A resenha está MUITO bem escrita e me interessou bastante ler o livro, não no momento mais em breve, já está na lista de desejados.
    Sucesso.

    Devaneios e Livros
    http://devaneioselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vivi, fico feliz que tenha gostado, foi muito divertido fazer essa semana, E obrigada pelo elogio quanto a resenha, confesso que foi a mais difícil que já escrevi, tive muito medo de ter ficado desconexa oi sem sentido. Obrigada pela visitas!!!

      Excluir
  5. Vou confessar que nunca tinha ouvido falar do livro antes de lançarem o filme kk quero ver o filme mas antes eu tenho que ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bianca. Nem de O Senhor dos Anéis? leia sim, se possível SDA também todos muito bons

      Excluir
  6. Suspeita pra falar pq adorei esse livro, mas tenho q ler de novo. Vi o filme esses dias e gostei, mas achei q 3h pra um primeiro filme é muita coisa. Mas ok, adoro. Mas preciso ler o livro de novo, faz muito tempo q li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também preciso reler, confesso que assisti uma parte do filme pela internet, mas eu gostei bastante. Só não terminei de assistir pq quero ir ver no cinema, espero que eu consiga ir antes de acabar

      Excluir
  7. Nunca li nenhum livro deste autor, queria ler antes de assistir o filme mas acho dificil a historis é assim.. OMG!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim difícil Jessica? bom se for por achar complexo posso te dizer que não é, a leitura flui muito bem. Você deveria dar uma chance a essa história :)

      Excluir
  8. Eu prefiro O Hobbit do que a trilogia O Senhor dos Anéis, não sei bem o porquê. Talvez por ser menor monótono. O Hobbit é mais infantil também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ruhama, o Sda é mais complexo e a narrativa se estende mais demoradamente. Já O Hobbit foi feito para crianças, tipo a criança de 25 anos aqui rsrsrs. Eu adoro Tolkien :)

      Excluir
  9. Vou ser bem sincera e dizer que nunca terminei de ler o Senhor dos Anéis... Não consegui... mas depois da sua resenha vou ler o Hobbit e quem sabe consigo terminal o Senhor dos Anéis né...

    Um dos personagens que eu gosto é o Sméagol " My precious" rsrsrs

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia ele é bem mais suave que o senhor dos anéis e sei que você vai gostar bastante!!!

      Excluir
  10. Bom ainda não li esse livro. Não sou muito fã. Mas pra quem gosta é uma boa pedida.

    Beijinhos!!!

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas parece ser muito bom. Espero ler ele em breve.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)