quarta-feira, março 14, 2018

[Resenha] A Coroa da Vingança - Colleen Houck

A Coroa da Vingança
Deuses do Egito #3
Autora: Colleen Houck
Editora Arqueiro
416 Páginas
Skoob


Sinopse: Em A Coroa da Vingança, terceira e última aventura da série Deuses do Egito, Colleen Houck nos presenteia com um desfecho tão surpreendente e inspirador quanto o elaborado universo mitológico que criou.
Meses após sua pacata vida como herdeira milionária sofrer uma reviravolta e ela embarcar numa vertiginosa jornada pelo Egito, Liliana Young está praticamente de volta à estaca zero.
Suas lembranças das aventuras egípcias e, especialmente, de Amon, o príncipe do sol, foram apagadas, e só resta a Lily atribuir os vestígios de estranhos acontecimentos a um sonho exótico. A não ser por um detalhe: duas estranhas vozes em sua mente, que pertencem a uma leoa e uma fada, a convencem de que ela não é mais a mesma e que seu corpo está se preparando para se transformar em outro ser.
Enquanto tenta dar sentido a tudo isso, Lily descobre que as forças do mal almejam destruir muito mais que sua sanidade mental – o que está em jogo é o futuro da humanidade.
Seth, o obscuro deus do caos, está prestes a se libertar da prisão onde se encontra confinado há milhares de anos, decidido a destruir o mundo e todos os deuses. Para enfrentá-lo de uma vez por todas, Lily se une a Amon e seus dois irmãos nesta terceira e última aventura da série Deuses do Egito.
Quando terminei O Coração da Esfinge, segundo livro dessa trilogia eu estava muito decepcionada com Colleen Houck, ainda assim não desisti completamente da série, continuei empolgada com o desfecho, mas a autora só fez me decepcionar mais um pouco. Não posso dizer que o livro é péssimo, foi legal acompanhar a história e ver como tudo se desenrolou no fim, mas a autora conseguiu me cansar com esse livro.

Este livro se inicia logo após o final de O Coração da Esfinge, desmemoriada e ouvindo vozes em sua cabeça que não deveriam estar lá Liliana Young se sente confusa e teme estar ficando louca. Contudo essas vozes pertence a uma Leoa e uma fada e elas podem ser a chave para fazer Lily acreditar que tudo o que dizem é muito mais do que um sonho. Quando o Grão Vizir aparece Lily mais uma vez embarca em uma jornada, essa que parece ser a última e que tem como objetivo derrotar Seth para sempre. Porém as consequências são terríveis e Lily, Ashleigh e Tia precisam decidir se vale a pena o sacrifício.
"Descobri que é melhor não olhar para trás com arrependimento. Só com lições aprendidas. O infortúnio pode acompanhar a gente por toda a vida. A gente acaba tendo apenas duas escolhas. Lamentar o destino, diminuir o passo até ele alcançar a gente e depois estender os braços para abraçar a tristeza ou continuar correndo para que ele nunca possa nos alcançar."
Em todas as resenhas que fiz do livro da autora nunca deixei de ressaltar a minuciosa pesquisa que ela deve fazer para criar suas histórias e aliá-las a aventura e romance presente em suas obras. Além disso, Colleen tem um talento natural para ambientar suas histórias. Ela consegue transportar o leitor para seus cenários, transmite tão claramente o que acorre na história que é impossível ser indiferente a isso.

Porém também nunca deixei de ressaltar o quanto seus triângulos amorosos me aborrecem. No caso da série Deuses do Egito, esse triangulo se dá pelo fato de Lily dividir seu corpo com outras duas consciências. Enquanto Tia, a leoa é apaixonada por Aspen e Ashleigh, a fada, sente atração especial por Ahmose, Lily tem uma relação intensa com Amon, porém ter perdido a memória bagunça os sentimentos da jovem que não faz ideia de quem seja Amon e não se sente apaixonada por ele. Imagine a confusão que isso gera? mas o pior nem é esse sexângulo amoroso, mas sim a forma como a autora consegue ferir os fãs do primeiro livro com as decisões que toma em relação a ele. 
"Num momento eu era Lily, uma garota apanhada numa situação impossível, mais perigosa e mortal do que qualquer coisa que eu já havia lido em histórias. E no momento seguinte era algo totalmente diferente."
Algo que achei positivo neste livro foi a autora nos dar a oportunidade de conhecer mais sobre Tia e Ashleigh, mesmo a segunda me irritando bastante. Saber sobre seus anseios e suas histórias antes da confusão em que se meteram foi bem interessante e talvez tenha sido a parte que mais gostei na história toda. Ainda assim só isso não compensa o0 crime que a meu ver Houck cometeu com essa história.

Fiquei tão frustrada com algumas das decisões e também com a forma como Colleen se estendeu demais em sua narrativa que cogito esquecer que os dois últimos livros existiram, já que o único que eu realmente posso dizer que foi excelente foi Deuses do Egito, o primeiro da trilogia. A autora não poupou o leitor em sua narrativa enquanto expunha momentos desnecessário e sem necessidade alguma se prolongava demais em outros. Para piorar a situação o fim, apesar de ter uma ideia geral muito criativa, seguiu o caminho contrário e aconteceu rápido demais. Colleen teria sido muito mais feliz se tivesse trabalhado melhor o final e o epílogo do que toda a jornada do livro que acabou ficando bastante cansativa.

Enfim, depois disso tudo continuo afirmando que o livro não é péssimo, mas é cansativo e foi bastante frustrante para mim. Agora estou aqui cruzando os dedos para que a autora não estrague a Saga dos Tigres com o novo livro que vem por aí, se ela me frustrar mais uma vez, e ainda por cima com a história de Kishan, eu acho que vou definitivamente desistir de seus livros.

13 comentários:

  1. Nunca li nada da Colleen Houck mas conheço os livros do Skoob e nos grupos literários no Facebook. Também sei que fazem muito sucesso. E que realmente a pesquisa que ela faz é bem impressionante e se encaixa perfeitamente na história que ela cria.
    Triângulo amoroso, seja ele opcional ou não, nunca me agrada.
    Não sei se tenho vontade de ler essa trilogia.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da Houck. Confesso que as capas dessa série são bem atrativas, mas depois dessa resenha vou é passar correndo.
    Estou começando a ler livros desse gênero, mas tem algumas histórias que definitivamente não me chamam atenção.
    E o fato de ser uma história cansativa... não compensa me aventurar. E esse círculo amoroso é bem confuso.
    Gostei da sua opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Uma pena a autora ter errado a mão em insistir em um romance tão esdrúxulo.
    Livro fresquinho para dar continuidade a série, bacana.
    Deve ser de arrasar… quero ler.
    Bacana ver todos os detalhes que explicitou, mas como não li ainda nenhum dos livros da série, fiquei foi curiosa.
    Um maravilhoso final de semana!
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju.

    Com sua memória apagada, para a Lily, tudo deve ter ficado muito confuso... Por, de repente, começar a ouvir vozes em sua mente e não saber de nada à sua volta.

    ResponderExcluir
  5. Humm, mais umas coisas pra considerar então. Pelo que vi até agora dos livros achei tudo bem legal, umas coisas até parecem menos boazinhas, mas no geral gostei. Só que quando um triangulo amoroso cansa, não tem aquela graça, o livro decepciona em outras coisinhas....ai ai. Será que não tá tudo isso? Gosto dos livros dela, a cultura e como ela leva as coisas a um ritmo bom e curioso de ler. Espero ver graça nesse final. E no que cada personagem vai ter no fim. Mas já vou ficar com menos expectativa pra não quebrar a cara.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler essa série, gosto da mitologia dos deuses e acho que com essa leitura podemos aprender um pouco mais sobre eles, e o bacana é que a história não envolve só isso, é um misto de romances, suspense e muita ação. Lerei assim que tiver oportunidade!!

    ResponderExcluir
  7. Puxa, sou apaixonada pelas letras de Colleen e esta é a primeira resenha um pouco negativa que leio desta trilogia.
    Ruim é ter se demorado demais na conclusão, ao menos, foi isso que entendi e mesmo tendo muitas comparações, ainda quero muito ler!
    Estão na lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Poxa é muito triste quando nos frustramos em uma trilogia. Quando gostamos muito do primeiro e esperamos muito mais dos próximos e os livros acabam não atendendo nem 50% do esperado. Já ouvi falar bastante dessa autora, e li algumas resenhas positivas e outras negativas da série, então não sei se me animo pra começar a ler imaginando que possivelmente eu vou me frustrar no segundo ou no terceiro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não li nenhum dos livros tenho mta vontade de conhecer e espero mto q eu consiga em breve, o enredo tá demais!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Eu detesto triângulos amorosos - quando sei antecipadamente que o livro possue essa característica eu fujo dele - imagine então como eu me sinto em relação ao sexângulo amoroso presente na série Deuses do Egito?! Definitivamente eu não lerei essa trilogia.
    Mas pena que A Coroa da Vingança foi uma leitura decepcionante para você, a Colleen Houck errou a mão com uma leitura cansativa e um final e epílogo que deixou a desejar, hein?!...

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!!
    Nossa que pena que esse último livro da série Deuses do Egito tenha decepcionando tanto, tenho os dois primeiros livros mas ainda não conseguir fazer a leitura e agora fiquei bem triste com o desenrolar dessa história.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já li outra serie da autora que gostei muito, mas essa nova serie dela ainda não conseguiu me chamar atenção, com certeza a autora tem um trabalho de pesquisa bem minucioso e vejo sempre muitos elogias, assim como a mistura de culturas que ela nos apresenta, mas os personagens dessa historia não me conquistam, não conseguir sentir ainda aquele sentimento de conexão com eles para conhecer sua historia !!

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito começar a ler essa série da autora Mas eu ainda estou no primeiro livro da Maldição do Tigre e quando terminar essa saga aí eu vou começar essa de mitologia egípcia que sinceramente eu adorei a ideia dessa autora

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)