sexta-feira, outubro 26, 2012

Resenha: A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern

Título: A Vez da Minha Vida
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2012
Número de Páginas: 384
Skoob

Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.



A vez da Minha Vida nos apresenta Lucy, um mulher que está beirando os trinta anos e fez de sua vida uma grande Teia de mentiras. Depois de ser deixada por Blake, o grande amor de sua vida, ela se vê em um embate, onde não sabe se dizer a verdade sobre quem terminou o relacionamento seria a melhor coisa a se fazer. Os Silchester se importam com a opinião dos outros, e ela não pode deixar que saibam que ela foi abandonada. Dois anos, onze meses e alguns dias depois da grande virada em sua vida Lucy começa a receber cartas de sua própria vida, e isso não lhe parece estranho, já havia lido uma matéria onde uma mulher dizia sobre sua própria experiência. Apesar de relutante Lucy não consegue fugir e acaba aceitando se encontrar com sua Vida. Mas esse encontro não vai ser nada fácil, pois apesar de algum tempo ter passado Lucy ainda não aprendeu a lidar com a verdade.

Antes de mais nada tenho que dizer que me identifiquei assustadoramente com Lucy, e isso pode soar estranho, mas na verdade acho que todos nós passamos por um momento de negação e na maioria das vezes tudo o que queremos é agradar as pessoas. Não que eu seja uma grande mentirosa, é só que as vezes fugir parece ser tão certo. 
Confesso que julguei Lucy egoísta em alguns momentos, mas no fim das contas ela é apenas isso, alguém que quer agradar e tem medo de perder o que realmente importa. Apesar de não estar feliz com seu trabalho, não ter uma relação adorável com sua família e ter se afastado dos amigos ela acredita ser feliz e leva a vida do seu jeito, e envolta pela redoma que criou para si, onde apenas ela sabe das terríveis verdades que ocultou.

Lucy também passa boa parte de seus dias obcecada com seu ex-namorado, imaginando as aventuras que ele vem tendo, já que tem um programa de viagens o qual Lucy não perde um episódio, apesar de dizer aos amigos que nunca o assistiu. Ou até mesmo o caso amoroso que ela acredita que ele deva ter com sua assistente de produção Jenna, a Vaca Australiana, que Lucy não gosta desde o dia que a conheceu por que seu sexto sentido ter lhe dito que tudo que a outra queria era Blake para si. Além de ainda não conseguir lidar com o fato de ter sido deixada, enquanto Blake ia atrás de novas emoções e aventuras.

Quando Lucy conhece Vida, já é de se imaginar que ele não seria lá alguém muito agradável, já que Lucy não vem fazendo muito esforço para cuidar de sua própria vida, mas com o decorrer da narrativa vamos percebendo que tudo que ele quer é ajudar Lucy, e consequentemente ficar bem com isso. No início essa é uma tarefa quase impossível, já que a mesma está tão acostumada com suas mentiras e esquivas que não consegue simplesmente fazer algo para mudar. É quando o lindo e perfeito limpador de carpetes Donal entra na vida de ambos, tornando-se o melhor amigo da Vida de Lucy, que atende pelo nome de Cosmo Brown, e um pretenso caso de uma noite para a nossa querida mentirosa.

Tudo se desenrola de uma forma gostosa e fluente, cheguei a soltar gargalhadas enquanto lia e andava pela rua da cidade sem conseguir tirar os olhos do livro. Confesso que em algumas partes senti tanta raiva de Lucy que cheguei a xingá-la de todos os palavrões que eu tenho em minha extensa lista, mas a verdade é que nem isso me fez parar de ler. Acho que deveria dizer que a personagem me pareceu um pouco covarde e muitas vezes alienada em seu mundinho fechado, e também que o final acabou sendo um tanto quanto previsível. Mas eu sinceramente adorei o livro, tirando a parte de que me descobri um pouquinho nestas páginas, o que me deixou um tanto quanto receosa do que venho fazendo com minha vida.

A capa é simplesmente maravilhosa e a Novo Conceito acertou de novo nos trazendo mais um livro dessa excelente autora. Para quem leu P.S Eu te Amo talvez seja impossível não comparar certas características de Lucy com Holly, mas isso não é tão pronunciado e eu diria que é mais o lado negativo de ambas que se sobressai nessa comparação. 
Não encontrei qualquer erro de ortografia no livro, mas também não sou uma grande especialista em letras. Enfim, recomendo é uma leitura gostosa e fluente.

[O que é identificável torna-se especial]


Quotes do Livro:

"Ninguém consegue ver quem você é por dentro e, nos dias de hoje, se você não pode ver, se um raio X ou uma câmera não podem tirar uma foto para você, a crença é de que não existe."


"Os Silchester não choram. Os Silchester não choram. Os Silchester não choram. Era um mantra que tive que repetir em minha mente depois que cada palavra desagradável foi dita, mas sabia que minha paranóia estava certa, era tudo o que pensava que ele sentia por mim e agora ele estava dizendo em alto e bom som."


"Enquanto você está por aí, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força para você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco."



Júh
             Zanotti

6 comentários:

  1. Estava doida pra ler uma resenha desse livro desde que o vi naquela brincadeira das capas, que a NC fez com os parceiros. Achei bem legal a história, não sabia que era da mesma autora de PS.
    Parabéns pelo blog, Ju! =)
    Beijinhos!

    PS: Tô de volta!!! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quem voltou!!!! Eu adorei ele Giu, apesar de no começo ter comparado as personagens com as de PS, mas é lindo mesmo assim. Vale a pena ler

      Excluir
  2. Nossa estava mega curioso para saber se esse livro era bom! Pois com certeza em se tratando da Novo Conceito não poderia me decepcionar certo?! E a autora já tem histórico né... P.S. Eu te amo já é prova disso... Esse com certeza tem que estar na minha listinha de compras! =)
    Parabéns pela resenha Júh! Como sempre ajudando a encher minha estante... =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê que bom que gostou da resenha, pode ter certeza que vai adorar o livro também. Ele é bem engraçado, eu posso dizer que me diverti lendo ele.

      Excluir
  3. Ainda não li P.S, mas o livro tá ali, só esperando a vez dele de ser lido..rs
    Mas já li muito sobre esse livro, do quanto as emoções são colocadas a prova a cada nova página.
    Fico pensando nesse encontro..mesmo achando que encontramos diariamente com a Vida..e muitas vezes, nem damos bom dia :/
    Mas seria incrivelmente bom, poder dar de cara com ela, consertar muitos pontos e confrontar outros tantos.
    A NC tem caprichado demais nas capas e kits.
    Um livro que com certeza, lerei em breve.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente AMEI esse livro. Um dos meus favoritos em se tratando de romance. Engraçado que já li dois da Cecelia e só esse presta pra mim HAHHAHAHAHA

    É tão reflexivo...E os dramas vividos pela personagem principal são tão reais. Enfim, amei.

    Parabéns pela resenha.

    Beijooooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)