terça-feira, novembro 28, 2017

[Resenha] Tudo junto e Misturado - Ann Brashares

Tudo Junto e Misturado
Autora: Ann Brashares
336 Páginas
 
Sinopse: Sasha e Ray sempre passam o verão na velha casa de férias da família. Desde pequenos, os dois dividiram muitas coisas — leram os mesmos livros, correram pela mesma praia, comeram pêssegos colhidos na mesma fazenda, tomaram café da manhã sentados à mesma mesa. Até dormiram na mesma cama, mas nunca ao mesmo tempo. Afinal, eles jamais se encontraram.
O pai de Sasha um dia foi casado com a mãe de Ray, e juntos tiveram três filhas: Emma, Quinn e Mattie. Mas o casamento acabou, deixando para trás apenas rancor e ressentimentos. Os dois casaram de novo e formaram novas famílias, mas nenhuma delas pretende desistir da casa de praia, muito menos compartilhá-la. Até este verão. As vidas de Sasha e Ray estão prestes a se cruzar — e, com tudo junto e misturado, as famílias vão mudar para sempre.
Tudo junto e misturado me chamou atenção pela sinopse, ela deu a entender que a história era um emaranhado de confusão que traria uma leitura leve e divertida, mas quando peguei para ler não achei que fosse superar minhas expectativas. Na verdade meu receio começou pela capa, mesmo a sinopse passando a ideia de uma leitura gostosa a capa não retrata muito bem isso, apesar de ela apresentar um pouco a essência da história. Porém, resolvi aceitar a máxima de não julgar um livro pela capa e resolvi que estava na hora de lê-lo.

A narrativa apresenta uma família bastante complicada que teve início com o casamento de Lila e Robert, juntos eles tiveram três filhas Emma, Quinn e Mattie. Devido a alguns problemas e a completa falta de entendimento entre os dois eles acabam passando bom um divórcio extremamente difícil. Após isso ambos se casam novamente, Lila se casa com Adam e tem um filho chamado Ray; Robert se casa com Evie e tem Sasha, duas crianças sem nenhuma ligação com os ex conjugues de seus pais, mas que estão ligados por compartilharem três irmãs e um mesmo quarto em uma casa de verão. 

Apesar disso, Ray e Sasha nunca se conheceram pessoalmente mesmo que - através dos vestígios captados por eles durante todos os anos em que compartilharam o mesmo espaço em momentos diferentes - pareçam saber mais um sobre o outro do que sobre qualquer outra pessoa. Em meio a isso há toda a confusão familiar, o ódio que os pais sentem um pelo outro e um sentimento que parece totalmente incompreensível mas verdadeiro. Uma história que apresenta a leveza que propõe e ainda consegue surpreender o leitor no decorrer de seu desenvolvimento.

Há um certo ar de angustia enquanto lemos Tudo Junto e Misturado, apesar de encontrar exatamente os elementos que eu esperava, como humor, confusões mirabolantes e a leveza da escrita da autora, ainda assim há algo que eu definitivamente não esperava: drama. Ann Brashares conseguiu me pegar desprevenida, sua narrativa descomplicada faz com que a leitura flua naturalmente, sem dar sinais do que está por vir, assim a autora consegue surpreender o leitor a cada novo capitulo e convencê-lo a continuar lendo uma página ou um capítulo a mais.

Grande parte disso está relacionado aos personagens, que são muito bem caracterizados. Tanto Ray e Sasha quanto os personagens de apoio, que são tão protagonistas quanto os dois principais, foram muito bem estruturados. As diversas personalidades de cada um é explorada de forma que possamos os conhecer e compreender suas atitudes, mesmo quando não concordamos com elas. Em relação as irmãs de Ray e Sasha principalmente, passamos por Mattie que não parece saber ainda quem realmente é, por Emma que é totalmente decidida e sabe o que quer e por Quinn que tem luz própria e parece ser a ligação entre todos.

Apesar de tudo isso, confesso que no início da história o leitor pode acabar um pouco perdido devido a essa família tão disfuncional em sua estrutura. Eu mesma tive que retornar diversas vezes ao início do livro pra recordar quem era quem através da arvore genealógica apresentada logo na primeira página. Porém é aí que conta e muito o fato de autora ter caracterizado muito bem seus personagens, pois depois que acostumamos com cada um deles é difícil nos confundirmos novamente.

Com relação a Lila e Robert eu tenho uma opinião bem formada, especialmente em relação a Lila, não por tudo o que descobrimos no decorrer da história, mas sim por sua atitude de total recusa em ceder. Para mim ela pareceu egoísta demais, apesar de compreender o quanto ela se sentia afrontada pela atitude blasé de Robert, esperava que ela fosse mais bem resolvida sobre o que aconteceu. Senti que por vezes ela deixava sua raiva e amargura falar mais alto do que o amor por seus filhos. Não que Robert esteja completamente certo, mas ele estava mais aberto a seguir em frente.

Enfim, Tudo Junto e Misturado pode passar a impressão de ser apenas um romance leve e sem grandes pretensões, mas ele traz ao leitor algumas lições valiosas, principalmente no que concerne ao perdão. Nos ensina a nunca deixar a mágoa e o rancor nos levar há momentos e situações extenuantes antes de serem resolvidos. Uma história que me ganhou aos poucos, que me fez ir do riso à exasperação e finalmente as lágrimas. Eu definitivamente recomendo a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)