terça-feira, fevereiro 06, 2018

[Resenha] O Coletor de Espíritos - Raphael Draccon

O Coletor de Espíritos
Autor: Raphael Draccon
Fantástica Rocco
272 Páginas 
Skoob


Sinopse: Quando a chuva aflige o vilarejo de Véu-Vale pelo terceiro dia consecutivo, as ruas iluminadas por tochas ficam desertas; as janelas, uma a uma, se fecham; nesses dias, quem caminha pelas ruas de Véu-Vale caminha sozinho. Em O coletor de espíritos, novo romance de Raphael Draccon, um dos principais nomes da literatura de fantasia nacional, Gualter Handam, antigo morador do vilarejo e hoje um psicólogo prestigiado, se vê obrigado a retornar ao local que povoa seus pesadelos. Depois de tantos anos, ele terá de encarar antigos fantasmas e enfrentar uma força desconhecida e furiosa, numa jornada de sacrifício e redenção que poderá finalmente libertar todo um povo das garras do medo.

Raphael Draccon é meu autor brasileiro preferido, dito isto quando a Editora Rocco anunciou a publicação da versão física de O Coletor de Espíritos eu não precisei pensar duas vezes antes de colocá-lo em minha lista de leitura. O extraordinário é a forma como ao terminar essa leitura eu me dei conta de que antes ainda tinha pequenas dúvidas com relação a narrativa do autor, duvidas essas que foram todas sanadas neste livro.

Véu-Vale é um vilarejo que parece viver no passado, foi lá que Gualter Handam nasceu e viveu um curto período de sua vida até que deixou para trás toda a família e os mistérios do lugar. Porém não é tão fácil rejeitar as lembranças, principalmente as que surgem em dias de chuva junto com o gosto amargo na boca. É em um desses dias que Gualter se vê obrigado a voltar a Véu-Vale depois de saber que sua mãe sofreu um infarto e fica ainda mais difícil ignorar seus fantasmas  já que quem nasce em Véu-Vale, escuta.
"Mas, se havia o silêncio, era apenas o humano. Lá fora, por debaixo da agonizante tensão trevosa que se esgueirava para além de casas de madeira e pau a pique, estava o inimigo de suas emoções. Colunas vertebrais tensionavam-se quando a atmosfera rosnava descargas elétricas, ainda que ninguém ali tivesse medo do acorde feroz do trovão, nem do toque da água, nem do clarão que denunciava o encontro de nuvens. Na verdade, o que aqueles moradores temiam não era o fenômeno, nem seus parentes naturais. Não era o odor atmosférico.
Nunca a chuva.
Mas aquilo que vinha com ela."
Quando disse que antes tinha dúvidas em relação a narrativa do autor quis dizer que era algo imperceptível para mim. Depois de ler "O Coletor de Espíritos" me senti como se tivesse enxergando e compreendendo mais claramente o porque de Draccon ser o meu autor nacional preferido. Com sua experiência em cinema, Draccon trás para sua obra um teor mais visual, com uma habilidade narrativa quase palpável ele consegue transferir seu leitor para o universo que explora, potencializando a sensação de realidade e tudo o que tem a ver com sensibilidade.

Lendo "O Coletor de Espíritos" me senti parte daquele vilarejo, mas não só isso, Draccon conseguiu fazer com que eu temesse não só pelos personagens, mas também por mim, não que este livro seja aterrorizante, mas sentimos seu mistério e suas sensações na pele, tudo muito real, é como uma leitura em terceira dimensão. A sensação de ler esta história foi tão incrível que eu simplesmente não consegui largar o livro até que todos o mistérios e pormenores da narrativa fossem resolvidos.  Além disso, a escrita de Draccon é fluída, entregando pouco a pouco o essencial sem revelar demais, o autor é pontual e aguça a curiosidade do leitor a cada capitulo.

Para complementar mesmo não se aprofundando demais em seus personagens o autor sabe explora-los em momentos certeiros. Gualter o protagonista me pareceu um personagem arrogante no início, mas que vai aos poucos mostrando sua verdadeira face. Porém o que mais chama atenção nessa obra é todo o mistério envolvido: O que será que realmente acontece em Véu-Vale nos terceiros dias seguidos de chuva? Pensei em todas as possibilidades desde fenômenos naturais a explicações sobrenaturais. 
"É uma pena que a gente não possa criar as regras da vida, como um escritor pode criar as regras de um livro. Seria tão mais fácil, não é? Nossos romances seriam eternos, nossos vilões seriam sempre derrotados, nosso finais seriam sempre felizes. Só que a vida não é assim."
Outro ponto bastante positivo e que está diretamente conectado a todo o mistério é a riqueza folclórica criada por Draccon. O consciente místico coletivo (isso existe?) dos moradores de Véu-Vale é quase um personagem a parte. O autor faz com que nós como leitores acreditemos também naquelas "lendas" e em tudo que aquele povo humilde crê. O desfecho colabora ainda mais para essa sensação.

Enfim, "O Coletor de Espíritos" é hoje um dos meus livros preferidos, não só por ter sido escrito por Draccon, mas por todas as sensações as quais me despertou. E se não fosse suficiente me emocionei ao saber da história do pequeno Felipe, a quem o livro foi dedicado, um jovem de 13 anos que perdeu a luta pelo câncer e ao qual Raphael Draccon transmitiu sabias palavras. No mais, só tenho a agradecer ao autor por cada nova história dele que chegam as minhas mãos, se ele quiser enviar a sua lista de supermercado eu leio também, sem problema nenhum!

12 comentários:

  1. Olá Ju!
    Fico mto mais interessada e animada em conhecer o livro com a sua resenha pra lá de positiva, eu já tinha vontade de ler agora mais ainda.
    O enredo me prendeu bastante desde que comecei acompanhar resenhas dle isso é mto bom pois sei que posso esperar uma excelente leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a premissa do livro, mas confesso que não tive muita vontade de ler. Sei lá, não chamou tanta atenção pra mim.
    A história tem umas coisas legais, gostei do mistério da trama, da coisa mais sombria, mas algo ali não me deixou lá com essa vontade toda de ler.
    Nunca li nada do autor e acho que pra começar poderia ver outros livros dele, pegar esse depois de já ter lido alguns ou algo do tipo. Ele parece ter uma ótima escrita mesmo e ser fácil de virar um dos autores preferidos da gente.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia este autor Raphael Draccon, e não conhecia este livro, mas como gosto de conhecer novos livros de autores nacionais. Acabei me interessando em ler este livro. Seus comentários positivos referentes a este livro acabaram me deixando bem curiosa para ler ele, então adicionei O Coletor de Espíritos em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  4. Uau, que capa linda!
    Acho que é a primeira vez que leio sobre esse autor; estou começando a entrar nesse universo fantástico e não conheço muitos livros e são poucos que ainda me chamam atenção.
    Mas o fato de ter se tornado o seu livro preferido, me deixa curiosa pra saber do que se trata e como é a escrita do Raphael.
    E legal que contém partes folclóricas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    Uma pessoa como o Draccon só pode fazer cada vez mais sucesso, afinal uma atitude tão solidária, mesmo que ele não queira, traz felicidade dobrada.
    Ele sim é um ser humano de verdade, além de ótimo escritor.
    Adorei a resenha e toda trama que envolve o livro.
    Desejo uma ótima semana e um mês mais que abençoado!!
    “Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo.” (Henry Ford)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor, mas só pelo fato de ler sua resenha cheia de elogios a respeito a sua obra, o quanto e o preferido, e sua escrita envolvente já me senti convencida a dar uma chance a obra. O que me chamou a atenção foi o fato do autor conseguir nos transporta a esta história, fazendo com que sejamos parte dessa trama, sentido na pela o mistério entorno de tudo que estava acontecendo nos fazendo crê em algo real e palpável. Acredito que esta será uma leitura agradável, e envolvente.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Já li algumas resenhas dos livros do autor e gostei bastante, ainda não li suas obras, mas pretendo.
    A curiosidade em saber o que acontece na cidade no terceiro dia de chuva é enorme, e como sei que o Raphael deixa o leitor instigado a leitura toda, imagino que não conseguiria parar de ler. Adorei toda a trama..
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Fiquei curiosa com esse livro. Já tinha visto algumas resenhas sobre obras do autor, mas nunca tinha realmente gostado da premissa.
    Gostei desse mistério em torno do livro e que o autor deu um tom mais visual ao livro. Obrigada pela indicação *-*

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!!
    Gostei bastante de conhecer mais esse livro do Raphael Draccon. Infelizmente ainda não li nada dele mas adoro uma bom livro de fantasia nacional!! Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju.
    Fico muito feliz que tenha desfrutado do livro.
    Eu já tinha visto falar desse livro, porém confesso que desde o começo ele não me chamou muito a atenção não, a premissa não é algo que eu achei interessante, apesar de ter gostado dos mistérios e da ambientação, não leria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Que linda resenha!
    Adorei!
    Quero muito ler um livro do Draccon,e esse parece ótimo com esse universo fantástico mais um tanto folclórico, gosto muito de livros assim.
    Eu comecei o Cemitério de dragões dele há um tempo atrás, mas não entendi muito bem, parei pra terminar mais pra frente, agora me animei pra ler mais dele já que você gosta tanto!
    bjão

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada por esse autor e fico muito feliz em ver que muita gente adora a escrita dele apesar de ainda não ter esse livro dele tenho muitas vontades em começar a ler esse livro e o dele com parceria de outros escritores que me esqueci o nome agora mas eu adorei ver um escritor tão maravilhoso de fantasia ganhou destaque e eu devo admitir que eu gostei muito da premissa desse livro e eu espero que o autor consiga desenvolver bem essa história

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)