sábado, novembro 10, 2012

Resenha Belle - Novo Conceito


Título: Belle
Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2012
Skoob


Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora #1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.



Por 15 anos a mãe de Belle e Mog, uma espécie de governanta, conseguiram esconder dela o que realmente acontecia na casa durante a noite. Afinal um bordel não era um bom lugar para uma garota viver. Tudo o que a garota sabia era que à noite as garotas que moravam ali entretinham os cavalheiros de alguma forma, mas isso nunca quis dizer mais do que bebidas e bate papos para Belle. Até que um dia, depois de arrumar o quarto das garotas, Belle acaba caindo no sono e se vê sem saída, a não ser se esconder embaixo da cama para que não seja descoberta ali, pois a mãe não gostaria nem um pouco disso. Quando uma das garotas entra com um homem no quarto, Belle não poderia imaginar o que aconteceria ali, mas não demora muito a descobrir. A violência com que aquele homem trata a pobre garota é assustadora e quando Belle cria coragem para espiar o que estava acontecendo, já que o barulho tinha cessado, ela descobre a garota morta, e aquele homem ali como se não tivesse feito nada além do que estava programado. Nesse momento corre para fora do quarto apavorada, mas não antes que o homem veja quem ela é.

Belle é uma garota espontânea, cheia de vida e de sonhos, que vê todos eles correrem água abaixo quando é sequestrada pelo assassino de uma das garotas do Bordel de sua mãe para ser vendida à prostituição. Depois de muito sofrimento ela simplesmente decide que a melhor forma de escapar é ser a melhor no que faz. Para isso ela precisa ter certeza que pode fazer seus clientes felizes e ser feliz com a vida que leva. Confesso que no começo da história achei a inocência de Belle muito forçada, como é possível viver em sociedade e não fazer ideia do que é bordel e prostituição? Ainda mais porque ela vivia em um bordel. Só acho que o fato de Mog e Anne fazerem o possível para mantê-la longe disso tudo não seria o suficiente.

Quanto à mãe da garota, ela não é o que poderia chamar de carinhosa ou calorosa. Parece ser uma mulher ressentida pelo destino a que foi forçada, já que foi vendida à prostituição quando era ainda muito jovem e acabou engravidando de um cliente. O que a salva disso é que a antiga madame a quem servia, que deixa o bordel para que ela possa tocar depois de sua morte. Quem realmente faz o papel de mãe de Belle é Mog, a governanta do bordel. Mog cuida de Belle desde que a garota nasceu, para que Anne pudesse voltar às atividades normais de sua profissão. Isso acaba fazendo com que Anne se afaste demais da filha, dando a Mog  a chance de dar carinho a garota.

A narrativa começa quando Belle encontra Jimmy, um jovem que acaba de perder a mãe e passou a morar com seu tio, um homem carrancudo e muito grosso, que dizia à mãe de Jimmy que educando o filho para ser um cavalheiro ela só estaria fazendo com que ele se tornasse um homem frouxo. Não dá para saber muito sobre esses personagens no começo, mas durante a narrativa vamos conhecendo um pouco de cada um deles. E os que mais me chamaram atenção foram Noah, o jornalista que investiga o desaparecimento de Belle, e Etienne, um jovem rapaz casado e com filhos que é contratado para cuidar de Belle durante um tempo. Esses dois sim, conhecemos a fundo na história e na minha opinião foram os responsáveis pela parte que mais me interessou no livro.

Tudo o que Belle tem são seus sonhos e o desejo de poder voltar para casa depois de ser raptada. Ela passa por grandes desfortúnios durante a história antes que possa realmente encontrar a felicidade e realizar seus sonhos. Belle se apaixona, encontra problemas com as madames a quem "deve" obediência e tenta viver uma vida normal, apesar dos problemas. Uma garota forte que tenta fazer o melhor com o que tem.

A capa é linda, apesar de não me simpatizar muito com capas com pessoas, mas ficou muito bonita mesmo. O que me desanimou é que encontrei vários erros gramaticais, era quase um atrás do outro. Sem contar que em determinados momentos houve troca de perspectiva de narrativa e algumas contradições. Acho que um livro não é feito apenas de uma bela capa e uma história envolvente, o que nem isso Belle conseguiu ser para mim. Frases esdrúxulas e sem necessidade deixaram a história meio que idiota e eu tive vontade de adiar várias vezes a leitura, mas precisava terminar para poder resenhar para vocês. Enfim, eu posso dizer que de certa forma criei expectativas demais com a história e ela não entra para o ranking das melhores que já li.


Um livro não é feito só de uma bela capa


Quotes do Livro:

"Eles não a trancariam ou a olhariam como um falcão se eles vissem que ela estava disposta. E seria bom usar vestidos de seda e dirigir sua própria carruagem. De fato podia até ser a maior aventura."

"- O que é o amor? - perguntou Noah com um sorriso. - Se é pensar em alguém o tempo todo, sem conseguir comer, dormir ou pensar em qualquer outra coisa, então, sim, eu a amo."

"Mas Belle não tinha nascido para ser submissa, e ela não conseguia fazer papel de tola para agradar a uma mulher que comprava e vendia seres humanos"


Júh
              Zanotti

10 comentários:

  1. Tinha lido a sinopse e tinha achado tão diferente o livro pelo que foi descrito e confesso que gostei muito da capa, mas agora vou pensar duas vezes antes de comprar o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol, pois é. Tinha imaginado algo tão diferente, por ser um Drama achei que seria uma coisa mais dramática kkkkkkkk Bom enfim, eu diria que você deve dar uma chance swim, eu não gostei, mas pode ser que você goste!!!

      Excluir
  2. Oi Juh.
    Desculpa o sumiço, mas é que minha vidinha andava meio corrida então acabei ficando sem tempo pro blog.
    Sinceramente esse livro nem de longe é dos que mais me interessa e lendo tua resenha agora afirmo com toda a certeza que não seria um livro que eu compraria pra mim ler, se eu ganhar de alguém ou pegar emprestado beleza, mas comprar mesmo eu não vou.
    Adorei a resenha foi super sincera.

    Beijos da Lua =*
    http://tyciahadiresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LUna, que isso, seja bem vinda de volta :)
      É aí que está, eu também não compraria se o dinheiro saísse do meu bolso. Sou fã de históricos, Drama e fantasia e imaginava algo diferente. Obrigada pela visita e quanto a sinceridade, acho que é essencial para um blogueiro, sendo livro de parceria ou não, Alias é essencial para todo mundo :)
      Bjokas

      Excluir
  3. Retribuindo o comentário (:
    Admito que só fiquei com vontade de ler esse livro por conta da capa, mas eu já algumas resenha criticando e isso desanima um pouco. Sua resenha me prendeu de um jeito que troquei meu "Só vou dar uma lidinha" Por "Nossa, já acabou?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, obrigada por ter passado por aqui e sim a capa chama bastante atençaõ né? Mas infelizmente não é tudo. Fico feliz que tenha gostado da resenha é um baita elogio saber que vocês conseguiram chegar ao fim da minha extensa análise rsrrs.
      Bjokas

      Excluir
  4. Eu fiquei morrendo de vontade de ler Belle. Tanto pela capa quanto pela sinopse, mas agora fiquei decepcionada.
    Ganhei o livro da Ananda (linda haha) e é minha próxima leitura. Mas não vou criar muitas expectativas em relação ao livro, para não me arrepender depois.
    A história da Belle me lembrou bastante de um tema abordado na novela Salve Jorge (sim, eu assisto rs) em que as meninas são iludidas a ir trabalhar na Espanha e quando chegam lá descobrem que foram traficadas e precisam se prostituir.

    Adorei a resenha, Juh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, eu também havia me encantado por isso, mas infelizmente eu acabei decepcionada :/
      Mas o que posso te dizer é que não custa dar uma chance, ainda mais que foi um presente da Nandita (linda hahaha) rs quem sabe você acaba gostando dele. Depois que ler me conte!!!

      Excluir
  5. Engraçado, eu gostei imensamente desse livro.
    Só achei que enfeitaram demais a profissão de prostituta, dando a entender em muitos momentos, que a coisa era fácil, gostosa até. E pelo que sabemos por entrevistas e tals, a coisa é bem diferente.
    Mas gostei muito da capa, da história e da maneira como Belle cresceu desde o inicio do livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Eu amo esse livro ... Belle é sensacional *-* um dos melhores livro que ja li e quero muito ler a continuação entre o amor e a paixão (:

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)