sexta-feira, fevereiro 02, 2018

[Resenha] Quatro Soldados - Samir Machado de Machado

Quatro Soldados
Autor: Samir Machado de Machado
272 Páginas



Sinopse: Uma das vozes mais originais e instigantes da nova literatura brasileira, Samir Machado de Machado mescla referências que vão de Shakespeare a Thomas Pynchon, passando por filmes de aventura como Indiana Jones e videogames como Uncharted. Não por acaso, sua obra cruza fronteiras de gênero, flertando com a aventura, o romance histórico e a fantasia, e se situando na fronteira, cada vez mais tênue, entre alta literatura e entretenimento. Primeiro livro do autor, agora publicado pela Rocco, Quatro soldados narra as peripécias de quatro jovens que têm seus destinos entrelaçados no Brasil de 1754, nos últimos anos da guerra contra as Missões Jesuítas: um alferes que ainda adolescente recebe seu primeiro comando, um rígido e melancólico capitão de cavalaria, um desertor que vive do contrabando de livros e um tenente de motivações ambíguas. Através da imaginação fabulosa de um narrador de memória e intenções duvidosas, os quatro passam por longas viagens, batalhas e todo tipo de aventura pelo vasto território brasileiro do século XVIII, das quais nenhum deles sairá incólume.
Assim que fiquei sabendo que a Editora Rocco iria publicar "Quatro Soldados" eu não tive dúvidas quanto a solicitação. Por já ter lido "Homens Elegantes", um dos meus livros preferidos de 2016, já estava familiarizada com a escrita de Samir Machado de Machado e curiosa com este que foi o primeiro livro publicado pelo autor. Não sabia muito sobre a obra a não ser o que já fora apresentado na sinopse, ainda assim tinha grandes expectativas com relação a leitura, o que nem sempre é bom, não é mesmo?

Em Quatro Soldados Samir Machado de Machado novamente mistura realidade e ficção para nos apresentar uma obra rica e bastante interessante. Essa história se passa em meados de 1750 ao fim da guerra entre índios guaranis e portugueses advinda do Contrato de Madri em que foram estabelecidas novas fronteiras para o país. É neste conturbado período que vamos ser apresentados aos personagens centrais da narrativa, que irão caminhar por este Brasil inseridos em uma trama recheada do folclore nacional e aventuras em pleno século XVIII.
"Todo homem anseia por ver cousas impossíveis, inimagináveis, não apenas para divertir e entreter seus sentidos, mas para ser deslumbrado ao confrontar o que antes julgada inconcebível."
Não julgo certo falar de Quatro Soldados como uma narrativa apenas, a obra é dividida em quatro pequenas novelas que acabam por interligar-se devido a algumas circunstâncias significativas. Apesar da narrativa entre essas quatro histórias não serem sequenciais durante a leitura vamos compreendendo a conexão feita entre elas. E ouso dizer que é isso que mantém o leitor atento a obra. Digo isso pois, no meu caso, se não fosse este recurso eu teria achado o livro bem menos interessante. Ao início da leitura senti certa falta de objetivo na obra, uma narrativa sem apelo, feita visando apenas o puro entretenimento, o que não seria ruim, visto que esta deve ter sido a intenção do autor. Ainda assim isso fez com que eu demorasse mais do que o previsto para terminar o livro. 

Acabei por me interessar mais pela obra ao chegar as duas últimas histórias, a primeira delas pelo mistério a cerca de um certo assassino e a última pelo teor fantástico explorado na trama, bem como o fato de ser a história que acaba por interligar "Quatro Soldados" ao livro "Homens Elegantes", algo pelo qual eu não esperava.

Além disso, o autor é brilhante ao desenvolver seus personagens, que são todos muito bem caracterizados e aprofundados fazendo com que o leitor os conheça mesmo que rapidamente. Contudo, ao término da leitura há uma insatisfação com a obra no geral, um certo ar de história inconclusiva para alguns personagens, porém de certa forma isso não influi muito na riqueza da narrativa que é bastante peculiar principalmente quando analisamos a escrita do autor, que apesar de rebuscada se encaixa perfeitamente com a história que é contada. 

Enfim, Quatro soldados não é exatamente a história que eu esperava, ainda assim é uma trama interessante e bastante atrativa que sai d lugar comum em relação a literatura histórica retratando a riqueza que tanto o folclore quanto a própria história brasileira tem a oferecer. Sem deixar de mencionar a vantagem no que concerne a diagramação do livro, alias toda a edição que remete a elegância e harmonia.
"– As histórias de heróis são sempre a história dos vitoriosos. E eles aumentam o tamanho dos próprios feitos para ocultar suas falhas. As histórias de amor, ao menos as trágicas e algumas poucas das cômicas, nascem da pena dos infelizes e dos malsucedidos, e eles não guardam ilusões quanto à verdade do que sentem."

12 comentários:

  1. Olá Ju!
    Confesso que não leio o gênero há um tempão, não curto mto o tema, talvez exatamente por ter lido poucos livros com o tema, mas vou deixar anotado essa dica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de umas coisas que remetam a períodos históricos ou brinquem com o passado e ter esse tempo e o lugar pra desvendar é interessante. Não costumo ler muita coisa mais sobre o tema, esses tempos no Brasil e etc. Achei legal as quatro narrativas pra acompanhar e por tudo que o livro pode acabar passando pra gente, de folclore, das guerras e tal. Parece interessante. Acho que iria gostar se lesse.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço as obras de Samir, é primeira vez que leio sobre ele.
    Achei interessante os fatos históricos e que a história se passa no século XVIII. Gosto muito de ler sobre outros tempos, culturas e seria maravilhoso ler mais sobre o nosso país.
    Só que tirando esse fato histórico, a história não me atrai. E essa falta de conclusão colabora negativamente.
    Mas foi bom saber sobre este livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. JU!
    Uma pena que a história tenha apenas um narrador e que não foi o que esperava.
    Gosto quando vejo resenhas de livros que nunca tinha ouvido falar.
    Achei interessante a escrita ser em português arcaico principalmente porque é um livro de fantasia, fiquei tão curiosa para ver como ficou...
    E saber que uma das protagonistas é contrabandista de livros, já me deixou fã da Andaluz, porque está indo contra as regras do governo ...
    Amei!
    Desejo um final de semana esplendoroso e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia este livro, mas pela sua resenha achei a história dele bem interessante, não é um estilo de história que costumo ler, mas como achei a história interessante e pela sua resenha este livro parece ser bom, acabei adicionando Quatro Soldados em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  6. Admito que também não sou muito fan do gênero, e pelo visto não foi uma leitura que tenha lhe agradado tanto assim como imaginava, talvez seja por não ser uma trama com muitas revira voltas e surpresas, apenas uma leitura para passar o tempo. Curti muito o fato dos personagens serem bem aprofundados, e conhecermos eles mesmo com uma leitura curta. Para quem gosta desse estilo de obra, deveria dar uma chance.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Olha, já não é um livro que me chama atenção, depois de ler a resenha sei que não iria gostar, primeiro porque a trama não me chamou atenção, e segundo porque histórias inconclusivas são um saco, da a impressão de que faltou algo para lermos né? Por ser quatro personagens interligados achei que seria mais emocionante, uma pena..
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Eu gosto de narrativas históricas e gostei de saber a ambientação e os personagens que o autor resolveu usar. Ponto positivo o autor se dedicar a desenvolver bem os personagens, principalmente por se tratar de um período histórico.
    Interessante a narrativa ser dividida em 4 partes, pois como você disse torna menos cansativo.
    Adorei a premissa, mas não me motivou a ler agora, que, sabe depois.
    Obrigada pela indicação ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!!
    Essa é a primeira vez que leio algo sobre o autor Samir Machado de Machado. Gosto bastante de livros que tenha na narrativa da obra um pouco de aventura, o romance histórico e a fantasia. Gostei muito da indicação e sem dúvida vale a pena conferir esse livro.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju.
    Que premissa mais interessante, sem falar dessa capa que é linda.
    Eu adoro que o autor desenvolve bem seus personagens, porém o fato da obra ser inconclusiva não me anima muito, eu gosto de finais fechados, onde eu saiba o destino dos personagens ou até mesmo acompanhe um pouco disso, mas fora isso, acredito que esse é livro que me agradaria muito, por isso vou colocar na minha lista de desejados.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a obra, mas gostei da sua resenha, deu pra ver que não é bem verídica, mas de muito interesse, cultura e por essas novelas se entrelaçarem no final, fiquei bem curiosa e com bastante vontade de ler.
    Adoro livros assim! rs
    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você o livro não era o que eu esperava eu esperava muito mais esperava fantasia uma história com mais aventura e me decepcionou muito eu realmente fiquei muito decepcionada porque fui cheia de expectativas e nenhuma delas foi suprida mas eu gostei muito do autor ter desenvolvido o personagem e ter colocado culturas no livro

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)