quinta-feira, outubro 05, 2017

[Resenha] Comportamento altamente ilógico - John C. Whaley

Comportamento Altamente Ilógico 
Autor: John Corey Whaley 
Editora Rocco 
256 Páginas 
Skoob
 
Sinopse: Um garoto de 16 anos tímido e retraído que sofre de agorafobia (transtorno de ansiedade que leva a pessoa a evitar locais que não considera seguros); uma menina ambiciosa e realista que sonha em entrar para a faculdade de psicologia. Determinada a provar que merece ser aceita no segundo melhor curso do país, Lisa se aproxima de Solomon para ajudá-lo a superar suas dificuldades, trazendo também seu encantador namorado, Clark, para próximo de sua “cobaia”. Logo, os três formam laços inesperados de amizade. À medida que se conhecem melhor, porém, os planos de Lisa começam a sair de controle, e cada um deles é obrigado a rever suas certezas e encarar seus medos. Será que Sol, Lisa e Clark conseguirão encontrar novos arranjos em suas vidas, servindo de apoio um ao outro na difícil tarefa de encarar a vida adulta que se aproxima?

Se existe uma coisa complicada na vida de leitores é saber como seguir em frente depois de uma história que te arrebata. Este com certeza é meu caso com Comportamento Altamente Ilógico, mas para ser sincera no começo não me senti tão feliz assim com a história. Tentei ler o livro algumas vezes e por todas elas acabei empacando e desistindo, até que diante do desafio de parcerias que me propus (link) resolvi que estava na hora de encarar a história e ir até o fim. O problema é que já há alguns anos não tenho me dado muito bem com livros jovens adultos, na maioria das vezes acabo desistindo por causa da imaturidade de alguns personagens, mas que bom que insisti na história de John Corey Whaley, pois foi um livro revelador!

Lisa tem seu futuro planejado e sua maior vontade é dar o fora de Upland. Para alcançar seu objetivo ela está determinada a escrever a melhor redação que a universidade de Woodland já viu e conseguir uma bolsa integral em psicologia. Pra tanto ela precisa encontrar e fazer amizade com Solomon Reed, um garoto que sofre de síndrome do pânico e agorafobia e que não sai de casa há cerca de três anos. O plano é analisar o garoto e curá-lo, fazer com que sinta que o mundo não é tão ameaçador como ele imagina. Clark, namorado de Lisa, não concorda exatamente com isso, ainda assim faz tudo o que for melhor para ela e de certa forma acaba envolvido neste projeto. Diante dos acontecimentos resultantes deste plano, esses três personagens ensinam algumas boas lições para os leitores, mas quem mais aprende é a própria Lisa.
"- Não tem como fugir disso.
- Disso o quê?
- Da vida."
Como disse antes, foi um pouco difícil me entrosar com a história do livro, não esperava encontrar uma história que jogasse na minha cara algumas boas verdades. Mas com o decorrer da narrativa e após nos acostumarmos com ela a cada capitulo somos surpreendidos de forma bastante positiva. John Corey Whaley consegue não revelar muito sobre sua história e ainda assim deixar o leitor concentrado. Tudo que você espera e imagina que acontecerá na sequência cai por terra no próximo capitulo, somos surpreendidos constantemente durante a história.

Mas isso não é o melhor de tudo, o pote de ouro no fim do arco-íris são os personagens, principalmente Sol e Clark. Eu fiquei tão apaixonada por suas personalidades que ambos conseguiram ofuscar o ressentimento que senti de Lisa por estar usando Solomon. Claro, que no decorrer da história o plano de Lisa já não é mais o essencial na obra, mesmo que a própria protagonista não compreende o que é mais importante que sua ambição ali.

Mas voltando ao que estava dizendo Sol e Clark são dois garotos nerds e brilhantes a sua maneira. Clark é gentil, sensível e o amigo que todo mundo gostaria de ter, não há nada de atleta escroto em sua personalidade, ele na minha opinião é tudo que o recluso e tímido Sol precisava para dar pequenos passos para sua cura. Já Solomon é incrível a sua maneira, apesar de sua condição devido ao pânico e a agorofobia ele é mais do que um garoto "maluco", é cheio de personalidade e seguro de si, inteligente, nerd e com sacadas sensacionais, é maravilhoso acompanhar sua evolução. 
"Não importa o quanto você se esconda, o mundo te encontra e te dá motivos para sair das sombras."
A sensação que temos ao acompanhar a história desses três amigos é que gostaríamos muito de fazer parte disso tudo, estar com eles e se divertir da forma como eles se divertem. Além disso o autor soube trabalhar muito bem todos os outros personagens, só senti falta de saber mais sobre a família de Clark e Lisa, mas acredito que trabalhar isso teria tirado o foco da narrativa.


E para melhorar ainda mais a escrita de Whaley não é forçada, a leitura avança em um ritmo delicioso que prende o leitor. Os diálogos são parte essencial disso, envolventes e bastante inteligentes. No momento eu me pergunto porque demorei tanto para engrenar essa leitura.

Enfim, Comportamento Altamente Ilógico é um livro lindo, sensível e a única coisa que tenho contra ele é que acabou cedo demais, terminei a leitura com vontade de saber tudo o que aconteceu na vida de cada um dos personagens depois do ponto final. Eu definitivamente estou apaixonada por esse livro. Quanto a revisão e edição posso dizer com conhecimento de causa que a Editora Rocco fez um ótimo trabalho, não encontrei erros e a edição simples não costuma me incomodar. Então, só resta implorar para que vocês deem uma chance a esta história e se emocionem assim como eu me emocionei.

18 comentários:

  1. ju!
    Para quem não estava conseguindo prosseguir com a leitura por algumas vezes, terminar achando que o livro deveria ter mais, é ótimo, não é? Boa referência.
    Gosto muito quando os livros trazem alguns transtornos psicológicos e quando a ammizade faz com que superem suas dificuldades e tentam seguir em frente, mesmo que não seja o plano inicial.
    Que outubro venha carregado de boas energias!
    “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Posso dizer com toda certeza que se tratando de um livro que retrata a ansiedade, e uma personagem que quer entrar na melhor faculdade psicologia, e para isto ajuda ele a lidar com esta situação já foi completamente suficiente para eu me interessar pela leitura, já que sou graduanda do curso de psicologia, e sou completamente apaixonada pelo tema e assunto. Gostei muito da forma como a estória foi sendo desenvolvida, ao ponto de conseguir tocar o leitor, e nos fazer questionar. Esta obra já vai para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Olá, a obra me chama atenção pela normalidade de cada personagem, pessoas com as quais o leitor pode se identificar, sem contar que a autora aborda uma transição presente na vida de todo mundo, e mostra que nem sempre é fácil abraçar o destino. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você insistiu na leitura deste livro e a história acabou se tornando uma surpresa agradável, eu sempre tento ao máximo ler um livro antes de decidir desistir!
    Após ler sua resenha fiquei bem curiosa para conferir a história deste livro e acabei adicionando ele em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  5. Todos precisam ler esse livro, sinceramente! Nem precisa implorar, já fiquei super curiosa, kkk
    Gosto de livros com narrativa instigante e, que começa de forma menos atrativa e vai te conquistando, melhor jeito de se escrever um livro!!!!
    Tenho muito a aprender com a Lissa e os demais personagens, de fato é um livro que gostaria muito de ler!

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?
    Como estudante de psicologia, super me interessei pelo livro. Eu também me sinto meio irritada com alguns personagens de YA por serem tão imaturos, mas as vezes a gente consegue se surpreender com uma leitura. Adorei a resenha e a indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi! Tudo bem?
    Faz muito tempo que eu não leio um livro que aborda uma doença psicológica que no mundo é tão pouco conhecida. Gosto de livros com esse tema, mas que seja uma escrita bem cativante e uma leitura bem fluida. E por achar que Lisa meio que se aproveita do menino, acho que não iria gostar dela – meio que achando que ele é um passe livre pra entrar na faculdade.
    Adicionei na minha listinha, beijos.

    ResponderExcluir
  8. ooi Ju,
    É uma delicia quando um livro que empacamos no fim acaba sendo uma surpresa super positiva.
    Não sou muito fã do gênero, mas esse livro me ganhou só pela abordagem que tem de assuntos psicológicos.
    Não conhecia, mas quero dar uma chance!

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  9. Ju adorei conhecer o livro, conhecia apenas por nome, nunca tinha lido nd sobre ele... é mto bacana o enredo, vou anotar a dica e aguardar uma oportunidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju.
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e estou cada vez mais com vontade de comprá-lo.
    De início fiquei com bastante raiva de Lisa por estar usando Solomon.
    Mas, se nem ele mesmo fica brava com ele, acho que eu conseguiria superar isso rs
    Achei a história bem interessante e parece que o autor consegue retratar bem a amizade entre os três personagens.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro logo.
    Adorei a capa do livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju!
    Gosto muito de leituras que jogam umas verdades na cara da gente. Fica sendo uma leitura que nos muda, que acrescenta algo em nossas vidas. E pelo jeito este livro é uma destas leituras! E apesar de começar a leitura de forma um pouco difícil, ele deixou até um gostinho de quero mais!
    Eu aprecio muito as leituras que trazem tópicos da psicologia e distúrbios mentais como a ansiedade, que afetam grande parte da população atualmente. Acredito que, quanto mais falamos sobre estes tópicos, mais vamos lutando contra o preconceito.
    Com certeza parece ser uma leitura bastante envolvente, uma lição para a vida.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!!
    Que resenha mais linda! E foi preciso recomeçar a ler esse livro pela terceira vez para essa estória de conquistar de vez!! Achei bem interessante a estória do Sol um jovem com uma transtorno tão serio que faz ele não ter uma vida normal. E apesar da Lisa querer usar o Sol como cobaia para conseguir uma bolsa e o Clark acompanhar essa ideia tosca da namorada, acho que eles acabaram criando um lanço de amizade com o Sol que pode sim ser bem forte e ajudar ambos nessa estória. Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju.
    E quem não tem esse problema dos livros acabarem rápido demais?
    Eu não tinha ouvido falar desse livro, porém a premissa me chamou bastante a atenção, ainda bem que você persistiu na leitura, fiquei curiosa para saber as verdades que o livro te fez encarar, enfim eu adorei e quero muito ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ju! Mesmo vendo o tanto que você gostou da história, não é o tipo de livro que atraia meu interesse. Eu também tenho uma certa resistência com YAs, mas não é nem só por isso, é que também não curto muito livros que envolvam doenças e distúrbios psicológicos. Sempre me afetam de mais e prefiro me abster disso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Adoro sempre ler livros que tratem de temas diferentes, tanto de temática quanto diversidade de personagens. Este livro de cara nos prende por seu título, li algumas resenhas sobre ele e como a sua bem produtiva sobre o livro.Ainda mais quando ficamos com aquele gostinho de quero mais da historia.

    ResponderExcluir
  16. É tão bom se surpreender com os livros *-*
    A personalidade dos personagens parece ser incrível, mesmo com cada um tendo suas peculiaridades.
    Adoro autores que conseguem me prender na leitura sem revelar muito da história e que acabam surpreendendo a cada capitulo.
    A Rocco arrasa demais!
    Obrigada pela indicação ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Ju, tudo bem? ;)
    Eu simplesmente adoro livros que me surpreendem e trazem emoções a tona, e da para ver que esse livro fala sobre temas que precisam ser discutidos.
    Comportamento Altamente Ilógico é um livro que não ia me chamar atenção se eu visse na livraria, mas gostei da premissa e dos seus comentários sobre ele.
    Sinto que é o tipo de livro que faz o leitor terminar se questionando sobre várias situações. E o Solomon parece ter muito a ensinar ao leitor!
    Adorei sua indicação, obrigada ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Esse livro chamou minha atenção desde que li a sinopse dele. Pelo fato de que faz bem o estilo de livros que eu gosto, com temas diferenciados, que tira você "da casinha" que muitas pessoas estão acostumadas a ficar. No caso desse trazendo a fobia. Adoro livros que te prendem assim e que te surpreende a cada capítulo. Fiquei empolgada de ver 5 estrelas e favoritado. Me deu um "gás" para querer ler logo. Além desse quote maravilhoso. "Não importa o quanto você se esconda, o mundo te encontra e te dá motivos para sair das sombras." Já prevejo o que? Muitos post-it!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)