sexta-feira, novembro 17, 2017

[Resenha] Lobo por Lobo - Ryan Graudin

Lobo por Lobo
Lobo por Lobo #1
Autora: Ryan Graudin 
360 Páginas

Sinopse: O Eixo ganhou a Segunda Guerra Mundial, e a Alemanha e o Japão estão no comando. Para comemorar a Grande Vitória, todo ano eles organizam o Tour do Eixo: uma corrida de motocicletas através das antigas Europa e Ásia. O vencedor, além de fama e dinheiro, ganha um encontro com o recluso Adolf Hitler durante o Baile da Vitória. Yael é uma adolescente que fugiu de um campo de concentração, e os cinco lobos tatuados em seu braço são um lembrete das pessoas queridas que perdeu. Agora ela faz parte da resistência e tem uma missão: ganhar a corrida e matar Hitler. Mas será que Yael terá o sangue frio necessário para permanecer fiel à missão?
O que você esperaria do mundo se o Eixo tivesse ganhado a Segunda guerra Mundial? Como seriam as coisas se Hitler tivesse sobrevivido? De certa forma esta é umas das principais respostas desse livro. Ainda assim a autora consegue passar muito mais do que fatos e consequências, apresentando ao leitor uma história sobre perdas, superação e vingança.

Yael, uma jovem judia que sobreviveu aos terrores dos campos de concentração passou por uma infância marcada por experiências tanto em seu corpo como em sua alma. Tudo o que viveu foi essencial para transformá-la em uma garota forte e determinada. Seu objetivo? Matar o Führer. Mas para isso ela usará de uma habilidade que por tempos manteve escondida: a capacidade de se transformar fisicamente. O plano é participar do Tour do Eixo, uma corrida extenuante entre Alemanha e Japão, criada em comemoração à vitória. O ganhador além de honra tem a chance única de se aproximar de Adolf Hitler, e essa é a melhor chance de Yael matar o ditador, mas antes ela precisa sequestrar e roubar a identidade de Adele Wolfe.
"Era uma vez, em outra época, uma garota que vivia no reino da morte. Lobos uivavam em seu braço. Uma matilha inteira - feita de tinta e dor, memória e perda. Era a única coisa nela que sempre continuava igual."
A narrativa alternada entre a missão de Yael e seu passado é essencial para que o leitor compreenda a personagem, porém, apesar de compreensível, achei Yael uma garota muito amargurada. Por vezes ela não mede esforços para concluir seu plano, deixando caos atrás de si. Apesar de que muitos dos personagens também se mostram insensíveis e justificam suas atitudes pela honra e pela glória, o que para mim não foram motivações suficientes. Mas o fato é que é exatamente esse tipo de comportamento que torna a história bastante diferente de muitos livros que li. 

A autora abusa de personalidades complexas e por vezes deixa o leitor com a pulga atrás da orelha com relação aos personagens. Além disso, esse artifício faz com que o leitor sinta na pele os sentimentos dos protagonistas, as sensações são tão intensificadas pela narrativa da autora, que nós leitores quase vivenciamos o mesmo que Yael no decorrer da narrativa. Yael é uma personagem forte, inteligente e objetiva, uma garota que luta pelo seus objetivos enquanto tenta não se perder em sua amargura. A meu ver uma excelente personagem que apesar do bom coração não é exatamente boazinha. Algo interessante sobre ela tem relação com sua tatuagem, cinco lobos que representam toda a dor, sofrimento e perda que ela viveu em seus 17 anos, há nisto uma ligação tão forte entre passado e presente que torna a narrativa cada vez mais interessante, angustiante e viciante.
"Às vezes não restava nada para o luto alimentar. Yael era uma tela em branco. Um cabide com uma pele bonita pendurada nele. Quem é você? (Por dentro?) A resposta para aquela pergunta era algo por que ela precisava lutar. Seu reflexo não era reflexo nenhum. Era um espelho estilhaçado. Algo cujas peças precisava juntar, várias e várias vezes. Memória por memória. Perda por perda. Lobo por lobo."
Vale ressaltar que apesar de toda força de vontade de determinação de Yael, tomar o lugar de outra pessoa por dias se torna mais complicado do que ela imaginava, principalmente porque uma vida não é feita apenas de fatos e Yael irá descobrir que há muito que ela desconhece sobre a personalidade que roubou. Outros dois personagens passíveis de atenção são Felix e Luka, ambos com seus próprios objetivos e muito bem construídos. Enquanto, Felix irmão gêmeo de Adele só busca proteger a irmã, Luka Lowë se mostra um personagem bem mais complexo, enquanto se esconde na fachada de garoto propaganda de Hitler. Além destes queria saber mais sobre a verdadeira Adele, uma personagem que se manteve apenas no plano de fundo mas que me deixou bastante curiosa, queria saber se ela é mesmo tão odiosa quanto eu achei rs.

Enfim, Lobo por Lobo é uma história que nos trás uma nova visão sobre o passado, uma narrativa muito bem elaborada que conta com a criatividade da autora e um conteúdo histórico tanto original como imaginativo. Definitivamente este foi um dos livros mais diligente que li nos últimos tempos e merece ser conhecido, apreciado e compreendido. Para finalizar, só resta dizer que o Plot Twist desta história vai deixar você louco pela continuação, que por sinal já adianto que é tão bom quanto o primeiro livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)