sexta-feira, dezembro 08, 2017

[Resenha] Depois Daquela Montanha - Charles Martin

Depois Daquela Montanha
Autor: Charles Martin

304 Páginas

Sinopse: O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cílios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo.
Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do avião. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardíaco, sem dúvida.
Mas havia uma mulher também – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada.
Agora eles estão sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa área de floresta coberta por quilômetros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado?
À medida que os dias passam, porém, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas físicas de Ashley, é ela quem revigora o coração dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivação do outro. E, se há dúvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles têm: nada jamais será igual em suas vidas.

Eu nunca fui uma leitora ou telespectadora muito interessada em histórias que envolvem acidentes ou desastres naturais, isso porque geralmente todas as histórias giram em torno de superar limites e adversidades tremendas para sobreviver. por isso não estava muito empolgada para ler Depois Daquela Montanha. Ainda assim, resolvi sair um pouco da minha zona de conforto e solicitei o livro para Editora Arqueiro. Bom, eu não me enganei, a história é exatamente o que eu disse, mas não é de todo ruim. 

Ben Payne e Ashley Knox nunca se viram até o dia em que se encontram em um aeroporto, devido a tempestade que se aproxima todos os voos foram cancelados. Ben não vê a hora de retornar para casa e para sua esposa e Ashley tem todos aqueles compromissos próprios de uma noiva em eminência de casar. Quando Ben resolva fretar um avião para chegar em casa o mais rápido possível convida Ashley para se juntar a ele. O que os dois não esperavam é que o simpático piloto que aceita levá-los iria sofrer um ataque do coração. Depois de um pouso forçado e perdidos entre montanhas de gelo ambos vão aprender muito sobre esperança e perseverança.
"- Quando se parte o coração... ele não volta simplesmente a crescer. Não é uma cauda de lagartixa. É mais parecido como um enorme vitral que se estilhaça em milhões de pedaços, e não volta a colar. Os corações estilhaçados não se emendam nem saram. Não funcionam desse jeito. Talvez eu esteja lhe dizendo uma coisa que você já sabe. Talvez não. Só sei que, quando a metade morre, a coisa inteira permanece em dor. Por isso, você fica com o dobro da dor e metade de todo o resto. Pode passar o resto da vida tentando remendar o vitral, mas não adianta. Não há nada capaz de juntar os pedaços."
A história narrada por Ben nos ajuda a conhecer muito sobre sua jornada e o relacionamento com sua esposa. Entre o presente e recordações de seu relacionamento passamos a compreender como ele foi parar naquele momento, como o amor foi uma forma de libertação para o jovem corredor oprimido pelo pai. Há algo nas entrelinhas da narrativa que para o ledor mais atento não seria algo difícil de descobrir, porém há diversas possibilidades com relação ao que realmente aconteceu, por isso a cada nova informação o leitor é instigado a ir até o fim. Além de que a situação complicada e o desfecho dessa história também cumprem esse papel. Charles Martin soube trabalhar muito bem os elementos para manter seu leitor atento.

Ben é um personagem completo, mesmo na mais adversa situação ele não se deixa abater, e sabe que sua força é algo essencial no momento. A forma como ele cuida de Ashley e a mantém esperançosa de que podem sobreviver é algo bastante interessante. Poderia dizer o mesmo sobre a personalidade de Ashley, ela que se encontra em uma situação pior do que Ben por ter se machucado seriamente demonstra uma força que muitas pessoas não teriam diante do ocorrido. Porém, sua vida e personalidade são bem pouco aprofundadas, a conhecemos pelo que Ben vê e isso não foi suficiente para mim.
"- Quando o pior é uma possibilidade, é bom mantê-lo em perspectiva. Sem que a gente se esconda dele. Sem fugir. Ele pode acontecer. E, se e quando acontecer, é melhor ter pensado nele de antemão. Desse jeito, a pessoa não é esmigalhada quando o pior se torna realidade."
Voltando a narrativa apesar de Martin conseguir manter o leitor atento, tive a impressão que por vezes ele exagerou nas descrições. Tudo que Ben fazia era minuciosamente narrado. Li algumas resenhas de pessoas que acharam a narrativa muito técnica em certos momentos, esse não foi o meu problema, a meu ver as descrições não eram nenhum bicho de sete cabeças, ou algo que eu não poderia visualizar por não conhecer, mas acabavam enfadonhas. Principalmente porque tornava algo que exigia uma certa tensão em uma lenga-lenga de descrições. Outro ponto que não me agradou muito é que no momento mais importante em relação a sobrevivência dos personagens o autor correu demais com a narrativa. Sei que parece controverso já que a algumas linhas atrás eu reclamava do contrário, mas a minha opinião é que Charles Martin poderia ter dosado muito bem isso para balancear as coisas.

O romance funcionou bem na história e fica por conta de história de Ben e sua esposa. É claro na narrativa que o casal passa por alguma espécie de crise, ainda assim enquanto ele conta detalhes de seu passado, como foi se apaixonar e o quanto ama a esposa conseguimos até acreditar em amor verdadeiro. Por isso achei desnecessário algo que acontece no fim mas não posso revelar.
"Perdão é uma coisa difícil. Tanto para oferecer... quanto para aceitar."
Enfim, Depois daquela montanha é uma história de superação, amor e adversidades que nos faz refletir muito sobre nós mesmos e nossa vida. Só resta dizer que apesar das minhas ressalvas eu definitivamente recomendo o livro, pois é um entretenimento muito interessante. Agora com certeza eu estou com vontade de conhecer o filme e redescobrir essa história.


18 comentários:

  1. Olá, confesso que a obra não me chama atenção, pois aparenta ser bem lenta, algo que me incomoda um pouco na construção da narrativa. Por outro lado, o trailer da adaptação tem um ritmo bem frenético, logo vou conferir o longa antes de dar uma chance ao livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!
    Eu até gosto de histórias que envolvem acidentes ou desastres naturais, mas confesso que não tenho interesse em ler Depois daquela montanha, não tenho curiosidade em saber se Ben e Ashley conseguirão sobreviver ao acidente... Mas em relação a narrativa, não curto narrativas detalhadas, acho esse um ponto bastante negativo em Depois daquela montanha, mais um motivo para decidir não lê-lo...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Num primeiro momento achei a história muito superficial, já que a sinopse de livro não é lá essas coisas e não chama a atenção do leitor. Mas com um aprofundamento da história feito pela resenha achei bem interessante, apesar das descrições muito detalhadas e minuciosas que fazem o leitor se perder na história às vezes. Achei bem interessante o propósito da obra, que nos faz ter uma reflexão profunda. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei pelo livro no primeiro momento, não é muito o gênero que estou acostumada. Mas vi que é um livro muito reflexivo, e nos faz pensar em nossas escolhas.
    E estou aqui apaixonada pelo primeiro quote, imagino que a escrita do autor seja impecável.
    Pena que falhou em alguns detalhes.
    Gostei bastante da resenha, espero ter a chance de conhecer essa história um dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    É que estamos tão acostumados a ler romances que sempre achamos que os casais ficarão juntos, principalmente numa situação como a que os protagonistas estão passando, porque estão sós e isolados.
    Fiquei bem intrigada para ver como será esse final.
    Bom final de semana!
    “A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Bom, esse tipo de livro só me atrai um pouco... Não é o que estou "habituada" a ler, mas quero ler antes de assistir o filme!

    ResponderExcluir
  7. Ahh, gosto desse tipo de história, a coisa toda da sobrevivência e as dificuldades me chama atenção. Pode ser um padrão, uma coisa que a gente já espera, mas costumo gostar. A narrativa de ficar no presente e nas recordações, aprender um pouco dos personagens assim é legal também. Meio louco isso da narrativa e dos detalhes, mas aí não sei se não iria gostar. Pode ser um pouco mais difícil de ler por poder cair numa coisa mais parada, mas só lendo mesmo pra ver o que acho. Tem livro que gosto que seja assim, cheio de detalhes. Depende mais do meu ritmo na hora mesmo.
    Queria ler e depois ver como ficou o filme.

    ResponderExcluir
  8. Não tenho palavras para descrever como acho enfadonho e clichê obras com desastres naturais, tsunamis, avalanches, terremotos... Acho que uma das únicas exceções é o filme O Impossível, que fala sobre a história real de uma família que sofreu um tsunami. Esse livro de fato não me interessou kk Mas quem sabe um dia eu dê uma chance e veja a adaptação cinematográfica? Não parece ser de todo ruim. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá. Esse livro não conseguiu me atrair, apesar de eu já ter visto alguns comentários positivos a respeito dele no geral. Achei a capa bem feia também, detesto capas de filme e acho que todos esses detalhes e descrições me incomodariam bastante na leitura. Não sou a maior fã de histórias de superação (ok, são lindas, mas acho meio chato) então não me interessei muito em ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Pelo que vejo, apesar de alguns pontos não terem lhe cativado, como por exemplo as descrições minuciosas que deixam a leitura, chata, e por vezes lenta, ainda sim a trama em si, lhe fez refletir, e se colocar no lugar dos personagens. Confesso que estou curiosa para ler logo a obra, já que quero saber qual será o desfecho da estória, e se eles conseguiram sobreviver a este acidente.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju, tudo bem?
    Consegui este livro através de uma troca no skoob, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Como você, não gosto muito de livros que se desenvolvem a partir de um desastre natural, mas quando vi a sinopse tive uma ideia diferente, até de um pequeno mistério a medida que os protagonistas vão se lembrando do ocorrido.
    Os personagens parecem ser muito bem construídos, fiquei curiosa para conhecer a estória de Ben e sua esposa, bem como a de Ashley.
    Com certeza também vou querer ler antes do filme estrear, especialmente por ser uma estória de superação.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!
    Eu estava tão interessada no livro, até que vi o filme e me decepcionei. Sei que não devemos julgar um livro pelo seu filme, mas olha, senti que eles queriam colocar um romance onde o mesmo não devia existir, não simpatizei. Também acho uma história linda, e espero que o livro me proporcione uma experiência melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju.
    Tivemos visões bem parecidas em relação a esse livro, eu confesso que gosto da temática superação de situações ruins, todavia os temos técnicos e alguns excessos de detalhes me incomodaram um pouco, em relação as romance, o foco foi em Ben e sua esposa, e assim como você, achei aquele final desnecessário e bem dececionante, mas enfim, apesar de tudo ainda quero assistir o filme.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito esse livro, tenho acompanhado as resenhas e fiquei apaixonada. Não somente o livro como também quero ver o filme, ja que são com atores que gosto muito.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju...
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas está na minha lista de leituras... Também não sou muito fã de livro que trazem como tema central desastres naturais, mas pelo que tenho visto, esta história vai muito além disso... Sem contar que estou louca para assistir ao filme... Aposto que vou me emocionar com esta história...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  16. Gente, esse livro já me conquistou, na verdade ele havia me conquistado pela capa, mas a historia é muito forte e pela sua resenha me vi querendo ler ele afora, não sei se devo ter tantas expectativas mas quero muito ler, adoro livros de superação, ultimamente não gosto muito de personagens que se fazem de coitadinha, logo espero não me irritar. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ju!!
    Também não sou muito chegada nesse tipo de estória. Mas logo que esse livro vou lançado fiquei bem curiosa para ler. Mas infelizmente não tive oportunidade e acabou passado a vontade de conhecer essa estória.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  18. Quando vi o trailer de Depois Daquela Montanha achei que fosse um filme com bastante ação. E não que não tenha, realmente tem umas cenas angustiantes durante esse tempo que eles estão perdidos. Será que vão sobreviver? Será que só um vai sobreviver? São questões que passaram durante a minha cabeça durante o filme. Claro que existe algumas diferenças, imagino eu. Eu gostei do filme no geral, mas posso dizer que esperava um pouco mais. Principalmente no final que aconteceu numa correria só. Não sei se leria o livro em breve, mas quem sabe um dia.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)