quinta-feira, outubro 26, 2017

[Resenha] À Margem das Sombras - Brent Weeks

À Margem das Sombras
Anjo da Noite #2
Autor: Brent Weeks
Editora Arqueiro
416 Páginas
Skoob

Sinopse: O jogo parece perdido para a cidade de Cenária.

O golpe impiedoso de Garoth Ursuul, o Deus-rei, foi bem-sucedido. Agora ele domina a cidade, enquanto os invasores de Khalidor massacram habitantes e destroem casas, lojas e esperanças. O antigo governo da cidade foi subjugado e seu líder, substituído.

A magia do Deus-rei é poderosa demais para ser controlada e sua influência se expande até os círculos mais nobres da cidade. As únicas chances de vitória nessa guerra injusta são o honrado Logan Gyre e o derramador Kylar Stern, o Anjo da Noite. Contudo, enquanto o primeiro está enclausurado na mais terrível prisão do reino, o segundo abandonou o caminho da espada e, em nome de Elene, seu grande amor, jurou nunca mais matar.

A resistência agora se resume a ladrões, comerciantes pobres e prostitutas. Mas talvez isso mude muito em breve. Ao descobrir que Logan está vivo, Kylar pode abrir mão da paz que encontrou na nova família e arriscar tudo para retornar ao caminho das sombras.

Caminho das Sombras o primeiro livro dessa trilogia, foi uma contradição para mim, eu favoritei a leitura e dei uma nota bastante boa, ainda assim tive sérios problemas com a construção do universo e os personagens de Brent Weeks, fui ganha apenas no final e não tive como não terminar de ler o livro  com um saldo positivo. Acho que isso influenciou bastante na hora de ler À Margem das Sombras, e foi de forma negativa, visto que desde que recebi o livro da parceria com a Editora Arqueiro tentei lê-lo umas cinco vezes sem sucesso. Porém, há poucos dias criei coragem e a sensação agora é de que fui muito burra em adiar por tanto tempo.

Depois do fim de Caminho das Sombras Kylar Stern está mais do que disposto a desistir da vida de Derramador para poder viver de forma normal. Para tanto ele se muda de Cenaria sem nem olhar para trás junto com o grande amor de sua vida e uma criança que foi deixada a seus cuidados. Porém, Kylar é o que é e não consegue simplesmente deixar tudo para trás, o Anjo da Noite implora pelas sombras e por Sangue, mas mentir para Elene cobra um preço em Kyler. Quando o jovem anti-herói finalmente toma a atitude que vai mudar sua vida algo inesperado acontece e novamente ele precisa deixar tudo para trás para salvar Cenaria e devolvê-la a seu Rei de direito.
"- Um lobo pode se tornar um cão de caça, filho, mas nunca será um cãozinho de colo."
Como já disse, em Caminho das Sombras o primeiro livro da série "Anjo da Noite", eu tive sérios problemas com a ambientação e os personagens. Tanto que quando iniciei a leitura deste livro não me recordava de várias coisas, e partes essenciais da trama pareciam confusas. Devido a isso sai em busca de uma resenha mais completa do primeiro livro, que acabei encontrando no blog Me Livrando (aqui), só depois disso consegui me ambientar na leitura. A partir daí passei a recordar fatos e compreender pontos que antes estavam vagos para mim, e esta foi a melhor coisa que fiz. Ao ler a resenha da Celly, eu absorvi muito mais informação sobre o universo e os personagens de Brent Weeks do que minha leitura inicial tinha proporcionado. Tudo se tornou mais consistente.

Mas isso também é mérito de Weeks, visto que sua escrita está bem mais fluída e a ambientação melhor trabalhada. E tenho que dizer, alguns personagens que não me agradaram antes passaram a fazer mais sentido. Se teve algum que menos gostei foi Elene, o fato dela querer mudar Kylar, mesmo ele estando disposto a isso por ela, me deu a impressão de que ela não estava disposta a compreender o que ele realmente é. Óbvio que esta foi a intenção do autor, ainda assim não achei certo essa atitude da personagem, porém em um determinado momento ela parece se transformar, a personagem ganha força e atitude o que foi muito importante para eu não detestá-la. 
"Era a única condição que Elene havia estabelecido para sair da cidade com Kylar: que ele parasse com as mortes e a violência. Ele ainda estava confuso demais. Não sabia se o jeito de Elene era o certo, mas tinha visto o suficiente para saber que o de Durzo e Mama K não era."
Mas se não gostei muito de Elene, não posso dizer o mesmo de Vi Sovari, uma personagem bastante obscura que no decorrer da leitura torna-se essencial para o desenvolvimento da história. Além disso, aqui o autor trabalhou muito melhor as personalidades e objetivos de seus personagens, o que torna o desenvolvimento do livro bem mais cativante. O vilão da história continua sendo uma das melhores partes, impiedoso e cruel Garoth Ursuul é um dos melhores vilões de fantasia que já tive o prazer de ler. A inclusão de novos personagens também incrementa a história. Porém a narrativa alternada entre muitos deles prejudicou de certa forma a rapidez da leitura. Mas creio que esse foi um problema meu, já que estava mais interessada na parte da narrativa que tinha a ver com Kyler e Logan e como todo o problema apresentado seria resolvido. Enfim, À Margem das Sombras é um livro melhor que seu antecessor, uma fantasia sombria que eu não conseguia parar de ler. 

"Santa tartaruga Sr. Weeks tortura sim, mas tira o curativo de uma vez, pra não sofrer tanto!", esta foi a frase que escrevi no histórico do Skoob ao terminar a leitura. Assim como em Caminho das Sombras, À Margem das Sombras terminou com um plot twist e um gancho tão surpreendente que mesmo que eu não tivesse gostado da história eu teria amado o livro. Agora chega, acho que isso foi suficiente para convencê-los a ler, certo?
 

17 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler esta obra, até pelo fato de já ter lido outras opiniões positivas a respeito da obra, mas confesso que não costumo ler livros deste gênero com tanta frequência, o que faz com que eu tenha receio de começar uma leitura com um ambiente totalmente diferente, com personagens densos, e a leitura não fluir. Apesar de que pela sua descrição a trama e totalmente envolvente, e muito bem desenvolvida.

    ResponderExcluir
  2. Olá, além de contar com um enredo singular, é notável que a autora evoluiu bastante de um livro para o outro, deixado a leitura mais fluída e tornando mais fácil para o leitor se estabelecer nesse universo politicamente denso criado por Week. Pra quem quer algo diferente e com uma fantasia fora dos padrões, a trilogia deve agradar. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Pelo visto Cenária se transformou em verdadeira "Sodoma", toda degradada e depravada.
    Acredito que o início mais arrastado se deva ao fato de ser um livro de passagem e precisamos entender um pouco a mudança ocorrida nas personagens e no cenário.
    Espereremos o próximo livro para ver como toda magia e intrigas irão se desenrolar.
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.” (George Lord Byron)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju!
    É um arrependimento muito bom quando dizemos que gostaríamos de ter lido o livro antes! Sinal de que foi bom, apesar de em outros momentos a estória ter se mostrado empacada!
    Confesso que ainda não conhecia a série, aliás esta é a primeira resenha que leio dela. E é muito bom quando conseguimos nos ambientar na leitura e também perceber que a escrita "evolui" no segundo livro, que se mostra menos confuso.
    A estória parece ser muito bom, amo narrativas que trazem magia e ao mesmo tempo, segredos e intrigas!
    Já estou convencida a ler, principalmente sabendo que o livro traz fantasia sombria. E reviravoltas são sempre bem vindas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Não conhecia os livros do autor, gostei bastante do enredo, espero em breve poder conhecer mais o autor e suas obras.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tudo bem?
    É tão ruim quando acontece isso de se arrepender por não ter lido antes o livro! Passo muito por isso.
    Gostei bastante da premissa do livro e gostaria ler em algum dia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju.
    Não me interessei por essa série.
    Parece que tem vários pontos negativos tanto no primeiro livro quanto no segundo. Eu sempre me forço a não desistir da leitura. Mas tentar por 5 vezes? Isso me desanimou bastante. Sei que você favoritou e gostou dos dois livros, mas fiquei bem receosa de lê-los.
    Apesar disso, parece que os personagens foram mais bem trabalhados nesse segundo livro.
    Fiquei curiosa para saber o que Garoth Ursuul para ganhar o status de melhor vilão rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem?
    Eu entendo muito bem quando a gente tenta ler um livro e não consegue concluir. Eu achei essa premissa muito instigante, e fiquei bem curiosa para ler. Nunca tinha visto este livro antes e quero conhecer. Adoro o gênero.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sim, estou convencida! Me assustei pela capa, kkk
    O final de um livro que puxa para o outro é realmente tentador!!
    Vilões, amo quando são bem construídos, me interessei mais ainda.
    Que o autor venha a se superar e evoluir cada vez mais em suas obras, essa trilogia eu já gostei! :D

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia os livros desta série Anjo da Noite. Uma pena que no primeiro livro Caminho das Sombras você teve problemas com a construção do universo e os personagens, mas que bom que o final te agradou, À Margem das Sombras parece ser um livro com uma história boa, futuramente pretendo ler esta série.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu estou há meses com o Caminho das Sombras comprado e parado na estante! Que vergonha!! Lendo sua resenha vi que tenho que parar de adiar essa leitura com urgência. Que ótimo saber que a continuação foi ainda melhor que o primeiro livro, e isso não é sempre que acontece. Adorei o post. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!
    Não conhecia essa trilogia e essa é a primeira vez que leio alguma resenha sobre esse livro, não gostei muito da estória, e por isso eu passo essa indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Eu achei a premissa muito interessante, e fico triste quando eu esqueço as partes e importantes, o que deixa a leitura um pouco sem sentido, sempre que isso acontece opto por reler o primeiro livros ou os livros anteriores. Achei uma pena saber que os diversos pontos de vistas deixaram a leitura lenta, enfim vou da uma procurada sobre a série.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia serie, e nem o autor.
    Mas gostei bastante da premissa, a continuação sempre acaba sendo melhor.
    Sua resenha me convenceu vou colocar a leitura na listinha.

    ResponderExcluir


  15. Tive que ir pesquisar pois ainda não sabia nada sobre à série. É um tipo de historia que não tenho muito o hábito de ler, mas para ser bem sincera ainda fiquei em dúvida se teria ou não interesse se realizar a leitura. Bacana quando a continuação da um “gás” para a série. Irei pesquisar mais sobre ela, antes de ver se leio ou não =)

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju ;)
    Não conhecia a série Anjo da Noite ainda, mas não parece meu tipo de leitura pelos seus comentários.
    Me senti meio perdida lendo a resenha, porque parece um mundo bem complexo esse que o autor criou (imagina lendo os livros haha), e entendo que você não lembrada de muita coisa do livro anterior.
    Um livro com um bom vilão já é meio caminho andado. Digo isso porque hoje em dia está difícil encontrar uma fantasia assim kkkk gostei da sua indicação, mas como disse, não é um livro que eu leria.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Uau. Você tentou ler 5 vezes, que coragem. Que bom que acabou gostando porque insistência não faltou, né? Eu já abandonei alguns livros, mas pretendo retornar as leituras porque fico um tanto incomodada por não ter terminado. Infelizmente não sou fã de fantasia, não é um gênero que me atrai, não sei o que acontece, se é os cenários, os nomes diferentes demais. Não sei mesmo. O que sei é que sempre deixo passar. Mas acho que pra quem é fã é uma boa pedida.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)