terça-feira, março 06, 2018

[Tag] Livro Único

Resolvi trazer para vocês uma TAG que encontrei no blog Mini Biblioteca, a tag foi criada pelo canal Geek Freak, e consiste em falar sobre livros únicos que se encaixem nas categorias abaixo:



Uma Garrafa no mar de Gaza é um dos melhores livros que li na vida, através da amizade peculiar entre Tal e Gazaman temos uma percepção sobre os conflitos armados entre israelenses e palestinos. Esta obra tão cheia de significado só não é muito mais apreciada por mim (mesmo que eu tenha um amor incondicional por ela) porque o final deixa a história em aberto e eu senti uma grande necessidade de conhecer mais sobre o futuro dos protagonista.
"Um dia vocês, nós, perceberemos que, na violência, não há vencedor possível, que esta é uma guerra de perdedores. Um desperdício."

Li O Coletor de Espíritos
bem recentemente e dentre todos os livros de Draccon que já tive a oportunidade de ler ele figura entre os preferidos. A narrativa do autor é completa tanto em transmitir os acontecimentos da narrativa quanto em remeter os sentimentos da história para seu leitor. Draccon foi sensacional em O Coletor de Espíritos e passa uma sensação de veracidade ao leitor capaz de fazer com que o mesmo se sinta satisfeito com apenas um livro. 
"É uma pena que a gente não possa criar as regras da vida, como um escritor pode criar as regras de um livro. Seria tão mais fácil, não é? Nossos romances seriam eternos, nossos vilões seriam sempre derrotados, nosso finais seriam sempre felizes. Só que a vida não é assim."

O primeiro livro que veio a minha mente foi Eu te Darei o Sol de Jandy Nelson, a autora consegue transmitir tão bem as personalidades e as nuances artísticas de seus protagonistas que eleva a construção de personagens a um nível inimaginável. É simplesmente maravilhosos acompanhar o desenvolvimento dos personagens desta história, o talento apresentado na obra é tão surreal, lindo e intenso que sentimos vontade de sair pintando os pensamentos dos personagens.
"[...] talvez uma pessoa seja feita de várias pessoas. Talvez estejamos acumulando novas personalidades o tempo todo. Carregando-as ao fazermos nossas escolhas, boas e más, enquanto erramos, organizamos, perdemos a cabeça, encontramos nossa cabeça, desabamos, nos apaixonamos, sofremos, crescemos, nos retiramos do mundo, mergulhamos no mundo, ao criarmos coisas e destruirmos coisas."
Nosferatu de Joe Hill é aquele tipo de livro que quando você termina a leitura tem a sensação de que seria muito válido que a história fosse uma série. Apesar de apresentar um final fechado a narrativa tem todo o potencial para que outros livros sejam publicados. O universo criado por Hill dá margem a novas histórias e apenas isso seria suficiente para despertar a ansiedade por mais.
"Isso parecia uma alucinação, mas só até você lembrar que as pessoas viviam transformando o imaginário em real: pegavam uma música que inventavam e gravavam, visualizavam uma casa e a construíam. A fantasia era sempre uma realidade esperando ser ativada, só isso." 

Tudo Junto e Misturado foi um livro que solicitei para a Editora Seguinte sem grandes expectativas, a capa não chama muito atenção e o enredo inicialmente demonstra ser bem Sessão da tarde, o que não é um pensamento equivocado em relação a obra, ainda assim acaba se tornando uma história surpreendente devido a alguns dramas da narrativa. Apesar disso, não deixa de ser uma leitura leve e que li muito rapidamente.
"Somos um bando de sonhadores, ela pensou. A realidade batia à porta de vez em quando, e todos tropeçavam uns nos outros na tentativa de fugir."


Tive que pensar um pouco nesta categoria, queria trazer para vocês um livro que pouco comentei sobre aqui no blog, mas depois de analisar a minha lista de autores favoritos me dei conta de que a maioria deles escreve séries. Então, nada melhor do que optar pelo meu favorito de todos os tempos da autora Colleen Hoover, mesmo que eu fale dele aqui em toda a oportunidade. Bom, Talvez um dia é uma história sensível e que me conquistou, principalmente pela forma como a autora interliga a música e a história dos personagens. É um livro lindo e intenso que me conquistou profundamente.
"Como é que duas pessoas ótimas e cheias de boas intenções podem acabar tendo sentimentos despertados por tanta bondade, mas que na verdade são tão ruins?"

Proibido, da autora Tabitha Suzuma, mesmo sabendo que você vai sofrer horrores e talvez se chocar com a história. Ainda assim, este foi um livro que me fez abrir os olhos para determinados preconceitos, que apesar de não tê-los sanado este livro me abriu os olhos no sentido de não julgar precocemente o que vejo. É uma lição e tanto pra muitos, mesmo que nem todos concordem com a abordagem romântica da autora neste livro.
"Todo mundo tem o direito de fazer o que que quiser, de expressar o seu amor como bem entender, sem medo de assédio, ostracismo, perseguição ou mesmo a lei. Até relacionamentos emocionalmente violentos e adúlteros costumam ser tolerados, apesar do mal que causam aos outros. Na nossa sociedade progressiva e permissiva, todos esses tipos de "amor" daninhos e doentios são permitidos - mas não o nosso. Não consigo pensar em nenhum tipo de amor que seja tão unanimemente rejeitado, embora o nosso seja profundo, apaixonado, generoso e forte a tal ponto que uma separação forçada nos causaria uma dor intolerável."

Poderia ter escolhido Proibido aqui também, mas resolvi falar de um livro que me angustiou por boa parte da leitura por medo de que o que eu esperava do final acontecesse, Por Lugares Incríveis. As particularidades desta história estão ligadas ao que a sociedade trata com desprezo, depressão e suicídio são pontos centrais desta história que despedaça o coração do leitor ao mesmo tempo em que o diverte. A emoção foi tanta com esta história que eu me senti tomada por ela por dias. Enfim, merece estar nesta categoria.
"- Você merece coisa melhor. (…) Nunca vou machucá-la, não como quero machucar Roamer, mas não posso prometer que não vou desmanchá-la, pedacinho por pedacinho, até você ficar em mil caquinhos, como eu. Você tem que saber no que está se metendo antes de se envolver.
 – Se você não percebeu, já me envolvi, Finch. E, caso não tenha notado, também estou despedaçada."

Fui olhar minha estante do Skoob e acabo de notar que não sou muito de sair da minha zona de conforto, mas já que a categoria está aqui não vou deixar de citar um livro. Escolhi Sangue na Neve, este é um daqueles livros policiais que eu normalmente passo bem longe, mas por ter recebido de parceria da Editora Novo Conceito em uma época muito, muito distante resolvi ler, tive até que fazer um desafio para ler, caso contrário ele estaria na estante até hoje, assim como outros livros do gênero. Mas, não posso negar que gostei bastante da histórica e definitivamente foi uma agradável surpresa, apesar de não ter chegado a ser um favorito.
"É assim que se enlouquece? Percebendo todas as formas como se pode morrer?"
E então, gostaram? Na tag original tinha mais uma categoria, mas era para fazer indicações para outros blogueiros responderem a TAG e eu prefiro deixar isso em aberto, se sentiu vontade de responder vai na fé e divirta-se, foi o que eu fiz.

15 comentários:

  1. Oi, Ju.

    📚 Bom, vou responder uma das perguntas...

    Um livro único que eu li super rápido foi "O Lado Feio do Amor". Comecei a ler sem esperar que eu fosse gostar tanto, e que me surpreendeu muito ao longo da história... Me fez chorar muito e me apaixonar pelos personagens. 💙

    ResponderExcluir
  2. Tudo Junto e Misturado conheci nas redes sociais da editora e foi amor à primeira vista. Quero muito ler. E tenho altas expectativas nele. Também sou fã incondicional da Rainha da Sofrencia também conhecida como CoHo. Apesar de ter gostado de Talvez Um Dia não entrou pra minha lista de livros únicos fav dela. Esse lugar pertence a O LadoFeio do Amor.
    Só de ver Por Lugares Incríveis meu coração ficou pequeninho. Muito amor por Finch e Violet.
    Proibido me deu a pior ressaca literária que eu já tive na vida.
    Os outros livros mencionados no Post não conhecia mas são bem interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Essa tag é bem legal; quando respondi eu tive certa dificuldade em encontrar livros únicos.
    Eu te darei o sol é maravilhoso, e realmente conta com personagens únicos. Amo!
    Gosto muito da capa de Tudo junto e misturado, e está na minha lista.
    Ah, praticamente todas as tags que respondo tem um livro da CoHo; é minha autora favorita. E esse livro é lindo!
    Já coloquei, Já tirei, pensei em colocar de novo, mas na realidade tenho medo de ler Proibido. Acho que não tenho emocional para uma história tão forte e que me deixará sem respostas.
    Só posso dizer que amo Por lugares incríveis... 💖

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. JU!
    Não tinha visto essa tag ainda e gostei muito, primeiro porque fala de livros únicos, ando tão cansada de séries... e depois porque vi muito livros que gosto nas suas respostas e seriam os que escolheria, como Eu te darei o sol e Proibido.
    Desejo um mês mais que abençoado, carregadinho de luz e paz e uma semana esplendorosa!
    “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração.” (Cazuza)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Eu sou louca pra ler "Eu te darei o sol", "Por lugares incríveis" e "Proibido"!
    Já li diversas resenhas positivas desses três e tenho certeza de que vou achar a história deles linda e me emocionar bastante. Acho que o primeiro a ler desses três será "Proibido" pela comodidade de ter no kindle unlimited mas os outros estão na minha lista de desejados com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ju adorei a Tag e suas escolhas para respondê-la, eu ainda não li nenhum dos livros citados, mas estou sempre acompanhando resenhas e espero mto uma oportunidade pra ler eles.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse livro de Uma garrafa fiquei de ler e depois até esqueci. Mas que louco deixar a gente querendo continuação. Dá um nervoso isso, ter que ficar imaginando o que aconteceu depois e nada. Ai ai.
    O de Eu te darei o sol tinha uns personagens bem marcantes pelo que vi. Ainda quero ler. Nunca li nada do Joe Hill, mas esse livro é super bem falado e se for desse jeito mesmo, do tipo que até parece série e com um final fechado que dá até pra fazer mais livros numa boa é muito bom.
    Tudo junto e misturado é outro que queria ler, apesar de umas coisas que vi ele parece ser fácil de ler mesmo, então compensa qualquer probleminha xD
    Talvez um dia foi um dos meus favoritos da autora, até ela lançar mais depois xD
    Mas gostei muito desse livro. Ainda lembro bem da história e de como me fez sentir. Amei. Proibido dei até pra uma prima ler, esse é de chocar, mas caramba nesse livro! Um dos meus favoritos da vida.
    Por lugares incríveis despensa comentários. Só o titulo já fala tudo: incrível.
    Mas os temas que aborda são fortes e tudo que faz a gente sentir...caramba nesse livro.
    O de Sangue na neve gostei muito, gosto desse tipo de história e também me surpreendeu porque não esperava gostar tanto. Foi um livro bem legal de ler.
    Boa tag ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Como sempre, adorei a TAG.
    Preciso ler algo do Raphael Draccon, vejo tantos elogios ao autor e ainda não em aventurei com ele. Sem dúvidas "Eu te darei o sol" tem personagens únicos, e e a história única também.
    "Nosferatu" foi uma leitura bem chata e difícil de concluir para mim, talvez em série se tornasse menos monótona.
    Também indico "Proibido" pra todo mundo, inclusive estou precisando reler a história (para sofrer mais um pouco), e sempre digo que antes de ler julgamos, depois da leitura nosso sentimento é completamente outro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Desses livros o único que eu li foi Proibido, e concordo com você é um livro que eu recomendo a todos. A primeira vez que li a sinopse desse livro estava com muito preconceito sobre ele, porque gente não estava certo nem tinha como dá certo, mais enquanto você vai lendo vai torcendo muito mesmo pra eles conseguir um final feliz pra eles, então ganhei ele de presente e fui ler e foi um livro que não conseguir parar de ler até terminar a leitura, sim chorei horrores no final e fiquei em uma depressão literária terrível depois dele...mais ele é um dos meus livros favoritos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Legal essa TAG. Amei os trechos de O Coletor de Espíritos!
    Quanto aos livros que você citou eu não li nenhum, até tenho curiosidade em ler algum livro da Lisa Gardner pois curto livros policiais, mas nunca tive a oportunidade de ler, quem sabe futuramente?! Anotei essa dica de Sangue na Neve... Assim como você também não sou muito de sair da minha zona de conforto, eu até insisto em ler mas não rola...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Bacana essa tag, os livros escolhidos também!! Tenho muita curiosidade em ler os livros do Joe Hill, eles são cheios de suspense, gênero que gosto muito. Colleen Hoover também quero conhecer, só ouço elogios!!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a Tag, mas adorei as indicações e algumas, também faria a mesma!
    Proibido é um livro que todos deveriam ler com certeza. Este consegue deixar marcas incríveis no leitor e mesmo depois de tanto tempo, a gente(eu) ainda sofro na carne com a estória.
    Por Lugares Incríveis eu li tem pouco tempo e também o indicaria. É triste, denso, triste, belo e poético. Todos também deveriam ler!
    Nosferatu é realmente uma série de tão completo que é, e no mais, é Joe né?rs(filho do Mestre)
    Sangue na Neve não foi uma das minhas melhores leituras, não, não é ruim de forma alguma, só não me pegou!
    Adorei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju!!
    Gostei muito da tag e amei as suas escolhas, sou louca para ler mas livros Colleen Hoover(no momento só li um livro da autora) e realmente Proibido é um livro que todos devem ler, mas é melhor pegar um lencinho por que você chora horrores!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Muito legal essa TAG, acho que teria muitos problemas com ela, pois tenho dificuldade em escolher apenas um livro, sempre acabo pegando pelo menos uns três livros, de todos ainda não li nenhum desse, quero muito ler Talvez um dia, adoro os livros da autora, não conhecia Uma Garrafa no mar de Gaza, mas lendo um pouco da historia fiquei curiosa e realmente todo mundo sempre recomenda Proibido, todo mundo que lê esse livro acaba indicando !!

    ResponderExcluir
  15. Adoro ver livros em volume único até porque Odeio ficar esperando pela continuação e que coincidência porque eu estou lendo eu te darei o sol

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)