segunda-feira, outubro 15, 2012

Professores - Leitores e uma pequena homenagem!!!


O trabalho com literatura na escola é de extrema importância para a formação e desenvolvimento intelectual na infância. O que vemos no momento atual são crianças fortemente ligadas a tecnologia e que não fazem ideia do que é brincar na rua, subir em árvores e outras peripécias da infância, mas quando o assunto é o jogo de videogame do momento, ou o celular de ultima geração estamos falando a linguagem deles.

Não desmerecendo o valor da tecnologia, mas esse é um dos principais fatores que acabam por dificultar a interação da criança com o outro e até mesmo interfere na realização de simples tarefas escolares. É, portanto, o professor que acaba sendo responsável por inserir a criança em novas atividades, que a estimule e cause interesse.

Dentre estas atividades temos a leitura e é ela norteadora de vários outros caminhos no campo da aprendizagem e desenvolvimento intelectual. O professor é o grande mediador desta atividade e é através dela que a criança vai desenvolver a imaginação e fazer associação com diversos temas do seu cotidiano.

Eu não posso dizer que tive algum professor que tenha agido de forma a incentivar minha relação com a leitura, na verdade gosto de dizer que esse meu gosto veio do berço, apesar disso estamos falando de alguns anos atrás e sei que no momento atual dá-se muito mais importância à leitura na escola.





Pensando dessa forma venho aqui perguntar a vocês: tiveram em algum momento da sua vida um mestre que te inspirou e incentivou nesse caminho tão prazeroso que é a leitura?


Esta é minha homenagem a todos os Professores que continuam lutando por uma educação digna e com bons frutos.

Júh 
            Zanotti




4 comentários:

  1. Oláaa! Amei o post ^^
    Além do meu pai que me incentivou na leitura, tive uma professora que desde a quinta série no período de português cedia um período pra gente ir para a biblioteca e escolher um livro para ler. Claro que depois tinha trabalho, mas eu adoraaaaava...

    Bjos
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane, que bom que gostou. Eu também fui influenciada pelo meu pai e agradeço muito por ele ser um leitor rsrsrs. Apesar de não ter tido a influência de nenhum professor em especial sei que isso acontece bastante, foi por isso que deixei a pergunta, que bom que você teve essa chance. Obrigada pela visita :)

      Excluir
  2. infelizmente a maioria dos professores não lê, então quando se sugere ou indica leitura os alunos percebem que essa é uma indicação sem credibilidade. É precis ser leitor para recomendar leituras. Em quantas escolas se falam de livros nas reuniões de professores e de gestores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste realidade Professor. Não dá para se indicar algo se não existe o prazer de faze-lo. Sinto muito por essa geração "perdida" que não cultivou o hábito de ler e espero mesmo que as coisas comecem a mudar, necessita-se de uma mudança drástica neste quesito. Um melhoramento de certo.

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)