quarta-feira, novembro 07, 2012

Caio Zip - Ramsés e a batalha de Kadesh


A prendendo geometria com o grande Faraó.

Título: Caio Zip o viajante do tempo em Ramsés e a batalha de Kadesh
Autora: Regina Gonçalves
Editora: Editora Viajante do Tempo
Lançamento: 2010

Sinopse: Caio Zip, o viajante do tempo, aprenderá a sabedoria do antigo Egito com o grande faraó Ramsés II. O principal arquiteto do faraó, mais o sábio grego que visitava o Egito para estudar a Geometria dos monumentos e também a esposa principal do faraó, a bela Nefertari, ensinarão a Caio os princípios da Geometria. Uma impressionante história sobre o esforço dos egípcios na construção de seus grandes monumentos. E Caio participará desse esforço com seus cálculos de área e volume das pirâmides e dos outros monumentos. Na célebre batalha de Kadesh, um lugar importante na atual Síria contestada na época pelas duas grandes potências do oriente próximo, Caio ajudará o grande faraó a ganhar a batalha contra o exército hitita. Como ? Ajudando na construção de armadilhas nas quais ele utilizará seus novos conhecimentos de Geometria. Mais que adquirir conhecimentos, o livro trata também de um jovem adquirindo maturidade, "crescendo", na verdadeira essência da palavra.



Caio Zip é um jovem viajante do tempo, e nesta história ele se vê acordando no antigo Egito, tempo dos grandes Faraós. Nesta viagem Caio conhece o grande Ramsés II e alguns sábios a serviço do mesmo. Prestes a estourar a famosa Batalha de Kadesh, Caio começa a ter "aulas" de matemática que o ajudarão em um futuro próximo a auxiliar na grande batalha.  Fiquei um pouco confusa no início, pois em nenhum momento a autora explica como é que Caio foi parar no Egito, a história simplesmente começa com ele acordando e eu fiquei curiosa com isso.



Caio é um jovem como qualquer outro, apesar de seu diferencial de viajante do tempo. Na minha opinião não foi um personagem que tenha sido bem destacado pela autora, aliás acho que neste quesito ela deixou um pouco a desejar. Em nenhum momento passamos a descobrir mais profundamente sobre os personagens. Mas acredito que seja porque este não é o foco principal da obra.


Em meio à narrativa é possível encontrar algumas explicações e problemas matemáticos, o qual Caio precisa resolver para que sua missão seja cumprida. Eu, como sou péssima em matemática, confesso que boiei e o intuito da autora em ajudar a melhorar a percepção de cálculos  não funcionou, só fez com que eu tivesse vontade de pular algumas partes.

Já ao que se refere à História tenho que parabenizar a escritora, apesar de a narrativa ser curta dá pra perceber que houve um bom trabalho de pesquisa e a narrativa é bem fundamentada nestes fatos. O que achei bacana também foram as notas no final do livro sobre os termos e nomes usados no livro. Também encontramos nas ultimas páginas algumas curiosidades e fatos do antigo Egito, além de algumas fotos e suas definições. Um trabalho muito bem feito neste quesito.

Não há muito o que se dizer já que o livro é bem curtinho e rápido de ler. Apesar de todas as críticas acima, achei que a narrativa é boa, principalmente porque não se torna cansativa (acho que não dura tempo suficiente para isso). A minha maior crítica mesmo é quanto ao desenvolvimento dos personagens, mas creio que isso seja melhor aprofundado em outros livros.


Quanto mais profundidade melhor.

Espero futuramente poder sorteá-lo aqui no blog, para que vocês possam tirar suas próprias conclusões. Abaixo deixo-lhes o Book Trailer que é bem bacana!!




Quotes do Livro:




" - Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois novas águas estão sempre fluindo. Todas as coisas estão em constante fluxo."


" O maior tesouro é... O LIVRO! Porque o livro preservará a nossa sabedoria para os filhos do amanhã."




Júh
               Zanotti

4 comentários:

  1. Adoro ler sobre Egito e tudo o que possa ter acontecido por lá. sempre que tenho oportunidade busco conhecimentos maiores sobre o assunto.
    Achei a resenha bem interessante e deixou-me curiosa a respeito do livro. Vou anexá-lo aos desejados para futura leitura.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maristela, eu sou suspeita para falar pois adoro história seja ela medieval, egípcia, nacional, enfim sempre procuro saber um pouco mais sobre assuntos desse tipo. E como disse na resenha a autora fez um bom trabalho nesta parte e vale muito a pena conferir!!! Obrigada pelo elogio e pela visita :)

      Excluir
  2. Mesmo com os 2 ratinhos [rsrs], eu me interessei pelo livro.
    Tenho um livro [ou tinha, porque não sei onde está. O que é triste, porque adorei lê-lo] que seja chama O homem que Calculava, que conta a história de um MUITO bom em matemática, e que resolvia os problemas do povoado onde ele morava, que tinha a ver com cálculos e de forma bem rápida e precisa. O livro é ótimo, ensina muito mesmo!!
    Mas voltando a esse livro, rs, acho que ele é ótimo para professores de matemática, até pra ter uma criatividade pra dar uma aula. Não sei, mas é o que parece. rs
    E me interesso por história, e pelo Egito.


    Ótima resenha, como sempre, Juh!
    Beijos!
    Blog|Fã Page|Twitter|Sorteios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o intuito da autora Nanda, mas a verdade é que eu sou um zero a esquerda quando o assunto são os números rsrrs. E acredito também que possa auxiliar. Quanto ao Homem que Calculava eu já ouvi falar, mas não tive a oportunidade de lê-lo ainda. Quem sabe em um futuro não muito distante!!

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)