terça-feira, março 13, 2018

[Resenha] Meia Guerra - Joe Abercrombie

Meia Guerra
Mar Despedaçado #3
Autor: Joe Abercrombie
Editora Arqueiro
368 Páginas
Skoob


Sinopse: A princesa Skara vê todos os que ama morrerem na sua frente e o seu palácio ser consumido pelas chamas. Tudo o que lhe resta são palavras... Mas palavras podem ser tão letais quanto armas. Disposta a se vingar, ela enfrenta seus medos e aguça a inteligência, indo atrás de pai Yarvi.
O ministro de Gettland já percorreu um longo caminho desde a escravidão, fazendo aliados entre antigos rivais e estabelecendo uma paz instável. Porém, agora, a cruel avó Wexen arregimenta o maior exército desde que os elfos guerrearam contra a Divindade Única e põe Yilling, o Brilhante, como seu comandante – um homem que venera apenas a Morte.
Skara pode ser a peça que faltava para forjar de vez a aliança entre Gettland e Vansterland, alicerçada na fortaleza de seus antepassados, pronta a enfrentar a fúria do Rei Supremo. Nessa guerra, ela contará com o apoio de uma ministra inexperiente, mas leal, e de um matador imprudente que espera superar fantasmas de antigos conflitos sangrentos.
Meia Guerra publicado recentemente pela Editora Arqueiro é o último volume da trilogia Mar Despedaçado, quando iniciei a leitura dessa série esperava algo totalmente diferente. Por já ter lido a trilogia A primeira Lei do mesmo autor eu achei que seguiria a mesma linha, ou seja uma fantasia histórica mais adulta. O caso é que Mar despedaçado começou não me conquistando de primeira, mesmo tendo gostado da história no geral a narrativa mais juvenil me desanimou um pouco e o protagonista não era bem o que eu esperava, apesar de ter um desenvolvimento muito bem elaborado. Já em Meio Mundo, o segundo volume da trilogia eu acabei me rendendo, tudo o que faltava no primeiro livro foi compensado ai. Mas quase infelizmente Meia Guerra veio pra me decepcionar.

Digo quase, pois assim como no primeiro livro a história tem um potencial tremendo, contudo o que balanceou o primeiro volume e o que me animou no segundo não tem vez aqui. Abercrombie  acabou por descaracterizar um personagem que vinha se desenvolvendo muito bem na série. Pai Yarvi se torna egoísta e manipulador, mas tudo em favor de si mesmo e de sua vingança, isso não teria sido ruim, mas eu esperava muito mais do personagem, e talvez esse seja um preconceito literário meu, mas para mim as características e idade de Yarvi não condizem com a figura do sábio que ele precisava ser.

Nesta nova história é essencial a utilização de artimanhas para que a Guerra seja ganha, por que afinal: "Apenas meia guerra é travada com espadas. A outra metade é travada com palavras." e o autor soube trabalhar isso, pois ao final da narrativa vemos que a vitória se deve muito mais as palavras e as manipulações do que propriamente a luta. Ainda assim, isso não conseguiu me convencer com relação a Yarvi. Também temos a princesa Skara, a protagonista desta história que viu sua família ser assassinada e acaba se tornando rainha sem um reino, sua única esperança de recuperar tudo o que perdeu e obter sua vingança é unindo-se a Pai Yarvi para derrotar o Rei supremo, mas a personagem baseia suas ações no conceito descrito acima, o que a torna insossa. Ela poderia ser desenvolvida de outra forma, seu crescimento lento não nos dá tempo de apegar-se a ela. 
"A vingança é um modo de nos agarrarmos ao que perdemos."
Porém Skara é o equilíbrio entre Uthil e Grom-gil-Gorm, que mesmo depois da aliança forjada graças a Pai Yarvi em Meio Mundo, ainda não conseguem se entender. Em meio a brigas cheias de testosterona e nada inteligentes quem acaba por assumir a responsabilidade decisivas nesta guerra é a jovem rainha exilada, e as faz muito bem, mesmo sem recursos e sem uma corte real. Apoiada por aliados emprestados ela cria lealdades ao decorrer da história e acaba encontrando sua força, mas também descobre que uma rainha não pode sempre ter tudo o que quer.

Devo dizer que Abercrombie fez algumas escolhas neste livro que não me agradaram. Houve um momento que eu pensei em fechar o livro e não voltar mais a ler. Não conseguia compreender como o autor foi capaz de tal perversidade. De certa forma, por algum tempo quando voltei a ler pensei que o ocorrido seria cruelmente benéfico a Tor, a principal personagem do segundo livro, talvez os acontecimentos pudessem torná-la mais dura, além do que ela já era, mas o que aconteceu acabou deixando a melhor personagem desta série no esquecimento.
"Os loucos e os idiotas não sentem medo. Os heróis temem e, mesmo assim, enfrentam o perigo."
Contudo, mesmo com todas essas críticas não pude deixar de gostar do livro, mas terminei a leitura com a sensação de que algo estava faltando e até agora, apesar de tudo o que falei acima, não tenho a resposta. Talvez seja necessário uma continuação, para finalmente eu sentir que esta série foi encerrada, mas enquanto aguardamos confirmação sobre boatos referentes a isso o que resta é dar a história como concluída e seguir a vida.

Enfim, Mar Despedaçado é uma trilogia que começou me deixando dúvidas quanto a sua qualidade e terminou de forma parecida, mas a verdade é que eu esperava mais como fã, como uma simples leitora a narrativa me agradou talvez eu tenha encontrado tantos defeitos por esperar mais de um autor que está entre os meus preferidos, ou esperar mais de uma história que tinha um grande potencial, mas no geral o livro não é ruim, na verdade é até muito bom, só faltou um pouco mais pra me conquistar definitivamente.
"Você só pode dominar os temores enfrentando-os. Esconda-se e eles a dominam." 
 

13 comentários:

  1. Não conhecia essa trilogia mas sei como é quando uma premissa tem tudo para ser bem desenvolvida mas não acontece.
    Cá entre nós achei a história da trilogia um pouco mais do mesmo.
    Não sei se entrará na minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    Uma pena uma série terminar deixando muitas respostas pendentes e ainda descaracterizando totalmente a personagem que vinha crescendo no decorrer da série.
    Será que vai ter um novo livro?
    Não li nada da série.
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. É a primeira vez que leio sobre essa trilogia.
    Uma pena que tenha decepcionado; geralmente há uma crescente nessas séries, e cada volume vai melhorando... não é o caso dessa série.
    Mas o enredo é interessante, original até ... Vou torcer para que tenha um próximo livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia mas confesso que essa temática de guerra me deixa receosa pra ler. Eu em geral acho arrastado os livros que falam sobre.
    Uma pena não ter melhorado mais ainda no terceiro, sei que bate um pouco aquela frustração por estar esperando muito mais de um autor.
    Espero que tenha um próximo livro que feche a série mas se não tiver pelo menos não foi ruim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju.

    Imagino que para vencer o Rei Supremo, é preciso antes de se aliar aos inimigos, ter confiança. Afinal, numa grande batalha, pode haver traições.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da ideia desses livros, espero gostar ao ler... Ganhei um dos livros e já tava interessada em ler, agora vou ter que ver como tudo isso é. Mas é meio doido a gente não ficar satisfeito com o primeiro, gostar mais do segundo e ter uns problemas tipo o que teve com o começo da história. Quando dá a sensação de que falta algo, de que o autor fez umas burradas com umas coisas e tal. Não sei o que vou achar, mas pelas coisas que vi até gostei bastante. Aí agora é ler pra ver o que ele fez com os personagens e essas doideiras todas. Mas espero que valha a pena. Vi tanta coisa boa dessas histórias...

    ResponderExcluir
  7. Esse livro proporciona uma aventura, apesar dos pontos fracos apontadas na trama, a idéia de uma guerra entre reinos é bem interessante, não conhecia a trilogia, porém já posso imaginar Shara passando por diversas situações para alcançar seu objetivo!!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não conhecia esta trilogia,mas deu muita vontade de ler.
    Amo o gênero, ainda mais quando traz isso de personagens tão jovens, mas que lentamente vão mostrando seu crescimento a cada nova página.
    Determinação. Esta parece ser a palavra que define toda a saga, mesmo com estes pontos negativos.
    Se tiver oportunidade, quero começar a trilogia e tirar minhas conclusões!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!
    Não li nenhum livro da trilogia Mar Despedaçado - e se eu li alguma resenha sobre seus livros no momento não me recordo de nada, - por isso fiquei meio que perdida ao ler sua resenha de Meia Guerra, contudo, pelo pouco que endendi a história da princesa Skara não faz o meu gênero de leitura, não curto livros cheio de manipulações e intrigas, sabe?!
    Mas espero sinceramente que o autor escreva um quarto livro pois sei como é decepcionante finalizar uma leitura com a sensação de que algo estava faltando :(
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Tenho Meio Rei e ainda não consegui ler acredita?
    Gosto mto do gênero e não vejo a hora de conhecer o enredo. Qdo der um tempinho com as leituras atrasadas qro inclui-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!!
    Já tinha lido algumas resenhas sobre essa trilogia, mas até o momento ainda não tive oportunidade de ler, e que pena que esse último livro acabou não sendo tão bom assim.
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Esse é um livro que desde que lançou o primeiro estou muito curiosa para ler, todo o conceito do livro, o enrendo e os personagens me conquistaram logo de cara, mas estou vendo muitos comentários de pessoas que não gostaram tanto da historia, acredito que seja pela expectativa de tudo que ela promete e parece não ser bem assim, ainda quero ler essa historia, mas estou baixando bastante minhas expectativas !!

    ResponderExcluir
  13. Eu já ouvi vários blogs de fantasia falarem bem a respeito desse livro e do trabalho do autor mas infelizmente nunca tive vontade em começar a ler esta série Apesar de eu amar livros do gênero Mas sei que um dia eu vou começar a ler essa série

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)