quarta-feira, fevereiro 14, 2018

[Resenha] O Duelo dos Imortais - Colleen Houck

O duelo dos Imortais
Deuses do Egito #0.5 
Autora: Colleen Houck
112 Páginas

Sinopse: Quem são os deuses que regem os caminhos e descaminhos de Amon e Lily, os corajosos heróis da série Deuses do Egito? Por que esses deuses tramam conquistas e vinganças, envolvendo a humanidade em suas maquinações? E por que deixam nos ombros de alguns jovens mortais a responsabilidade pela salvação do mundo?
Antes que Lily e Amon se encontrassem, antes mesmo que o caos dominasse o cosmos e os deuses precisassem de três irmãos corajosos para combater o mal, muita coisa já estava em jogo. Em O duelo dos imortais, vamos conhecer a história dos quatro irmãos que assistiam, com seus poderes especiais, o grande Amon-Rá no governo da Terra:
Osíris, o generoso deus da agricultura, que ajuda os mortais a crescer e prosperar em seu ambiente natural.
Ísis, a linda deusa da criação, que promove a saúde e o bem-estar.
Néftis, a doce vidente, que mantém o equilíbrio entre os seres vivos e o universo.
E por último Seth, o mais jovem, que cresceu desprovido de poderes e desprezado por todos.
Quando, finalmente, os poderes de Seth se manifestam, que efeito sobre a humanidade terá a perigosa mistura de uma infância marcada pela rejeição, uma intensa paixão não correspondida e o incrível poder de desfazer coisas, pessoas... e até deuses?
Romance, traição e vingança são os fios que tecem esta trama surpreendente, cujos personagens imortais despertam em nós os mais profundos sentimentos.
Os Duelo dos Deuses é um prequel da série Deuses do Egito, ou seja uma história que antecede os acontecimentos da série. A proposta de Colleen Houck para esse conto é apresentar ao leitor mais sobre os Deuses egípcios, principalmente Seth. Aqui Houck explora o desenvolvimento de Seth, que teve seus poderes tardiamente revelados e também o amor de Ísis e Osíris e todo o caos a que esses acontecimentos levaram.

A história se inicia apresentando a frustração de Seth por ser considerado um Deus inferior, visto que seus poderes demoram a se desenvolver. Diante disto o Deus do caos resolve observar Ísis com o intuito de aprender com ela, porém o que era simples ambição se torna obsessão. Quando seus poderes finalmente florescem Seth planeja tonar Isis sua esposa e usar seus poderes combinados para governar os deuses. Mas o coração de Ísis já pertence a Osíris, o que causa grande ira a Seth e acaba por transforma-lo definitivamente no vilão que é.
"Até que eu volte a vê-la, saiba que este beijo é o meu juramento secreto. Deixe que Seth aja contra nós. Deixe que as estrelas tentem nos impedir. Deixe que Amon-Rá nos proíba. Nós vamos nos unir pela força da nossa determinação e pela força do nosso desejo, e vamos saciar nossas almas solitárias na luz do amor que sentimos um pelo outro."
Quando a Colleen anunciou a publicação de O Duelo dos Imortais eu tinha esperanças de que o livro ia abordar mais sobre o três príncipes do Egito, enquanto tratava também dos acontecimentos que levaram ao início da série. Ledo engano. 

Este livro trata basicamente de Seth e sua ambição, traça a construção de sua personalidade explorando como a frustração e o desprezo por parte dos outros deuses o levaram ao que se tornou. Sendo sincera acredito que a obra teria sido mais interessante se Colleen explorasse mais os cenários e abordasse os personagens de forma diferente. 

Falando nisso achei a personalidade dos deuses muito mundana. Esperava que fossem entidades dotadas não só de poder mas de inteligência e perspicácia, contudo tudo o que vi foi tão essencialmente humano, sentimentos tão exacerbados e deuses descontrolados que achei incoerente. Não sei se você consegue compreender, mas explorar a personalidade dos personagens da forma que Colleen fez meio que descaracterizou a imagem que eu tinha do que era ser um deus. 
"Agora ele estava pronto. Agora estava completo. Seu poder finalmente tinha chegado. E era maior do que jamais esperara.
Nada.
Ninguém.
Poderia desafiá-lo agora."
Além disso, a narrativa acaba por não acrescentar nada a história, o básico do livro já tinha sido abordado no miolo central da série, o que torna o conto ainda mais desnecessário. E quanto a abordagem mais intensa com relação aos príncipes do Egito não houve acréscimo algum.

Enfim, O Duelo dos Imortais foi um conto desnecessário a meu ver. Colleen teria sido mais feliz se tratasse da história dos três irmãos, explorando suas vidas anteriores ao que já sabemos e as consequências iniciais do destino que os deuses deram a eles.

12 comentários:

  1. Acho legal quando um autor resolve fazer algum conto pra explicar algo mais da série. Mas nossa, esse parece que tá sendo um daqueles pra arrastar as coisas. Que chato =/
    Vi muita gente falando mesmo que ela podia explorar algo mais ali, de outros personagens e do começo da série mas não fez. Uma pena. Espero ao menos gostar mais quando ler...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!!
    Infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer as obras de Collen, morro d vontade e mta curiosidade em ler a série, estão cada vez melhores, capas e enredos lindos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    que pena não ter gostado do livro e ter achado que foi desnecessário...
    Apenas pelo fato de trazer a vida de vários dos deuses, já seria uma leitura interessante, e ainda mostrando o porque de tudo ter acontecido com Seth e não ter o triângulo amoroso, torna a leitura essencial, principalmente sendo o precursor dos anteriores.
    Não li ainda nenhum dos livros, mas é uma série que muito me interessa.
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Só conheço essa série pelas capas, e acho fantásticas.
    Não é muito o meu gênero, mas fiquei interessada na questão dos deuses e príncipes.
    Pena que esse livro não seja tão significativo; às vezes é mais uma questão de venda do que uma continuação necessária.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju
    Então, eu ainda não tive oportunidade de ler os livros da série, mas quando vi esse lançamento achei que seria incrível exatamente por contar as histórias anteriores dos irmãos, uma pena que deixou a desejar... Enfim, algumas séries não precisam de continuação, mais os autores insistem nisso!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. MAS O QUE???
    Acho que você tem imagens muito erradas de deuses amiga, como deuses eles não acreditam que possam ser atingidos, atacados, pois, eles são serem superiores, então não faz sentido esperar que eles sejam dotados de perspicacia eles são seres imortais, eles são acomodados em suas posições. Eles são sim descontrolados, egoístas, invejosos e adoram uma intriga, isso pode-se ver nos deuses gregos, egípcios, nórdicos e por aí vai. E lembre-se o homem é uma extensão dos deuses então nada mais do que o normal os deuses "serem" tão humanos, os deuses são deuses mas o que ele mais invejam é toda a liberdade que o humano tem e eles não.
    Discordo completamente de você, achei muito interessante o conto, de fato ele não acrescenta nada a história dos três irmãos, mas acrescenta sim a narrativa da trilogia, essa trilogia da Houck explora bem as mitologias egípcias, mas sinceramente eu senti falta da exploração dos deuses em si, e nesse conto ela deu toda a importância que ele merecem e deveriam receber.

    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ali, eu entendi o que vc quis dizer, mas eu esperava mais de Seth no sentido de manipulação e inteligência, sabe um vilão na surdina, que mexe as as peças do jogo sem que ninguém perceba? No entanto ele só pareceu um moleque birrento
      Qto a Isis e Osíris eu esperava mais dela, uma deusa forte e guerreira, empoeirada que não ficasse choramingando pq o cara não aceitava ela, no entanto apesar de ela ser um pouco assim, a "autopiedade" dela me cansou um pouco
      Qto a Néfist ela deu a entender que tdo era por um bem maior, mas no fim pareceu só por benefício próprio, teria gostado bem mais se colleen tivesse usado essa abordagem de manipulação sem tentar fazer Néfist parecer santinha.
      No fim das contas a minha resenha teria ficado melhor se eu tivesse explicado tdo isso, mas fiquei com receio de dar spoiler e tbm não consegui colocar em palavras o que eu estava pensando

      Excluir
  7. Oi, Ju!!
    Ainda não li nada da Colleen, mas gosto da proposta dos livros dela que é falar dos Deus do Egito. Espero que muito em breve consiga fazer alguma leitura dela!! Valeu pela indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju.
    Uma pema que achou esse conta meio que desnecessário.
    Eu gosto bastante dessa capa. mas essa não é uma série, da qual tenho interesse em ler, a premissa não me chamou muito a atenção não.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!
    Eu tenho esse conto aqui comigo, mas eu ainda não li os livros da série. Fico naquela indecisão se começo ou não a ler. Não é raro esses contos não abordar a qualidade e as características dos personagens. Pena que o conto foi raso dessa forma. Confesso que achei estranho a autora colocar sentimentos humanos nos deuses, mas ainda não li para poder opinar.
    Obrigada pela indicação! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ju, que pena que você não gostou tanto assim.
    Achei bem simplezinho também pelo que você falou na resenha.
    Da Colleen, eu só li o primeiro da série do Tigre, e comecei essa do Egito mas parei. Não gostei de nenhum.
    Ai, ela tem uma escrita muito fluida, porém, as histórias não me prendem mesmo.
    bjsss

    ResponderExcluir
  11. Ainda não vi essa série da autora estou terminando a Maldição do Tigre para poder começar essa nova série mas eu adorei a ideia de envolver mitologia egípcia eu achei isso fascinante

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)